sábado, 1 de fevereiro de 2020

Significado da luz do Sacrário


Aquela Luz do Sacrário 






Certamente você já deve ter visto aquela luz  que fica acesa 24 horas por dia seja na capela-mor ou na capela do Santíssimo Sacramento.

Para que serve aquela luz?

Qual é o seu significado?



No passado, quando não existia ainda a eletricidade usava-se a vela ou uma lamparina.

Aquela luz indica a presença de Jesus no Santíssimo Sacramento. Jesus está no Sacrário, (lugar onde se guarda a Eucaristia), a Hóstia consagrada que é o Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo e, portanto, ali está presente Jesus em Corpo, Sangue, Alma e Divindade.

A Luz representa a presença de Jesus Ressuscitado.    

Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas mas, terá a luz da vida”. Jo8, 12. É para essa Luz que caminhamos. Assim como também devemos ser luz para as outras pessoas.

No início da criação Deus disse: “Faça-se a luz e a luz foi feita”. Gên1, 2

A luz serve para iluminar. Embora não precisemos da luz física  para nos guiar, pois, o cego caminha sem o auxílio da luz, existe uma luz muito maior e sem ela não podemos caminhar espiritualmente.  Essa luz é Jesus Cristo. Assim, nós devemos deixar que essa luz que é Jesus brilhe em nós, em nosso coração, em nosso meio e o reflexo dessa luz atinja as outras pessoas. 

Jesus Ressuscitado está presente em nosso meio quer morar em nosso coração. Ele também está presente na Eucaristia e quando O recebemos passa a morar conosco e transforma a nossa vida. 

Jesus também está presente na Eucaristia. Aquele pão que não é mais um simples pão,  é o Corpo do Senhor; aquele vinho que não é mais um simples vinho, é o Sangue do Senhor. É um Sacramento perpétuo até o último dia.

Ele quis permanecer em nosso meio da forma mais nobre possível e para que não nos escandalizássemos escolheu as espécies do pão e do vinho para transformá-las no Sacramento do Amor que é a Eucaristia.

"Aquele que come a minha carne e bebe de meu sangue permanece em mim e eu nele". - disse Jesus. (Jo6, 56-57) 

Desde o início da Igreja, sabendo da sua importância e da crença no verdadeiro milagre que é a presença Eucarística de Jesus houve o costume de reservar (guardar) a Espécie para levar aos cristãos que por algum motivo justo estavam impedidos de ir à Santa Missa, como os cristãos presos e perseguidos e aos doentes; era levado o viático com a Eucaristia. 
A Eucaristia era guardada em um lugar seguro e ali era feita também a adoração. 
Mais tarde com a liberdade religiosa e a existência dos templos, para guardar a Santíssima Eucaristia foi criado o Sacrário e nele posto Jesus Eucarístico. 


O sacrário para nós é ponto de encontro com Jesus, Deus verdadeiro que quis ser Deus conosco, pisando o nosso chão, armando sua tenda no meio de nós e... - mistério de amor. 

Em segundo lugar, o pão consagrado é conservado no sacrário para adoração de todos os fiéis. É bonito ver o povo de Deus fazendo um pequeno deserto dentro de nossas igrejas para, no silêncio, falar a Jesus Cristo e ouvi-lo.

Geralmente as Igrejas mais antigas, o Sacrário ficava no centro do Altar-mor. Mais tarde conforme a necessidade foi criada à parte uma pequena capela a “Capela do Santíssimo”. E ao lado do Sacrário conservada a presença da luz. 


A LUZ indica a presença Real de Jesus; ficava acesa perpetuamente uma vela, (ou uma lamparina) com uma redoma de vidro vermelha. No século 14, o hábito já estava consolidado por todo o mundo. No antigo código de Direito Canônico, prescrevia-se que a matéria que alimenta a luz do sacrário deveria ser azeite puro de oliva ou (no caso da vela) cera pura de abelha. Salientava-se assim o caráter sacrificial da lâmpada que se consome enquanto ilumina.

