sexta-feira, 29 de março de 2019

O CAJADO DO PASTOR - O Significado do Cajado do Bispo, Abade e Patriarca - Qual é o papel do Bispo na Igreja


O Cajado, também chamado de báculo é usado pelos Bispos da Igreja Católica Romana do Ocidente e também pelos bispos das Igrejas Ortodoxas Orientais. É um cajado de pastor. Significa  que o bispo tem a missão de pastorear, isto é, conduzir a Igreja de Cristo que é o Bom Pastor. Ele vai à frente do seu rebanho que é a Igreja. 

O Cajado usado pelo Bispo representa a própria autoridade de Jesus o verdadeiro e eterno Pastor de sua Igreja.
O cajado é uma espécie de vara longa com um gancho na ponta. É usado pelo pastor para disciplinar a direção que as ovelhas devem tomar evitando que elas mudem a direção. Assim a pastor consegue alcançar a ovelha antes do perigo dando-lhe a direção certa a tomar para que não se disperse das demais.
Ele também pode ser usado como auxílio para caminhar, para escorar-se.

O pastoreio é algo muito significante  na História do povo de Israel. Quando Deus escolhe Abraão, ele era um mercador possivelmente de muitos objetos e dentre eles as ovelhas. Abraão, nosso pai na fé, segundo a Sagrada Escritura foi pastor dessa nação consagrada ao Senhor. Depois dele vieram seus descendentes: Isaac e Jacob até chegar em Moisés.
Moisés era um hebreu que foi adotado pela rainha do Egito. Cresceu e estudou com os egípcios. Era tido como um dos príncipes do Egito mas, não perdeu sua identidade de hebreu. Certa ocasião para defender um de seus irmãos (os hebreus eram escravos)  que apanhava, Moisés matou o feitor egípcio e temendo ser morto fugiu para o deserto. 
Lá no deserto ele conhece a família de Jetro e desposa uma de suas filhas. Ali passa a viver por um tempo como pastor de ovelhas até que um dia Deus o chamou do monte Horeb enquanto pastoreava para ser Pastor de Israel. O líder que ia libertar o povo hebreu da escravidão egípcia.    
     
No evangelho de São João, Jesus se apresenta como o Bom Pastor. Aquele que dá a vida pela suas ovelhas. Ele é o Pastor, nós somos suas ovelhas. Jesus é chamado por São Paulo de o "Novo Moisés" - porque se outrora Moisés foi eleito para libertar os hebreus da escravidão, Jesus foi enviado a nós para ser o libertador da escravidão do pecado. A história de Moisés é uma prefiguração daquilo que Jesus iria fazer em nosso favor. 
Porém, Moisés pecou, insultou a Deus - (Num20, 12), por isso não entrou na terra prometida.  

Jesus, sendo o filho de Deus, veio nos salvar e foi obediente. E subiu ao Céu abrindo-nos as portas do Paraíso, antes fechado por Adão.
Essa missão (do pastoreio) de Jesus não terminou. Ela continuou com a Igreja (desde Pentecostes) na figura dos apóstolos e hoje de seus Bispos.  

Jesus é aquele que sempre está à porta do aprisco para não deixar que o lobo voraz e o ladrão venha roubar ou atacar as suas ovelhas. Esse "lobo"  e "ladrão" é o diabo. O aprisco é a Igreja.


Quando uma de suas ovelhas se desgarra do caminho e se perde Ele sai à procura até encontrá-la e com amor a reconduz de volta ao rebanho. 
Jesus disse: "Eu conheço minhas ovelhas e elas me conhecem". (Jo10, 14)   

No Antigo Testamento, o Rei Davi, (profetizando) - compôs o Salmo que chamamos: "O salmo do Bom Pastor", (Sl22/23), no qual o chama de "meu Pastor" - no singular. O Rei Davi já se considerava como "a ovelha", de um Pastor que é Deus.
No Novo Testamento Deus se revela por meio de seu filho Jesus que confirma:
 "Eu sou o Bom Pastor"... "Eu conheço as minhas ovelhas".

