quarta-feira, 15 de agosto de 2018

HISTÓRIA DE SÃO BENEDITO – O MOURO




PADROEIRO DA COZINHA, DOS COZINHEIROS
 E DOS ALIMENTOS







São Benedito nasceu perto de Messina, na ilha da Sicília, Itália, no ano de 1526. Benedito significa abençoado. Seus pais foram escravos vindos da Etiópia para a Sicília. Era filho de Cristóvão Manasceri e de Diana Larcan.

O casal não queria ter filhos para não gerarem mais escravos. O senhor deles, sabendo disso, prometeu que, se eles tivessem um filho, daria a ele a liberdade. Assim, eles tiveram Benedito. E, como prometido, ele foi libertado pelo seu senhor ainda menino.
Benedito foi educado por seus pais na fé cristã. Quando menino, cuidava das ovelhas e sempre aproveitava para rezar o Rosário, ensinado por sua mãe.

Outras fontes dizem que:

Benedito, o Mouro (ordem OFM Cap), conhecido também como Benedito, o NegroBenedito, o AfricanoBenedito de PalermoMouro, geralmente chamado simplesmente de São Benedito (Sicília, 31 de março de 1524 - Palermo, 4 de abril de 1589), é um santo católico que, segundo algumas versões de sua história, nasceu em 1524 na Sicília (Itália), em família pobre e descendente de africanos escravizados na Etiópia. Outras versões dizem que foi um escravo capturado no Norte da África, o que era muito comum no sul da Itália nesta época. Neste caso, ele seria de origem moura, e não etíope. Chamado pelo apelido de "mouro" devido a cor parda da pele.


A vida de São Benedito
Aos 18 anos de idade, já havia decidido consagrar-se ao serviço de Deus, e, aos 21, um monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis chamou-o para viver entre eles. Benedito aceitou. Fez votos de pobrezaobediência e castidade, e, coerentemente, caminhava descalço pelas ruas e dormia no chão sem cobertas. Era muito procurado pelo povo, que desejava ouvir seus conselhos e pedir-lhe orações.
Cumprindo seu voto de obediência, depois de 17 anos entre os eremitas, foi designado para ser cozinheiro no Convento dos Capuchinhos. Sua piedadesabedoria e santidade levaram seus irmãos de comunidade a elegê-lo Superior do Mosteiro, apesar de analfabeto e leigo, pois não havia sido ordenado sacerdote. Seus irmãos o consideravam iluminado pelo Espírito Santo, pois fazia muitas profecias. Ao terminar o tempo determinado como Superior, reassumiu com muita humildade mas com alegria suas atividades na cozinha do convento.

Quando tinha 20 anos foi insultado por causa de sua raça. Porém, com muita calma e paciência suportou tudo. Vendo isso, o líder dos eremitas franciscanos, Frei Jerônimo Lanza, convidou-o para fazer parte da congregação. São Benedito aceitou prontamente, vendeu tudo o que tinha e se tornou um eremita franciscano, ficando com eles por volta de 5 anos.

Papa Pio IV, desejando unificar a ordem franciscana, ordenou aos eremitas que se juntassem a qualquer ordem religiosa. Benedito foi para o mosteiro da Sicília, um convento em Santa Maria de Jesus. Era o convento dos franciscanos capuchinhos. Benedito entrou como irmão leigo, assumindo uma função tida como secundária: a de cozinheiro. Benedito, porém, fez da cozinha um santuário de oração e fervor. Vivia sempre alegre e com muita mansidão, conquistando a todos com sua comida saborosa e sua simpatia.
Foi transferido depois para o convento de Sant’Ana di Giuliana, ficando por 4 anos. Depois retornou para o convento de Santa Maria de Jesus, permanecendo ali até sua morte.
De um Simples frade à Superior do mosteiro

Por causa de sua vida exemplar, trabalho, oração e ajuda a todos, Frei Benedito tornou-se um líder natural. Em 1578 foi convidado para ser o Guardião, (superior) do mosteiro, cargo que aceitou depois de muita relutância. Apesar de ser analfabeto, administrou o mosteiro com grande sucesso, seguindo com rigor os preceitos de São Francisco. Organizou os noviços, foi caridoso os padres, era o primeiro a dar exemplo nas orações e no trabalho.

