quinta-feira, 19 de abril de 2018

HISTÓRIA DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA


HISTÓRIA DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

"Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja". Mt16



1. A Igreja na história A Igreja continua a manter a presença de Cristo na história humana; obedece ao mandato apostólico pronunciado por Jesus antes de subir ao Céu: «Ide e ensinai todas as gentes, batizando em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir todas as coisas que vos mandei”. "Eu estarei convosco todos os dias até ao fim do mundo" (Mt 28,19-20). 

É importante você saber que quando se fala em "Igreja Católica" estamos nos referindo a todas as Igrejas de  modo geral, pois, o termo católico significa Universalidade. Assim, faz parte da Igreja Católica várias  outras comunidades que professam a mesma fé e nesse grupo estão as Igrejas Orientais e Ocidentais: 

Igreja Católica Apostólica Romana
Igreja Católica Latina (de rito Romano)
Igreja Católica Grega
Igreja Católica Armênia
Igreja Católica Melquita
Igreja Católica Síria
Igreja Católica Copta
Igreja Católica Ortodoxa

Todas essas Igrejas possui sucessão apostólica e, portanto, quando falamos em "Igreja Católica" estamos falando de todas as Igrejas que desde os primeiros séculos possui à sua frente um bispo com sucessão apostólica.

Quando falamos em "Igreja Católica Apostólica Romana" estamos nos referindo apenas a uma Igreja específica que é a Igreja Católica de Roma.

Porque as Igrejas evangélicas ou protestantes não são consideradas católicas?

  1. Falta de comunhão com a Santa Sé (com o Papa).
  2. Não possui sucessão apostólica (não veio dos apóstolos) seus pastores e demais dirigentes não tem, autoridade apostólica.
  3. Não possuem culto único.
  4. Não tem Tradição Apostólica.  
  5. Não tem universalidade de doutrina.   
Na história da Igreja verifica-se, portanto, um entrecruzar entre o divino e o humano, por vezes, dificilmente diferençável. Com efeito, lançando um olhar à história da Igreja, há aspectos que surpreendem o observador, inclusive o não crente: 

a) a unidade no tempo e no espaço (catolicidade): [a palavra "católica" quer dizer universal, ou seja, uma só em todo mundo. Um só Senhor, Jesus Cristo, um só batismo, uma só fé, uma só doutrina e um só culto. Não existe sobre a face da terra outra Instituição fundada por Jesus Cristo além da Igreja Católica.].
A Igreja Católica, ao longo de dois milênios, permaneceu a mesma entidade, com a mesma doutrina e os mesmos elementos fundamentais: unidade de fé, de sacramentos, de hierarquia (pela sucessão apostólica); além disso, em todas as gerações reuniu homens e mulheres dos povos e culturas mais diversos e de zonas geográficas de todos os cantos da terra.

b) a ação missionária: a Igreja aproveitou todos os acontecimentos e fenômenos históricos, em todo o tempo e lugar, para pregar o Evangelho, também nas situações mais adversas.

c) a capacidade, em cada geração, de produzir frutos de santidade em pessoas de todos os povos e condições; d) um forte poder de recuperação perante crises, às vezes muito graves.


 2. A Antiguidade Cristã (até 476, ano da queda do Império Romano do Ocidente) A partir do séc. I, o cristianismo iniciou a sua expansão, sob a orientação de São Pedro e dos apóstolos e, depois, dos seus sucessores. Assiste-se, portanto, a um progressivo aumento dos seguidores de Cristo, sobretudo no interior do Império Romano; nos primeiros tempos do séc. IV constituíam, aproximadamente, 15% da população do Império, e estavam concentrados nas cidades e na parte oriental do império romano. A nova religião difundiu-se, de todos os modos, também para além dessas fronteiras: na Armênia, Arábia, Etiópia, Pérsia, Índia. O poder político romano viu no cristianismo um perigo, pelo fato de reclamar um âmbito de liberdade na consciência das pessoas a respeito da autoridade estatal; os seguidores de Cristo tiveram que suportar numerosas perseguições, que conduziram muitos ao martírio; a última e a mais cruel teve lugar no início do séc. IV devida aos imperadores Diocleciano e Galério. No ano 313 o imperador Constantino I, favorável à nova religião, concedeu aos cristãos a liberdade de professarem a fé, e iniciou uma política muito benévola para com eles.

Com o imperador Teodósio I (379-395) 2 o cristianismo converteu-se na religião oficial do Império Romano. Entretanto, nos finais do séc. IV, os cristãos eram já a maioria da população do império romano. No séc. IV, a Igreja teve que enfrentar uma forte crise interna: a questão ariana. Ário, presbítero de Alexandria, no Egito, defendia teorias heterodoxas, pelas quais negava a divindade do Filho, que seria, assim, a primeira das criaturas, embora superior às outras. A divindade do Espírito Santo era também negada pelos arianos. A crise doutrinal, com que se encruzilharam frequentemente intervenções políticas dos imperadores, perturbou a Igreja durante mais de 60 anos; foi resolvida graças aos dois primeiros concílios ecumênicos, o primeiro de Niceia (325) e o primeiro de Constantinopla (381), em que se condenou o arianismo, se proclamou solenemente a divindade do Filho (consubstantialis Patri, em grego homoousios) e do Espírito Santo, e se compôs o Símbolo Niceno-Constantinopolitano (o Credo). O arianismo sobreviveu até ao séc. VII, porque os missionários arianos conseguiram converter à sua crença muitos povos germânicos, que só pouco a pouco passaram ao catolicismo.


