sábado, 9 de junho de 2018

O QUE É A DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS? - Onde e como surgiu?





No mês de junho a Igreja dedica este mês ao Sagrado Coração de Jesus.  
A devoção ao coração ferido de Jesus tem suas origens no século XI, quando os cristãos piedosos meditavam nas cinco chagas de Jesus.
Entretanto, somente em 1670 o sacerdote francês João Eudes celebrou a primeira festa do Sagrado Coração de Jesus.


Naquela época, cresceram entre os fiéis as orações ao Sagrado Coração, à chaga do ombro de Jesus e às devoções privadas. Todas ajudaram os cristãos a se concentrarem em sua Paixão e Morte, de tal maneira que conseguiram crescer no amor a Jesus.
Os santos Padres da Igreja já falavam dela; tudo brota daquele Coração “manso e humilde” que por nós foi transpassado pela lança do soldado, na Cruz do Calvário. Dele saiu sangue e água, símbolos do Batismo e da Eucaristia, e também da Igreja, Esposa de Cristo, que nasceu do lado aberto do novo Adão, como Eva nasceu do lado aberto do primeiro.

Parte também dos Ensinamentos de Jesus que diz: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração". (Mt11, 6).
O Coração de Jesus manso e humilde deseja que nós também seus discípulos, membros de sua Igreja possamos também ser mansos e humildes.     

Todas as formas de devoções que a Igreja ensina e nos propõe possui um sentido teológico. Nada é inconsistente e difere das verdades do Evangelho. Pelo contrário, elas são fundamentadas dentro do ensinamento bíblico e da catequese da Igreja. 

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é com certeza muito rica. Parte daquele momento da crucificação onde o lado de Jesus é transpassado pela lança do soldado romano e da ferida aberta jorrou sangue e água.

Para entender vamos ao trecho do Evangelho:  Jo19, 31-37


Os judeus temendo que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, (pois era véspera da Páscoa), pediram a Pilatos que quebrassem as pernas e fossem retirados. Vieram os soldados e quebraram as pernas do primeiro e do outro que foram crucificados. Chegando, porém, a Jesus e vendo que estava morto não lhe quebraram as pernas, mas, o soldado abriu-lhe o lado com uma lança e imediatamente saiu sangue e água. 
O que foi testemunha deste fato o atesta (e o seu testemunho é verdadeiro), a fim de que vós creiais. Assim se cumpriu a Escritura que diz: "Nenhum de seus ossos será quebrado" (Êx12, 46). E em outra parte da Escritura diz: "Olharão para aquele que o transpassaram" (Zac12, 10).   

São João descreve este fato dizendo que seu testemunho é verdadeiro. Um fato que poderia passar despercebido aos olhos humanos se tal não tivesse um sentido maior e o sentido é que a Igreja à luz do Espírito Santo entendeu que essa ferida aberta do lado de Nosso Senhor possui um grande ensinamento: Jesus morreu por amor a todos os pecadores. Ele veio para nos salvar de nossos pecados. 
O seu lado aberto pelo soldado nos mostra que o seu Coração transpassado pela lança é canal aberto da graça e da Salvação. O Senhor Jesus possui seu coração inflamado de amor por nós. 

Ele veio unicamente para nos salvar e cabe a cada um de nós buscarmos seu amor. 
Quando é que o homem podia salvar-se a si mesmo? Nos diz a Sagrada Escritura: "Porque todos percaram e estão privados da glória de Deus" (Rom3, 23)
Essa foi a missão salvadora do Filho de Deus. Ele veio ao nosso encontro para que pudéssemos ser restituídos dessa glória. 
É pela graça que somos libertos.

"Sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus". (Rom3, 24) 

"Éramos como os outros, por natureza verdadeiros objetos da ira (divina). Mas Deus, que é rico em misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou, quando éramos mortos em consequência dos nossos pecados, deu-nos a vida juntamente com Cristo - é por graça que fostes salvos!" (Ef 2, 3-5)

O Coração misericordioso de Jesus trouxe-nos a graça da Salvação. Cabe a cada um de nós merecer esta graça. É por isso que ele não se cansa de nos oferecer os meios pelos quais damos continuidade aos efeitos dessa graça santificante e ao mesmo tempo salvadora. Esses meios que a Igreja chama de Sacramentos, os quais partem do coração misericordioso de Jesus.

