sábado, 28 de maio de 2011

QUEM É MARIA SANTÍSSIMA

Texo de: Pe. Dênis O. P. Silva-Revista Brasil Cristão ed. maio/11

(Introd. Elmando Valeriano de Toledo) 
Estamos celebrando o mês de maio, mês dedicado à nossa Mãezinha do Céu, com ela celebramos seus vários títulos, cujos foram invocados e atendidos pelo grande amor de Mãe com que Maria gerou a nova humanidade aos pés da Cruz. Correspondendo a este amor por todos nós, nossa Senhora nos atende. Por isso muitos até não compreendem o porque de tantos nomes, sendo a Virgem Imaculada uma só. Mas quando nós pedimos a ela, seja em qualquer situação ela prontamente se dispõe como fez em Caná da Galiléia, nos propondo que façamos como Cristo disser, como ela mesmo fez, "faça-se em mim a vontade do Senhor!".

Por isso, Nossa Senhora recebe estes inúmeros títulos, mas o que mais precisamos entender é que, dos muitos títulos que ela recebeu ao longo da caminhada da Igreja, os principais são: 1) Mãe de Deus e da Igreja- ela é nossa mãe porque assim Jesus quis que ela nos amparasse e fosse nossa maior intercessora. Assim aos pés da Cruz estava Maria recebendo ali a sua segunda missão, ser nossa mãe. Na pessoa do discípulo amado, (João), Maria Santíssima acolheu-nos como filhos adotivos. 2) Mestra- ela é nossa mestra, porque sendo a primeira discípula nos mostra o caminho de como seguir a Jesus, sem desvios. Quem segue Maria também segue Jesus. Pois foi dela que Deus quis gerar o Verbo Encarnado.  A palavra  se fez carne e habitou entre nós, diz São Lucas em seu evangelho. Ela nos ensina assim como ensinou seu filho Jesus os primeiros passos da vida. Na humanidade de Maria está a humanidade de Jesus, e, na santidade sublime de Deus se encontra a santidade maternal de Maria. Se Jesus nos ama incondicionalmente, ela, a Mãe nos ama com o mesmo amor incondicional.  3) Intercessora- ela é nossa intercessora, nossa advogada, é dela que parte todas as graças, por isso, também é medianeira, isto é, o canal que nos liga a Jesus. Maria Santíssima nos conduz a Cristo, porque a sua mediação de Mãe faz dela a porta do Céu, como invocamos na ladainha:  "Auxiliadora dos cristãos!" ela nos ajuda em tudo principalmente quando precisamos enxergar o caminho para Deus.  4) Rainha- ela é nossa Rainha, assim como é Rainha dos Santos, do Céu e da Terra. Ela foi coroada pelos méritos que teve de ser a escolhida de Deus. Embora não seja uma deusa, Maria se tornou a Rainha, admirável por Deus Pai e pelo Espírito Santo porque trouxe no seu sim generoso a graça de todas as rainhas da terra, e aceitou  a missão de ser nossa Co-redentora e junto de Jesus, o Rei dos reis, fez o tudo, contribuiu em tudo para nossa salvação. Ela é rainha porque soube como ninguém amar e servir, porque participou em tudo do mistério da salvação. E porque desde o início foi escolhida e preparada por Deus para restituir a graça perdida por Eva. Ela é nossa Rainha, dos homens, dos Mártires, dos Anjos e dos Santos, e sobretudo Rainha da Paz. Porque dela veio o Príncipe da Paz, o Salvador Jesus. Filho de Deus, Filho de Maria. Esta filiação não terminou na Cruz, mas é eterna. O Filho Jesus sendo Deus é eterno e consequentemente essa filiação é eterna também.
Devemos compreender que a intercessão de Maria e sua maternal proteção sobre os homens não é um mero fato, nem uma invenção, mas, foi Cristo que assim determinou quando aos pés da Cruz a deixou como nossa Mãe. E como tal ela exerce seu principal papel diante do seu Filho. 
Ao contrário dos que pensam que o papel de Maria Santíssima acabou neste mundo com a morte de Jesus, ela participa igualmente no céu de uma virtude ainda maior, porque ela foi maior, privilegiada por Deus, escolhida pura e sem mancha, gerou o autor da salvação em seu ventre, Jesus Cristo. Toda Mãe está ligada ao Filho e vice versa ainda que após a morte. Assim o Filho de Deus o Rei Eterno é Rei da Glória, Maria Santíssima é a Rainha coroada pelo Pai Celeste, coroação esta que foi planejada pelo pai desde o início dos tempos.     


Quem é Maria Santíssima?