No séc. V houve, pelo contrário, duas heresias cristológicas, que tiveram o efeito positivo de obrigar a Igreja a aprofundar no dogma, para o formular de modo mais preciso. A primeira heresia é o nestorianismo, doutrina que, na prática, afirma a existência em Cristo de duas pessoas, além de duas naturezas. Foi condenada pelo Concílio de Éfeso (431), que reafirmou a unicidade da pessoa de Cristo. Dos nestorianos derivam as Igrejas siro-orientais e malabares, ainda separadas de Roma. A outra heresia foi o monofisismo, que defendia, na prática, a existência em Cristo de uma só natureza, a divina; o Concílio de Calcedônia (451) condenou o monofisismo e afirmou que em Cristo há duas naturezas, a divina e a humana, unidas na pessoa do Verbo, sem confusão nem mutação (contra o nestorianismo), sem divisão nem separação (contra o monofisismo); são os quatro advérbios de Calcedônia: inconfuse, immutabiliter, indivise, inseparabiliter.


Dos monofisitas derivam as Igrejas coptas, siro-ocidentais, armênias e da Etiópia, separadas da Igreja Católica. Nos primeiros séculos da história do cristianismo assiste-se a um grande florescimento da literatura cristã, homilética, teológica e espiritual: são as obras dos Padres da Igreja, de grande importância na reconstrução da Tradição; os mais relevantes foram Santo Irineu de Leão, Santo Hilário de Poitiers, Santo Ambrósio de Milão, São Jerônimo e Santo Agostinho, no Ocidente; Santo Atanásio, São Basílio, São Gregório Nacianceno, São Gregório de Nissa, São João Crisóstomo, São Cirilo de Alexandria e São Cirilo de Jerusalém, no Oriente. 3. A Idade Média (até 1492, ano da chegada de Cristóvão Colombo à América) Em 476 caiu o Império Romano do Ocidente, que foi invadido por uma série de povos germânicos, alguns deles arianos, outros pagãos. O trabalho da Igreja nos séculos seguintes foi o de evangelizar e contribuir para civilizar estes povos, e mais adiante os povos eslavos, escandinavos e magiares.


A alta Idade Média (até ao ano 1000) foi, sem dúvida, um período difícil para o continente europeu, pela situação de violência política e social, empobrecimento cultural e regressão econômica, devidos às contínuas invasões (que duraram até ao séc. X). A Igreja com a sua ação conseguiu, pouco a pouco, conduzir estes jovens povos para uma nova civilização, que alcançará o seu esplendor nos séculos XII-XIV. No séc. VI nasceu o monaquismo beneditino, que garantiu o aparecimento de ilhas de paz, tranquilidade, cultura e prosperidade, à volta dos mosteiros. No séc. VII foi de grande importância à ação missionária, em todo o continente, dos monges irlandeses e escoceses; no séc. VIII a dos beneditinos ingleses. Neste último século terminou a etapa da Patrística, com os últimos dois Padres da Igreja, São João Damasceno, no oriente, São Beda o Venerável, no ocidente. Nos séculos VII-VIII, nasceu a religião islâmica na Arábia; após a morte de Maomé os árabes lançaram-se numa série de guerras de conquista que os conduziram à constituição de um vastíssimo império; entre outros, subjugaram os povos cristãos da África do Norte e da Península Ibérica e separaram o mundo bizantino do 3 latino-germânico.

Um período, de aproximadamente 300 anos, que constituiu um flagelo para os povos da Europa mediterrânica, por causa das incursões, emboscadas, saques e deportações realizados de modo, praticamente, sistemático e contínuo. Nos finais do séc. VIII institucionalizou-se o poder temporal do papado (Estados Pontifícios), que já existia de fato desde finais do séc. VI; tinha surgido para suprir o vazio de poder criado na Itália central pelo desinteresse do poder imperial bizantino, nominalmente soberano na região, mas incapaz de prover à administração e defesa da população. 

Com o tempo, os Papas verificaram que um limitado poder temporal era uma eficaz garantia de independência em relação aos diversos poderes políticos (imperadores, reis, senhores feudais). Na noite de Natal do ano 800 restaurou-se o império no Ocidente (Sacro-Império Romano): o Papa coroou Carlos Magno na basílica de São Pedro; nasceu, assim, um estado católico com aspirações universais, caracterizado por uma forte sacralização do poder político, e um complexo entrecruzar de política com religião, que durará até 1806. 

No séc. X o papado sofreu uma grave crise por causa das interferências das famílias nobres da Itália central na eleição do Papa (Século de Ferro); e mais em geral, devido aos reis e senhores feudais se terem assenhoreado da nomeação de muitos cargos eclesiásticos. A reação papal a tão pouco edificante situação ocorreu no séc. XI, através da reforma gregoriana e a chamada “questão das investiduras”, em que a hierarquia eclesiástica conseguiu recuperar amplos espaços de liberdade em relação ao poder político. No ano 1054, o patriarca de Constantinopla, Miguel Cerulário, fez a separação definitiva dos gregos da Igreja Católica (Cisma do Oriente); foi o último episódio de uma história de faturas e disputas iniciada já no séc. V, e devida, em boa medida, às graves interferências dos imperadores romanos do oriente na vida da Igreja (césaro-papismo).


Este cisma afetou todos os povos dependentes do patriarcado e afeta ainda agora búlgaros, romenos, ucranianos, russos e sérvios. No início do séc. XI, as repúblicas marítimas italianas tinham arrebatado o controlo do Mediterrâneo aos muçulmanos, pondo um limite às agressões islâmicas; no final do século, o crescimento do poder militar dos países cristãos teve como expressão o fenômeno das cruzadas à Terra Santa (1096-1291), expedições bélicas de caráter religioso cujo fim era a conquista ou defesa de Jerusalém. Nos séculos XIII e XIV assiste-se ao apogeu da civilização medieval, com grandes realizações teológicas e filosóficas (a Alta Escolástica: Santo Alberto Magno, São Tomás de Aquino, São Boaventura, o Beato Duns Scoto), literárias e artísticas. No que se refere à vida religiosa é de grande importância a aparição, no início do séc. XIII, das ordens mendicantes (franciscanos, dominicanos, etc.).

