terça-feira, 17 de junho de 2014

DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO - Do coração misericordioso de Jesus jorra a fonte de vida eterna!

Para entendermos melhor a devoção do Sagrado Coração de Jesus devemos recordar na Sagrada Escritura. Jo7, 37... “... Se alguém tiver sede, venha a mim e beba”. *Jo 19, 34.37... “Mas um dos soldados abriu o lado com uma lança, e, imediatamente saiu sangue e água.” Os santos padres atribuem esta passagem a dois grandes sacramentos da Igreja. A água se refere ao batismo e o sangue à Eucaristia.

Qual de nós se esquece desta passagem já que o último texto (*) é sempre usado na liturgia de sexta-feira da Paixão?
 Pois é, parte daí a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Este coração rasgado, aberto por nós que não cansa de nos amar.

Mas a devoção ao Sagrado Coração de Jesus foi revelado no dia 27 de dezembro de 1673. Jesus Cristo apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, uma freira que pertencia a uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação. A aparição aconteceu durante uma exposição do Santíssimo Sacramento. Santa Margarida teve a visão de Jesus Cristo mais duas vezes. Nas aparições, Jesus pediu a ela que divulgasse a devoção ao seu Sagrado Coração.

Jesus tem uma enorme sede de nos salvar. Pois ele é o grande e único Mediador da salvação. Não outro meio de alcançar a salvação, isto é o Céu, se não for através de Jesus Cristo. Jesus é o Bom Pastor aquele que deu sua vida por nós, (Jo 10, 11) Ele é a única porta pela qual possamos entrar no Céu. (Cf. Jo10, 9). Somente Jesus pode dar a vida eterna. De nada adianta ler as Escrituras se você não encontrar nela a própria fonte de salvação que é Jesus. (Cf. Jo5, 39-40) Jesus é a porta pela qual devemos entrar. (Cf. Lc 13, 22);  
 Por isso Jesus não se cansa de nos oferecer meios pelos quais através de seu amor possamos alcançá-la.
Esses meios são os Sacramentos, e cujos, são canais da graça divina através do Espírito Santo. E para que possamos ter acesso gratuito à Salvação, Jesus instituiu a sua Igreja pela qual todos nós devemos pertencer se quisermos alcançar realmente o Céu. Mas, parte de nossa decisão estar continuamente ligados a esse canal de graça que é o próprio Cristo. Jesus oferece esta devoção para que os homens tenham a oportunidade de receber de seu coração aberto de todas as graças diretamente inclusive a salvação.  
Jesus sabendo disso, não quis apenas vir, morrer por nós e ressuscitar, mas Ele quis estar presente em nosso meio através da Eucaristia. A Igreja não está à míngua as ela continua sendo assistida do alto por graça divina através do Espírito Santo.
Por isso a devoção ao Sagrado Coração de Jesus não é uma ilusão, mas, é um fato real. Tendo em vista que Jesus que nos amou em primeiro lugar.

E mostrando o seu Coração transpassado pela espada, Jesus disse a Santa Margarida:
“Eis o coração que tanto tem amado os homens e em recompensa não recebe da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por mim nesse sacramento do Amor.”

 E continuou dizendo:

Prometo-te pela minha excessiva misericórdia, a todos que comungarem nas primeiras sextas de nove meses consecutivos, a graça da penitência final. Estes não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos. O meu Sagrado Coração lhes será refugio seguro nessa última hora.”

As primeiras sextas-feiras, devem ser dias de reparação pela frieza, desprezo e sacrilégios, que muitas vezes sofreu na Eucaristia, por parte dos maus cristãos e dos que não acreditam em Jesus Cristo.

Devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Nessas aparições Jesus deixou 12 promessas e pediu para que Santa Margarida difundisse essa devoção para o mundo inteiro. Ela foi responsável pelo início da devoção.

