quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

A POLÊMICA VISITA DO PAPA FRANCISCO AO CHILE. Esclarecendo alguns pontos que a Imprensa não quer que você saiba.

O Jornal "O GLOBO" publicou nesta quinta-feira dia 18/01/2018 a seguinte matéria: 
SANTIAGO - O Papa Francisco expressou publicamente na terça-feira "dor e vergonha" por conta dos estupros e assédios de crianças cometidos por padres no Chile, e posteriormente ouviu, rezou e chorou em um encontro particular com as vítimas.
O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, disse que o encontro aconteceu na embaixada do Vaticano em Santiago. "Ninguém mais estava presente. Somente o Papa e as vítimas", disse o porta-voz. "Isto foi para que elas pudessem falar sobre seus sofrimentos ao Papa Francisco, que as ouviu e rezou e chorou com elas". Esta foi somente a segunda vez em suas viagens ao exterior que o Papa se encontrou com vítimas de abusos sexuais, embora Francisco tenha recebido algumas no Vaticano. O último encontro em uma viagem foi na Filadélfia em 2015.
Burke se negou a dar detalhes, mas seu comunicado foi emitido no final de um intenso dia para o Papa, durante o qual o pontífice falou sobre abusos sexuais duas vezes, uma destas pedindo perdão por abusos que disse terem feito "danos irreparáveis" às vítimas.
O pontífice argentino fez seu primeiro comentário no palácio presidencial de La Moneda, em uma escolha incomum, à medida que costuma falar sobre abuso sexual para líderes da Igreja, e não políticos. (Fonte: Reuters)
  E tem recebido muitas críticas negativas por parte de muitas pessoas, inclusive que se autodenominam "católicos"  sobre o tema. Pessoas que disseminam o ódio tanto pela Instituição, pelo catolicismo ou pelo cristianismo de maneira geral querem a todo custo denegrir a imagem da Igreja Católica. As opiniões se dividem mas, parece que há no mundo uma grande corrente contra a Igreja Católica e porque não dizer pelo cristianismo.
   Os casos de pedofilia envolvendo membros da Igreja, não são diferentes de qualquer outra instituição onde infelizmente estão presentes os seres humanos. Claro que na Igreja isso tem um peso muito maior. Mas pensemos bem... é justo julgar uma instituição seja ela qual  for pelos erros de alguns?
    Se numa família existe entre os irmãos um que perverteu, é justo culpar os pais pelos erros do outro, sendo que a educação que eles receberam foi a mesma? 
    Culpar toda a Igreja por alguns membros podres não dá né. A Igreja é muito maior e muito mais que isso. Quando falamos em igreja falamos de nós mesmos os batizados. O papa Francisco está empenhado e já mudou muita coisa desde que assumiu a cátedra de Pedro. Mas como toda instituição tem muitos problemas, ele não é culpado pelos erros dos outros. Vem cá. Pensemos. Numa família se um filho for educado para ser um homem de bem e depois escolhe outro caminho, se perverte os pais são responsáveis? Os avós, são responsáveis? Claro que não. Assim é a Igreja. Ela é uma grande família. O papa é como um "pai" mas, como toda família tem seus defeitos a igreja também tem defeitos porque só santo é Jesus. Mas ao invés de nós unirmos como igreja para melhorar as coisas preferimos criticar, e causar mais desunião. E nós? A igreja somos nós? Estamos fazendo algo por ela? Que tipo de católicos estamos sendo? 
       A mídia,  grande parte da Imprensa só está preocupa em noticiar as coisas ruins, ou o que dá mais audiência. Nesses dias não vimos por exemplo, a imprensa noticiar os verdadeiros motivos da visita do Papa Francisco, incitando ainda mais a violência. 
       Culpam a Igreja e os casos de pedofilia por  causa do celibato. Um absurdo pois, se fosse assim quem é casado não cometeria abusos e, todos nós sabemos que os maiores casos de abusos sexuais são cometidos dentro das famílias pelos pais e padastros ou parentes próximos.  Essa acusação não passa de pura maldade, de pessoas maldosas que tentam denegrir a imagem da Igreja.  
    O celibato é uma escolha. Muita gente não sabe mas nenhum candidato a sacerdote é obrigado a abraçar de cara o celibato. Antes mesmo da ordenação é dado um tempo para pensar e o candidato pode renunciar. Se o aceita, o faz com toda liberdade sabendo que a qualquer momento pode renunciar ao sacerdócio e viver uma vida. 
      E porque o padre não se casa? Porque diferente das outras instituições, como no caso, os evangélicos, ao padre, presbítero ou sacerdote lhe é confiado uma nova família. Ele não se casa com uma mulher mas, "casa-se" com a Igreja e passa a ser "pai" espiritual, sua família é todo povo aonde quer que ele vá. Não é só por questões econômicas, mas é pela parte espiritual. 