São Benedito, um analfabeto procurado pelos teólogos

Os teólogos vinham de longe para conversar com São Benedito e aprender com ele. Frei Benedito tinha o dom da sabedoria e o dom da ciência. E, apesar de sua condição de analfabeto, ensinava a todos.
Mandava os porteiros não dispensarem nenhum pobre sem antes dar-lhes alimento e ajuda, mesmo na dificuldade do mosteiro. Quando termina seu mandato como superior, ele volta com alegria para o seu ofício de cozinheiro.
A fama de São Benedito

Todos queriam ver e tocar em São Benedito, por causa de sua fama de santidade, palavras, milagres e orações. Os escravos simpatizavam muito com ele, por ser negro, pobre e com grandes virtudes. Em torno do seu nome surgiram numerosas irmandades. São Benedito é um dos Santos mais populares no Brasil, com inúmeras paróquias por todos os lugares inspiradas em seu modelo de humildade e caridade.

Os Milagres de São Benedito

Grande é o número de milagres de São Benedito, inclusive a ressurreição de dois meninos, a cura de vários cegos e surdos, a multiplicação de peixes e pães, e vários outros milagres. Alguns milagres de multiplicação de alimentos aconteceram na cozinha de São Benedito. Por isso, ele é tido carinhosamente pelo povo como o Santo Protetor da cozinha, dos cozinheiros, contra a fome e a falta de alimentos.

Falecimento
Um dia Frei Benedito profetizou que quando morresse teria que ser enterrado às pressas para evitar problemas para seus irmãos. Depois disso, ficou gravemente doente e faleceu no dia 4 de abril de 1589, aos 65 anos de idade.
E a profecia se cumpriu: quando ele faleceu uma multidão invadiu o mosteiro para vê-lo, conseguir algum objeto seu ou um pedaço de sua roupa de monge para terem como relíquia do santo pobre e humilde, causando problemas para o convento.
Na porta de sua cela, no Convento de Santa Maria de Jesus de Palermo, se encontra uma placa com a inscrição em italiano indicando que era a Cela de São Benedito e, embaixo, as datas 1524-1589, para indicar as datas do nascimento e de sua morte. Alguns autores indicam 1526 como o ano de seu nascimento, mas os Frades do Convento de Santa Maria de Jesus consideram que a data certa é 1524.
.
Na hora de sua morte ele disse com muita alegria: Jesus! Jesus! Minha mãe, doce Maria! Meu Pai São Francisco! E morreu em paz. Seu corpo foi transladado para a igreja e exalava suave perfume. Exumado posteriormente, estava intacto, (incorrupto). Em 1611 seu corpo foi colocado em uma urna de cristal na igreja de Santa Maria em Palermo para visitação e permanece até os dias de hoje.

Milagres de São Bendito

Benedito, pela graça de Jesus, realizou muitos milagres, tanto durante a sua vida mortal, quanto mais ainda depois de sua morte, ele pode ser, sem dúvida, chamado como S. Antônio de Pádua, de um milagreiro. 



Benedito curou os doentes, depois de orar com fé fervorosa, com um único sinal da cruz ou com o toque de sua mão, ou ungindo enfermos com o óleo da lâmpada acesa diante do altar da Santíssima Virgem, e depois de sua morte, curou muitos doentes que tocavam sua relíquia e invocando sua intercessão.


Ele deu vista aos cegos, fez os coxos andarem, curou alguns leprosos e ressuscitou três mortos.