O afrontamento entre o papado e o império, já iniciado com a “questão das investiduras”, continuou com diversos episódios nos séculos XII e XIII, terminando com o enfraquecimento das duas instituições; o império reduziu-se na prática a um estado alemão, e o papado sofreu uma notável crise; de 1305 até 1377 o local de residência do Papa transferiu-se de Roma para Avinhão, no sul de França, e pouco depois do regresso a Roma, em 1378 iniciou-se o Grande Cisma do Ocidente; uma situação muito difícil, em que se verificou no início o aparecimento de dois papas e, depois, três (as obediências a Roma, a Avinhão e a Pisa), enquanto o mundo católico da época permanecia perplexo sem saber quem era o pontífice legítimo. 

A Igreja pôde superar também esta duríssima prova e a unidade foi restabelecida com o Concílio de Constança (1415-1418). Em 1453 os turcos otomanos, muçulmanos, conquistaram Constantinopla, pondo, assim, termo à milenária história do Império Romano do Oriente (395-1453), e conquistaram os Bálcãs, que permaneceram quatro séculos sob o seu domínio. 4 4. A Idade Moderna (até 1789, ano do início da Revolução Francesa) A Idade Moderna inicia-se com a descoberta da América, evento que, juntamente com as explorações em África e na Ásia, originou a colonização europeia de outras partes do mundo. A Igreja aproveitou este fenômeno histórico para difundir o Evangelho nos continentes fora da Europa; assiste-se ao aparecimento de missões no Canadá e Louisiana, colônias francesas, na América espanhola, no Brasil português, no reino do Congo, na Índia, Indochina, China, Japão, Filipinas. 

Para coordenar estes esforços na propagação da fé, a Santa Sé instituiu em 1622 a Sacra Congregatio de Propaganda Fide. Entretanto, ao mesmo tempo em que o catolicismo se expandia para áreas geográficas onde o Evangelho nunca tinha sido pregado, a Igreja sofria uma grave crise no velho continente: a “Reforma” religiosa propugnada por Martinho Lutero, Ulrico Zwinglio, João Calvino (fundadores das diferentes denominações do protestantismo), juntamente com o cisma provocado pelo rei de Inglaterra, Henrique VIII (anglicanismo), conduziu à separação da Igreja de amplas regiões, Escandinávia, Estônia e Letônia, boa parte da Alemanha, Holanda, metade da Suíça, Escócia, Inglaterra, para além dos respectivos territórios coloniais já na sua posse ou conquistados posteriormente (Canadá, América do Norte, Antilhas, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia). 

A Reforma Protestante tem a grave responsabilidade de ter quebrado a milenária unidade religiosa no mundo cristão ocidental, provocando o fenômeno do confessionalização, ou seja, a separação social, política e cultural da Europa e de algumas das suas regiões em dois campos: o católico e o protestante. Este sistema cristalizou na fórmula cuius régio, eius et religio, pelo qual os súbditos estavam obrigados a seguir a religião do príncipe. O afrontamento, entre os dois campos, conduziu ao fenômeno das guerras de religião, que afetou, sobretudo a França, os territórios germânicos, Inglaterra, Escócia e Irlanda, e que se pode considerar terminado apenas com a Paz de Westfalia (1648) no continente, e com a capitulação de Limerick (1692) nas Ilhas Britânicas.

A Igreja Católica, embora assolada pela crise e pela defecção de tantos povos em poucos decênios, soube encontrar energias insuspeitas para reagir e começar a realizar uma verdadeira reforma; este processo histórico tomou o nome de Contra Reforma, cujo clímax é a celebração do Concílio de Trento (1545-1563), no qual se proclamaram, com clareza, algumas verdades dogmáticas postas em dúvida pelos protestantes (cânon das Escrituras, sacramentos, justificação, pecado original, etc.), e se tomaram também decisões disciplinares que robusteceram e tornaram mais compacta a Igreja (por exemplo, a instituição dos seminários e a obrigação de residência dos bispos nas respectivas dioceses). O movimento da Contra Reforma Católica pôde também valer-se da atividade de muitas ordens religiosas fundadas no séc. XVI; trata-se de iniciativas de reforma no âmbito das ordens mendicantes (capuchinhos, carmelitas descalços), ou institutos de clérigos regulares (jesuítas, teatinos, barnabitas, etc.). 

Assim, a Igreja saiu da crise profundamente renovada e reforçada, e pôde compensar a perda de algumas regiões europeias com uma difusão verdadeiramente universal, graças à obra missionária. No séc. XVIII a Igreja teve que combater dois inimigos, o Regalismo e a Ilustração. O primeiro coincidiu com o desenvolvimento da monarquia absoluta; apoiados na organização de uma moderna burocracia, os soberanos dos estados europeus conseguiram instaurar um sistema de poder autocrático e total, eliminando as barreiras que se interpunham (instituições de origem medieval como o sistema feudal, os privilégios eclesiásticos, os direitos das cidades, etc.).

Neste processo de centralização do poder, os monarcas católicos tenderam a invadir o âmbito de jurisdição eclesiástica, na tentativa de criar uma Igreja submetida e dócil em relação ao poder do rei; é um fenômeno que assume nomes diversos, dependendo dos estados, realismo em Portugal e Espanha, galicanismo em França, josefismo nos territórios dos Habsburgo (Áustria, Boemia, Eslováquia, Hungria, Eslovênia, Croácia, Lombardia, Toscana, Bélgica), jurisdiccionalismo em Nápoles e Parma. Este fenômeno teve o seu ponto mais acalorado na expulsão dos jesuítas por parte de muitos governos e na ameaçadora pressão sobre o papado para que suprimisse a ordem (como sucedeu em 1773). 5 O outro inimigo com que se enfrentou a Igreja no séc. XVIII foi o Iluminismo, um movimento, em primeiro lugar filosófico, que teve grande êxito entre as classes dirigentes; tem como pano de fundo uma corrente cultural que exalta a razão e a natureza e, ao mesmo tempo, faz uma crítica indiscriminada à tradição; é um fenômeno muito complexo, que apresenta, em todo o caso, fortes tendências materialistas, uma ingênua exaltação das ciências, a recusa da religião revelada em nome do deísmo ou da incredulidade, um irreal otimismo a respeito da bondade natural do homem, um excessivo antropocentrismo, uma confiança utópica no progresso da humanidade, uma difundida hostilidade contra a Igreja Católica, uma atitude de suficiência e desprezo pelo passado, e uma arreigada tendência para realizar reducionismos simplistas na busca de modelos explicativos da realidade.