          Já ouvi muita gente ignorante dizer: "Ah mas os apóstolos eram casados" ou ainda: "Se o padre não é casado como pode aconselhar quem é casado?" ... ou até mesmo: "Pedro era casado" ..."Não se casam porque o Vaticano não quer gastar sustentando as  famílias dos padres, etc. Sim, como toda instituição o Papa tem esse direito, mas isso não é o verdadeiro motivo. 
         Sim, os apóstolos alguns eram casados, nem todos. Mas, quando Jesus os chamou ao apostolado eles deixaram tudo: casa, mãe, pai, irmãos, as redes (isto é, seu próprio trabalho) para seguir a Jesus.  Jesus Cristo não era casado. 
Veja o que diz Jesus em:
 Mt 19, 27-28 "Então Pedro manifestou-se dizendo: “Veja! Nós deixamos tudo e te seguimos; o que será, pois, de nós?”Jesus lhes respondeu: “Com toda a certeza vos afirmo que vós, os que me seguistes, quando ocorrer a regeneração de todas as coisas, e o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. … 
Mt 10, 37-38: "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E aquele que não toma a sua cruz e não me segue, também não é digno de mim".   
Lc 5:11,27,28: Então, eles arrastaram seus barcos para a praia, renunciaram a todas as coisas e seguiram a Jesus
Eis aí a resposta para aqueles que acham que um padre não deve ser celibatário. Se os nossos irmãos protestantes e outras pessoas que criticam o celibato lessem mais a Bíblia ao invés de ficarem preocupados e criticando a Igreja Católica saberiam que  Jesus pediu total consagração dos apóstolos à causa do Evangelho. Sim. Celibato é isso, é uma consagração total ao anuncio do Evangelho. O padre, é aquele que deixa de viver para si e passa a viver para o reino de Deus. Doa a sua vida pelo reino e pelo povo de Deus.
Pois bem, continuando ... quanto aos casos de pedofilia dentro da Igreja Católica é um fato lamentável sim, mas como tantos outros lugares são nas famílias que mais os abusos acontecem e porque só culpam a Igreja Católica? 
A resposta é simples meus irmãos, porque há uma corrente muito forte de gente que interessa tentar acabar com  a Igreja e com o cristianismo em geral. E nós cristãos estamos abrindo brechas para que isso aconteça. 
Não é só na Igreja Católica que tais crimes acontecem, como disse existem muito mais pastores pedófilos, e muitos outros escândalos envolvendo líderes religiosos como por exemplo, tem países que os adultos se casam com crianças, mulheres que são abusadas. A guerra causada pelos extremistas islâmicos causa mais, morte, fome e miséria. Na África pessoas morrem de peste, fome e sede. Nesses casos somente a Igreja e a Cruz Vermelha oferece algum tipo de ajuda. 
Se há alguns abusos na igreja? Sim! Ninguém os nega. Onde existe o ser humano infelizmente existe a maldade.
Mas é graças a Igreja Católica sobretudo que muitas obras de caridade existem pelo mundo afora. Orfanatos, hospitais, grupos de ajuda humanitária aos refugiados da guerra, ajuda psicológica aos dependentes de drogas, casas de caridade, asilos, hospitais e escolas, etc. Onde o governo muitas vezes não chega a Igreja está presente levando não só a Palavra de Deus mas, o carinho e a assistência. São as obras assistenciais nas dioceses e paróquias que assistem aos mais pobres. 
E porque a grande mídia não fala disso? 
Não estou aqui defendendo os erros da nossa Igreja mas, tentando fazer com que reflitamos mais sobre o papel e a importância da Igreja Católica no mondo inteiro. A imprensa maior parte de gente sem escrúpulo tenta colocar na primeira manchete "estupros e assédios cometidos por alguns na Igreja Católica" é no mínimo leviano, foram alguns membros dessa instituição que praticaram estes crimes, não a Igreja em si. Falta bom senso. 
Quando as vezes falta tudo e até esperança, as vezes o que resta senão entrar numa igreja e muitas vezes receber o carinho do sacerdote... 
As pessoas se rendem  por muito pouco. Temos que parar de acreditar nas mentiras que os livros de história nos contam. Ir, ler estudar, pesquisar conhecer a Igreja que pertencemos. 
Se existem maus sacerdotes, existem maus médicos, maus policiais, maus professores, maus enfermeiros, maus políticos ... Todos somos humanos.
E quanto à punição ou uma excomunhão dessas pessoas isso é algo mais sério. Como todo líder o Papa não tem poder político sobre outro país. Cabe à Justiça desses países investigar e punir dentro das suas leis os acusados.

