sábado, 8 de março de 2025

OS SANTOS ANJOS DE DEUS - Eles são nossos amigos e protetores!



Dentro de nossa fé católica a Igreja nos ensina sobre a existência dos Santos Anjos:

A existência dos anjos é, de facto, um dogma da Igreja Católica, definido pelo seu Magistério Extraordinário no IV Concílio de Laterão de 1215 (DS 800) e no Concílio Vaticano 1º (DS 3002) além de constar no Credo de Niceia Constantinopla, que proclamamos na Santa Missa.

«A existência dos seres espirituais, não corporais, a que a Sagrada Escritura habitualmente chama anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura é tão claro como a unanimidade da Tradição». (Catecismo da Igreja Católica, 328)

Os anjos na vida da igreja: Os parágrafos: 334 e 335 do catecismo ensina:   

334 - Daqui resulta que toda a vida da Igreja beneficia da ajuda misteriosa e poderosa dos anjos. Na sua liturgia, a Igreja associa-se aos anjos para adorar a Deus três vezes santo

(«Sanctus»); invoca a sua assistência (como no «Supplices te rogamus» do Cânon romano, ou no «In paradisum deducant te angeli» da Liturgia dos Defuntos, ou ainda no «Hino querubínico» da Liturgia bizantina), e festeja de modo mais particular a memória de certos anjos (S. Miguel, S. Gabriel, S. Rafael e os anjos da guarda).

335 - Desde a infância (Mt 18,10) até à morte (Lc 16,22), a vida humana é acompanhada pela sua assistência (Salmos 34; 8; 91,10-13) e intercessão (Jó 33,23-24; Zacarias 1,12; Tobias 12,12).

«Cada fiel tem a seu lado um anjo como protetor e pastor para o guiar na vida» (São Basílio, C. Eunómio III, l: Página 29, 656B).

[Pode-se conferir ainda sobre os anjos os parágrafos 331, 332, 333 do Catecismo].

Desde este mundo, a vida cristã participa, pela fé, na sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus.

Nós não os vemos, mas eles estão aí por toda parte. Eles não são pessoas ... são espíritos... não assumem corpos... (embora, em alguns casos, podem representar-se sob forma humana), e, portanto, não tem sexo.

Deus os criou para que o servissem. Por isso, os Anjos são seres especiais, que O servem diretamente. Eles se manifestam nas várias situações em que Deus precisa deles. São servos especiais e eles agem puramente sob o comando de Deus e nunca ao nosso comando. A existência deles está fundamentada na Sagrada Escritura, que os cita várias vezes.

 

A palavra anjo ou 'ânguelos' em grego, ou ainda, em latim, angelus, significa mensageiro, portadores de notícias. O nome anjo dá a ele não o que pode significar a pessoa, mas a sua missão. Quanto à natureza, eles são espíritos. Ou seja, é anjo por aquilo que eles fazem e são espíritos por aquilo que eles são. São seres dotados de vontade, inteligência, individualidade e liberdade.  

Mas, a principal função destes seres é cantar e louvar a Deus.

Os Anjos são espíritos, por isso, não os vemos, eles existem em multidões que não podemos contar. (Lucas2, 13-14).

 

Não estão sujeitos ao tempo e ao espaço. Não dependem da matéria para se manifestarem.

Eles também são comunicadores de graças especiais e traz para nós a graça e a proteção divina quando precisamos.

Como entender a existência desses seres?

A principal maneira de entender é na Sagrada Escritura, onde várias vezes temos o testemunho das comunicações, das ações e intervenções destes seres em diversos momentos, lugares e situações.

1) Na criação do mundo e do homem lá estavam os anjos. (Gênesis 1, 26).

2) Quando Deus prova Abraão, o Anjo do Senhor intervém para que seu filho não seja sacrificado. (Gênesis 22, 9-12.15); também aqui o Anjo lhe traz a promessa de Deus de fazer de Abraão uma nação santa para Ele.

3) Jacó, vê em sonho, os Anjos que o servia a Deus no céu. (Gênesis 28, 10-13).