Trata-se, em resumo e em boa medida, da origem de muitas das ideologias modernas, que reduzem a visão da realidade eliminando da sua compreensão a revelação sobrenatural, a espiritualidade do homem e, finalmente, o anelo pela procura das verdades últimas da pessoa e de Deus. No século XVIII foram fundadas as primeiras lojas maçônicas; uma boa parte delas assumiu tonalidades e atividades claramente anticatólicas. 5. A Idade Contemporânea (a partir de 1789) A Revolução Francesa, que começou com o decisivo contributo do baixo clero, derivou rapidamente para atitudes de galicanismo extremo, chegando a produzir o cisma da Igreja Constitucional, e assumindo a seguir, tonalidades claramente anticristãs (instauração do culto ao Ente Supremo, abolição do calendário cristão, etc.), até chegar a uma cruenta perseguição da Igreja (1791-1801): o papa Pio VI morreu em 1799 prisioneiro dos revolucionários franceses. A subida ao poder de Napoleão Bonaparte, homem pragmático, trouxe a paz religiosa com a Concordata de 1801; mais adiante, no entanto, surgiram desavenças com Pio VII pelas intromissões contínuas do governo francês na vida da Igreja; como resultado disso, o Papa foi feito prisioneiro por Bonaparte, aproximadamente, durante cinco anos. Com a restauração das monarquias pré-revolucionárias (1815), regressou para a Igreja um período de paz e tranquilidade, favorecido também pelo romanticismo, corrente de pensamento predominante na primeira metade do séc. XIX. 

No entanto, depressa se delineou uma nova ideologia profundamente oposta ao catolicismo: o liberalismo, herdeiro dos ideais da Revolução Francesa que, pouco a pouco, conseguiu afirmasse politicamente, promovendo a instauração de legislações discriminatórias ou persecutórias contra a Igreja. O liberalismo uniu-se em muitos países ao nacionalismo e, mais tarde, na segunda metade do século, aliou-se ao imperialismo e ao positivismo, que contribuíram ulteriormente para a descristianização da sociedade. Simultaneamente, como reação às injustiças sociais provocadas pelas legislações liberais, nasciam e difundiam-se várias ideologias com o objetivo de se fazerem porta-vozes das aspirações das classes oprimidas pelo novo sistema econômico: o socialismo utópico, o socialismo “científico”, o comunismo, o anarquismo, todas elas unidas por projetos de revolução social e uma filosofia subjacente de tipo materialista. O catolicismo no séc. XIX perdeu, em quase todas as nações, a proteção do Estado que, pelo contrário, passou a ter uma atitude adversa; e em 1870 terminou o poder temporal dos papas, com a conquista italiana dos Estados Pontifícios e a unificação da península. No entanto, ao mesmo tempo, a Igreja soube retirar vantagens desta crise para fortalecer a união de todos os católicos à volta da Santa Sé, e para se libertar das intromissões dos estados no governo interno da Igreja, atuação diferente da que sucedeu no período das monarquias confessionais da Idade Moderna. O clímax deste fenômeno foi a solene declaração, em 1870, do dogma da infalibilidade do Papa pelo Concílio Vaticano I, celebrado durante o pontificado de Pio IX (1846- 1878). 

Além disso, neste século a vida da Igreja caracterizou-se por uma grande expansão missionária (em África, Ásia e Oceania), por um grande florescimento de fundações de congregações religiosas femininas de vida ativa e pela organização de um vasto apostolado laical. 6 No séc. XX, a Igreja enfrentou numerosos desafios, Pio X teve que reprimir as tendências teológicas modernistas dentro do próprio corpo eclesiástico. Estas correntes caracterizavam-se, nas suas manifestações mais radicais, por um imanentismo religioso que, embora mantivesse as formulações tradicionais da fé, na realidade as esvaziava de conteúdo. Bento XV enfrentou a tempestade da Primeira Guerra Mundial, conseguindo manter uma política de imparcialidade entre os contendores e desenvolvendo uma atividade humanitária a favor dos prisioneiros de guerra e da população afetada pela catástrofe bélica. Pio XI opôs-se aos totalitarismos de diverso tipo, que perseguiram, de um modo mais ou menos aberto, a Igreja durante o seu pontificado, o comunista na União Soviética e em Espanha, o nacional-socialista na Alemanha, o fascista em Itália, o de inspiração maçônica no México; além disso, este Papa desenvolveu uma grande promoção do clero e do episcopado local nas terras de missão africanas e asiáticas que, continuada depois pelo seu sucessor, Pio XII, permitiu à Igreja apresentar-se diante do fenômeno da descolonização como elemento autóctone e não estrangeiro.

Pio XII teve que enfrentar a terrível prova da Segunda Guerra Mundial, durante a qual atuou de diversos modos para salvar da perseguição nacional-socialista o maior número possível de judeus (calcula-se que a Igreja Católica tenha salvado aproximadamente 800.000); com um procedimento realista, não considerou oportuno fazer uma denúncia pública, visto que esta teria piorado a grave situação dos católicos também perseguidos em vários dos territórios ocupados pelos alemães, e teria anulado a sua possibilidade de intervir em favor dos judeus. Muitas altas personalidades do mundo israelita reconheceram publicamente, depois da guerra, os grandes méritos deste Papa em relação ao seu povo. 