Pelos Sacramentos recebemos a força necessária pela ação do Espírito Santo para sermos verdadeiros cristãos. 
Além disso Jesus nos oferece outros meios pelos quais possamos estar intimamente ligados ao seu Sagrado Coração que são as virtudes teologais: a Fé, a Esperança e a Caridade. Ou seja, vida de Oração. O jejum e praticar o Evangelho. Abandonar-se, confiando no amor misericordioso de Jesus. Renuncia de si mesmo em prol do irmão necessitado. Ser e agir com caridade tendo em nossos corações a mesma mansidão do Coração de Jesus.

"Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração" (Mt11, 29)      

Do lado aberto de Nosso Senhor Jesus Cristo, ensina a Igreja brotou os  Sacramentos que são os canais que nos conduzem à Deus.

O Coração de Jesus é porta aberta, está cheio de amor por nós. É uma chaga que inflama de amor por todos os pecadores. 
Por isso a devoção ao Sagrado Coração de Jesus foi estabelecida pela Igreja para que possamos meditar e viver esse amor como Ele um dia nos disse: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!" (Jo15, 12).
Dentro do Coração misericordioso de Jesus está o amor por todos os pecadores que queiram buscá-lo e segui-lo tornando-se  seu verdadeiro e autêntico discípulo.
Nosso Senhor com seu lado aberto nos ensina que também também devemos ter o nosso coração voltado para a misericórdia e o perdão como Ele nos perdoou no alto da Cruz.

"Porque se não perdoardes uns aos outros como o Pai vos perdoará?" (Mt6, 15) 
"Sede misericordiosos como vosso Pai do Céu é misericordioso!" (Lc6, 36).

 Buscar a misericórdia de Deus e ao mesmo tempo sermos misericordiosos.  

A devoção ao Sagrado coração de Jesus ganhou mais foco através de Santa Margarida Maria de Alocoque lá pelos anos 1647-1690; e foi difundida pelo seu confessor São Cláude de la Colombiére. (1567-1622). 

Santa Joana de Chantal (1572-1641), morrendo antes de completar 45 anos, em 17 de outubro de 1690, sendo canonizada em 1920, pelo papa Bento XV. Recolhida, em profunda oração, pela porta do tabernáculo saiu uma espécie de vapor que foi se transformando na figura de homem que se encaminhou até ela e ali na sua presença abriu a túnica que lhe cobria o peito, lhe mostrando o coração em chamas inextinguível e lhe disse:

“Eis aqui o coração que tanto amou os homens e pelos quais e tão mal correspondido pelo menos tu, filha minha, chora pelos que me ofendem, geme pelos que não querem orar, imola-te pelos que renegam e blasfemam contra o meu santo nome. Prometo-te na grandeza do meu amor que abençoarei os lares que neles me hospedem, que os que comungarem durante nove primeiras sextas-feiras seguidas, não morrerão sem receber os sacramentos da penitência e da Eucaristia.”
Depois de 150 anos de enormes dificuldades impostas especialmente pelos jansenistas e o terror da Revolução Francesa, em 1856, o papa Pio IX instituiu a festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus, propondo, segundo a recomendação dos santos, a consagração do mundo ao Coração de Jesus. 
Duzentos anos depois que Santa Margarida pediu ao Rei Luís XIV a consagração da França ao Coração de Jesus, o grande presidente do Equador, Gabriel Garcia Moreno, consagrou seu país em 1873, ao Coração de Jesus.
Vários Papas incentivarem esta devoção através de encíclicas. Atualmente a festa do Sagrado Coração na sexta-feira após a festa de Corpus Cristi. Leão XIII na “Annum Sacrum” (1899), deixou-nos a Oração para consagração ao Sagrado Coração. Pio XI na “Miserentissimus Redemptor” (1928); Pio XII na “Haurietis aquas” (1956); João Paulo II na “Redemptor Hominis” (1979) e Bento XVI em carta ao Pe. Kolvenbach Geral da Comapanhia de Jesus, falaram da importância dessa devoção. Em 1872, Pio IX concedeu indulgências especiais aos que portassem o escapulário com a imagem do Sagrado Coração.
A piedade ligada ao Coração de Jesus está em união com a devoção ao Imaculado Coração de Maria. 
Muitos santos recomendaram esta devoção: São João Eudes, Santa Margarida Maria Alacoque, São Luís Grignion de Montfort, Santa Catarina Labouré e São Maximiliano Kolbe.
Numerosas foram às promessas do Sagrado Coração de Jesus sendo as mais admiráveis as seguintes:
1. Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
2. Eu farei reinar a paz em suas famílias.
3. Eu os consolarei em todas as suas aflições.
4. Serei seu refúgio seguro durante a vida e sobretudo na morte.
5. Derramarei muitíssimas bênçãos sobre todas as suas empresas.
6. Os pecadores encontrão em meu Coração a fonte e o mar infinito da misericórdia.
7. As almas tíbias se tornarão fervorosas.
8. As almas fervorosas elevar-se-ão rapidamente a grande perfeição.
9. Abençoarei Eu mesmo as casas onde a imagem do meu Coração estiver exposta e venerada.
10. Darei aos sacerdotes o dom de abrandar os corações mais endurecidos.
11. As pessoas que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no meu Coração e dele nunca serão apagados.
12. No excesso da misericórdia do meu amor todo poderoso darei a graça da perseverança final aos que comungarem na primeira sexta feira de nove meses seguidos.
Qual é o alcance das promessas ligadas ao culto da imagem do Sagrado Coração?
O culto da imagem do Sagrado Coração é tão importante na prática da devoção a este divino Coração, e tão vivo o desejo que tem Nosso Senhor de ver o seu amor para conosco manifestado por meio desta imagem e exaltado nela, que o moveu a fazer as mais extraordinárias promessas às nações, às famílias, às comunidades e às pessoas, que honrarem este emblema do seu amor.
Já conhecemos minuciosamente as promessas feitas às nações, que colocarem esta imagem nos estandartes.


Quais são as bênçãos prometidas às famílias e às casas, em que esta imagem for venerada?
1. Nosso Senhor certificou-me, diz Santa Margarida Maria, que tem o maior prazer em ser honrado sob o emblema deste Coração de carne, cuja imagem deseja ver publicamente exposta, para assim comover o coração insensível dos homens;
2. Que, sendo o seu Coração a fonte de todas as bênçãos, as derramará copiosamente em todos os lugares, em que estiver exposta a imagem deste amável Coração, para ser amado;
3. Que ela atrairá toda a espécie de bênçãos sobre os lugares, em que for exposta para receber singulares homenagens.
Quais são as bênçãos prometidas às comunidades, que honrarem esta imagem?
“Nosso Senhor derramará a suava unção da sua ardente caridade em todas as comunidades, em que for honrada com amor esta divina imagem, e desviará delas os golpes da justa ira de Deus”.
Quais são as bênçãos prometidas às pessoas, que honrarem esta imagem?
“Nosso Senhor derramará com abundância no coração de todos aqueles que honrarem a imagem do seu Sagrado Coração todos os dons de que está cheio”.


“Imprimirá o seu amor nos corações daqueles que trouxerem esta imagem, destruirá neles todos os movimentos desregrados”.
Quais foram os primeiros frutos destas promessas?
Os efeitos das divinas promessas relativas as imagem do Coração de Jesus manifestaram-se no próprio dia, em que o culto desta santa imagem foi inaugurado em Paray. As Irmãs contemporâneas, depois de descreverem a primeira festa celebrada em honra da imagem do Sagrado Coração a 20 de julho de 1685 acrescentam:
“Apenas esta devoção se estabeleceu no noviciado de Paray, o Senhor mostrou claramente, quanto ela lhe era agradável, derramando dum modo particular as suas bênçãos sobre a comunidade. Viu-se desde logo perfeita renovação na fidelidade às observâncias religiosas e o fervor aumentava sem cessar”.
Santa Margarida Maria especialmente teve a maior parte nestas divinas promessas. No meio dos extraordinários sofrimentos ela ia procurar força ora diante do tabernáculo, ora diante duma imagem do Sagrado Coração.
No mês de agosto de 1688, pouco depois de conhecer que Roma tinha negado autorização, para se celebrar a festa do Sagrado Coração, a serva de Deus escrevia à Madre de Saumaise: “Ao receber esta notícia, fui prostra-me diante da imagem do Coração de Jesus, para lhe fazer as minhas queixas. Mas obtive esta resposta: Para que te afliges com o que há de ser para a minha maior glória? Fica, pois em paz”.
À remessa, que a Madre Greyfié lhe tinha mandado de várias imagens e dum pequeno quadro do divino Coração, respondia a Santa: “Não posso dizer-vos a consolação que me destes, enviando-me a amável representação do único objetivo do meu amor e certificando-me que desejais auxiliar-nos honrando-O com a vossa comunidade. Sinto com isto uma alegria mil vezes maior do que se me fizésseis possuidora de todos os tesouros da terra. Quando vi a representação deste divino Coração, pareceu-me recuperar uma vida nova. A minha alma estava submergida num mar de amargura e de sofrimento, que se transformou em grande paz completa submissão a todas as disposições da Providência, e desde então parece-me, que não há nada que seja capaz de me perturbar”.
Os mesmos frutos de graça então reservados para aqueles, que derem a Nosso Senhor a consolação, que Ele deseja, de ser honrado no emblema de um coração de carne.


