segunda-feira, 3 de outubro de 2011

VOTO, A ARMA DA DEMOCRACIA

Estamos mais uma vez nos preparando para as próximas eleições em 2012. 
Desde que a democracia foi inventada na Grécia antiga, não há nada melhor do que ela se for usada corretamente.
O direito à cidadania só acontece porque existe a democracia. E o que significa esta palavra tão comunicativa? - significa que todos nós temos o direito de expressar o que sentimos, cobrar nossos direitos e ajudar a melhorar o País, o Estado, a cidade e o bairro em que vivemos. A democracia se faz com a participação de todos. Também nos dá o direito de elegermos nossos representantes, homens e mulheres que após eleitos, trabalharão para o povo e pelo povo. A democracia também nos dá o direito à justiça e ao exercício da cidadania, como: cobrar nossos direitos, protestar e dar opiniões públicas.
Mas, temos que tomar o cuidado para não fazer uso da democracia para tirar certas "vantagens" que pode ajudar você mas, pode prejudicar outras pessoas. 
É assim que chegamos ao ponto principal, o voto. O direito de votar é muito importante na democracia, pois é através dele que é estabelecido o elo entre nossos direitos e os direitos dos outros, entre nossos deveres e o deveres dos outros.


É pelo voto que decidimos quem irá nos representar legalmente frente a uma organização social, religiosa ou política. O voto é direito de todo cidadão e deve ser bem exercido.
O voto é uma arma poderosa porque, com ele podemos mudar as coisas para melhor ou para pior.
A propósito... você já parou pra pensar como deve ser o seu voto no dia das eleições? Não?!
Pois é, está aí o maior perigo que um cidadão pode correr quando não exerce bem o seu direito de votar. 
Vamos pensar....
O salário que você recebe... quem é que decide? - quem decide são os políticos aos quais nós escolhemos e votamos.
E as leis absurdas que não servem pra nada? - quem as fazem são aqueles aos quais nós escolhemos.
E os desvios de dinheiro, os lobistas, os que tem paraísos fiscais? ... também fomos nós que escolhemos.
Poderia citar muito mais, mas, acredito que você já entendeu do que falo agora.
O voto é uma arma, a arma da democracia. Ele pode tanto ajudar o País a viver, como pode matá-lo. Por exemplo: 

Os noticiários dos jornais ultimamente estão falando muito sobre o caus que se instalou na Saúde pública, na segurança e no transporte coletivo. Você já parou pra pensar porque isso acontece? De quem é a culpa?
Será que a culpa é só dos políticos? - Não!, a culpa não é só dos políticos, ela é em grande parcela daqueles que votaram mal. Isto é não exerceram verdadeiramente e conscientemente seu direito nas urnas.
Se vota neste ou naquele sujeito, (que as vezes nem se conhece), porque ele deu uns trocados para você pagar um exame, fazer um churrasco, comprar um material de construção ou uma cesta básica, ou quem sabe uma caixa de remédio... etc - mas para onde foi o direito do voto? - pelo ralo - pois o voto vale muito mais que isso, ele é indispensável e muito caro para desperdiçar. Aliás a venda de voto é crime.
Quando vemos as obras que custaram milhões, inacabadas, fome, miséria, falta de leitos nos hospitais, falta de remédio no SUS, falta de médicos, salário baixo dos professores, mensalões, desvios de verbas, aposentadoria sem reajuste justo, falta de segurança, a corrupção, ficamos indignados, não é assim? - no meio dos indignados estão aqueles que no da eleição ao invés de eleger um bom candidato, vendeu o seu voto, ou só votou porque é obrigado pela Justiça Eleitoral. Ou seja um voto sem compromisso com o país e com você mesmo. A consciência deixada de lado pelo egoísmo. A culpa é nossa por tudo de ruim pelo que acontece com o nosso País. 
Além do mais, o cristão que não põe a mão na consciência e vota mal, comete um pecado contra Deus, o País e contra sua própria família. Porque vemos tanta gente envolvida em corrupção sendo eleita?, porque na maioria das vezes votamos nas mesmas pessoas. E não damos o direito de mudar a cara do Brasil.
Você já parou pra pensar quantos acusados de corrupção foram julgados e condenados pelo STF? - alguns ... no meio de muitos ... muitos se safam... ah! mas preferimos dizer que a culpa é do Código Civil e que a Lei brasileira é fraca, não pune... sabe por quê? porque há muito mais conchavos políticos do que senso de justiça. Sabe quem deve mudar isso? ... seu voto.
    
Recentemente o fato mais comentado é a lei da pena de fiança em troca da prisão em flagrante... o fracasso da aplicação da Lei Maria da Penha... o fracasso da Lei Seca... - as pessoas ficam indignadas - mas foi o candidato que votamos que criou essa lei. 

Claro que não podemos achar que tudo irá resolver o problema do País, (que aliás já começou com corrupção), mas devemos estar atentos, pois quem vende seu voto, como pode exigir depois seus direitos se já recebeu tão pouco por ele?
Depois que os candidatos foram eleitos, será que todos ajudam a fiscalizar os gastos públicos?... o brasileiro ainda não está acostumado a cobrar seus direitos. Por exemplo: quando acontece uma reunião para a escolha do líder de bairro, quem vai, quem se interessa? - muitas vezes a falta de orçamento, de verba para o saneamento básico, para a construção de escola, para o calçamento, para a construção daquela passarela tão necessária, etc. não chega ao bairro, sabe por quê? - porque não existe a participação da comunidade, dos eleitores. Muitos nem sabem que o líder de bairro possui o dever de apresentar à Câmara de Vereadores as propostas das comunidades, e, por isso não votam no líder, nem se interessam em saber quem é. Como haver melhorias? como cobrar das autoridades se você nem conhece o representante do bairro? - pois é! a democracia não é importante só para os políticos, mas, ela só acontece, só se faz com a participação de todos, pois, a sociedade é feita sob a democracia, e esta, deve ser vivida.     

Então vamos mudar nossa forma de pensar, se quisermos um Brasil melhor. Use sua arma o voto, mas não se esqueça que um bom governo, uma boa liderança depende das escolhas que fazemos. Não jogue no lixo este sagrado direito. Vamos mudar nosso jeito de agir e pensar; vamos fazer pra valer acontecer a democracia no Brasil.


Você já parou para pensar como é viver em um país sem democracia? pois, saiba que ainda existem países que não tem esse direito. Nós temos e não valorizamos. Demoramos muito a conseguir esse direito, quem viveu o período da ditadura militar sabe do que falo, sentiu, viveu isso na carne. Agora que temos esse direito não podemos desperdiçá-lo com nossa falta de consciência. Política não é só para quem é eleito, mas é muito mais para quem elege. Conhecer bem seu candidato, o que ele fez, sua vida, sua moral, seus princípios, sobretudo cristão, faz parte de uma boa escolha na hora de votar.
O Brasil já teve grandes nomes, por aqui passaram grandes homens e mulheres, mas é preciso mais. Devemos aos bons homens e mulheres o que já conseguimos. Mas devemos nunca esquecer que os caminhos da Justiça só se constrói na democracia; e uma boa democracia se faz pelo exercício legal e consciente do seu voto.


 SEJA RESPONSÁVEL E TERÁ UMA JUSTIÇA RESPONSÁVEL.
       
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.