João XXIII convocou o Concílio Vaticano II (1962-1965), que foi concluído por Paulo VI, e que abriu uma época pastoral diversa na Igreja, salientando o chamamento universal à santidade, a importância do esforço ecumênico, os aspectos positivos da modernidade, a ampliação do diálogo com outras religiões e com a cultura. Nos anos a seguir ao Concílio, a Igreja sofreu uma profunda crise interna de caráter doutrinal e disciplinar, que conseguiu superar, em boa medida, durante o longo pontificado de João Paulo II (1978-2005), papa de extraordinária personalidade, que fez com que a Santa Sé tivesse níveis de popularidade e prestígio nunca antes conhecidos, dentro e fora da Igreja Católica. Carlo Pioppi Bibliografia básica J. Orlandis, História Breve do Cristianismo, Rei dos Livros, 1993. M. Clemente, A Igreja no tempo, Grifo, 2000. A. Torresani, Breve storia della Chiesa, Ares, Milano 1989.

O sagrado Magistério da Igreja é dirigido pelo Papa, sucessor de Pedro, Cabeça visível do Corpo de Cristo. A história dos papas é, de certo modo, a história da própria Igreja. Apresentamos em seguida a relação dos Papas, desde Pedro até João Paulo II, conforme publicação oficial do Vaticano. Apresentamos também a relação dos 37 antipapas; foram eleitos sem legitimidade. Esta longa cadeia de 265 Papas da Igreja católica é uma prova inequívoca da Instituição divina do papado, por Cristo, a fim de manter a unidade da Igreja e da sua doutrina. Somente a graça de Deus poderia manter esta sucessão ininterrupta de papas, apesar de toda a miséria humana, da qual eles não foram isentos. 