Embora tenha havido centenas de milagres, talvez milhares, obtidos por intercessão desse Bem-aventurado servo de Deus, aqui, por brevidade, iremos citar apenas alguns, é impossível enumerar todos.


RESSUSCITA CRIANÇA:



Um dia a Senhora. Eleanor, esposa de Ângelo Ferro, juntamente com outros amigos, foi para o convento de Santa Maria de Jesus para se encontrar com Benedito.




Depois de passar o dia em oração e conversar com o santo servo de Deus, na noite de volta para casa em seu carruagem, em algum momento os cavalos se assustaram, e correram fazendo virar o carro.



Eleanor vê voar pela carruagem o pequeno André, que trazia em seus braços. Mal se recuperou do choque, ela pega seu filho de cinco meses caído no chão, mas ele não dá mais sinais de vida. Várias são as tentativas de reanimá-lo.



 Aos gritos de dor, correm os monges do mosteiro, entre eles Bendito, a quem a mãe aflita, diz:



 "Padre, meu filho está morto, como posso ir para casa para o meu marido, que não sabe que vim aqui?"



Não duvides, acrescenta imediatamente Benedito, e tomando o menino nos braços, pôs a mão na testa dele, e recita algumas orações, depois o devolve para sua mãe dizendo: 



"Dai-lhe de mamar!" 

Mas a mãe diz: "-Mas padre, morto não come!"



 Benedito acrescenta: "Não sejas incrédula, da peito para o bebê", 



Eleonora  obedece, ao que a criança abre os olhos e começa a sugar o leite.




MULHER GRAVIDA É SALVA:



Outra vez, a roda de um carro passou sobre o estômago de uma certa Lucrezia Di Carlo, que estava grávida. 



Todo mundo pensou que o filho tinha morrido no útero. A mulher foi conduzida ate Frei Benedito, ao qual, ao sinal da cruz, recitou algumas orações. 



Isso foi o suficiente para que Lucrezia fosse curada de todo o mal e com o tempo deu à luz uma menina saudável e salva.





A VICE-RAINHA É CURADA



O vice-rei Marcantonio Colonna, cuja esposa estava gravemente doente, mandou chamar São Bendito que, na companhia do Padre Inácio de Siracusa, foi ao palácio do vice-rei da Sicília.



Recebido com grande devoção, o vice-rei suplicou pela cura do mal da vice- rainha. 



Benedito pediu-lhe para ter bom ânimo, porque, sem dúvida,  a vice - rainha seria curado. 



Estava se preparando para voltar ao convento, quando a vice -rainha ficou completamente curada de uma doença grave.



MULHER COM EDEMA CURADA:

Uma mulher, com um edema na barriga, extremamente inchada, chorou inconsolável diante do altar da Virgem e ao ver Frei Benedito em oração, aproximou-se dele pedindo o alívio de suas orações poderosas. Bendito fez o sinal da cruz e ela foi imediatamente curada.



CEGO RECUPERA A VISTA:

Um dia, Frei Benedito estava  na porta do convento, juntamente com o Frei Gregório de Licata, e viu se aproximar um homem cego apoiado em uma bengala, e que por meio de uma corda era guiado por um cão. 



O pobre cego se aproximou de Benedito, e pediu que lhe fizesse uma graça. Benedito fazendo uso das orações habituais e do sinal da cruz, restituiu-lhe imediatamente à vista.



 O cego não se conteve e gritou de alegria: Milagre! Milagre!



Correram os frades e para ver com  seus próprios olhos o que tinha acontecido, enquanto Benedito, fugindo, entrou para se esconder no oratório da montanha.



Em seguida, perguntaram por que ele havia fugido, ele respondeu que o cego foi curado pela Virgem e por isso não quer que ninguém de-lhe glória, mais do que a Nossa Senhora.



Assim trabalham os santos!




MILAGRES APÓS A MORTE

Como já foi dito, outros milagres foram operados, mesmo depois de sua morte.