4) O Anjo Rafael se apresenta a Tobias para curar os olhos de seu pai e se manifesta como servidor do Trono e que estava cumprindo a missão de Deus. (Tobias11, 7-8.14-18) - O nome Rafael significa: Deus Cura.

 

5) Em Salmos 33, 8; e Salmo 90, 10-11; Os anjos de Deus são nossos guardiães e nos livra dos perigos.

6) No Novo Testamento, vemos a manifestação do Anjo Gabriel ao anunciar a encarnação de Jesus. Gabriel é mensageiro da paz. (Lucas1, 26-28)

7) Em Lucas2, 9-12 - Os anjos são anunciadores da Boa-Nova do nascimento de Jesus e cantam louvores a Deus.

8) Os anjos são cumpridores da justiça divina. (Mateus 24, 31 e Mateus 25, 41).

9) Os anjos ajudam a Deus para que sejamos salvos. (Hebreus 1, 14).

10) Quando estamos com Deus, quando agimos na caridade, nossa casa está hospedada pelos anjos de Deus que nos dão proteção. (Hebreus13,1-2).

11) Os anjos estão submissos a Cristo. (1Pedro, 22)

k) O coro dos anjos louva a Jesus Rei porque ele realizou a salvação da humanidade. "Ele é digno de receber toda honra e toda glória". (Apocalipse 5, 11-12)

12) Os anjos combatem a nosso favor, Miguel é o príncipe da milícia celeste e nos defende das forças do mal. (Apocalipse 12, 7-9).

13) Na Ressurreição de Jesus, são os anjos que deram às mulheres a notícia da ressurreição. Eles retiraram a pedra do túmulo onde Jesus tinha sido sepultado. E na Ascensão, Jesus sobe ao céu rodeado pelos anjos. E ao mesmo tempo, esses anjos anunciaram a segunda vinda de Jesus. (Cf. Mateus 28, 1-3.5-7; Atos 1, 9-11).

14) Na caminhada do início da Igreja, após prenderem os Apóstolos, a Igreja orando intercedeu e Deus interviu e mandou o Anjo para os solta-los. (Cf. Atos 5, 17-19).

15) Também, no início do cristianismo, vemos o Anjo de Deus ajudando o Apóstolo Felipe, na conversão do ministro da rainha da Etiópia. Atos 8, 26-40 - (vale apena ler).

16) Também quando Jesus voltar (Parusia), Ele virá junto aos seus anjos para julgar os vivos e os mortos! - (Mateus 25, 31.41) Separará os bons dos maus. Os maus ficarão no céu com

Ele, e os santos anjos. Os maus serão levados para o inferno, para junto de satanás e de seus anjos maus.

 

Antes da Terra existir, os anjos foram divididos. Quando Lúcifer, (também chamado de 'Estrela da Manhã') junto com os outros anjos que se juntaram a ele, estes se revoltaram-se contra Deus e foram expulsos do céu, tornaram-se demônios. Estes anjos maus são inimigos de Deus e fazem de tudo para atrapalhar seus panos.

Foi dessa forma que o pecado entrou no mundo. Pelo poder de persuasão eles convenceram Adão e Eva a pecarem pela desobediência.

A palavra satanás, quer dizer anjo caído; perdido sua glória no Céu, Lúcifer, príncipe dos demônios tem grande ódio de Deus. Ele mora na terra, e Jesus no Céu.

(Cf. Gênesis 3, 1-19; Apocalipse 12, 7-12;.17-18; Mateus 13, 19.39-41)

Manifestação angélica contemporânea:

Antes das Aparições em Fátima, Portugal, em 1917, um ano antes, em 1916, um anjo apareceu aos videntes Lúcia, Francisco e Jacinta, e rezava com eles, várias vezes, prostrando-se no chão rezava e pronunciava palavras de adoração à Jesus.

O Anjo de Portugal, também conhecido como Anjo da Paz, três pastorinhos de Fátima. As aparições ocorreram nos Valinhos, perto de Aljustrel, na freguesia de Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém e, e tendo rezado com eles lhes ensinou esta oração:

“Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam".

