quarta-feira, 16 de outubro de 2019

SEDE SANTOS COMO VOSSO PAI É SANTO - O que é ser santo? O que é santidade?

“SEDE SANTOS COMO VOSSO PAI DO CÉU É SANTO”.  (1Pd1, 15-17)

Recentemente tivemos a canonização de 05 novos santos, dentre eles a brasileira Ir. Dulce, hoje, Santa Dulce dos pobres. 

O que é e o que significa ser santo?

Muita gente acha que o santo é aquele personagem que fica representado por uma estátua nos altares das igrejas. Na verdade as estátuas ou imagens, são retratos ou lembranças de pessoas (santas) que viveram estreitos laços na prática do evangelho; de certo modo encarnaram em suas vidas a pessoa de Jesus procurando imitá-lo em tudo no amor, na caridade, na fé e no testemunho de vida seja por um trabalho em particular como é o caso de Santa Dulce, seja na vida de oração contemplativa como santa Teresinha do Menino Jesus, seja na Evangelização como São Paulo Apóstolo, São João Paulo II;  ou dando a vida em defesa da Fé como os santos Mártires Santo Estêvão, São Paulo, São Sebastião, Santo Estêvão, etc.


Por muito tempo fomos acostumados a ver a santidade como algo distante da nossa vida cotidiana e na verdade não pode ser assim. Ser santo, no sentido bíblico, não diz respeito à canonização que a Igreja reserva a um número restrito de cristãos que viveram em uma forma heroica ou por meio de martírio ou da vida concreta uma intimidade com Deus extraordinária, ser santo é buscar o Senhor com toda intensidade. Todos nós somos chamados a ser santos no meio em que vivemos. Não é preciso ser padre, ou freira, ou ser um religioso de vida consagrada para viver a santidade. A santidade é para o clérigo, o religioso, pai e mãe de família, a empregada doméstica, o pedreiro, o porteiro, o açougueiro, o lavrador... 

Todos temos a santidade como vocação se somos batizados. Ser santo é um chamado de Jesus. No momento do nosso batismo, é infundido em cada um de nós as graça santificante dada pelo Espírito Santo. Então, a santidade é para os vivos e não para os mortos; na eternidade só concluímos a segunda etapa do caminho percorrido. Temos que vive-la aqui e agora. Ser santo é se desprender das amarraras deste mundo e ser livre para Deus. "É para a santidade que Cristo nos salvou". - Gal 5, 1.      

Vivemos em um mundo feito de contrastes, de tentações de todo tipo. O cristão não pode fugir do mundo. O cristão não pode fugir do mundo, mas recordar as palavras de Jesus: "Vós estais no mundo, mas não sois do mundo" - Jo15,19. Esse é um chamado de Jesus a não nos deixarmos corromper por causa do fermento velho da falsidade, da vida de aparente bondade, da realidade longe de Deus.

O Batismo de Jesus recorda o nosso batismo porque, no dia em que fomos batizados, também o Pai se inclinou sobre nós e nos foi dado  o Espírito Santo, além de terem sido pronunciadas estas palavras: "este é meu filho bem amado em quem coloquei toda minha complacência" - Mt3, 17.

"ALEGRAI-VOS E EXULTAI!" (Mt5, 12), diz Jesus a quantos são perseguidos ou humilhados por causa dele. O Senhor pede tudo e, em troca oferece a vida verdadeira, a felicidade para a qual fomos criados. Quer-nos santos e espera que não nos resignemos com uma vida medíocre, superficial e indecisa. Com efeito, a chamada à santidade está patente, de várias maneiras, desde os primeiras páginas da Bíblia; a Abraão, o senhor propô-la nestes termos: "anda na minha presença e sê perfeito (Gên17, 1) (Gaudete et Exultate, 1)

O Senhor não nos pede aquilo que não podemos fazer, porque Ele mesmo nos dá força para isso. Não temamos, porque Deus é nosso Pai e defensor. Nascemos para a santidade, porque nascemos para Deus.
        