Várias centenas, então, foram apresentados em seu processo de canonização, com relatos de testemunhas oculares e com os relatórios médicos prescritos.

A Sagrada Congregação dos Ritos escolheu dois casos considerados milagres oficialmente, até porque apenas dois foram necessários para provar a santidade de Benedito.

Aqui estão os milagres que foram escolhidos: 


O PRIMEIRO MILAGRE DA CANONIZAÇÃO



Salvatore Centini Capizzi da cidade de San Fratello, não querendo sofrer o dano material que lhe causou alguns porcos que estavam no jardim perto de sua casa, pegou sua arma, e mais para afugentá-los matando algum disparou um tiro aleatório. Após o disparo, ele ouviu os gritos de dor. Involuntariamente, o pobre Salvador tinha baleado a garganta do seu filho Francisco, de nove anos, transpassando-a de lado a lado.

Dor indescritível do pobre pai e de toda a família, especialmente quando, chamou os médicos do local e dos países vizinhos, que afirmaram ser o ferimento mortal, e, portanto, absolutamente incurável pelo grande buraco que causou a bala no esôfago e na traquéia.


Entristecido o pobre Centini, depois de saber que todos os recursos humanos eram inúteis, chamou o Padre Plácido de Naro, Guardião do Convento de San Fratllo, que com a relíquia do Servo de Deus Benedito abençoou o menino tocando na lesão.

Oh grande milagre!
Naquele toque a ferida foi perfeitamente curada e Francisco começou a falar, apenas uma cicatriz permaneceu, como uma evidência da cura milagrosa.




SEGUNDO MILAGRE DO PROCESSO DA CANONIZAÇÃO

O segundo milagre para a canonização é apresentado como segue:

  Fillipo Scaglione de San Fratello nasceu com as duas pernas paralisadas, por isso não conseguia andar. Quando ele tinha de ir de um lugar para outro arrastava-se como que engatinhando com as mãos e os joelhos, mas ele nem sempre podia fazê-lo.

Ele estava na cama, quando, sob a janela de sua casa, passava a procissão levando a relíquia sagrada do servo de Deus, Benedito, indo para a Igreja do Convento de San Fratello. 

Fillipo, que tinha ouvido falar dos muitos milagres obtidos por intercessão do Servo de Deus, sentiu-se fortemente encorajado a implorar a graça para sua recuperação.

Ele foi levado por sua irmã ate a janela para olhar a relíquia que passava, com sentimentos de profunda fé, com todo o seu coração pediu a graça. 

Enquanto orava, viu ao seu lado um monge de rosto escuro e suspenso no ar, que lhe disse que ele estava curado completamente. 

Fillipo reconheceu em que era o Servo de Deus o Frei Benedito, acreditou em suas palavras, e fez o teste de andar, colocando os pés livremente, sentiu firmeza nas pernas, e começou a caminhar, lentamente, no início, e, em seguida, rapidamente. 

Ele começou a gritar de alegria, lembrando a todos o milagre realizado por Deus através da intercessão de seu servo.


OUTROS MILAGRES REALIZADOS POR SÃO BENEDITO EM VIDA:
Os milagres do cozinheiro:
- O Capítulo da Ordem iria se realizar no Convento, devido a neve os frades não poderiam mendigar conforme a Regra estabelecia.

FAZ APARECER PEIXES NA PANELA:

Por descuido, o Superior não providenciou o necessário. Como a situação era grave, Benedito chamou um de seus auxiliares e o mandou encher umas vasilhas de água, diante do espanto do Irmão, que sabia não haver carnes ou peixes para a refeição, Benedito replicou: 
“Enche as vasilhas e cobre-as com tábuas”. 
Recolheu-se aos seus aposentos e pôs-se a rezar.
Ao amanhecer, chama seu auxiliar e vão à cozinha, ali ocorreu o milagre: grandes peixes, suficientes para várias refeições, estavam nas panelas.