Como vê vários são os exemplos da ação dos Santos Anjos. Eles agem em muitas situações em que Deus precisa intervir. Como mensageiros podem nos trazer alguma comunicação de graças que Deus nos favorece.

Eles são seres puros, criados por Deus, são amigos de Deus. Quando Deus criou o mundo, ao criar o homem, lá estava os anjos. A Bíblia relata esta criação no plural, para dizer que não só a Trindade estava presente nesta obra, mas toda corte celeste. "Façamos o homem a nossa imagem e semelhança!" [...] Gênesis 1, 26. A palavra 'façamos' está no plural. Indica-nos que na criação do mundo, não só a Trindade estava presente, mas também os Anjos de Deus.

Os Anjos seres incorpóreos, ou seja, não têm corpo material.

Se algumas vezes, até mesmo na Sagrada Escritura eles se mostraram com aparência de um corpo humano, foi para realizar uma missão específica, eles precisavam serem vistos sob aparência humana.

Os anjos por serem inteligentes, são capazes de compreender a soberania de Deus em um todo. São criaturas com alto poder, criados por amor e que com amor adoraram e servem a Deus, louvam sem cessar o seu nome, mas, com submissão amorosa. Com sua inteligência são capazes de entender que sua grandeza e santidade foram dadas por Deus e também sabe que é nos servir e adorar que reside sua felicidade celestial.

Os anjos são seres espirituais dotados de vontade própria. Sua vontade lhes dão a possibilidade de decisão em sua vida nos relacionamentos com Deus e nas missões dele recebidas.

Por compreenderem que Deus é o bem supremo e a fonte de sua felicidade celestial, os anjos tem sua vontade toda voltada para Deus. E jamais decidem algo que sejam contrários à vontade de Deus.

Os anjos possuem liberdade? Sim. Mas, a liberdade deles deve ser compreendida no seu verdadeiro significado. "livre é aquele que escolhe o bem, o verdadeiro, o justo e bom por sua própria iniciativa". O anjo tem liberdade para escolher entre o bem e o mal, porém, não tem o livre arbítrio. Ao homem foi dado o livre arbítrio de escolher entre o bem e o mal. Ainda que escolha o mal o homem pode se arrepender e restabelecer a comunhão com Deus. O anjo não tem livre arbítrio se ele pelo caminho do mal não tem volta. Isso acontece porque os anjos neste ponto estão em um grau mais elevado que os seres humanos por estarem diretamente ligados a Deus e por estarem e gozarem santamente a sua glória o contemplam face a face, algo que o homem não pode fazer senão por um processo de conversão. Por isso, entende-se que a liberdade no sentido “humano” não se aplica à realidade angélica. A liberdade angélica está totalmente envolta a servidão amorosa que esses seres exercem de forma mais íntima e definitiva diante e Deus.       

Sabemos que Lúcifer e outros anjos abusaram da liberdade e foram condenados ao inferno, quiseram ser deuses, e foram expulsos do Céu.

[Saibam que o inferno foi feito para satanás e não para os homens. Se os homens vão para lá é porque escolheram ficar do lado de satanás. Não é vontade de Deus condenar as almas dos homens ao inferno.] 

Os Santos Anjos sabem que a felicidade consiste em estar com Deus livremente e “escolhem" servi-lo com amor.

Por isso, os anjos são "servidores" por excelência, são mensageiros de Deus, executores de sua palavra, e obedientes ao som da sua voz. Salmo 103, 20.

Baseado nas citações sagradas, alguns estudiosos os dividem em três hierarquias.  Cada hierarquia é formada por três categorias, formando ao todo nove categorias ou ordem de espíritos angélicos.

A primeira é formada pelos Serafins, pelos Querubins e pelos Tronos. Esse se mantém junto ao trono de Deus, o adoram, o contemplam e engrandecem o Senhor. Os Serafins são inflamados do amor de Deus.  Os Querubins portadores da Ciência divina. Os Tronos vivem da "fruição perpétua" da presença de Deus.