 
Ser santo é dever de todo cristão. Para ser santo basta viver a vida cristã do modo como tem que ser como Jesus pediu. Deus nos dá meios e  sua graça para isso. Quem nos faz santos não é o Papa ele apenas reconhece a santidade de uma pessoa. Quem nos faz santos é o Espírito Santo. Quando atendemos ao chamado de Jesus, quando praticamos seu Evangelho, quando cumprimos a vontade de Deus. 

Há uma passagem na Sagrada Escritura que diz: "Sede Santos como eu sou santo" - 1Pedro 1, 15-16 - e como é que podemos ser santos como Deus?

Certamente nós já recebemos muitas críticas de nossos irmãos protestantes porque eles acham que ninguém pode ser santo, santo é só Deus... Ou que o santo é invenção da Igreja Católica e no entanto, colocam isso como algo horrível ou impossível. Ser santo não é impossível, se fosse Deus não nos daria meios para tal. Mas, ser santo também não é fácil porque exige que vivamos os valores do reino tal como Jesus ensinou e viveu. É o "passar pela porta estreita" como disse o Salvador um dia. Ou seja, viver a santidade significa enfrentar os desafios que estão ao nosso redor. É rejeitar o mundo para aceitar viver segundo a vontade de Deus. Jesus disse: "eu vim para fazer a vontade daquele que me enviou"; esta também é nossa vocação de santos, fazer a vontade de Deus sem se importar com o que esse mundo vai dizer. 



A Sagrada Escritura é clara ao afirmar que sem a santidade é impossível chegar até Deus

Claro, ninguém será santo como Deus e nem do dia para a noite, mas, a santidade é a essência desse mesmo Deus que nos criou para servi-lo.  Portanto, ser santo é ser servo de Deus. É ter a essência de Deus dentro de si buscando viver a verdade, a justiça e a perfeição de Deus que é verdeiro, justo e perfeito.  

"E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências". (Gálatas 5:24) - os santos são todos os que crucificam na carne suas paixões e concupiscências para viver a vida em Cristo e depois na glória com Ele.  

Jesus sabia que em nossa fraqueza humana isso seria impossível. Foi por isso é que Ele criou a Igreja. 
Ninguém nasce santo. No batismo nos é infundido essência da santidade e nos tornamos parte de uma família que é a Igreja, o Corpo Místico de  Cristo. 
Nessa família somos chamados a viver esta santidade de Deus que é o Evangelho. 

Santidade não é um cargo, é uma vocação.  A vocação é um chamado de Deus, portanto, ser santo é obedecer a voz de Deus.

Diante disso podemos continuar lendo os versículos que seguem da Primeira Carta de Pedro: 


Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação. Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,

Mas, com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.
O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;
E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus;

Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor;
Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.       




Veja que logo no início São Pedro diz que ser santo é a maneira como que vivemos procurando não viver segundo este mundo, mas, segundo a vontade de Deus. 

Porque somos santos?

Deus nos quer santos e não quer que nossa vida seja medíocre, superficial, indecisa. Estas três palavras devem nos obrigar a descer no mais profundo do nosso coração, a fazer um sério exame de consciência para verificar o nosso comportamento, se é conforme ou  não à Palavra de Deus, aos nossos compromissos batismais, e à nossa  missão que devemos viver como a nossa vocação particular.
Deus repete a cada um de nós as mesmas palavras que disse  a Abraão: "Anda na minha presença e sê perfeito"        

Porque fomos comprados como o Sangue de Cristo. Agora basta que não desperdicemos esse Sangue e que vivamos de acordo com a vontade de Deus. 
São Pedro nos diz que para conservar em nós a santidade é preciso: 

a) Crer em Jesus (ter Fé); "E por ele credes que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória para que vossa fé e vossa esperança estivessem em Deus".
b) Amar as pessoas (Caridade)  
c) Ter um coração puro conservando esta mesma fé na Palavra de Deus que nos foi transmitida. (Esperança).                         