A Beata Maria do Divino Coração pediu ao Papa Leão XIII que consagrasse solenemente esta devoção. Em resposta, no dia 11 de junho de 1889 após a publicação de encíclica Annum Sacrum disse:

 A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma forma por excelência de religiosidade. Essa devoção que recomendamos a todos, será muito proveitosa. No Sagrado Coração está o símbolo e a imagem expressa do Amor Infinito de Jesus Cristo, que nos leva a retribuir-lhe esse amor.

Sua festa é comemorada na primeira sexta-feira após a festa de Corpus Christi, Corpo de Cristo, na oitava da Páscoa e todo o mês de junho, é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.

Em todas as Igrejas nas primeiras sextas-feiras, se fazem atos solenes de reparação, para estimular os cristãos e retribuir com amor tantas e tão grandes provas de amor que Jesus fez e faz por toda a humanidade.



As 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus


Jesus pediu para que os fiéis participassem da Santa Missa durante as primeiras sextas-feiras em nove meses consecutivos, com uma confissão reparadora e a sagrada comunhão. E fez as doze promessas aos que atendessem ao seu pedido:
1-  Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
2-  Estabelecerei a paz nas famílias.
3-  Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do meu Sagrado Coração.
4-  Hei de consolá-los  em todas as dificuldades.
5-  Serei o seu refugio durante a vida, e em especial durante a morte.
6-  Derramarei bênçãos abundantes sobre seus empreendimentos.
7-  Os pecadores encontrarão no meu Sagrado Coração, uma fonte e um oceano sem fim de misericórdia.
8-  As almas tíbias (tímidas e vacilantes na fé) tornar-se-ão fervorosas.
9-  As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição.
10- Darei aos sacerdotes o poder de tocar nos corações mais empedernidos.
11- Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no meu Sagrado Coração, e dele nunca serão apagados.

E A GRANDE PROMESSA

12- Prometo-vos, no excesso da misericórdia do meu Coração, que o meu Amor Todo Poderoso, concederá, a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no meu desagrado, nem sem receberem os Sacramentos. O meu divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento.


CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS



Divino Salvador que, perseguido pelos inimigos e ferido no Coração, pela tibieza de seus amigos, vos queixastes a Santa Margarida: Tenho procurado consoladores e não os tenho encontrado.
Aqui estou Senhor para vos consolar. Quero adorar vossa Majestade escondida, quero reparar as ofensas minhas e as dos outros.  Quero amar o vosso amor desprezado e abandonado.

Consagro-me inteiramente ao vosso Coração. Sede Vós somente o meu Rei.

Ajudai-me Senhor, a difundir nas almas o reino do vosso Coração.
Acendei a chama do vosso amor no coração dos vossos sacerdotes, para que se tornem apóstolos infatigáveis e portadores das bênçãos do vosso divino Coração.
Fazei que compreendam finalmente, a honra e a obrigação que tem de Vos amar, para que unidos entre si com os laços de vossa caridade, glorifiquem todos, o vosso Divino Coração, que é para nós, fonte de vida e salvação.
Divino Coração de Jesus, reinai em meu coração.

Jesus, manso e humilde de coração!
Fazei nosso coração semelhante ao vosso!


DO CORAÇÃO DE JESUS JORRA FONTE DE ÁGUA VIVA!