O Papa é um líder religioso mas, também é um chefe de Estado e deve respeitar a leis de cada País. Quanto aos padres acusados não pensem que o Papa não tomará providências, sim, um processo é instaurado no Vaticano e os culpados serão punidos. Isso causa uma certa demora porque leva tempo. Há uma investigação, monta-se um processo, e um tribunal dentro da Igreja que cuida disso.
Com certeza esses maus sacerdotes serão punidos pelo tribunal eclesiástico. Quando a justiça civil  eles devem serem acusados e responderem nos países onde são cidadãos. Fica a pergunta porque a Justiça Chilena e outras não fizeram nada? Essa é a pergunta. Queimar igrejas, atacar outras pessoas isso não resolve nada. Assim como não resolve se revoltar contra um governo e fazer depredação do patrimônio público e privado. O que causará aumento de impostos para recuperar o que foi danificado. 
    No Brasil há uns anos atrás, na cidade de Carmo da Mata, MG, prenderam um padre acusado de pedofilia. Ele foi julgado pela justiça brasileira, condenado a 10 anos e seis meses em regime fechado.  A Igreja também o puniu tirando dele o direito das funções sacerdotais.      Na esfera civil os casos de crimes não é a Igreja que deve processar e prender é a Justiça do País. O Papa e os bispos não são juízes e nem tem poder de polícia.  

      Por outro lado, esses maus servos terão que enfrentar a justiça divina com maior peso, porque a eles foram exigidos muito mais. O que acontece é que as pessoas querem fazer justiça com as próprias mãos e esquecem que quando se é cristão também tem que acreditar que Deus não está de olhos fechados a esses coisas. Jesus disse: "Ai daqueles que escandalizar um desses pequeninos".

E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! - (Jesus advertiu sempre houve e haverá escândalos, mas estes não ficarão impunes perante Deus)
Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos.
Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe.
E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe
Lucas 17:1-4 O que nos cabe como cristãos?   - somos chamados a perdoar. Deus decidirá o que fazer com essas pessoas.  Se agirmos com violência seremos tantos iguais ou piores que eles.
     
O PAPA PEDE PERDÃO E CHORA. 

Sim, muita gente acha isso uma hipocrisia, eu não. Eu vejo um pai que percebe a situação e os erros dos filhos e chora porque não foi esse o ensinamento que receberam. O Papa como um pai espiritual chora porque sente o mal que esses maus filhos  causaram aos seus irmãos. Chora e pede perdão porque é um gesto de humildade. Claro que isso só não basta, sim ele sabe disso. Mas, é um gesto de reconhecer o erro e tentar buscar soluções. Chora porque aqueles cujos quais sentiram o abuso na pessoa deles está Jesus. Qual pai, mãe,  avô, avó, ao ver o filho e o neto que sofreu uma violência, ou está nas drogas não vai chorar por ele? ... Quem somos nós para julgar as pessoas? Só Deus pode julgar. 
Também esses maus servos receberão a mão da Justiça Divina e se nós como cristãos não acreditamos,  não podemos nos chamar de cristãos.   
MATÉRIA:

TEMUCO, Chile — Um dia após se desculpar pelos abusos sexuais cometidos por padres católicos, o Papa Francisco tocou em dois temas sensíveis durante a “Missa pela integração dos povos”, rezada nesta quarta-feira na base aérea de Maquehue de Temuco, no sul do Chile. A instalação militar está numa região conflituosa reivindicada pela tribo Mapuche, e serviu de local de detenção durante a ditadura de Augusto Pinochet.
— Oferecemos essa celebração a todos os que sofreram e morreram e a todos que carregam nos ombros todos os dias o peso de tantas injustiças — disse o Pontífice, que pediu um momento de silêncio pela “dor e tanta injustiça”, em referência às vítimas da ditadura militar.
Sobre a questão indígena, Francisco pediu o abandono da violência na luta pelo reconhecimentos dos povos.

  Nos últimos dias, um policial ficou ferido, três templos católicos e um evangélico foram destruídos e três helicópteros de empresas florestais foram vandalizados na região. Segundo as autoridades, panfletos exigindo a restituição de terras aos Mapuche foram deixados nas igrejas destruídas. 
— É imprescindível reconhecer que uma cultura de reconhecimento mútuo não pode se construir na base da violência e destruição que acaba cobrando vidas humanas — afirmou Francisco. — Não se pode pedir reconhecimento aniquilando o outro, porque isso apenas desperta maior violência e divisão.     (Fonte o Globo)
      Se somos cristãos católicos e se assim o professamos no Credo: "Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica", devemos lutar para que ela seja melhor. Quando professamos que cremos nesta Igreja, professamos que Deus por amor através de Jesus fundou esta mesma Igreja para conduzir-nos ao caminho da salvação. Cremos também que essa mesma Igreja possui um corpo físico e espiritual sendo nesse corpo físico o  Sumo Pontífice, sucessor de Pedro chefe visível da Igreja. E no corpo espiritual Jesus Cristo o cabeça desta mesma Igreja. Assim como em um corpo se um membro não está bem o corpo não pode funcionar normalmente. É por isso que o Papa se preocupa com a saúde espiritual da Igreja. Ele como Coordenador dela se esforça em buscar ações e soluções mas, como qualquer instituição física de grande porte é natural que algum membro se desvie mesmo que esse membro faça parte do Clero. Quando acabou a Inquisição, a Igreja através dos Papas e dos bispos que se sucedeu aprendeu que a Igreja não pode condenar ninguém. Ela tem por dever conduzir seus filhos no amor. Por isso é comum as pessoas de pouca instrução e pouca fé ao terem notícias de alguns escândalos acharem que a Igreja está encobrindo tais delitos. Na verdade não é assim. A Igreja não fecha seus olhos, nem acoberta o erro de seus filhos mas como portadora da Palavra de Deus ela age com cuidado e amor afinal de contas, ela não pode pregar a vingança e o ódio, pois, se agir assim está indo contra tudo aquilo que Jesus ensinou. Ela fará sim, tomará a providências, dentro dos parâmetros da sua moral cristã. Nunca disseminando mais violência e mais ódio. Jesus disse: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei." Jo 15, 12 - "Amai vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem" Mt5, 44. Lembremos que Jesus perdoou o ladrão na Cruz, perdoou Madalena e os que o crucificaram.  "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem" Lc23, 34. - Essas pessoas que cometem esses tipos delitos também não sabem o que fazem, se soubessem saberia que a mão de Deus pesará sobre eles no dia do juízo. Jesus pede que como Igreja oremos por essas pessoas. São ovelhas desgarradas que precisam de conversão.            

Jesus falando de sua Igreja disse em Jo15, 1-6:

 "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.
 1Cr 12, 26-27:
"Desse modo, quando um membro sofre, todos os demais sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se regozijam com ele. Ora, vós sois o Corpo de Cristo, e cada pessoa entre vós, individualmente, é membro desse Corpo".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

A SEMANA SANTA APLICADA AO NOSSO COTIDIANO

  Todos os anos celebramos a Semana Santa. Que é geralmente celebrada (salvo em alguns lugares), uma semana antes da Páscoa do Senhor. O Dom...