O Salmo 22/23 se refere a Jesus Cristo. O Salmo diz que o Senhor, justo Pastor de Israel o conduz para as fontes de águas cristalinas, que seu cajado guia, que mesmo diante do perigo Ele o protege com seu cajado e, que sendo Ele o Pastor nada há de temer pois, nada pode faltar àquele que tem o Senhor como Pastor.

No Novo Testamento Jesus vem nos dizer que Ele é o Bom Pastor. Ele  é quem dá a vida pelas suas ovelhas. De fato, ele morreu por nossos pecados, deu sua vida por nós.

O Cajado do Patriarcado difere do Cajado do Bispo católico romano? 


Podemos dizer que em autoridade não difere, pois, os dois são Bispos possuem igual poder. 
Quanto ao simbolismo, o cajado do Bispo Ortodoxo tem uma diferença na simbologia dos elementos.

O Cajado do Patriarcado possui na sua ponta duas serpentes entrelaçadas e no meio uma cruz.
Poderíamos perguntar: Mas... Sendo a cobra um símbolo considerado do mal, o que ela faz no Cajado do Patriarcado? Tem alguma coisa a ver com satanismo, ocultismo, etc?


(Nota:  As serpentes por serem  animais astutos despertaram em muitos povos certo fascínio e interesse. Embora não tenha patas e caminhe rastejando conseguem se locomover muito bem e se defender dos predadores; e graças a essa "astúcia" é que ao longo da história muitos povos criaram mitos a respeito delas. Uns as consideram como símbolo do mal, outros como símbolo do bem. E alguns povos a tinham as consideravam divindades.

Na Sagrada Escritura a serpente aparece em um primeiro momento, na Criação como símbolo do mal, figura de satanás que enganou nossos primeiros pais e por isso foi amaldiçoada por Deus. Em outro momento ela aparece como sinal de salvação para quem as contemplasse tornando um símbolo religioso, que mais tarde os santos padres vão explicar que se trata de uma prefiguração daquilo que ia acontecer com Jesus na Cruz .)

A resposta é: Não. A serpente a que se refere e cuja está representada no Cajado do Patriarcado é um símbolo religioso.
Nos lembra o Cajado do Patriarca Moisés e nos remete à serpente de bronze. Serpente de bronze? ... O que é isto?

Quando o povo de Deus passava pelo deserto, guiado pelo Patriarca Moisés e Aarão já achava cansado se revoltou contra Moisés e Aarão murmurando contra Deus.
Como castigo Deus enviou serpentes venenosas para morder o povo e aquela gente sofreu terrivelmente.

Moisés intercedeu em favor do povo. Deus o atendeu e pediu que ele fizesse uma serpente de bronze e pusesse-a num poste; aqueles que de coração sincero, arrependidos contemplasse aquela serpente ficariam curados. (Num21, 5-9)

A serpente de Bronze prefigura a Salvação trazida por Cristo à humanidade.
Disse Jesus: "Assim como Moisés levantou a serpente n o deserto, o filho do homem será levantado  e atrairei todos a mim". (Jo3, 14) 

Jesus foi levantado como a serpente de bronze no madeiro da Cruz. Até hoje ele atrai os olhares, uns curiosos, outros cheios de raiva, outros cheios do desejo apenas de ser salvo. É o amor de Cristo por nós que nos salva. 

Ele é o remédio da ferida causada pelo pecado.
Aquele reconhecer Jesus como seu Salvador será salvo. Rom 10, 9 - Pois, foi por Ele que conquistamos a filiação divina. - Jo1, 12 - Nos tornamos seus filhosDe fato, é pelo seu supremo amor que Ele nos deu a vida eterna - Jo3, 16 -
O Cajado do Patriarcado nos lembra isso. 

A Cruz no meio das duas serpentes, que Jesus venceu o mal, foi levantado no (no madeiro) alto da Cruz para nossa salvação. "Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, o filho do homem será levantado". Jo3, 14. 

Ambos os cajados, tanto do bispo católico romano quanto do Patriarcado ortodoxo possuem uma riqueza em seu simbolismo. 

