sábado, 12 de novembro de 2011

JESUS CRISTO REI E SENHOR DO UNIVERSO - Rei dos Corações

JESUS CRISTO
REI DOS CORAÇÕES

Texto de: Pe. Alírio J. Pedrini, scj. - Revista Brasil Cristão ed. 11/11.

Depois do último domingo do Tempo Comum, celebramos solenemente em toda Igreja Católica a solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, Rei dos corações. Esta solenidade encerra todo o percurso do ano eclesial. Para em seguida iniciarmos o novo ano litúrgico. (Que, não segue o calendário normal e tem seu término no dia 20 de novembro). Com o primeiro domingo do Advento inicia-se o novo Ano Litúrgico.  A festa da realeza de Jesus Cristo, coroa também todas as festividades dedicadas a Ele, durante o transcurso de um ano: O Natal, a Epfania, a Ressurreição e Ascensão, a Transfiguração, Corpus Christi e Coração de Jesus.

Jesus Cristo é Rei. Sua realeza no planeta Terra, sua realeza na humanidade foi-lhe dada por Deus Pai, porque Jesus, ao aceitar vir para salvar a humanidade de seus pecados e males, reconciliá-la com Deus, e salvá-la para a vida definitiva na glória dos céus. Ele sacrificou na cruz aquilo que de mais precioso possuía: a sua vida. Foi pelo dom de sua vida para a salvação da humanidade que Jesus adquiriu o direito de ser Rei, de orientar a vida das pessoas, de julgar todos os seres humanos, de dar o céu aos aprovados pelas boas obras de suas vidas, e de condenar os que forem reprovados por suas más ações. Jesus Cristo tinha consciência de seu direito de realeza. Embora não reclamasse seus direitos de realeza durante a vida.

Quando chegou o momento de dizer a verdade, Ele foi muito claro. Perguntado por Pilatos se Ele era Rei, Jesus foi categórico em resposta - És tu o rei dos judeus? - Respondeu Jesus: - O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é deste mundo. Perguntou Pilatos: Então tu és rei? - Respondeu Jesus: Sim, eu sou rei! (Jo18, 35-37)


UM REINO FEITO DE CORAÇÕES

Jesus deixou claro que o seu reino não é desse mundo, como são os reinos dos reis terrenos que conhecemos. Não é um reino restrito a um país determinado, com palácio e uma corte reais, com um exército, uma marinha e uma aeronáutica. O reino de Jesus está baseado sobre o destino eterno do ser humano, salvo e santificado por Ele. O reino de Jesus se encontra onde há pessoas que creem n'Ele, o aceitam como seu Deus, Salvador e Senhor e que vivem de acordo com seus ensinamentos. O reino de Jesus está presente onde haja discípulos seus. É um reino de corações convertidos e fiéis a Ele. Sabemos que os cristãos, quer católicos, quer evangélicos, hoje se encontram em todos os países do mundo, por isso podemos afirmar que o reino de Cristo Rei encontra-se presente em todo planeta Terra.
Ao falar do reino Jesus um dia disse: "O reino de Deus está dentro de vós!" Isto mesmo! - O reino de Jesus está no coração de todas as pessoas que creem e seguem Jesus por uma vida cristã sábia e santa.


O reino de Jesus está presente no coração de um marido, de uma esposa quando creem em Jesus, e por causa dos seus ensinamentos, vivem muito bem o matrimônio, são fiéis no amor, e pelo amor procurar fazer feliz um ao outro; também quando sabem perdoar, dialogar com amor.


O reino de Jesus está presente no coração daqueles pais que creem em Jesus, e que animados pelos seus sábios ensinamentos, educam seus filhos na fé do Deus verdadeiro, no valores sobrenaturais, nos valores da família, da Igreja, do trabalho, da honestidade e da verdade.
Jesus é o rei dos corações dos jovens que, tendo feito um encontro pessoal com Ele, tornaram-se seus discípulos fiéis, admiradores e apóstolos, por isso, vivem uma juventude, seu namoro, seu noivado, seus estudos, sua profissão, dentro dos valores cristãos ensinados por Jesus. Jesus reina nesses corações.