A segunda é formada pelos Dominações, pelos Virtudes e pelos Potências. Os Dominações organizam, dão ordens aos outros espíritos. Os espíritos Virtudes, são executores: agem, cumprem. E os Potências exercem seu poder de remover obstáculos ao plano divino, (são combatentes), e favorecem sua realização.

A terceira hierarquia é formada pelos Principados, chamados de Arcanjos. Eles exercem poderes em nome de Deus, para o reino de Deus em regiões maiores: países, estados. Os Arcanjos exercem domínios sobre cidades. Os Anjos exercem o cuidado de pessoas. (Cf. Legenda Áurea pg.813-824).

São chamados de Arcanjos aqueles anjos que são os primeiros na ordem hierárquica angélica. Eles assistem o trono de Deus. A Bíblia diz que são sete os Arcanjos que assistem o trono de Deus, (Tobias 12, 15) e (Apocalipse 8, 2) destaca o nome de três: Miguel, Gabriel e Rafael. Miguel quer dizer, "Quem semelhante a Deus". Gabriel significa "Fortaleza de Deus" e Rafael "Deus Cura".

É bem verdade que alguns escritores sacros divergem, não do nome das categorias, mas, das suas atribuições de serviço. Mas, em verdade todos eles são criaturas de Deus e estão a seu serviço. Contribuem não só para a felicidade do Céu, mas, para a nossa felicidade, quando recorremos a eles. Eles servem à vontade Deus, e não a vontade humana, mas podem servir de refúgio e abrigo na hora das tentações, do perigo, das provações e de quaisquer outras situações, basta que você peça. É! basta pedir, eles são nossos verdadeiros amigos e não nos traem! Pelo contrário eles tem o poder de agir em nosso consciente para nos prevenir dos perigos, inclusive até de pecar.

Jesus Cristo é o centro de todas as classes de anjos.  Lemos em Mateus 25, 31: "quando o Filho do homem vier com todos os seus anjos..." Os anjos são de Jesus porque foram criados por Ele e para Ele. Em Colossenses 1, 16 assim está escrito:

 "Pois foi nele que foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, visíveis e invisíveis: Tronos, Dominações, Potestades"; tudo foi criado por Ele e para Ele.

 

JESUS É SUPERIOR AOS ANJOS

Hebreus 1 ,5 – “Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho?”

Hebreus 1, 13 - “Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés?”.

Hebreus 2, 5 - “Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés?”.

Hebreus 1, 14: "por ventura não são eles todos espíritos servidores enviados a serviço dos que devem herdar a salvação?"

Os anjos são de Jesus porque Ele os fez mensageiros de seu projeto de salvação. Não podemos confundir Jesus com nenhum anjo como fazem algumas seitas como os adventistas e as testemunhas de Jeová que pregam que Jesus era o anjo Miguel no Antigo Testamento.

Ele é Deus e está acima da sua criação. Quando dizemos que Jesus é o centro de todas as classes de anjos e no sentido que Ele é superior aos anjos porque eles foram criados para servi-lo.

 

 AS FUNÇÕES ANGÉLICAS

 

Louvam e adoram a Deus.

São Mensageiros de Deus.

São nossos guardiões.

São confortadores.

São nossos defensores.

Combatem com o maligno a nosso favor.

Oferecem nossas orações a Deus.

São nossos defensores.

São intercessores.

Alguns exemplos de atuação prática dos anjos na Bíblia:

Daniel 7, 10, diz-se que milhares de anjos estão em volta do trono de Deus, a servi-Lo.

Tobias12, 13-15 O anjo Rafael é enviado para testar a fé de Tobias e curá-lo de uma enfermidade.

Lucas 1, 26-37 - O anjo Gabriel traz a mensagem da parte de Deus que a Virgem Maria conceberá e dará à luz ao filho de Deus. 

Lucas 2, 10 - O anjo anuncia aos pastores o nascimento de Cristo; e ao mesmo tempo se juntam aos incontáveis anjos para louvar e glorificar a Deus.

Mateus 2, 13 - O anjo avisa em sonho a José para fugir para o Egito por causa da perseguição de Herodes.