Nenhum instituição humana teve tão longa vida e estabilidade. 1. 42´67 ´ S. PEDRO, de Batsaida (Galiléia), morou na cidade de Antioquia e depois foi a Roma (42), onde morreu mártir no ano 67. 2. 67´76 ´ S. LINO, de Volterra, Toscana 3. 77´88 ´ S. CLETO ou ANACLETO, romano 4. 89´98 ´ S. CLEMENTE I, romano 5. 98´105 ´ S. EVARISTO, grego 6. 105´115 ´ S. ALEXANDRE I, romano 7. 115´125 ´ S. SISTO I, romano 8. 125´136 ´ S. TELÉSFORO, grego 9. 137´140 ´ S. HIGINO, grego 10. 140´155 ´ S. PIO I, de Aquiléia, Itália 11. 155´166 ´ S. ANICETO, Sírio 12. 166´175 ´ S. SOTERO, de Fondi 13. 175´189 ´ S. ELEUTÉRIO, de Nicópolis, Grécia 14. 189´199 ´ S. VÍTOR I, africano 1 / 20 Lista contendo todos os papas Escrito por 15. 199´217 ´ S. ZEFERINO, romano 16. 217´222 ´ S. CALISTO I, romano Antipapa: Hipólito (217´ 235) 17. 222´230 ´ S. URBANO I, romano 18. 230´235 ´ S. PONCIANO, romano 19. 235´236 ´ S. ANTERO, grego 20. 236´250 ´ S. FABIANO, romano 21. 251´253 ´ S. CORNÉLIO, romano Antipapa Novaciano (251) 22. 253´254 ´ S. LÚCIO I, romano 23. 254´257 ´ S. ESTÊVÃO I, romano 24. 257´258 ´ S. SISTO II, grego 25. 259´268 ´ S. DIONÍSIO, grego 26. 269´274 ´ S. FÉLIX, romano 27. 275´283 ´ S. EUTIQUIANO, de Luni, Toscana 28. 283´296 ´ S. CAIO Dalmácia (hoje, Iugoslávia) 29. 296´304 ´ S.MARCELINO, romano 30. 307´309 ´ S. MARCELO I, romano 31. 309´310 ´ S. EUSÉBIO, grego 32. 311´314 ´ S. MELQUÍADES, africano 2 / 20 Lista contendo todos os papas Escrito por 33. 314´335 ´ S. SILVESTRE I, romano 34. 336 ´ S. MARCOS, romano 35. 337´352 ´ S. JÚLIO I, romano 36. 352´366 ´ S. LIBÉRIO, romano Antipapa: Félix II (355´ 365) 37. 366´384 ´ S. DÂMASO I, espanhol Antipapa: Ursino (366´367) 38. 385´398 ´ S. SIRÍCIO, romano 39. 399´401 ´ S. ANASTÁCIO I, romano 40. 401´417 ´ S. INOCÊNCIO I, de Albano (Roma) 41. 417´418 ´ S. ZÓSIMO, grego 42. 418´422 ´ S. BONIFÁCIO I, romano Antipapa: Eulálio (418´419) 43. 422´432 ´ S. CELESTINO I, (sul da Itália) 44. 432´440 ´ S. SISTO III, romano 45. 440´461 ´ S. LEÃO I, (Magno), da Túscia (perto de Roma) 46. 461´468 ´ S. HILÁRIO, Sardenha 47. 468´483 ´ S. SIMPLÍCIO, de Tívoli (Roma) 48. 483´492 ´ S. FÉLIX III, romano 49. 492´496 ´ S. GELÁSIO I, africano 50. 496´498 ´ S. ANASTÁCIO II, romano 3 / 20 Lista contendo todos os papas Escrito por 51. 498´514 ´ S. SÍMACO, da Sardenha Antipapa: Lourenço (498´505) 52. 514´523 ´ S. HORMISDAS, de Frosinone 53. 523´526 ´ S. JOÃO I, da Túscia 54. 526´530 ´ S. FÉLIX IV, do Sannio (perto de Roma) 55. 530´532 ´ BONIFÁCIO II, romano Antipapa: Dióscoro (530) 56. 533´535 ´ JOÃO II, romano 57. 535´536 ´ S.AGAPITO I, romano 58. 535´540 ´ S. SILVÉRIO, de Frosinone 59. 540´555 ´ VIRGÍLIO, romano 60. 556´561 ´ PELÁGIO I, romano 61. 561´573 ´ JOÃO III, romano 62. 574´578 ´ BENTO I, romano 63. 578´590 ´ PELÁGIO II, romano 64. 590´604 ´ S. GREGÓRIO I, Gregório Magno, romano 65. 605´606 ´ SABINIANO, de Túsculo (Roma) 66. 607 ´ BONIFÁCIO III, romano 67. 608´615 ´ S. BONIFÁCIO IV, de Valéria dei Marzi 68. 615´618 ´ S. ADEODATO I, romano 4 / 20 Lista contendo todos os papas Escrito por 69. 619´625 ´ BONIFÁCIO V, Nápoles 70. 625´638 ´ HONÓRIO I, Campânia 71. 640 ´ SEVERINO, romano 72. 640´642 ´ JOÃO IV, dálmata 73. 642´649 ´ TEODORO I, grego 74. 649´655 ´ S. MARTINHO I, de Todi 75. 655´657 ´ S. EUGÊNIO I, romano 76. 657´672 ´ S. VITALIANO, de Segni 77. 672´676 ´ ADEODATO II, romano 78. 676´678 ´ DONO, romano 79. 678´681 ´ S. AGATÃO, siciliano 80. 682´683 ´ S. LEÃO II, siciliano 81. 684´685 ´ S. BENTO II, romano 82. 685´686 ´ JOÃO V, da Síria 83. 686´687 ´ CÓNON, grego Antipapas: Teododoro (687), Pascoal (687´692) 84. 687´701 ´ S. SÉRGIO I, da Síria 85. 701´705 ´ JOÃO VI, grego 86. 705´707 ´ JOÃO VII, grego 87. 708 ´ SISÍNIO, da Síria 5 / 20 Lista contendo todos os papas Escrito por 88. 708´715 ´ CONSTANTINO, da Síria 89. 715´731 ´ S. GREGÓRIO II, romano 90. 731´741 ´ S. GREGÓRIO III, Síria 91. 741´752 ´ S. ZACARIAS, grego 92. 752 ´ ESTÊVÃO, romano 93. 752´757 ´ S. ESTÊVÃO II (III), romano 94. 757´767 ´ S. PAULO I, romano Antipapas: Constantino II (767´768) ´ Filipe (768) 95. 768´772 ´ S. ESTÊVÃO III (IV), siciliano 96. 772´795 ´ ADRIANO I, romano 97. 795´816 ´ S. LEÃO III, romano 98. 816´817 ´ S. ESTÊVÃO IV, (V), romano 99. 917´824 ´ S. PASCOAL I, romano 100. 824´827 ´ EUGÊNIO II, romano 101. 827 ´ VALENTIM, romano 102. 827´844 ´ GREGÓRIO IV, romano Antipapa: João (844) 103. 844´847 ´ SÉRGIO II, romano 104. 847´855 ´ S. LEÃO IV, romano Antipapa: Anastácio (855) 6 / 20 Lista contendo todos os papas Escrito por 105. 855´858 ´ BENTO III, romano 106. 858´867 ´ S. NICOLAU I, romano 107. 867´872 ´ ADRIANO III, romano 108. 872´882 ´ JOÃO VIII, romano 109. 882´884 ´ MARINO I, de Gallese 110. 884´885 ´ ADRIANO III, romano 111. 885´891 ´ ESTÊVÃO V (VI), romano 112. 891´896 ´ FORMOSO, romano 113. 