Esta simples pergunta pode ser respondida desta maneira: Maria é a mãe de Jesus. O Evangelista São Lucas, ao narrar o célebre episódio da Anunciação do Senhor, afirma que o anjo Gabriel, ao falar de Jesus à Maria disse o seguinte: "Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu Pai Davi. Ele reinará eternamente na casa de Jacó e o seu reino não terá fim". Lc1, 32-33. E ainda: ..., "O filho que nascer de ti será chamado Filho de Deus!" Lc1, 35


Pois bem, Jesus, o Filho de Maria é este: grande, filho do Altíssimo, Rei para sempre, santo Filho de Deus.
E Maria é a sua Mãe! Desde toda eternidade foi escolhida por Deus para esta altíssima missão. Não podemos, portanto considerá-la abaixo da dignidade a qual Deus a estabeleceu na História da Salvação. Como diz um canto religioso, Maria não é Deus, nem maior do que Deus, mas depois de Jesus, o Senhor, neste mundo ninguém foi maior!


Se considerarmos Maria como sendo igual a DEus, ou até maior do que Ele,quem nos "puxaria a orelha", delicadamente seria ela mesma, que se considerou a Serva do Senhor. Cf. Lc1, 38.
Mas, se a considerarmos abaixo do lugar eminente que  Deus lhe destinou no seu plano da História da Salvação, quem nos "puxaria a orelha" seria o próprio Deus.


Maria é a Mãe de Jesus!
Jesus é o verbo encarnado, (Cf. Jo1, 1-18); Jesus é a luz do mundo (Cf. Jo8, 12); Jesus é o caminho, a verdade e a vida. (Cf. Jo 14, 6).
Se investigarmos a Sagrada Escritura, podemos constatar a imensa riqueza e identidade da missão de Jesus. Pois bem, este Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, nosso Senhor e Salvador, segunda pessoa da Santíssima Trindade, quis vir ao mundo e nos salvar através de Maria. Escreve São Paulo:


"Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma Lei, a fim de remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção". Cf. Gl4, 4-5.


Esta mulher é Maria, intimamente unida a Jesus e à sua missão salvífica. Quão grande é esta mulher!
Maria é a mãe de Jesus!
E, qual o bom filho que não ama e não gosta que seja amada a sua mãe?
Se amarmos Maria estamos fazendo algo muito agradável a Jesus, pois Ele ama mais do que ninguém. 
Amemos a Jesus e amemos a sua santa Mãe Maria! 


Texto de: Pe. Dênis O. P. Silva






CONFIRA TAMBÉM! 



ATIVIDADES DA DIOCESE DE OLIVEIRA-MINAS GERAIS-BRASIL
MÊS DE JULHO DE 2011

02-05......... CURSILHO FEMININO EM PERDÕES-MG.


04-05......... CURSO PARA NOVOS AGENTES DA PASTORAL DA SOBRIEDADE EM OLIVEIRA-MG, NO CENTRO PASTORAL SANTÍSSIMA TRINDADE.


05.............. REBANHÃO DE PENTECOSTES EM CRISTAIS-MG.


05-12......... SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS-EM TODAS AS PARÓQUIAS DA DIOCESE.


10-12......... ASSEMBLÉIA ESTADUAL DA PPI - EM BELO HORIZONTE-MG.


11.............. FORMAÇÃO PARA PASTORAL DA SAÚDE EM OLIVEIRA-MG-NO CENTRO PASTORAL SANTÍSSIMA TRINDADE.


06-09........ ASSEMBLÉIA DO CONSER LESTE II (BISPOS) EM BELO HORIZONTE-MG.


16............. REUNIÃO DA COMISSÃO DE PASTORAL-NA CÚRIA DIOCESANA EM OLIVEIRA-MG.


17-19......... RETIRO DIOCESANO PARA CATEQUISTAS-NO CENTRO PASTORAL SANTÍSSIMA TRINDADE, EM OLIVEIRA-MG.


18.............. REUNIÃO DA COMISSÃO DIOCESANA BÍBLICO-CATEQUÉTICA, NO CENTRO PASTORAL SANTÍSSIMA TRINDADE EM OLIVEIRA-MG.


19 ............. ATIVIDADE DA PASTORAL DA JUVENTUDE-JOIDI, NO CENTRO PASTORAL SANTÍSSIMA TRINDADE, EM OLIVEIRA-MG.


25-26.......... ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA O MINISTÉRIO DAS CRIANÇAS DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA-RCC, EM OLIVEIRA-MG.


28............... RETIRO DO CLERO DIOCESANO DE OLIVEIRA, NO CENTRO PASTORAL SANTÍSSIMA TRINDADE, EM OLIVEIRA MG.        


Tenha em sua casa sem nenhum custo a Liturgia Diária, "Deus na minha Casa", acesse o site da CNBB acesse: www.cnbb.org.br/liturgia, cadastre o seu e-mail e receba diariamente a Liturgia Diária.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.