terça-feira, 4 de novembro de 2014

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO DO ROSÁRIO

Primeiramente devemos conhecer como foi o surgimento da devoção Mariana de se rezar o Rosário.
Em 1917, no dia 13 de maio, Nossa Senhora veio ao encontro de três pastorinhos: Lúcia, Jacinta e Francisco. Em um lugar chamado Cova da Iria, em Fátima, Portugal. Apareceu sobre uma árvore, uma azinheira.

Os videntes curiosos, e, querendo saber sobre aquela Senhora, qual era o seu nome lhe perguntaram como deveriam chamá-la. E ela se apresentou dizendo: "Eu sou a Senhora do Rosário." E pediu que eles rezassem o Rosário, pela paz no mundo, pela conversão dos pecadores e pela salvação das almas, pois segundo Nossa Senhora, muitos vão para o inferno porque não se converteram.

Naturalmente não foi Nossa Senhora que inventou o Rosário, alguém, não sabemos, já tinha descoberto essa maravilhosa maneira de rezar o que agradou muito a Jesus e principalmente à Mãezinha do Céu. Sabemos que o maior propagador da reza do Rosário Foi São Domingos de Gusmão na idade Média. Maria Santíssima apenas veio trazer a aprovação do Rosário, nas mãos ela o oferece à toda humanidade para que se torne conhecido e pede fidelidade na oração do Rosário e promete a salvação à quem rezá-lo todos os dias. 

Antes do Terço Mariano, já existia o Terço Bizantino, (surgido na Igreja do Oriente), que consistia em repetir uma pequena oração várias vezes. Esse terço era desconhecido até então por nós, mas no Brasil, foi divulgado pelo Padre Marcelo Rossi, onde atrai inúmeros fiéis. Foi muito bem aceito  entre nós católicos ocidentais e americanos. Também é uma fonte de bênçãos.

Sabe-se que uma boa palavra de incentivo, inclusive a Palavra de Deus ou uma oração, se repetida várias vezes, produz um efeito positivo tanto na alma, como no nosso psicológico fazendo muitos efeitos saudáveis, inclusive pela fé, a graça da cura.

O Rosário traz duas particularidades de suma importância: 

1) Pelas mãos de Nossa Senhora são distribuidas muitas graças dadas por Jesus por seu intermédio. 
2) Quando se reza o Rosário de maneira correta, meditando os mistérios da Rendenção estamos ao mesmo tempo ligados ao próprio Evangelho aos Mistérios da Encarnação e da Redenção e sempre lembrando do amor de Deus Pai por nós.
O Rosário também coroa continuamente Nossa Senhora com as palavras do Anjo Gabriel no momento da encarnação. Cumprindo o que foi dito pelo Magnificat, "Doravante todas as gerações hão de chamar-me de bendita, porque o Senhor me fez maravilhas!" ... Com a oração das Ave-Marias exaltamos a grande obra do amor de Deus por toda humanidade na pessoa de Nossa Senhora medianeira de todas as graças.

Certamente o Rosário não foi inventado por Nossa Senhora. Os relatos das aparições dão a entender que ele já existia. Em um dos relatos de Ir. Lúcia, uma das videntes  perguntou o que a Virgem Maria desejava deles, e ela disse que queria que rezassem o Rosário. Em nenhuma das narrações de Ir. Lúcia achamos nada que diz que Nossa Senhora tenha inventado o Rosário. Pelo contrário, segundo as narrativas dá para entender claramente que ele fazia parte da devoção popular. Nossa Senhora disse: "Quero que rezem o Rosário todos os dias!" - "Querer" dá o sentido de que, eles já sabiam rezar o rosário, ou pelo menos viu seus pais ou outras pessoas rezarem ao mesmo tempo que aprenderam sabiam do que se tratava.

O que aconteceu é que Nossa Senhora aprovou a Oração do Rosário e pediu que eles divulgassem essa devoção. Pois, certamente o Rosário é uma das formas mais belas de Oração, porque inclui o Filho à Mãe e a Mãe ao Filho e juntos a Santíssima Trindade, traçando um elo contemplativo do mistério da nossa Salvação. Ou como dizemos na jaculatória: "Tudo por Jesus, nada sem Maria!"       