A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: “Sede santos, como eu sou santo” (Lev11, 44). Se invocais como vosso Pai aquele que, sem distinção de pessoas julga segundo as suas obras, vivei sem temor durante o tempo da vossa peregrinação.     

Se a Igreja que não pode possuir santos o céu também está vazio. Porque o mesmo Deus que nos constituiu para sermos santos é o mesmo Deus que  tudo criou e santificou. Se cremos que a obra de Deus é santa devemos crer que fazemos parte dessa santidade de Deus e, portanto, ser santo como Ele é possível.   

É para a santidade que Cristo nos salvou, foi para isso que Jesus morreu na Cruz.  

"A vocação do cristão é a santidade, em todo momento da vida. Na primavera da juventude, na plenitude do verão da idade madura, e depois também, no outono e no inverno da velhice, e por último, na hora da morte. Nos diz S. João Paulo II". 



"Somos peregrinos nessa terra...Não sabemos até quando! Devemos encarar a *Vida*...Não com tristeza, mas com seriedade e esperança." (S. João Paulo II)

Que outro sentido teria para a Salvação que recebemos se Jesus não fosse nossa esperança, e se esta não nos levasse à sermos santos? Pois, isto é o que nos faz diferentes. 

Nos Atos dos Apóstolos narra-se que os cristãos eram conhecidos pelo modo simples de viver, pela caridade fraterna e pela firme fé e esperança no Senhor Jesus que lhes faziam vencer todas as dificuldades inclusive as perseguições. A Igreja é santa porque Jesus é Santo. É de sua Santidade que emana a nossa santidade, pois, o cristão deve ter essência de Cristo e a essência de Cristo é a santidade. 

A santidade vira um tabu para o cristão quando este acha que ser santo é fazer as coisas certinho o tempo todo. Nenhum santo foi politicamente correto, mas, deixando-se guiar pelo Espírito Santo, vivendo os valores do Evangelho, iluminados pela santidade do próprio Deus na pessoa de Cristo é que se chega a Ele. 

"Ser santo é lutar contra o pecado todos os dias". (S. João Paulo II)

São Paulo assim nos diz:


“Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio”.
“Pois, não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares”.
“Tomai, portanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever.”
“Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, 15.e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz.”
“Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno.”
“Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a Palavra de Deus.”
“Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os santos."

Efésios 6, 11-18



Também não podemos achar que o santo está imune às tentações, ao erro e ao pecado. Não é assim. Mas, é vencendo as dificuldades desse mundo que caminhamos rumo a perfeição. O santo procura vencer os erros e as tentações porque sabe que a meta de sua corrida, a linha de chegada é a eternidade. É lá que Deus prepara para nós uma festa, é lá que recebemos o prêmio desta corrida neste mundo.   

Jesus disse uma frase importante: "aquele que me quiser seguir renuncie-se a si mesmo tome a sua cruz e siga-me". Renuncie-se a si mesmo!

Para seguir  Jesus precisamos mortificar nosso  "eu" deixando as coisas do mundo para o mundo e buscar as coisas do Alto. 

Ser santo não é ser o 'dono da verdade", mas, é buscar a verdade que é Cristo, Caminho Verdade e Vida, nele e por ele viver.  

O Santo é humilde de coração porque ele sabe da sua pequenez diante da imensidão que é Deus. Santa Teresinha do Menino Jesus disse assim: "Eu sou pequena demais para subir a rude escada da perfeição". Mas ela tendo seu coração voltado ao amor de Deus, rezando à Virgem Maria disse: "Oh minha bem-amada, apesar de minha pequenez como tu possuo o Onipotente!"  

O santo é imensamente pequeno, mas, dentro de sua pequenez ele se torna morada do Onipotente e portanto, Deus o faz grande diante de si.                  

É por isso que o santo não enxerga no rosto do próximo outra figura senão a do próprio Jesus, assim, pode amá-lo e o acolhê-lo. Não só enxerga como também procura ser um novo Cristo para quem precisa, agindo de maneira tal que a sua pessoa identifique-se ao do Cristo que amou e acolheu a todos. 