Com a chegada da eletricidade, essa luz à combustão foi substituída pela luz elétrica.
No atual código, os cânones 938 e 939 dispõem sobre como deve ser o sacrário e o cuidado que se deve ter com ele. E o cânone 940 prescreve: 
 "Diante do tabernáculo em que se conserva a santíssima Eucaristia, brilhe continuamente uma lâmpada especial, com a que se indique e se reverencie a presença de Cristo."


Se por acaso vier a ter queda de energia, cabe ao zelador ou ao sacristão cuidar de deixar uma vela acesa até o restabelecimento da energia.

Essa luz indica que Jesus Ressuscitado está presente na santa Igreja no Santíssimo Sacramento. Ao entrar em uma Igreja deve-se fazer com o máximo de respeito e silêncio. Vestindo-se decentemente e portando-se adequadamente, pois, Nosso Senhor Jesus, o Senhor da Glória está ali presente na Eucaristia.

Diferente das outras igrejas, a Igreja verdadeira de cristo, na Igreja Católica  Apostólica Romana Jesus está presente neste admirável Sacramento.
E quando entramos na igreja, a primeira coisa a se fazer é ir até o dono da casa. Ir até Jesus, conversar com ele,  para louvá-lo e adorá-lo.

A luz do Sacrário indica que Jesus espera nossa visita.  


UMA HISTÓRIA:     




          

"Conta-se que um protestante inglês entrou com sua filha de 5 anos numa Igreja Católica de Londres. Ao ver uma lâmpada acesa diante do sacrário, a menina perguntou ao pai: “Por que aquela lâmpada está acesa, apesar de o dia estar claro?”. Ao passo que o pai respondeu: “Porque ali, atrás daquela portinha dourada, mora Jesus.” Ela, então, disse: “Papai, eu quero ver Jesus!”. “Não se pode, filha, porque a portinha está fechada”, respondeu ele. Em seguida, pai e filha saíram da igreja e mais adiante entraram num oratório protestante. Chegando ali, a menina imediatamente disse: “Pai, aqui não tem aquela luzinha acesa por quê?”. Meio desconcertado, o pai não soube o que responder. Então, a menina disse: “O que estamos fazendo aqui? Vamos embora, vamos aonde mora Jesus!”. A insistência da menina, que afinal queria ir sempre onde se achava Jesus, acabou por converter o pai à fé católica.

Quantas vezes vemos nas Igrejas a lâmpada acesa do sacrário e passamos despercebidos!


Estamos verdadeiramente convictos de que ali, no sacrário, mora Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, vivem como no Céu?

 "Enquanto a luz do sacrário estiver acesa, sabemos que Alguém nos espera. Não estamos sozinhos!" (Dom Manuel Pestana)

Que tal fazer uma visita, senão diariamente ao menos três vezes por semana?

Visite-O converse com Jesus. Conte seus problemas, suas necessidades, seus anseios... Jesus quer ser a sua luz, brilhar em você.

Faça a prova e verá que sua vida irá mudar pra melhor.

A visita ao Santíssimo Sacramento é um ato de fé muito bonito de que se valeram muitos homens e mulheres que hoje veneramos como santos de Deus. Sendo para nós verdade de fé a presença de Jesus na Eucaristia, vale a pena alertar aqueles irmãos que entram numa Igreja e oram diante de todas as imagens e passam diante do sacrário sem se dar conta que ali se conserva o pão eucarístico, que ali está Jesus Cristo, o único mediador entre Deus e os homens.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

UMA FALSA IGREJA CATÓLICA DENTRO DA VERDADEIRA IGREJA CATÓLICA - A CRISE NA IGREJA CATÓLICA

  O assunto que vamos abordar hoje é muito sério. Existe uma falsa uma falsa Igreja Católica dentro da Igreja Católica verdadeira? Podemos...