Jesus reina nas famílias, onde pais e filhos são convertidos a Ele, vivem com alegria e ações de graças o dom de sua fé, de sua religião e de sua Igreja, e por isso, impulsionados, inspirados e ungidos pelos ensinamentos de Jesus, vivem a vida familiar em clima de amor verdadeiro, amor de na família, com Deus e com o próximo. Quando a família se organiza e vive de acordo com o Evangelho e os ensinamentos do Mestre, ali está o reino de Jesus.


Jesus é rei de um colégio, quando a direção e boa parte dos professores e doa funcionários creem n'Ele, porque descobriram a riqueza de seus ensinamentos para suas vidas. E procuram organizar todo o andamento do colégio de tal modo que os alunos aprendam valores cristãos, e vejam neles grande sabedoria para suas vidas. Enfim, Jesus é rei e reina, seja onde for, quando as pessoas ali creem n'Ele, e vivem conforme seus ensinamentos em sua vida pessoal, familiar e social. E seu reinado uma bênção extraordinária para seus súditos por amor. 


JESUS QUER REINAR PARA O BEM DOS CORAÇÕES


Porque Jesus quer reinar? Porque Ele ama com um amor que salva as pessoas para a vida eterna gloriosa. Jesus quer reinar nos corações para poder:



  1. Levá-los à grande bênção de crer no Deus verdadeiro e de por isso, receber o grande amor do Pai celeste, receber o grande amor de Jesus Salvador e receber o amor santificador do Espírito Santo.
  2. Revelar-lhes a grandeza de suas pessoas criadas para a vida eterna nos céus.
  3. Ensiná-las a viver de acordo com os verdadeiros valores que salvam.
  4. Libertá-los, perdoá-los e curá-los de todas as conseqüências do pecado original, dos pecados pessoais e dos males causados por outras pessoas. 
  5. Para ensiná-los a viver como filhos e Deus e irmãos entre si, na grande família que é a Igreja.
  6. Para santificá-los e levá-los todos para a glória dos céus, pois o reino de de Jesus não é deste mundo. Jesus quer reinar nos corações, não para o seu bem, felicidade e glória. Mas sim, para  a salvação, felicidade, santidade e glória de todos os que creem em seu nome, e vivem como verdadeiros cristãos-discípulos. Ter Jesus como rei é uma graça extraordinária e sem igual.     

           
  JESUS CRISTO REI TEM DIREITO DE JULGAR OS CORAÇÕES

Jesus Cristo Rei tem o direito de julgar todos os seres humanos, porque Ele veio salvar a todos e deu a sua vida na cruz pela salvação de todos. Ele adquiriu esse direito, e o exercerá logo após a morte de cada ser humano. E o exercerá um dia quando voltará gloriosamente, diante de toda humanidade reunida, para demonstrar a sua justiça e a misericórdia divinas exercidas na história de cada pessoa e na própria humanidade. Jesus mesmo nos falou deste julgamento final. No texto de São Mateus, vemos claramente que Jesus fala de si mesmo como rei, sentado em seu trono, no seu reino.  Mt25, 31-46 - Esse texto é claríssimo sobre o reinado de Jesus Cristo Rei. Sobre seu direito de julgar a todos, e sobre as obras que falam contra ou a favor em seu julgamento. 


Felizes são todos aqueles que pela fé em Jesus, pela aceitação de Jesus, pela obediência amorosa aos seus ensinamentos, pela resposta ao seu amor salvífico, vivem como discípulos e irmãos, no reino de Cristo Rei enquanto vivem aqui, pois após esta vida terrena, têm garantida a glória no reino celeste, junto da Trindade, de Nossa Senhora e dos Anjos e Santos, nos céus. 












            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

A SEMANA SANTA APLICADA AO NOSSO COTIDIANO

  Todos os anos celebramos a Semana Santa. Que é geralmente celebrada (salvo em alguns lugares), uma semana antes da Páscoa do Senhor. O Dom...