Vamos ler em Jo 4, 1-30.42. JESUS E A MULHER DE SAMARIA




O MÉTODO DE JESUS - (a Salvação é para todos) - O Evangelho conta que Jesus entrou na região de Samaria em uma cidade chamada Sicar. (Os samaritanos eram judeus que viviam fora de Jerusalém e eram considerados inimigos porque segundo eles, os samaritanos não não observavam as leis de Moisés.) Jesus usa o diálogo para anunciar o Reino de Deus.
Jesus cansado da viagem, era meio-dia, e senta-se à beira do poço, esse poço era famoso porque fora construído por Jacó. Jesus quer aproximar e o que ele faz? Usa o método que todo rapaz quando quer falar com uma mulher faz, espera e pede água. Jesus poderia muito bem tirar a água para beber mas ele quer ir mais além, quer puxar assunto, quer conversar. Se fizesse de outro jeito era bem provável que não conseguisse porque os samaritanos não se davam com os judeus.
Jesus pede água: "Mulher dá-me de beber!" - Logo a mulher recusa por um instante e pergunta: "-Você é judeu, como pedes de beber a mim que sou samaritana?" ... a mulher sabia que algo estava acontecendo aquela situação não era normal. Mas Jesus insiste: "Da-me de beber, certamente lhe pedirias tu mesma e ele te daria uma água viva."

Mas a mulher não entendeu, pensou que Jesus falasse da mesma água do poço: "-Senhor não tens como tirá-la e o poço é fundo, donde tens pois esta água-viva? És por  ventura maior que nosso pai Jacó que nos deu esse poço? ... "
Então  Jesus disse:
-"Aquele que beber desta água vai ter sede outra vez, mas, quem beber da água que eu lhe der jamais sentirá sede. Mas o que beber da água que lhe der virá a ser nele fonte de água viva que jorrará até a vida eterna!"

A mulher pede então a Jesus: "Senhor dá-me desta água para que eu não tendo mais sede não volte mais aqui para tirá-la!" - Ah! que maravilha! - nunca mais ter sede, nem precisar buscar água, ela ainda não tinha compreendido o que Jesus queria dizer. 

JESUS CONHECE NOSSOS CORAÇÕES - diante de Jesus não precisamos de máscaras. Jesus conhece todos os nossos sentimentos e nossos problemas, sabe de nossas fraquezas e limitações. Por isso Jesus vem ao nosso encontro ele quer que dialoguemos com ele e que coloquemos nossos desejos, projetos e preocupações, nossos sofrimentos, nossas feridas, nosso cansaço. Ele quer aliviar nosso fardo. O coração de Jesus deseja profundamente que nos aproximemos dEle pois ele oferece a água capaz de saciar nossa sede e aliviar nossas preocupações. O Coração de Jesus é todo misericórdia por isso nos é capaz de oferecer sempre amor e perdão.
CONTINUANDO ... (O DIÁLOGO) - Jesus pede: "Chama teu marido e volte aqui!" - Ela disse: "Senhor não tenho marido." ... Jesus disse: "Respondeste bem, pois você teve cinco maridos e esse que você tem não é teu marido!" ... A mulher era vivia em adultério mas disse a verdade para Jesus. Quantos de nós querem ocultar a verdade para Deus. Quantos querem tapear a Deus vivendo uma vida de falsidade. Quanto que basta que confiemos em Jesus e deixemo-nos colocar em seu coração tudo que somos. Será que confiamos verdadeiramente em Jesus? 
.... A mulher disse: "-Senhor, vejo que sois um profeta. Nossos pais adoram neste monte , mas vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar!" (aqui ela se refere a crítica dos judeus, porque os samaritanos não praticavam as leis de moisés). Mas Jesus disse: "Mulher, acredita-me que vem a hora em que não adorareis o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora já chegou e os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em Espírito e em verdade. E esses são os adoradores que o Pai quer
EM OUTRAS PALAVRAS...
Jesus anuncia a salvaçlão já chegou, ela está ao nosso alcance e que Deus está no coração de cada pessoa seja ela qual for. Deus quer ser adorado em primeiro lugar dentro de cada um de nós, quer ser amado, quer ser reconhecido. Deus, Jesus e o Espírito Santo não precisa de templos nem lugares para ser adorado mas precisa de corações, corações que o aceite como único eu Senhor. 