Diferente do que pensam muitos dos nossos irmãos protestantes quem não for santo não entra no reino de Deus. Não adianta o louvor, a adoração, saber de cor a bíblia se não viver a santidade. O depois, o porvir na eternidade será fruto dessa santidade vivida aqui na terra uma vida de Fé, ela é o advento da santidade no Céu. 

Podemos, então, compreender as últimas palavras de São Paulo antes de morrer:

"Combati um bom combate,  acabei a carreira, aguardei a Fé; agora só me resta aguardar a corôa da justiça que o Senhor, justo juiz me dará  naquele dia e não somente a mim mas a todos aqueles que aguardem com amor sua vinda" 
 2Tm 4, 7-8.

De que corôa São Paulo falava? 

A corôa é um símbolo da vitória, desde a antiguidade os gregos nas olimpíadas davam aos vencedores uma coroa de flores e uma palma simbolizando a vitória. São Paulo utilizou desses símbolos para nos dizer que Deus dará a recompensa a todos seus santos. O Senhor dará também a coroa a todos aqueles que foram vitoriosos nesse mundo vivendo segundo os valores do Evangelho. 
É por isso que ao observarmos as imagens dos santos, sobretudo, dos Mártires podemos perceber que eles trazem uma palma na mão ou uma coroa de flores na cabeça simbolizando estas palavras de São Paulo, que é símbolo do prêmio que receberam de Deus pelo seu testemunho de fé neste mundo.   


"Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos". (1 Tess 3:13)
            
"Cantai ao Senhor, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade". (Salmos 30:4)

"Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade". (Heb 12:10)

"E pôs a mitra sobre a sua cabeça; e sobre esta, na parte dianteira, pôs a lâmina de ouro, a coroa da santidade, como o Senhor ordenara a Moisés". (Levítico 8:9)

SER SANTO É SER SERVO DA ESPERANÇA

Em Isaías 42, o profeta nos apresenta a figura do servo sofredor. Em que encontramos a missão de quem na verdade ama o próximo. Quem ama não pode desejar o mal. Sua missão é animar os desanimados, encorajar os que sofrem, os que estão sob o peso da cruz já sem forças para continuar seu caminho.

Não podemos cruzar os braços, devemos buscar respostas. Arregaçar as mangas e seguir em frente com coragem, pois, Deus não abandona quem o ama. Deus é fiel e cumpridor de suas promessas.

O Sl28/29 convida todo o Universo a cantar a força de Deus que se revela não somente na natureza e nos animais, mas, especialmente no ser humano e cujo lhe é chamado a louvar e bendizer.
Não é possível se fechar ao pessimismo dos nossos pecados e do mal que vemos. Os nossos olhos sempre enxergam a luz que rompe as trevas, que é a luz de Jesus. Deus nos recorda que Ele não faz distinção das pessoas. Ele ama a todos e para todos foi enviado Jesus a fim de que todos sejam salvos em seu Nome.

Muitas vezes vemos renascer dentro de nós e ao nosso redor a erva daninha do racismo, do preconceito, da discriminação, achando que somos melhores  do que os outros. Quem ama não julga os outros como sendo piores que si mesmo. No Batismo todos somos consagrados pela força do Espírito Santo. Sabemos, em um certo sentido, que todos os que buscam a verdade são mergulhados no mistério, do amor infinito de Deus, que quer  todos salvos.

Com extrema sobriedade de palavras, São Mateus narra o Batismo de Jesus. Um pequeno diálogo entre João Batista e Jesus nos faz compreender a humildade dos dois; a de João que não quer batizar Jesus pois, reconhece nele o enviado de Deus, o Messias. Por outro lado, a humildade de Jesus  que quer dar a todos o exemplo  de ser lavado, mesmo sem necessidade, porque não tinha pecados; e também fazer cumprir toda a Lei. Ele quis assumir sua missão pública de enviado do Pai.