CARNE PRONTA A TEMPO:
Certo dia a carne chegou atrasada e os frades começaram a pedir a mesma. Benedito disse que a mesma estava ao fogo há poucos minutos, mas iria ver o que fazer. Encontrou a carne bem temperada, cozida e pronta.



MULTIPLICA REFEIÇÕES:
Trinta operários prestavam serviços voluntários no convento. Certo dia, porque vieram sem prévio aviso, encontraram as despensas do Convento vazias. Benedito pôs-se em oração e serviu farta refeição aos operários e ainda sobraram alimentos para a dispensa;

CARREGA TRONCO DE ÁRVORE ENORME SOZINHO:
- Sem lenha para o fogão Benedito subiu ao monte e encontrou uma grande árvore derrubada por raio. Seriam necessários vários homens fortes para conduzirem a mesma. No entanto Benedito a colocou no ombro sem nenhum esforço, causando espanto a todos os que viam a cena.
ANJOS AJUDAM SÃO BENEDITO NA COZINHA:
O Arcebispo de Palermo, Dom Diogo d´Abedo, gostava de se recolher uns dias para descansar e rezar no Convento de Santa Maria di Gesú. 

Vindo para as festas do Natal, trouxe consigo grande quantidade de víveres. 

Na missa da aurora do Natal, Frei Benedito, abrasado de santo amor, vai receber a Santa Comunhão. Sente o Menino Jesus em seu coração como no presépio de Belém.


Chora ao contemplar um quadro ao lado do Altar. Caiu em êxtase, ficando ali várias horas arrebatado, sem pensar nos trabalhos da cozinha. 

Quando estava para começar a Missa solene Pontifical, o Superior foi à cozinha e viu o fogo apagado. 

Clamou por Benedito, reclamando o almoço para logo depois da Missa. O Convento ficou em polvorosa, para não fazer feio diante do Arcebispo. Foi o turiferário quem encontrou Benedito a contemplar o Menino Jesus, chamando sua atenção quanto ao almoço.

A resposta de Benedito o desconcertou: “Não se aflija, irmão”! Após a Missa, acendeu uma vela e voltou a rezar. 

Os irmãos o injuriaram revoltados com a preguiça e o descaso do frade negro. Viam a vergonha diante dos olhos, Benedito calou-se e calmamente acendeu o fogo.


Quando chegou o horário da refeição e o Superior ordenou a arrumação da mesa, viram dois belos jovens acabando de preparar suculento banquete para o Arcebispo e todos do convento. As injúrias se transformaram em louvores e graças ao Senhor e ao humilde servo.

RESSUSCITA CRIANÇA ESMAGADA

- Uma criança morreu esmagada sob o peso do pai e do carro puxado por cavalos em que estava. Pedindo confiança em Deus e em Nossa Senhora, Benedito toma nos braços a criança, enquanto inicia a oração. Ao fazer o sinal da Cruz sobre a criança, esta abre os olhos e pôs-se a chorar e gritar. Ressuscitara maravilhosamente;

RESSUSCITA UM CAVALO
- Um homem muito pobre prestava serviços no Convento e para tal utilizava um cavalo já muito velho. Era o único meio de manter sua família. Certa vez o cavalo cai em um abismo e vem a morrer. Benedito vendo o sofrimento daquele homem ressuscita o animal e aquele pobre homem com alegria e gratidão a Deus pode retornar ao trabalho.


MULTIPLICA PÃES:
- Após servir os pobres, Frei Vito vira chegar soldados espanhóis famintos e sedentos. Assustado, viu que havia poucos pães em seu cesto, Benedito percebeu a situação e o instigou a servir os soldados, percebeu então que o cesto não se esvaziava e assim pôde alimentar grande contingente de soldados;

PESCADOR CONSEGUE PEIXES:
- Um pescador pobre, pai de sete filhos, não conseguia pescar um mísero peixe sequer. Vendo a aflição do pobre homem, Benedito orou e o pescador viu quantidade inacreditável de peixes em sua rede.