Mateus 3, 11 - Logo após o demônio tentar Jesus, os anjos aproximaram de Jesus para servi-lo.

Lucas 22, 43 - O anjo conforta Jesus no momento de sua agonia no Horto das Oliveiras.

Salmo 91, 11-13 (Mateus 4, 5-6) - Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

João 20,11-12 - Os anjos aparecem à Maria Madalena no sepulcro.

Atos 1,10 - Na ascensão de Jesus os anjos anunciam a volta dele. 

Atos 5, 17-19 - o Anjo liberta os apóstolos da prisão.

 

Apocalipse 12, 7 - O anjo Miguel combate satanás.

Apocalipse 4, 8 - Os anjos louvam e bendizem a Deus no Céu.

Apocalipse 7, 11 - Os anjos, com toda a corte celeste juntamente com os santos mártires adoram a Jesus.

 

Apocalipse 8, 3. Ao anjo é dado incenso para oferecer com as orações de todos os santos.

Apocalipse 14, 6-12 - Os anjos anunciam a hora do julgamento.

 

Apocalipse 8, 3 - Os anjos são nossos intercessores e apresentam as orações dos santos junto de Deus.

Desde a encarnação até a Ascensão de Jesus é cercada pela adoração e serviço dos Anjos.

No nascimento de Jesus um coro celestial cantou "glória a Deus nas alturas..." (Lucas 2, 14) - Protegeram a infância de Jesus avisando José para fugir da perseguição de Herodes. (Mateus 1, 20. 2, 13-19). Serviram a Jesus no deserto, (Marcos 1, 12). O conforta Jesus no Horto das Oliveiras, (Lucas 22, 43).

Cada um recebe desde a sua concepção um anjo pastor, esse anjo é o Anjo da Guarda. A quem devemos sempre recorrer. Eles receberam de Deus a missão de nos acompanhar por toda nossa vida. A fim de auxiliar no cumprimento da vontade de Deus, até o fim de nossos dias. Nos ajudam a vencer as opressões causadas pelas tentações, que são feitas pelos anjos maus, e os afasta de nós. Nos dá inspirações, noções e conselhos agindo em nosso subconsciente a fim de distinguir o certo e o errado para evitar o mal e fazer o bem. 

Também são intercessores valiosos diante de Deus, porque conhece as nossas limitações, nossas necessidades e intenções. É por deles que nossas orações chegam a Deus.

É muito importante que saibamos estabelecer laços de amizade com nosso anjo da guarda, acreditar na sua presença, sermos dóceis e obedientes às suas inspirações. E, por meio da Oração recorrer sempre a sua intercessão.

 

LEMBRE-SE DE QUE:

1) Os anjos são espíritos criados por Deus em particular e não almas de pessoas que morreram. São espíritos puros, mas com total obediência e servidão a Deus.

2) Temos que ter o cuidado para não pensar que os anjos são nossos "empregados", ou que estão a nossa disposição para fazer tudo aquilo que queremos à força ou guiados pela superstição ou pelo esoterismo.

3) Lembrar sempre que: os anjos cumprem em especial a vontade de Deus e nunca a nossa vontade. Eles podem nos ajudar, estão aí para isso, sempre que precisarmos algo de bom.

4) Por determinação divina os anjos são nossos guardiães e estão ao nosso lado sempre.

5) Os anjos por estarem diretamente ligados à Deus, podem se quiserem manifestar-se em qualquer tempo e espaço, assumir formas, mas nunca encarnar, (nascer), em um corpo.

6) Nunca podemos deixar de rezar e agradecer o amparo que eles sempre nos dão de forma silenciosa e tão amiga.

8) Os Anjos da Guarda são nossos maiores amigos.  

QUANTO A QUEDA DOS ANJOS - TAMBÉM CHAMADOS DE DEMÔNIOS, O PADRE PAULO RICARDO NOS ENSINA COMO ENTENDER À LUZ DA DOUTRINA DA IGREJA SOBRE ELES. VAMOS ASSISTIR ESTE VÍDEO:
 


Depois de ler e aprender biblicamente o correto sobre a existência dos anjos e o que eles representam, além do valor de sua existência, temos que nos libertar das correntes maléficas do ocultismo, isto é, de seitas e de pessoas supersticiosas que os colocam como deuses.
Quanto aos nomes próprios dos anjos, a Bíblia nos revelou apenas três: Miguel, Rafael e Gabriel.  