Será a mesma voz do Pai que consagra Jesus como filho amado, filho em que Deus encontra sua alegria. Mas, porque Deus encontra alegria em Jesus? Porque ele veio realizar toda a vontade do Pai.

Eis o segredo da santidade: Fazer toda a vontade de Deus. Reconhecer que em todos os momentos o Senhor nos conduz.

Ser santo não é brilhar com luz própria, mas é iluminar a todos com a luz de Jesus.                      

Os passos para a santidade que ensina é Jesus:

Praticar as bem-aventuranças: (Mt5, 3-16):

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados;

Bem-aventurados os mansos, porque  herdarão a terra;

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos;

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus;

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, falarem todo mal contra vós por minha causa.


Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

Vós sois o sal da terra; e se o sal se tornar insípido, com que se há de salgar? (Mt5, 13) O sal serve para temperar a comida.

O sal insípido, isto é, que não salga, não serve para nada, a não ser jogar fora, e ser pisado pelos homens.

Ao mesmo tempo, temos que ser como o sal bom. Dar gosto à nossa vida de modo que ela seja temperada com amor e paciência, isto é, moderar nossos pensamentos, atos e ações. Devemos ser cristãos alegres, levar ás pessoas uma fé alegre, para que todos sintam em nós ao amor de Cristo o Bom Pastor.
Não podemos ser cristãos tristes, mal humorados ou rancorosos. Devemos amar sempre, perdoar sempre e em tudo louvar e agradecer a Deus pelos bons e maus momentos, pela vida e por cada dia de nossa vida. Pois, cada dia que Ele  nos dá é uma oportunidade de sermos melhor.

Há uma letra de uma música que diz:

"Os santos têm no coração a pura alegria de se dar. 
Pois, quem se entrega ao Deus de amor, na Cruz alegria encontrará."

Quem se entrega ao Senhor Jesus, que se dedica e e vive por amore entrega a Cristo, não sente a dor da cruz;  encontra alegria mesmo diante da dor, do sofrimento e até mesmo da morte. Pois a vitória de Cristo é a nossa vitória. 

Se morremos com Cristo com ele viveremos! (Rm14, 8)      

Na vida de São Francisco de Assis, encontramos esse exemplo bonito. Pois, ele enxergava Deus nas pessoas em volta. Enxergava Deus na natureza que contemplava, e nela, na obra da criação sentia o amor de Deus. Com isso, enchia o coração de felicidade e alegre dava glória, louvava a Deus pelo sol, pela lua, pelas estrelas, pelos animais e pelas plantas, pelos peixes e pelas águas, pela terra e pelas pedras... Ele considerava toda a natureza e até os astros seus irmãos, desde a enorme montanha até uma simples formiga. Todos eram dignos de respeito.
Assim devemos ser também responsáveis diretos pela vida, pela alegria e não pela tristeza, pois, trazemos em nós a marca de Cristo Ressuscitado. Não somos parte da Natureza, somo membros dela e com ela entoamos sempre um hino de amor ao Criador.      
    
VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO (Mt5, 14)


A Luz existe para clarear, iluminar as trevas. Jesus quer que sejamos luz para o mundo. Isto é devemos iluminar as pessoas, fazer com que elas conheçam o caminho, a verdade e a vida que é Jesus. Ser luz significa que como cristãos possamos testemunhar o evangelho com palavras e ações. O espelho só reflete a imagem por causa da luz. Assim somos chamados a fazer brilhar e nossa vida o amor de Deus e assim, fazer com que as pessoas cheguem a Jesus através de nosso testemunho. Somos também a luz e ao mesmo tempo espelhos vivos. Devemos refletir em nós a luz de Jesus.       

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte.
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

RENUNCIAR A SI MESMO (Lc 9, 23) - Sou de Cristo e vivo para Cristo. 

"Quem me quiser seguir renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me". 

Negar-se a si mesmo significa submeter-nos aos planos do Pai, não importando o preço a ser pago.

Nessa submissão a Deus que está a essência do negar-se. Uma submissão espontânea de quem reconhece em Deus uma vontade infinitamente superior e boa.