Seu simbolismo possui fundamentação bíblica. O cajado mostra a autoridade Jesus nosso Bom Pastor na pessoa do Bispo. Jesus, justo que foi elevado por nós no madeiro da Cruz. O Cajado do bispo representa esse pastoreio de Jesus.

O bispo sendo sucessor dos Apóstolos são nossos pastores e a nenhum outro deve ser dado esse título a não ser o próprio Cristo.
Os líderes das seitas, os protestantes se intitulam falsamente pastores, mas, na verdade não são. Usurpam de um título que só pertence aos sucessores dos Apóstolos. Sem a autoridade da Igreja esse título não tem valor nenhum.
Os "reformadores" perderam a sucessão apostólica quando foram excomungados ou separados da Igreja.
Não existe bispo, pastor e padre sem o magistério da Igreja, não existe bispo e pastor sem a sucessão apostólica.

Báculo ou Cajado do bispo significa que ele tem a autoridade de Cristo, foi eleito para governar a sua Igreja temporal e espiritualmente. 
O bispo é responsável pelas comunidades que chamamos de Dioceses também chamadas de "Igrejas particulares". Possuem a mesma autoridade mas, não há interferência de um na Diocese do outro. 

O Bispo é o pastor visível enviado por Cristo para guiar o seu povo.
O Cajado ou Báculo, do bispo possui uma curva voltada para frente. Isto significa que ele é o pastor do povo de Deus que está lá fora à sua frente.
Enquanto que o Báculo do Abade possui a curvatura para dentro. Para indicar que ele é o pastor (interno) de uma Congregação. (A Abadia é uma espécie de mosteiro e o Abade seu bispo). 
O Abade toma conta de uma uma comunidade religiosa. Seu papel é administrar a abadia e pastorear seu rebanho na qual ele pertence. 

O Papel do Bispo

O Bispo a exemplo de Jesus Bom Pastor deve ser zeloso, amoroso, mas sobretudo, guardião do Depósito da Fé, isto é da Palavra de Deus e da Tradição Apostólica. Da doutrina e dos fiéis costumes. Deve ser defensor da justiça.

Com o Patriarcado o dever é o mesmo. Os bispos das Igrejas Orientais: Os Ortodoxos gregos, Cóptos, Maronitas, Siríacos, Armênia, etc. todos são Pastores de suas Comunidades.     
         
O BÁCULO OU CAJADO é o símbolo de apoio espiritual, de busca interior daqueles que o buscam. Representa além disso a força e o conhecimento invisível daquele que se tornou visível e habito entre nós. Jesus Cristo. 
A Igreja possui a pessoa de seu Pastor e Mestre que é Jesus. Quem não tem Jesus como Pastor, Mestre e Senhor não tem os benefícios de seu pastoreio.

É preciso desmistificar a ideia que algumas pessoas maldosas passam de que o Cajado ou Báculo do patriarcado é algo satânico e do ocultismo.
O cajado com as serpentes de bronze e a cruz, traz para nós um simbolismo cristão muito importante e uma das figuras bastante expressivas da Sagrada Escritura que é a serpente de bronze conforme lemos anteriormente.

A serpente é usada nas antigas civilizações para simbolizar tanto o bem quanto o mal. 
Os acusadores associam este símbolo do cajado do patriarcado como se fosse algo satânico, porque elas aparecem no bastão asclépio, (possui uma serpente entrelaçada em uma haste). 

O que na imagem do demônio Baphomet tem a serpente de bronze?
Baphomet surgiu no século X; é uma espécie de divindade pagã e que foi adorada pelos Cavaleiros Templários. Por esse motivo os Templários foram expulsos da Igreja Católica. Ele reúne para si elementos dos deuses pagãos do Egito, Índia, Grécia, dos Celtas, etc.   

Sua imagem foi criada por Éliphas Lévi que também é o autor do livro "Ritual da Alta Magia"  - (1854), no qual a obra contém a ilustração do Baphomet dizendo "Sim nós encontramos aqui o fantasma de todos os terrores, o dragão de todos os teogônicos, o Ahriman dos persas, o Thyfon dos egípicios, a Piton dos gregos e a serpente dos hebreus".