Retirado do livro: “O Coração de Jesus”.
Fonte: www.cleofas.com.br.
______________________________________________

O que mais importa para nós cristãos é a simbologia e o real significado do Coração de Jesus

A devoção deve ser encarada como uma extensão da vontade e do propósito humano. 

É através dele que se expressa a santidade humana, sua vontade, alma e seus pensamentos.
O coração é o símbolo que melhor demonstra a união de todos os sentimentos de uma pessoa. O coração expressa o que está no íntimo de nosso ser e de nossa alma. Quando o primeiro Mandamento diz "amar a Deus sobre todas as coisas", Deus quer que o amemos de todo coração ou com todo nosso entendimento. Isso significa que devemos amá-lo no profundo do nosso ser.


Quando dizemos que "fizemos isto ou aquilo de coração" queremos dizer que o fizemos com amor e muito carinho. Isto remete ao mais íntimo de nós. Quem mais que Jesus mais amou e sacrificou-se mais por nós? Quem, senão em Jesus depositamos toda nossa confiança? Pois, sabemos bem que somente ele possui um coração misericordioso, todo cheio de amor pelos homens. Ele nos ama e nos perdoa.        

É nele que guardamos nossas vontades mais sinceras e é através dele que mostramos nossos sentimentos.
É por isso que adoramos Jesus, é por ele que celebramos e pedimos com todas as forças e pensamentos e é nele que colocamos todo o nosso foco: no amor de Cristo. O coração é um dos modos para falar do infinito amor de Deus, do amor que chega a seu ponto alto com a vinda de Jesus.



O APOSTOLADO DA ORAÇÃO E A DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS



O que é o Apostolado da Oração  ?

O Apostolado da Oração (AO) é um movimento leigo dentro da Igreja Católica e está intimamente ligado à ordem dos jesuítas, a Companhia de Jesus. Começou em 1884 em um Colégio dessa ordem na França, onde estudantes de filosofia e teologia estavam ansiosos para fazer algum apostolado. 


Seu orientador lhes fez ver que enquanto eram estudantes não tinham condições para fazer pregação e outros trabalhos de apostolado direto. O que poderiam fazer era oferecer seus estudos, os sacrifícios voluntários e outros atos de piedade. Dois anos depois, este mesmo padre orientador espiritual publicou um livro chamado O Apostolado da Oração. O livro e a devoção obtiveram a aprovação do superior geral da ordem dos jesuítas, e o próprio papa Pio IX aprovou-os em 1849.


Um bom teólogo, padre Gautrelet, SJ, deu o embasamento teológico à devoção ao Sagrado Coração, bem como ao AO, e daí por diante a devoção se propagou rapidamente.


Em 1861 começou a circular o Mensageiro do Coração de Jesus, como órgão oficial do AO. Passou a ser publicado em várias línguas, e a associação recebeu estatutos próprios e a aprovação oficial do papa.
A sede da associação está em Roma e o superior geral dos jesuítas é também o superior geral do AO. Ele os dirige por intermédio de um delegado e um secretário-geral.