896 ´ BONIFÁCIO VI, de Gallese 114. 896´897 ´ ESTÊVÃO VI (VII), romano 115. 897 ´ ROMANO, de Gallese 116. 897 ´ TEODORO II, romano 117. 898´900 ´ JOÃO IX, de Tívoli 118. 900´903 ´ BENTO IV, romano 119. 903 ´ LEÃO V, de Árdea Antipapa: Cristóvão (903´904) 120. 904´911 ´ SÉRGIO III, romano 121. 911´913 ´ ANASTÁCIO III, romano 122. 913´914 ´ LÂNDON, de Sabina (Lácio) 123. 914´928 ´ JOÃO X, de Ravena 7 / 20 Lista contendo todos os papas Escrito por 124. 928´929 ´ LEÃO VI, romano 125. 929´931 ´ ESTÊVÃO VII (VIII), romano 126. 931´935 ´ JOÃO XI, romano 127. 936´939 ´ LEÃO VII, romano 128. 939´942 ´ ESTÊVÃO VIII (IX), romano 129. 942´946 ´ MARINO II, romano 130. 946´955 ´ AGAPITO II, romano 131. 955´963 ´ JOÃO XII, romano 132. 963´964 ´ LEÃO VIII, romano 133. 964´965 ´ BENTO V, romano 134. 965´972 ´ JOÃO XIII, romano 135. 973´974 ´ BENTO VI romano Antipapa: Bonifácio VII (974) 136. 975´983 ´ BENTO VII, romano 137. 983´984 ´ JOÃO XIV, de Pavia 138. 985´996 ´ JOÃO XV, romano 139. 996´999 ´ GREGÓRIO V, de Caríntia, Alemanha Antipapa: João XVI (997´ 998) 140. 999´1003 ´ SILVESTRE II, francês 141. 1003 ´ JOÃO XVII, romano 8 / 20 Lista contendo todos os papas Escrito por 142. 1003´1009 ´ JOÃO XVIII, de Áscoli Piceno 143. 1009´1012 ´ SÉRGIO IV, romano 144. 1012´1024 ´ BENTO VIII, romano Antipapa: Gregório (1012) 145. 1024´1032 ´ JOÃO XIX, romano 146. 1033´1044 ´ BENTO IX, romano (primeiro pontificado) 147. 1045 ´ SILVESTRE III, romano 148. 1045 ´ BENTO IX, romano (segundo pontificado) 149. 1045´1046 ´ GREGÓRIO VI, romano 150. 1046´1047 ´ CLEMENTE II, alemão 151. 1047´1048 ´ BENTO IX (terceiro pontificado) 152. 1048 ´ DÂMASO II, alemão 153. 1049´1054 ´ S. LEÃO IX, de Egisheim, Alemanha 154. 1054´1057 ´ VÍTOR II, de Dollestein, Alemanha 155. 1057´1058 ´ ESTÊVÃO IX (X), de Lorena, Alemanha Antipapa: Bento X (1058) 156. 1059´1061 ´ NICOLAU II, de Borgonha, França 157. 1061´1073 ´ ALEXANDRE II, Milão Antipapa: Honório II (1061´1072) 158. 1073´1085 ´ S. GREGÓRIO VII, de Soana, perto de Sena 9 / 20 Lista contendo todos os papas Escrito por Antipapa: CLEMENTE III (1080 e 1084´1100) 159. 1086´1087 ´ B. VÍTOR III, de Benevento 160. 1088´1099 ´ B. URBANO II, francês 161. 1099´1118 ´ PASCOAL II, de Viterbo Antipapa: Teodorico (1100´1102), Alberto (1102), Silvestre IV (1105´1111) 162. 1118´1119 ´ GELÁSIO II, de Gaeta Antipapa: Gregório VIII (1118´1121) 163. 1119´1124 ´ CALISTO II, de Borganha, França 164. 1124´1130 ´ HONÓRIO II, de Ímola Antipapa: Celestino II, (1124) 165. 1130´1143 ´ INOCÊNCIO II, romano Antipapas: Anacleto II (1130´1138), Vítor IV (1138) 166. 1143´1144 ´ CELESTINO II, de Cittá di Castello 167. 1144´1145 ´ LÚCIO II, de Bolonha 168. 1145´1153 ´ B. EUGÊNIO III, de Pisa 169. 1153´1154 ´ ANASTÁCIO IV, romano 170. 1154´1159 ´ ADRIANO IV, inglês 171. 1159´1181 ´ ALEXANDRE III, Sena Antipapas: Vítor IV (1159´1164); Pascoal III (1164´1168); 10 / 20 Lista contendo todos os papas Escrito por Calisto III (1168´1178); Inocêncio III (1179´1180) 172. 1181´1185 ´ LÚCIO III, de Lucca 173. 1185´1187 ´ URBANO III, de Milão 174. 1187 ´ GREGÓRIO VIII, de Benevento 175. 1187´1191 ´ CLEMENTE III, romano 176. 1191´1198 ´ CELESTINO III, romano 177. 1198´1216 ´ INOCÊNCIO III, Anagni 178. 1216´1227 ´ HONÓRIO III, romano 179. 1227´1241 ´ GREGÓRIO IX, Anagni 180. 1241 ´ CELESTINO IV, Milão 181. 1243´1254 ´ INOCÊNCIO IV, de Gênova 182. 1254´1261 ´ ALEXANDRE IV, de Anagni 183. 1261´1264 ´ URBANO IV, francês 184. 1265´1268 ´ CLEMENTE IV, francês 185. 1271´1276 ´ B. GREGÓRIO X, de Piacenza 186. 1276 ´ B. INOCÊNCIO V, de Savóia, França 187. 1276 ´ ADRIANO V, de Gênova 188. 1276´1277 ´ JOÃO XXI, português 189. 1277´1280 ´ NICOLAU III, romano 190. 1281´1285 ´ MARTINHO IV, francês 11 / 20 Lista contendo todos os papas Escrito por 191. 1285´1287 ´ HONÓRIO IV, romano 192. 1288´1292 ´ NICOLAU IV, de Áscoli Piceno 193. 1294 ´ S. CELESTINO V, de Isérnia 194. 1294´1303 ´ BONIFÁCIO VIII, de Anagni 195. 1303´1304 ´ B. BENTO XI, de Treviso 196. 1305´1314 ´ CLEMENTE V, francês 197. 1316´1334 ´ JOÃO XXII, francês Antipapa: Nicolau V (1328´1330) 198. 1334´1342 ´ BENTO XII, francês 199. 1343´1352 ´ CLEMENTE VI, francês 200. 1352´1362 ´ INOCÊNCIO VI, francês 201. 1362´1370 ´ B. URBANO V, francês 202. 1370´1378 ´ GREGÓRIO XI, francês 203. 1378´1389 ´ URBANO VI, de Nápoles 204. 1389´1404 ´ BONIFÁCIO IX, Nápoles 205. 1404´1406 ´ INOCÊNCIO VII, de Sulmona 206. 1406´1417 ´ GREGÓRIO XII, veneziano Antipapas: Clemente VII (1378´1394); Bento XIII (1394´1423); Alexandre V (1409´1410); João XXIII (1410´1415) 12 / 20 Lista contendo todos os papas Escrito por 207. 1417´1431 ´ MARTINHO V, de Genazzano (Roma) 208. 1431´1447 ´ EUGÊNIO IV, de Veneza Antipapa: Félix V (1439´1449) 209. 1447´1455 ´ NICOLAU V, de Sarzana, Gênova 210. 