Deus com certeza através de Nossa Mãezinha do Céu aprovou este tipo de Oração, porque certamente é uma das formas mais completas de se contemplar todo o mistério da nossa Redenção, vida, paixão e morte de Nosso Senhor e além disso as doces palavras pronunciadas pelo Anjo Gabriel a Nossa Senhora no momento da Anunciação. É a forma de Oração que mais agrada Nossa Senhora e o segredo para quem quer alcançar inúmeras graças. Pois através de Nossa Senhora louvamos e adoramos a Trindade Santa e somos agradecidos pela graça da salvação. É na Oração do Rosário ou do Terço que cumprimos a profecia onde Nossa Senhora disseno canto do Magnificat: "Por isso, de agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada!" (Lc1, 48).

A chamamos bendita entre todas as mulheres e bendito o fruto que nasceu do seu ventre, Nosso Senhor Jesus. Por isso o Rosário foi trazido por Maria para ser uma fonte inesgotável de graças.
Nós alimentamos do Pão da vida que é Jesus, o alimento e sustento da nossa alma. Digo que o Rosário é como um complemento alimentar de fé que inunda a nossa alma e nossa vida e nos nutre de seu Filho Jesus. Pois Nossa Senhora  através do Rosário nos dá o meio de obter a santificação das famílias e a salvação. Quem reza do Rosário ou o Terço tem a promessa de Nossa Mãezinha de ser assistido na vida e na morte. Conforme Ela prometeu aos pastorinhos em Fátima.   

Nossa Senhora traz o Rosário, como um presente aprovado por Deus, e cujo, deveria atrair muitas graças sobre quem rezasse com fé. Sobretudo a graça da paz e de ser assistido na hora da morte pela Mãezinha do Céu. Pela oração do Rosário as graças prometidas são inúmeras, mas as mais importantes são: 
1 - Livrar-nos- da condenação eterna, quando rezamos: "ó meu Jesus, livrai-nos do fogo do inferno!"
2 -  Aliviar as almas que padecem no purgatório, quando rezamos: "levai as almas todas para o céu principalmente as que mais precisarem!"
3 -  Conceder por meio dos imaculados corações: de Jesus e Maria a paz no mundo e principalmente a conversão dos pecadores. Segundo Nossa Mãezinha, muitos vão para o inferno, isto é a morte eterna por não se converterem a Jesus seu filho.
4 - Obter a paz no mundo e a santificação das famílias por meio da consagração ao Imaculado Coração de Maria.  

COMO É O ROSÁRIO?

O Rosário é composto de 20 mistérios contemplativos, 203 ave-Marias, 20 Pai-Nossos.
Para facilitar o Oração do Rosário ele foi divido em 4 Terços.
Cada terço possui:
1 Oração do Creio (oração inicial do terço, na Cruz do terço)
5 Pai-Nossos (rezado e meditado nas 5 contas separadas a cada dez ave-Marias)
18 - 3 ave-Marias em honra da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo  (nas 3 primeiras contas juntas) e as outras nas dez contas juntas subseqüentes. 
5 meditações dos mistérios do nascimento, vida, paixão e morte de Jesus, isso também Nossa Senhora. Porque ela se alegou e sofreu por nós com seu Filho por nossa salvação. (rezado e meditado depois das dez ave-Marias) 
1 Salve-Rainha. (Rezado geralmente na medalha que une as 3 pontas do terço. Veja as explicações na ilustração baixo:


COMO SE DEVE REZAR O ROSÁRIO DIVIDIDO EM TERÇOS?







Você pode rezar o Rosário completo de uma só vez, mas é recomendável que se reze 4 vezes ao dia, dividindo-o em terços ou partes de 05 Mistérios cada um, por exemplo:

O primeiro pela manhã, o segundo ao meio do dia, o terceiro as três ou seis oras e o último à noite.
Mas também se preferir, para não ficar cansativo pode-se rezá-lo um terço em cada dia da Semana. Para isso a Igreja orienta os dias em que cada mistério deverá ser contemplado:

DOMINGO - Mistérios que contemplam a Ressurreição, Ascensão, a vinda do Espírito Santo, a Assunção de Maria e a sua Coroação. São chamados de Mistérios GLORIOSOS.