A ideia central, da qual nasceu o AO, é esta: todos os batizados são chamados a cooperar na edificação do Corpo da Igreja e da comunidade de fé. Nem todos o fazem da mesma maneira (Ef 4,16). Nem todos podem trabalhar diretamente como apóstolos e missionários. Mas todos podem e devem fazê-lo por meio da oração e do sacrifício. São Paulo diz (Cl 1,24) que o cristão deve completar em sua pessoa o que falta à Paixão de Cristo, em favor do Corpo de Cristo, a Igreja. Assim, nossa vida torna-se um sacrifício, uma oblação oferecida com Cristo, em Cristo, para a Glória de Deus e a salvação do próximo.

O Apostolado da Oração no Brasil

O AO começou no Brasil em Itu, São Paulo, em 1871, por iniciativa do padre Bartolomeu Taddei, SJ, considerado o fundador e propagador do AO no Brasil. Antes disto houve um pequeno centro isolado em Pernambuco, em 1867, mas que não teve projeção nacional. Em 1888 havia cerca de trezentos centros de AO pelo Brasil inteiro, com mais de 400 mil membros. Com a difusão do AO houve um despertar intenso para a Sagrada Eucaristia e a vida de fé. Atualmente, o AO continua a crescer em fervor espiritual e apostólico, em todo o território nacional. (Trechos extraídos do livro de Pe. Otmar Jacob Schwengber, SJ, Apostolado da Oraçãoe MEJ em perguntas e respostas, Edições Loyola, 2011).



TRABALHOS E DEVOÇÕES

Os membros praticam e difundem especialmente as devoções ao Espírito Santo, ao Sagrado Coração de Jesus (por meio da Festa do Sagrado Coração de Jesus nas Primeiras Sextas-Feiras do mês, fazem as Horas Santas (adoração ao Santíssimo Sacramento), Entronizam o Sagrado Coração de Jesus nos lares e a Consagração das famílias ao Sagrado Coração de Jesus), à Nossa Senhora e aos Santos Padroeiros (São Francisco Xavier e Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face) e aos chamados Santos Promotores do culto ao Sagrado Coração de Jesus, com destaque Santa Margarida Maria Alacoque e a São Cláudio de La Colombiére.

O o objetivo do Apostolado da Oração,  conseguir nossa santificação pessoal e a salvação do mundo mediante a evangelização e a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. 


Já em 1917  contava com 20 milhões de associados. E em 1960 chegava ao dobro em todo o mundo, passando de um milhão na Espanha; suas 200 revistas tinham 15 milhões de inscrições. A maior instituição de todo o mundo.






Seus membros usam uma fita vermelha com uma medalha onde está cunhada um ícone do Sagrado Coração e as insígnias do Apostolado da Oração. 


O seu Estatuto assim define:


 "O Apostolado da Oração constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo.”

O Apostolado da Oração é a união de pessoas que procuram consagrar suas vidas a Deus pela oração e pelo testemunho. É um serviço à igreja. A principal devoção é o culto ao Sagrado Coração de Jesus. Os membros do Apostolado encontram na oração e na vida sacramental, a força e a vitalidade. 
O Apostolado da Oração é uma associação de âmbito universal da Igreja Católica. A espiritualidade do Apostolado se baseia no oferecimento do dia, na vivência da Eucaristia, na devoção especial a Nossa Senhora, rezando diariamente o terço, e na invocação do Divino Espírito Santo, fonte de paz e de sabedoria eterna. O Apostolado está sempre em sintonia com o Papa.
Podem participar do Apostolado, pessoas de ambos os sexos, inscrevendo-se como associados, inicialmente, e depois de um determinado prazo de vivência, passarão a Zeladores. A dimensão espiritual, a animação religiosa e a formação das lideranças do Apostolado da Oração cabem ao diretor espiritual.
O Papa João Paulo II assim se expressou:



 “O testemunho do Coração do Papa e do Coração de Cristo é o Apostolado da Oração.”


                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

A FALSA IGREJA CATÓLICA DENTRO DA VERDADEIRA IGREJA CATÓLICA A. ROMANA - A CRISE NA IGREJA CATÓLICA

  O assunto que vamos abordar hoje é muito sério. Existe uma falsa uma falsa Igreja Católica dentro da Igreja Católica verdadeira? Podemos...