Para Deus Pai não importa mais onde devemos adorá-lo, porque a Salvação já chegou e chegou para todos, não importa se é judeu ou não. Com ela Deus restituiu-nos a graça de sermos seus filhos e ele vem morar conosco, veio habitar em nosso meio, a salvação já chegou e ela é para todos. E todos servirão a um único Senhor e Salvador Jesus Cristo; e todos adorarão um único Deus em todo lugar. A salvação veio dos judeus, sim, pois Jesus era judeu, mas, ela é para todo mundo, todos quantos aceitarem Jesus como Senhor e Salvador. 

Continuando...
Mas ... ela ainda não está convencida ... "Sei que virá o Messias e quando ele vier nos ensinará essas coisas!" ....... Jesus abre o jogo: "...Sou eu mesmo, quem fala contigo!" ....

CURIOSIDADE - João dá a entender no versículo 27, que Jesus não tinha costume de ficar falando com as mulheres. Mas agora, a salvação era a uma mulher, anunciada pela primeira vez aos de fora de Jerusalém. Agora a mulher acreditou. "É Ele vinde ver... não seria ele o Cristo?"  e João conta que muitos samaritanos creram que Jesus era o Salvador!" A mulher aqui, representa a Igreja que assim como aquela samaritana deve proclamar com alegria o reino de Deus.
EIS O SEGREDO - se cremos em Jesus não podemos ficar calados. Devemos anunciar, devemos fazer com que todos tenham a oportunidade de conhecer o coração misericordioso de nosso Senhor. 
Jesus quer morar em nós, ele quer entrar em nosso coração, quer morar em nossa casa. 
Basta que abramos nossa porta para Ele entrar.
Esse é o Coração Misericordioso de Jesus. Um coração que não cansa de nos amar e de perdoar. O que impede nossas mentes de perceber esse amor é nosso egoísmo, nossa ambição e nossos pecados. Mas o coração Jesus se inflama de amor por nós. Ele rasga o peito e derrama sobre todos seu amor. Basta que cada um de nós o busquemos de verdade e vivamos segundo seus ensinamentos. Basta que cada um busque nele a salvação, pois no coração de Jesus JORRA UMA FONTE DE VIDA ETERNA!   
O Evangelho não diz que Jesus tenha bebido da água do poço embora tenha pedido, mas João mostra que ali quem agora estava com sede era a mulher, a sede de salvação daquela mulher era grande. E Jesus oferece,  ela acolhe, acredita e bebe da fonte que é Jesus.   
Podemos tirar várias lições nesse texto de São João. Vamos ler algumas delas:


  1. O objetivo principal do evangelista João é nos mostrar que Jesus é o Filho Deus, Ele é o Messias esperado e profetizado, anunciado desde dos primórdios pelos profetas.
  2. Jesus é o Mestre do diálogo, ele quer despertar naquela mulher um algo mais que estava escondido. Logo ela está atenta a tudo que Jesus diz, ela deseja a salvação, e como disse, ela representa a Igreja que sempre tem que estar atenta a Palavra de Deus. Ela também tem sede, a sede de salvação. Esperava também o Messias prometido. Aquela mulher desejava uma mudança interior. Jesus vai conversando e provoca nela a vontade de saciar sua sede de vida nova. "...Quando o Messias vier nos fará compreender todas essas coisas"... diz a samaritana. Jesus por outro lado está de coração aberto a entender as angústias daquela mulher, talvez cansada, oprimida e mal compreendida pela sociedade, carente do amor de Deus. Não é assim conosco também? 
  3. Jesus  se faz acolhedor quer anunciar, mas, quer ouvir quer sentir, quer conversar. Ela não perde a oportunidade ali estava alguém, sim! alguém que embora sendo um judeu podia ler seus pensamentos sem julgar. 
  4. A Salvação é anunciada, ela compreende que algo novo estava acontecendo. Jesus se apresenta como Messias. Agora diferente de Nazaré sua terra natal onde foi rejeitado, Jesus é acolhido e ao mesmo tempo anunciado. É verdade que a Salvação veio dos judeus (pois Jesus era judeu), mas ela vai além, ela é oferecida para todos. Na pessoa daquela mulher de Sicar, está representada todos nós que temos sede de ouvir e viver a palavra de de Deus. Todos nós temos sede de salvação. E Jesus nos deu entregando-se na Cruz por nós. Jesus veio para salvar a todos sem exceção.
  5. A mulher torna-se propagadora do Anúncio da Salvação. ..."Vinde ver quele que falou tudo quanto tenho feito, não será ele o Messias?" ... diz a mulher, o seu coração palpitava de alegria. Sem perda de tempo ela corre e começa a contar a todos. Se torna discípula, com seu testemunho consegue a conversão de muitos samaritanos. Aquela mulher que antes fora arredia, não queria diálogo com um judeu mostra que aquele homem que chegara era diferente era um profeta, ele certamente era diferente. Era uma oportunidade de conhecer o Cristo. Nota-se que Jesus em nenhum momento a censurou, pelo contrário, diz o texto que Jesus ficou ainda por dois dias ali no povoado ensinando. Ah! quem bom poder ficar com o Mestre, saciar a sede, beber da palavra do Salvador. Como é bom estar junto à fonte de vida eterna. É da Cruz de Jesus, do seu lado aberto que jorra para nós a água da vida.     
       