Lévis afirmou que o símbolo bíblico e religioso da serpente de bronze foi usurpado da Bíblia para compor a imagem do tal Baphomet. 

A PESSOA DO PASTOR EM MINHA VIDA

Jesus Cristo não é Pastor não é apenas  divino, mas, também é um pastor individual. Tragicamente se tudo isso que for dito não for verdadeiro, se Ele não se tornar  "meu Senhor", nunca será o "meu Pastor".
Um coração vazio de Deus busca  saciar suas necessidades em outros pastos. Mas, não poderá encontrar pastos verdejantes, sobra fresca, água cristalina, proteção com seu cajado e cálice transbordante.

Por isso ele é chamado por Davi de "O meu Pastor". É lamentável que muitos cristãos ainda não conhecem o seu Pastor que é Jesus. Não fizeram a experiência de seu amor.

 A PALAVRA PASTOR NAS ESCRITURAS

A frequente utilização palavra Pastor nas Escrituras indicam-no como supervisor espiritual:

Confira:
Sl 22/23 
Ec12, 11 
Is40, 4:63, 14
Jer 31, 10
Ez 34, 23:37, 24
Jo 21, 15-17
Ef 4, 41 
1Pd 5, 1-14

"Ovelhas sem um pastor" - tipificam as pessoas, cidades e nações que com suas abominações e apostasias abandonaram o verdadeiro aprisco que que é a verdadeira Igreja para seguir as seitas ou práticas pecaminosas. 
Confira: 

Nm 27, 17
1Rs22, 17
2Crôn 18, 16
Ez 34, 5-8
Zc 10, 2
Mt 9, 36
Mc 6, 14

Jesus é o verdadeiro Pastor, o Supremo Pastor: 1Pd5, 4 - Hb13, 20.
Pastoreio é um profissão perigosa  - requer do pastor cuidado, vigilância e atenção para defender o rebanho dos ataques dos ladrões, dos predadores.
Os bispos como nossos pastores devem estar sempre vigilante quando alguma ameaça, seja ela qual for querer atacar seu rebanho.
Vários são os tipos de predadores e ladrões que atentam contra as ovelhas. Pois, confrontados com o Verdadeiro Pastor estão os mercenários. Isto é, aqueles que fingem ser pastores e não são. Fingem cuidar das ovelhas mas, não cuidam. Usam da esperteza para tentar ganhar a confiança das ovelhas se passando pela pessoa do Verdadeiro Pastor, mas, a ovelha atenta conhece a voz do Verdadeiro Pastor, pois ele a trata com carinho e a chama pelo nome.

Esses mercenários quando veem suas ovelhas em apuros fogem deixando-as expostas ao perigo. São as seitas, aprisco de satanás onde tem tudo quanto é espécie de mercenários. Logo esses mercenários vestidos  de pastores enganam e roubam as ovelhas do verdadeiro aprisco. Pobres ovelhinhas que estão desgarradas agora sem o calor do aprisco e do verdadeiro Pastor.
Essas  são levadas para longe para terras distantes, isto é para o inferno, aprisco de satanás. 
Esses falsos pastores, mercenários, tiram as ovelhas do verdadeiro rebanho e as deixam expostas ao perigo do predador que é satanás que está a espreita para atacar. 
São as seitas cheias de falsos pastores.
Somente o Bom Pastor sacrifica pela suas ovelha e por elas dá a vida. Somente ele vai atrás daquela que se desgarrou. 
Devemos, meus irmãos, sempre estar atentos à sua voz. Sua voz que é a voz dos bispos da Santa Igreja Católica. Una e santa pela qual é a porta de entrada para o verdadeiro Aprisco do Único Pastor, Jesus Cristo.

O bom pastor, é um administrador fiel cabe a ele somente, orientar, corrigir e levar suas ovelhas ao Único Pastor. 
Santo Agostinho escreveu: "Tua vara e teu cajado me consolam"
Quem vive ou já viveu na roça sabe para que serve a vara. Ela serve para disciplinar o gado e o cajado para dar rumo, direção - conduz o animal   no caminho certo para que não desvie dos demais. Assim o bispo que é pastor tem o dever de nos disciplinar para que revestidos pela fé e pela sabedoria possamos ser guiados no caminho da salvação.