A atitude de negar a si mesmo implica em abrir mão de sua vontade para fazer a vontade de Deus. Significa dizer NÃO para a própria carne e dizer SIM para os propósitos do Senhor.

Negar-se é abrir mão do que eu penso que sou e do que os outros dizem que eu sou para me tornar aquilo que Deus deseja que eu seja.

O discípulo de Jesus nega-se a si mesmo, não por constrangimento, mas porque prefere o modo de viver de Cristo ao seu próprio modo de viver.


E carregar a cruz?


Primeiro é necessário entender o que é a cruz. A sua cruz não é seu cônjuge, seu pai, seu filho, seu trabalho nem uma doença ou problema qualquer.


Da mesma forma, tomar a cruz de Cristo, não significa apenas deixar de matar, roubar, usar drogas, adulterar, se prostituir, etc.

Mas consiste em estar no centro da vontade de Deus. Sem estar no centro da vontade de Deus, sem aceitá-la com consciência não se pode tomar a cruz. E tomar a cruz é "tomar a cruz de Cristo" caminhando, lutando, vencendo mas, também sofrendo com ele até o calvário e também vencer com ele na Ressurreição.

Carregar a cruz tem consequência:sofrimento e a morte, mas, tem a vitória: a Ressurreição.     

Significa também que o Cristo em nós deve estar consciente; que ser de Cristo é pertencer a Ele totalmente é lutar contra tudo que se opõe a Ele. Saber que isso terá consequências, mas, aquele que é de Cristo não luta só. Terá também seus “calvários” e várias cruzes, de vários tamanhos  no final vencerá.

O “levar a cruz” para nós, não traz o significado de condenação e castigo, ao contrário, representa o grande privilégio de podermos “levar o seu vitupério” (Hb 13:13), ou seja, sofrendo perseguições, sendo ofendidos, humilhados, participando assim, das aflições de Jesus com grande alegria, satisfação e inteira submissão.


Renunciar a si mesmo é ser desprovido de todo sentimento faccioso como a inveja, vaidade, ciúmes, avareza, soberba, concupiscência da carne, lascívia, ira, desejo de vingança, vícios e outros sentimentos abomináveis ao Senhor.
Negar a si mesmo é oferecer o outro lado da face, é perdoar e amar os vossos inimigos, bendizer os que vos maldizem, fazer bem aos que vos odeiam e orar pelos que vos maltratam e vos perseguem.  Ter a mesma humildade de Cristo, andar em santidade como Ele andou, guardando os seus mandamentos fazendo a vontade do Pai. Isso é negar a si mesmo.

O jovem rico perguntou a Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna, o Senhor lhe disse que deveria guardar os mandamentos, ele respondeu a Jesus que já fazia isso desde a sua mocidade. A palavra afirma que Cristo o amou e disse-lhe: Falta-te uma coisa: vai, e vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me.  Mas ele, contrariado com essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades (Marcos 10.17 - 22).

Aquele homem sentia o desejo de ver a glória de Deus, e buscou a Jesus Cristo, o qual lhe ensinou o caminho que leva a salvação e a renúncia que o seu desejo exigia. Mas, o jovem recusou-se em negar a si mesmo, em abandonar os bens desta vida, à esperança de um tesouro no céu, algo que é infinitamente maior do que toda a riqueza deste mundo.

Porque negar-se a si mesmo para seguir as pegadas de Jesus exige desapego, abdicação dos prazeres da carne para viver uma vida espiritual sob a égide do Senhor. 

Então disse Jesus: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus. Mt19, 24 -  Que importa ao homem, ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? - Mc8, 36

Lamentavelmente muitos estão no mesmo caminho do jovem rico. Procuram servir a Jesus com único interesse nas coisas deste mundo, querem viver na abundância dos prazeres da carne, em regalia esplêndida, mas não querem compromisso com Deus, não renunciam a si mesmo para servir o Senhor.
 Abandonam a graça do Senhor Jesus, pelas prosperidades materiais que são coisas pequenas, inúteis e vãs, diante da grandeza da glória do Senhor e da vida eterna no reino de Deus, juntamente com Jesus Cristo e todos os seus santos anjos.