Muitas curas físicas foi realizada por Deus sob a intercessão de São Benedito, em vida e após a sua morte.


PREVÊ SUA MORTE:

-  Em fevereiro de 1589 Benedito caiu gravemente enfermo. Embora seu médico, de grande fama na região, previsse sua morte, Benedito o alertou que ainda não havia chegado sua hora. Portanto, recuperou-se.
- Em março tornou a adoecer, com uma febre muito alta. Nenhum remédio o aliviava. Previu então sua morte e fez um pedido estranho: "enterrem logo o meu corpo para que não tenham contrariedade", falava isso devido a grande movimentação de pessoas que visitariam seu túmulo.

- Recebeu a Unção dos Enfermos e o Viático, preparando-se para o encontro com o Senhor. Neste momento um dos Irmãos aos ver São Benedito fechar os olhos em lágrimas e êxtases, pôs-lhe às mãos uma vela acesa, mas imediatamente o Santo o interpelou dizendo:
Meu filho ainda não chegou a hora, quando for eu aviso”.


RECEBE A VISITA DE SANTAS VIRGENS:


Recebeu a visita de Santa Úrsula e as virgens em visão que o arrebatou em êxtases. Daí poucos minutos, chamou Frei Guilherme e mandou que acendesse a vela e pusesse em suas mãos. Era chegada a hora, diz então: “Meu irmão pode acender a vela, é chegada a hora”!
Exclamando com extrema alegria "Jesus! Jesus! Minha Mãe doce Maria! Meu pai São Francisco", Benedito falece na paz do senhor. 
Era 19 horas de 4 de abril de 1589, terça-feira de Páscoa, aos 65 anos de idade, dos quais passara 21 anos no mundo, 17 no Eremitério e 27 na Ordem Franciscana.
-  A profecia de que era preciso enterrar logo o seu corpo, cumpriu-se após o velório, uma multidão invadiu o Convento querendo relíquias ou lembranças do grande santo.


CORPO INCORRUPTO E PERFUMADO:






Após 3 anos de sua morte, em 7 de maio de 1592, seu corpo foi transladado pela primeira vez. Do seu corpo exalava sublime perfume, sendo seu corpo encontrado em perfeito estado de conservação, sem uso de qualquer produto químico. 

Em 3 de outubro de 1611 foi feita a segunda transladação do corpo, colocado em urna de cristal.
- Ainda hoje continua seu corpo conservado e exposto em Urna Mortuária para visitação pública numa Capela lateral da Igreja de Santa Maria, em Palermo, Itália. 


São Benedito foi canonizado em 24 de maio de 1807, pelo Papa Pio Vll. É representado com o menino Jesus nos braços por que fora visto várias vezes com um lindo bebê nos braços quando estava em profunda oração. Por orientação da CNBB, no Brasil a festa de São Bendito é comemorada no dia 5 de outubro.

Oração a São Benedito

Glorioso São Benedito, grande confessor da fé, com toda a confiança venho implorar a vossa valiosa proteção. Vós, a quem Deus enriqueceu com dons celestes, consegui-me as graças que ardentemente desejo, para maior glória de Deus. Confortai o meu coração nos desalentos.
Fortificai minha vontade para cumprir bem os meus deveres. Sede o meu companheiro nas horas de solidão e desconforto. Assisti-me e guiai-me na vida e na hora da minha morte, para que eu possa bendizer a Deus nesse mundo e gozá-lo na eternidade. Com Jesus Cristo, a quem tanto amastes. Assim seja, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

UMA FALSA IGREJA CATÓLICA DENTRO DA VERDADEIRA IGREJA CATÓLICA - A CRISE NA IGREJA CATÓLICA

  O assunto que vamos abordar hoje é muito sério. Existe uma falsa uma falsa Igreja Católica dentro da Igreja Católica verdadeira? Podemos...