OUTROS SÍMBOLOS DO BÁCULO O CAJADO:

1) AUTORIDADE - autoridade que  Deus deu aos santos profetas, e do Senhor Jesus Cristo aos santos Apóstolos à sua Igreja através dos Bispos. Jesus conferiu essa autoridade do pastoreio a Pedro e aos Apóstolos. Os Apóstolos foram o "colégio episcopal" ou "colégio de pastores".

2) SÍMBOLO DE FÉ - quando o povo de Israel estava em frente ao Mar Vermelho, Moisés tocou a água do mar com seu cajado e o mar se abriu. O povo atravessou o mar a pé enxuto. Quando este terminou de atravessar, Moisés desceu braço e as águas voltaram ao normal.

3)SÍMBOLO DE AUXÍLIO - como um cajado seu proprietário pode apoiar-se, escorar-se enquanto caminha. Isso ajuda a caminhar e a subir lugares difíceis. Faz nos lembrar que sempre temos que contar com o auxílio de Deus em nossas necessidades. Pois como disse Jesus: "Sem mim nada podeis fazer". Jo15, 5

4) SÍMBOLO DE UNÇÃO -  Moisés pode realizar maravilhas com seu cajado. A Unção de Moisés não estava no cajado, mas na sua vida. Mas o cajado se tornou símbolo do poder de Deus na vida daquele homem que foi escolhido para ser o libertador do povo de Deus. Ele com seu cajado guiou o povo até Canaã a terra prometida.

5) SÍMBOLO DE CORAGEM E FORÇA - quando Davi foi em direção ao Golias, dispensa a sua armadura, toma seu cajado (Davi era pastor) e com uma funda e uma pedra mata o gigante.

6) SÍMBOLO DE PROTEÇÃO - Quando os peregrinos viajam levam consigo seus cajados, para servir de apoio e proteção. Para expulsar os animais ferozes e para defesa de outros perigos pelo caminho.   

7) SÍMBOLO DE CHAVE - Moisés abriu o mar Vermelho com seu cajado. Isso prefigura as sete chaves a para abrir as portas do céu que são os 07 Sacramentos. 
Jesus o Justo Pastor, abriu-nos as portas do paraíso quando do seu peito aberto na Cruz jorrou sangue e água, sinais do Batismo e da Eucaristia. Seu lado aberto pela lança do soldado abriu para nós as portas da Salvação.



8)SÍMBOLO DO PODER DA IGREJA - Jesus tendo Ressuscitado dos mortos, antes de subir ao Céu, quis dar continuidade ao pastoreio de suas ovelhas. Entregou a Pedro a missão de conduzir, apascentar essas ovelhas. Após perguntar por três vezes se ele o amava, disse "Apascenta minhas ovelhas!" -   Jo21, 15-17. Pedro, que agora não podia negá-lo mais (por três vezes) como tinha feito, agora por três vezes disse que o amava. 

Pedro recebe de Jesus o Báculo, o cajado (espiritual) de Pastor Universal que o bispo o representa de forma visível. Por isso que é o bispo de Roma, o Primeiro entre todos,  o Papa (o primeiro dos bispos) e sucessor de São Pedro); assim, com ele todos demais bispos. 

Dessa autoridade de Jesus a São Pedro é que a Igreja se sustenta porque ele é a pedra ou coluna sobre a qual Jesus Cristo (que é a Pedra Angular) quis fundar sua Igreja.

Da autoridade de Jesus a Pedro, nasce o Magistério da Igreja, o poder temporal e espiritual de conduzir a todos à Pátria Celeste. 
Aqui na terra nenhum outro depois de Jesus é maior que o Sumo Pontífice pois, de Jesus ele recebeu o Cajado e o Pastoreio.  

     


          






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

UMA FALSA IGREJA CATÓLICA DENTRO DA VERDADEIRA IGREJA CATÓLICA - A CRISE NA IGREJA CATÓLICA

  O assunto que vamos abordar hoje é muito sério. Existe uma falsa uma falsa Igreja Católica dentro da Igreja Católica verdadeira? Podemos...