SER DISCÍPULO DE JESUS - Deixaram as suas redes e o seguiram - (Mt4, 18-22)


Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores.
E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens".
No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram.

Indo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles estavam num barco com seu pai, Zebedeu, preparando as suas redes. Jesus os chamou, e eles, deixando imediatamente seu pai e o barco, o seguiram.

Condição para seguir Jesus - A POBREZA 

E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Marcos 10:21    

Seguir a Jesus é andar no mesmo caminho que Ele andou em toda a sua boa maneira de viver. Ser humilde (ser humilde não tem ligação nenhuma com a condição econômica de alguém), andar na fé, na caridade, no amor ao próximo, ter coragem de dar a tua vida, por aquele que, primeiro deu a sua por você. O Senhor Jesus era pobre, desapegado, tinha misericórdia e perdoava a todos, amava seus inimigos, tinha misericórdia dos sofredores. Curava os enfermos, ressuscitava os mortos, restaurava a dignidade dos pecadores, e fazia as pessoas se enxergarem como os filhos de Deus. Assim é nossa missão:

 E, à medida que seguirdes, pregai esta mensagem: O Reino dos Céus está a vosso alcance! Curai enfermos, purificai leprosos, ressuscitai mortos, expulsai demônios. Graciosamente recebestes, graciosamente dai. Não vos provereis de ouro, nem prata ou cobre em vossos cinturões … (Mt10,8)



Atos 3:6
Então, afirmou-lhe Pedro: “Não possuo prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em o Nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ergue-te e anda!”

Atos 8:18-23
Observando Simão que o Espírito era concedido por meio da imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro, …

Atos 20:33-35
De ninguém cobicei prata, nem ouro nem roupas. …        

Na Carta  aos Efésios São Paulo nos diz:

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Ef5, 1-2
 Filipenses 2. 5:

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois, Jesus não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. É exatamente assim que o servo de Deus deve andar, como verdadeiro imitador de Jesus Cristo em toda boa obra, seguindo o seu exemplo e testemunho de vida, procurando imitá-lo em sua perfeição. Isto é seguir a Jesus.

Seguir a Jesus é:  Ser participante das suas aflições, alegrar-se nas provas e tribulações como nos testemunhos dos nossos irmãos, que sofreram por amor ao nome do Senhor Jesus Cristo, porque tinham a certeza da glória que lhes estava reservada.

Vejamos:

2Coríntios 1. 5
“Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também a nossa consolação sobeja por meio de Cristo”.

1Pedro 4. 12-13:
Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Seguir a Jesus é ouvir a sua voz e conhecê-lo.

João Jo10. 14 e 27
“Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem”.

Ao contrário do que imaginam aqueles que não conhecem a Deus, seguir a Jesus não é nenhum martírio, exige sim a renúncia das coisas mundanas. O que nos faz muito saudáveis tanto materialmente quanto espiritualmente. Antes é prazeroso e gratificante servir ao Deus vivo verdadeiramente, em espírito e em verdade.
Pois, só quem sentiu o "ardume" do Espírito Santo no coração, e o gozo de ser um servo de Deus, é capaz de entender a alegria que pronunciamos, pois essas virtudes são indescritíveis.

1Coríntios 10.13

“Fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.  Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

1João 5.3

“Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.   Portanto, não há razão para nos inquietarmos, o Senhor não nos dará uma prova acima daquilo que possamos suportar, porque o seu fardo é leve, o jugo suave e os seus mandamentos não são pesados”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

A FALSA IGREJA CATÓLICA DENTRO DA VERDADEIRA IGREJA CATÓLICA A. ROMANA - A CRISE NA IGREJA CATÓLICA

  O assunto que vamos abordar hoje é muito sério. Existe uma falsa uma falsa Igreja Católica dentro da Igreja Católica verdadeira? Podemos...