Esses Anjos agiram e contribuíram com a História da Salvação. Os demais sabemos o nome das hierarquias, mas não seus nomes. Por que digo isto? porque é comum os ocultistas dizem por aí vários nomes de anjos, isto é uma mentira! Todos esses nomes foram inventados, fantasiados, por essas seitas pagãs. A Bíblia nunca nos revelou a mais do que precisamos saber. Bom seria se soubéssemos o  nome de nosso anjo da guarda, por exemplo, mas isso não nos foi revelado por Deus. 

No ocultismo, e no esoterismo, eles ensinam que há anjo pra tudo, isso não é verdade, agora sabemos que existe uma hierarquia, que os anjos também são submissos a Deus e nunca a nossa vontade e que a principal função deles é cumprir a vontade de Deus; eles não podem interferir em nada se não for por ordem expressa de Deus. E que anjo, não tem sexo, pois é espírito!  

Os ocultistas e os gnósticos pensam que eles são capazes de resolver tudo, não é verdade. É anjo pra lá, anjo pra cá, tudo ligado às superstições.

A devoção aos santos Anjos deve ser incentivada, mas, sobretudo, deve ser observado de que eles, assim como  todos nós, somos criaturas de Deus, e como tais, somos servos de Deus. Os Anjos não são deuses, não podem fazer por nós daquilo que não for da vontade de Deus.

Os Anjos, assim como os santos (as) podem sim, interceder por nós e se for da vontade de Deus podem nos ajudar. A única coisa que os anjos podem fazer sempre por nós por missão direta é a nossa guarda, isto é nossa proteção. Eles nos guarda e nos guia. Mas para isso temos que pedir, pois eles respeitam nossas decisões. Você tem costume de pedir proteção ao seu anjo da guarda? ... Você pede proteção para ti e sua família, amigos, etc.? Pois é, é preciso, pois, mesmo eles tendo ordem de Deus para nos proteger, não vão agir se não quisermos.

Agora, as demais coisas, como: bênção e cura, os milagres em si, eles nos trazem na medida em que Deus os autoriza fazê-los.            


Por isso, rezai comigo esta Oração:






SANTO ANJO DO SENHOR, MEU ZELOSO PROTETOR. SE A TI, DEUS TE CONFIOU A MISSÃO DE CUIDAR DE MIM. EU VOS PEÇO: DEFENDEI-ME EM TODAS AS MINHAS NECESSIDADES E NÃO PERMITAIS QUE EU SEJA ENVOLVIDO PELO PECADO. LIVRAI-ME DAS CILADAS DO INIMIGO. AGRADEÇO-VOS DE TODO CORAÇÃO A VOSSA INTERCESSÃO E VOSSA PROTEÇÃO.
AJUDAI-ME, MEU SANTO ANJO, A FAZER COM QUE EU POSSA AMAR, LOUVAR E SERVIR AO SENHOR DEUS, OBEDECER SEMPRE AS PALAVRAS DE JESUS E SER DÓCIL AO ESPÍRITO SANTO.
SANTOS ARCANJOS DE DEUS: MIGUEL, RAFAEL E GABRIEL, VINDE EM MEU AUXÍLIO!
GLÓRIA AO PAI, AO FILHO E AO ESPÍRITO SANTO. COMO ERA NO PRINCÍPIO AGORA E SEMPRE. AMÉM!             

  
    
  


           

   
               
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

AS RAZÕES PELAS QUAIS CONSTANTINO NÃO FUNDOU A IGREJA CATÓLICA (Refutando o Dr. Rodrigo Silva) Parte 1

       Um vídeo que tem sido divulgado nas redes sociais de uma entrevista com o adventista e Dr. Rodrigo Silva, professor, teólogo protes...