SEGUNDA-FEIRA - Contemplam-se os mistérios que se refere a Anunciação e Encarnação de Jesus. Chamados de Mistérios GOZOSOS OU DE ALEGRIA.

TERÇA-FEIRA - Contemplam-se os mistérios que se refere a paixão de Nosso Senhor. Chamados de Mistérios DOLOROSOS OU DE SOFRIMENTO.

QUARTA-FEIRA - Contemplam-se novamente os mistérios GLORIOSOS

QUINTA-FEIRA - Contemplam-se novamente os mistérios LUMINOSOS OU DA LUZ. Que se refere a Manifestação de Jesus como Filho de Deus.

SEXTA-FEIRA - Contemplam-se novamente os mistérios DOLOROSOS.

SÁBADO - Contemplam-se novamente os mistérios GLORIOSOS ou pode se quiser Contemplar os da LUZ.

Então agora podemos entender que o Rosário a união dos 4 Terços.

QUAIS SÃO OS MISTÉRIOS?

Chamamos de mistério a história da encarnação, paixão e morte de Jesus. E esses mistérios estão ligados à Nossa Senhora, como já disse. Sendo assim podemos distingui-los em 05 partes meditativas que são:

Mistérios Gozosos ou da alegria (segunda e sábado)

1.Mistério - A anunciação do Anjo Gabriel à Nossa Senhora. ((Lc1, 16-38)
2.Mistério - A Visita de Nossa Senhora a Isabel, sua prima. (Lc1, 39-56)
3.Mistério - O Nascimento de Jesus em Belém. (Lc2, 1-21)
4.Mistério - A apresentação do Menino Jesus no Templo. (Lc2, 22-40)
5.Mistério - A perca e o encontro do Menino Jesus. (Lc2, 41-52)

CLIQUE NA FOTO ABAIXO PARA VER OS DEMAIS MISTÉRIOS DO ROSÁRIO





PARA REZAR TODO O ROSÁRIO, DEVE-SE CONTEMPLAR TODOS OS MISTÉRIOS.

O Terço deve ser uma oração contemplativa e meditativa, deve ser rezado devagar, com consciência e devoção. Procurando meditar cada palavra desta oração inclusive os mistérios. Se preferir poderá fazer a leitura na Bíblia de cada uma das passagens dos referidos Mistérios. Rezar o Terço de forma correta é muito importante e frutuoso.  
Quantos Terços ou Rosários já rezamos sem nos darmos conta da beleza desta forma de Oração?
O Rosário se não for rezado pensando e vivenciando cada palavra proferida, não passa de um simples repetir de frases e palavras. Mas ele deve ser vivenciado, meditado e contemplado. De modo que possamos absorver todo valor desta Oração e consequentemente os frutos que ela produzirá. 

Se você não consegue rezá-lo sozinho, ou ainda não adquiriu o hábito, pode recorrer à Oração do Terço em coletividade; nas Paróquias  e Capelas existem grupos que Oram o Terço todos os dias. Recentemente foi criado em muitas paróquias o Grupo do "Terço dos Homens e das Mulheres". Mas existem ainda outros grupos como o "Tarde com Maria" e os próprios canais de TV e Rádios católicos também oferecem esta Oração durante seu quadro de programação, basta você acessar o site destas emissoras ou telefonar para saber em que horário acontece a reza do Terço ou então ficar atento ao Canal que você assiste. A TV Vida por exemplo o faz pela manhã, pelo meio dia e à tarde, também de madrugada. Mas em todos os canais de TVs e rádios católicos (por exemplo: Rádio Nove de Julho e Canção Nova) acontecem a Oração do Terço.    
 
 

     
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

A SEMANA SANTA APLICADA AO NOSSO COTIDIANO

  Todos os anos celebramos a Semana Santa. Que é geralmente celebrada (salvo em alguns lugares), uma semana antes da Páscoa do Senhor. O Dom...