1455´1458 ´ CALISTO III, espanhol 211. 1458´1464 ´ PIO II, de Pienza, Sena 212. 1464´1471 ´ PAULO II, de Veneza 213. 1471´1484 ´ SISTO IV, de Celle Lígure (Savona) 214. 1484´1492 ´ INOCÊNCIO VIII, de Gênova 215. 1492´1503 ´ ALEXANDRE VI, espanhol 216. 1503 ´ PIO III, de Sena 217. 1503´1513 ´ JÚLIO II, de Savona 218. 1513´1521 ´ LEÃO X, de Florença 219. 1521´1523 ´ ADRIANO VI, holandês 220. 1523´1534 ´ CLEMENTE VII, de Florença 221. 1534´1549 ´ PAULO III, de Viterbo 222. 1550´1555 ´ JÚLIO III, romano 223. 1555 ´ MARCELO II, de Montepulciano (Sena) 224. 1555´1559 ´ PAULO IV, de Nápoles 225. 1559´1565 ´ PIO IV, de Milão 13 / 20 Lista contendo todos os papas Escrito por 226. 1566´1572 ´ S. PIO V, de Bosco Marengo, perto de Alexandria, Itália 227. 1572´1585 ´ GREGÓRIO XII, de Bolonha 228. 1585´1590 ´ SISTO V, de Grottammare 229. 1590 ´ URBANO VII, romano 230. 1590´1591 ´ GREGÓRIO XIV, de Cremona 231. 1591 ´ INOCÊNCIO IX, de Bolonha 232. 1592´1605 ´ CLEMENTE VIII, de Florença 233. 1605 ´ LEÃO XI, de Florença 234. 1605´1621 ´ PAULO V, romano 235. 1621´1623 ´ GREGÓRIO XV, de Bolonha 236. 1623´1644 ´ URBANO VIII, de Florença 237. 1644´1655 ´ INOCÊNCIO X, romano 238. 1655´1667 ´ ALEXANDRE VII, de Sena 239. 1667´1669 ´ CLEMENTE IX, de Pistóia 240. 1670´1676 ´ CLEMENTE X, romano 241. 1676´1689 ´ INOCÊNCIO XI, de Como 242. 1689´1691 ´ ALEXANDRE VIII, de Veneza 243. 1691´1700 ´ INOCÊNCIO XII, de Nápoles 245. 1700´1721 ´ CLEMENTE XI, de Urbino 245. 1721´1724 ´ INOCÊNCIO XIII, romano 14 / 20 Lista contendo todos os papas Escrito por 246. 1724´1730 ´ BENTO XIII, de Bari 247. 1730´1740 ´ CLEMENTE XII, de Florença 248. 1740´1758 ´ BENTO XIV, de Bolonha 249. 1758´1769 ´ CLEMENTE XIII, e Veneza 250. 1769´1774 ´ CLEMENTE XIV, de Forli, Rímini 251. 1775´1799 ´ PIO VI, de Cesena 252. 1800´1823 ´ PIO VII, de Cesena 253. 1823´1829 ´ LEÃO XII, de Genga, Ancona 254. 1829´1830 ´ PIO VIII, de Cíngoli, Macerata 255. 1831´1846 ´ GREGÓRIO XVI, de Belluno 256. 1846´1878 ´ PIO IX, de Senigallia, Ancona 257. 1878´1903 ´ LEÃO XIII, de Carpineto 258. 1903´1914 ´ S. PIO X, de Riese, Treviso 259. 1914´1922 ´ BENTO XV, de Pegli, Gênova 260. 1922´1939 ´ PIO XI, de Désio, Milão 261. 1939´1958 ´ PIO XII, romano 262. 1958´1963 ´ JOÃO XXIII, de Sotto il Monte, Bérgamo 263. 1963´1978 ´ PAULO VI, de Concésio, Bréscia 264. 1978 ´ JOÃO PAULO I, de Canale D’Agordo*, Belluno 265. 1978 ´ JOÃO PAULO II, de Cracóvia, Polônia. 266. 2005 ´ Bento XVI, 15 / 20 Lista contendo todos os papas Escrito por Bavária, Alemanha. * Canale d´Agordo chamava-se, até 1964, Forno de Canale. NACIONALIDADE DOS PAPAS Sírios 6 Alemães 7 Africanos, 3 Espanhóis, 3 Dálmatas, 2 (iuguslavos), Português 1, Palestino 1, Inglês 1, Holandês 1, Polonês 1 Total 266 2. Duração dos Pontificados Os mais longos Pio IX 32 anos Leão XIII 25 anos João Paulo II 25 anos Pio VI 24 ´ Adriano I 23 ´ Pio VII 23 ´ 16 / 20 Lista contendo todos os papas Escrito por Alexandre II 22 ´ Clemente IX 21 ´ Urbano VIII 21 ´ S. Silvestre 21 ´ S. Leão I (Magno) 21 ´ S. Leão III 21 ´ Pascoal II 19 ´ Pio XII 19 ´ Inocêncio II 18 ´ João XXII 18 ´ Bento XIV 18 ´ Pio XI 17 ´ Os mais curtos Estevão 3 dias Bonifácio VI 10 ´ Urbano VII 15 ´ Marcelo II 20 ´ Teodoro II 20 ´ Celestino IV 20 ´ Dâmaso II 20 dias 17 / 20 Lista contendo todos os papas Escrito por Pio XIII 26 ´ Leão XI 26 ´ Adriano V 28 ´ João Paulo I 33 ´ Gregório VIII 57 ´ Inocêncio IX 62 ´ Vitor III 113 ´ 3. Número de papas por século Século / Número de papas I 5 II 10 III 14 IV 10 V 12 VI 13 VII 20 VIII 13 IX 20 X 23 XI 21 18 / 20 Lista contendo todos os papas Escrito por XII 16, XIII 17, XIV 10, XV 11, XVI 17, XVII 11, XVIII 8, XIX 6 XX 8 XXI  14. Papas que renunciaram. Ponciano, em 235. Celestino V, em 1294. Gregório XII, 1415 (havia sido deposto pelo Concílio de Pisa, depois renunciou espontaneamente). 5. Papas que foram depostos. Silvério, em 537. João X, em 928. João XI, em 935. João XII, em 963. Bento V, em 964 19 / 20 Lista contendo todos os papas Escrito por. Leão VIII, em 964. Gregório XII, deposto ilegalmente pelo Concílio de Pisa em 1409, abdicou em 1415. . Bento IX, deposto três vezes, em 1044, 1045 e em 1047. 6. Papas irmãos S. Paulo I, sucedeu em 757 ao seu irmão S. Estevão II (III). João XIX sucedeu em 1024 ao seu irmão Bento VIII. 7. Papas que reinaram várias vezes. Bonifácio VII (antipapa) foi eleito a primeira vez em 974 e novamente eleito em 978. . Bento IX (1032 ´ 1044), foi reeleito depois de ter sido deposto (1045), mais tarde foi novamente deposto e novamente reeleito (1047 ´ 1048).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

A SEMANA SANTA APLICADA AO NOSSO COTIDIANO

  Todos os anos celebramos a Semana Santa. Que é geralmente celebrada (salvo em alguns lugares), uma semana antes da Páscoa do Senhor. O Dom...