terça-feira, 26 de junho de 2018

O PODER DA BENÇÃO - PORQUE É IMPORTANTE PEDIR A BENÇÃO?

Vi uma postagem no Facebook que me chamou atenção, por isso, resolvi escrever uma reflexão sobre o tema. A postagem mostrava um cartaz onde aparecia duas crianças pedindo a bênção aos pais.

Este bonito gesto cristão  era um costume muito comum e hoje os pais esqueceram de ensinar seus filhos a pedir a bênção. 
Ainda no interior a gente vê em algumas famílias, as mais tradicionais ainda conservam este costume. 
Mas você sabia que ele é muito importante?

 * Disciplina a criança a ter respeito pelos mais velhos. Este gesto ensina a criança a submeter-se desde cedo à autoridade dos pais, ficam mais dóceis e mais obedientes. Mas, você perguntaria: Isso acontece por quê?

Isso acontece porque a bênção que é dada à criança é dada não em nome de si mesmo mas, em nome de Deus. Quando se pede a bênção, abençoa-se com a resposta "Deus te abençoe", não é assim?
Logo, essa bênção é dada com autoridade, ela é real e Deus age por meio de quem dá a bênção.

*A família é a primeira Igreja que uma criança frequenta. Dentro da família os pais são os sacerdotes. Por isso assim como Jesus o verdadeiro e sumo sacerdote os pais tem o dever de abençoar os filhos e devem incentivar os filhos a pedir  a bênção.

Na Sagrada Escritura encontramos Deus Pai abençoando o patriarca Abraão com a promessa de prosperidade; também encontramos Jacó (Israel) abençoando seus filhos. Deus abençoa Israel e sua descendência, essa descendência (os filhos), as futuras gerações recebem esta mesma bênção dada pelos seus pais.
A bênção não é um passe de mágica, mas é um dom de Deus. Ela nos faz estar constantemente ligados a Ele pela graça de seu amor.        
     
Deus não tira a autoridade dos pais e substitui pela sua, mas, as duas se completam. Não fosse assim o Senhor Jesus não teria se submetido à autoridade de seus pais terrenos Maria e José, seus tios e avós.

*O gesto de tomar bênção e beijar a mão tem um significado. Quando pedimos a bênção dos nossos pais ou dos mais velhos eles nos abençoam não em nome deles, mas em nome de Deus. Quando se beija a mão você está com esse gesto demonstrando que você reconhece na pessoa do mais velho a imagem e a autoridade de Deus neles pra te abençoar. É um gesto de humildade assim como fez Jesus que lavou os pés dos seus apóstolos. Pois quem não ama e não reconhece a autoridade dos pais e dos mais velhos como amará a Deus? Pois o quarto mandamento é honrar pai é mãe.

Assim também acontecia quando se beijava a mão do sacerdote ou o anel do Bispo. Nesse gesto a pessoa reconhece a  pessoa de Jesus na pessoa do sacerdote e do Bispo e a autoridade que cada um tem dada por Jesus à sua Igreja. Gesto de humildade. Pois Jesus disse: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração". (Mt 11, 28) Ou: - "...quem quiser ser o primeiro, seja o servo e último de todos". (Mc 9, 35).

Assim,  nós adultos também devemos abençoar e pedir a bênção uns dos outros.
Esse gesto tão lindo até hoje é feito nas comunidades judias. Também os primeiros cristãos oravam uns pelos outros e lhes impunham as mãos. 
Era nesse momento que acontecia a ação do Espírito Santo. Não havia as "igrejas", os templos e os cristãos reuniam nas casas para fazer as orações. Dentro das famílias acontecia a celebração da palavra e da Eucaristia e dentro das famílias muitos eram batizados na água e no Espírito Santo.

PODEMOS AMALDIÇOAR AS PESSOAS?    

Nós podemos e devemos, como cristãos, desejar o bem ás pessoas e até mesmo abençoá-las, mas NUNCA amaldiçoá-las. Se o próprio Jesus nos ensinou a amar os nossos inimigos, falar bem de quem fala mal, orar por quem até nos deseja o mal (Mateus 5), quem somos nós para contrariar? Deixa isso nas mãos de Deus. 

Quando abençoamos nós oferecemos por meio da bênção a graça necessária para que Deus lhe conceda uma vida feliz. 
Devemos abençoar não uma vez, mas, quantas vezes necessário for.  
Embora no Antigo Testamento Deus havia dado o poder de bênção e maldição, Jesus Cristo retificando as Escrituras disse que devemos abençoar e amar-nos uns aos outros com o mesmo amor que ele nos amou.

O gesto de pedir a bênção é justamente reconhecer que na figura dos mais velhos está a figura do amor de Deus. Que somos uma só família.
Assim como chamamos os mais velhos de senhor ou senhora estamos reconhecendo na pessoa a figura do único e verdadeiro Senhor Jesus Cristo. Também reconhecemos as palavras do Senhor Jesus que disse: "Onde está o próximo aí está teu irmão!"   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

A FALSA IGREJA CATÓLICA DENTRO DA VERDADEIRA IGREJA CATÓLICA A. ROMANA

  O assunto que vamos abordar hoje é muito sério. Existe uma falsa uma falsa Igreja Católica dentro da Igreja Católica verdadeira? Podemos...