   Na Cruz Jesus com o coração rasgado oferece para nós a Salvação definitiva. A árvore da vida brota novamente na árvore da Cruz. 
O poço de Jacó representa o Antigo Testamento. Jesus chega para cumprir as Escrituras. Ele veio trazer a salvação não só aos "filhos de Abraão" mas, a todos quantos acreditarem no seu nome. Se tornarão filhos de Deus diz João. (Jo1, 12.16-18) "Todos nós recebemos a plenitude da graça, pois, a lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo!"   - Logo Jesus é o rosto misericordioso de Deus. "Ninguém jamais viu Deus, o filho único, que está no seio do Pai foi quem nos revelou!" ---- Logo, Jesus é a revelação do Pai.
Jesus faz conosco uma Nova Aliança. 
O Coração de Jesus então é porta aberta para a salvação. Jesus não é monopólio de ninguém, pois crer em Jesus, amá-lo e viver sua palavra já é praticar a verdadeira fé.
Jesus quer abraçar a todos, como fez com aquela mulher fará comigo e com você. Ele disse: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração!"
Isto é, Jesus entra em nossa humanidade para nos resgatar de nossas fraquezas. O seu coração palpita constantemente de amor por nós. Mansidão não é baixar a cabeça, não é se sujeitar à opressão, à dominação dos mais fortes. Não! mas é ser dócil, aberto, comunicativo e disponível para com os outros.
É olhar o mundo com amor, sem julgamentos, é estender a mão. O mundo não compreende esse amor porque está fechado no egoísmo do ter, do poder.
Quando a samaritana percebeu que Jesus era o Messias a sua vida se transformou. Brotou nela um novo motivo para viver. E ao mesmo tempo o seu desejo de compartilhar com todos essa nova forma de viver, de sentir a presença de Deus.
Quantos de nós hoje estamos fechados em nosso "mundinho" e não percebemos o amor de Deus para conosco dia após dia?
Quantos que morrem de sede ao pé da fonte porque não bebem da palavra de Deus, não reconhecem Jesus como senhor e salvador?
Quantos que passam pelas águas do batismo, e recebem a Eucaristia uma vez na vida mas nunca mais buscam Jesus e nem vivem de acordo com seus ensinamentos?
Quantos de nós negamos o direito à dignidade das pessoas por preconceito, e assim julgamos demasiadamente tudo ao nosso redor?
Que o Sagrado Coração de Jesus possa nos ajudar a buscar sempre a palavra de Deus. E que possamos sempre ser abertos a essa palavra e ao seu amor.              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.