Das muitas falsas doutrinas que se espalham por aí, nos tempos modernos a Igreja Adventista do Sétimo dia é uma seita herética. É uma das muitas que ensinam doutrinas estranhas, contrárias a Bíblia. Porque para eles os escritos de uma mulher, Elen White, que ajudou fundar esta seita, possui um grau elevado e seus escritos são considerados um complemento da Bíblia.
Segundo eles, "um dos dons do Espírito Santo é a
profecia. Esse dom é um sinal retificador da igreja remanescente e foi
manifestado no ministério de Elen White como a mensageira do Senhor. Seus
escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade que proporciona conforto,
instrução orientação e correção à Igreja". Está no site da Igreja
Adventista.
Os adventistas
consideram Elen White uma profetiza. O corpo doutrinário deles não está em
conformidade com a ortodoxia cristã devido aos vários ensinamentos heréticos.
Pregam o sabatismo, que se deve guardar ao sábado ao invés do domingo. E que
diz que o senhor Jesus era o anjo Miguel. Que diz que satanás olhava para Jesus
como um igual. Que diz que Deus existia em forma angélica. Também é mesma que
acusa a santa Igreja de Cristo de ser a besta do Apocalipse, a grande meretriz
que seduz a humanidade; e eles ensinam isso publicamente. Isso é uma heresia
muito grave contra a verdadeira Igreja de Cristo.
As doutrinas
adventistas têm heresias graves. A tal ponto que nem os protestantes mais
tradicionais como: Os batistas, os presbiterianos, os metodistas, os luteranos,
os anglicanos, etc. não reconhecem a Igreja Adventista do Sétimo dia como uma
igreja cristã válida.
A Igreja católica
reconhece a Igreja Adventista como igreja verdadeira?
A Igreja católica
não reconhece a Igreja Adventista do Sétimo Dia e nenhuma outra igreja
protestante como a única igreja verdadeira, pois, a única Igreja de Cristo
verdadeira é a Igreja Católica fundada sobre Pedro, continuada pelos apóstolos,
sucedida pelos bispos legitimamente válidos. A Igreja Católica apenas admite o
batismo da igreja adventista como válido.
No livro chamado
"Primeiros Escritos", de Elen White, edição 2007, página 174, ela
diz:
"Moisés passou
pela morte desceu e lhe deu vida antes que seu corpo visse a corrupção. Satanás
procurou reter o corpo pretendendo-o como seu, mas, Miguel ressuscitou Moisés e
levou-o ao céu. Satanás maldisse amargamente a Deus acusando-o de injusto por
permitir que sua presa lhe fosse tirada. Cristo, porém, não repreendeu seu ao
adversário, embora fosse por sua tentação que o servo de Deus houvesse caído.
Mansamente remeteu a seu Pai dizendo, 'o Senhor te repreenda!"
Perceba! Cristo
desceu e Miguel ressuscitou Moisés. Depois, ela diz que Cristo não o repreendeu
e disse o senhor te repreenda. Onde está isso 'o senhor te repreenda"?
Está em Judas 1, 9. Quando Judas disse que Miguel em nome de Iahweh repreende
satanás.
Elen White afirma
sem nenhuma prova que foi Cristo quem disse isso para satanás.
O texto da Carta de São Judas1, 9-10 em questão não diz
nada a respeito do modo como escreveu Elen White. Qual é o contexto de Judas?
Bem... Vamos partir do versículo 4 do mesmo capítulo 1: “De
fato, infiltraram-se entre vós alguns homens já há muito marcados para esta
sentença, uns ímpios, que convertem a graça de nosso Deus num pretexto para a
licenciosidade e negam Jesus Cristo, nosso único mestre e Senhor”. (Bíblia de
Jerusalém, página 2137).
A carta de Judas é destinada aos amados em Deus Pai, e
guardados em Jesus Cristo. Esta carta foi, sem dúvida, dirigida a uma igreja
local específica, ou mais propriamente a um grupo específico; os que
permaneciam fieis a Cristo apesar de todas as influências negativas
evidenciadas naquela igreja. Nesta comunidade existiam pessoas que negavam
Jesus Cristo e também estavam agindo com licenciosidade, ou seja, praticando
atos libidinosos ou libertinos. São Judas escreve esta carta para que estas pessoas
possam se converter e aceitar o Senhor Jesus como único Deus e Senhor. E ele
vai mostrar exemplos do Antigo Testamento, como a destruição de Sodoma e
Gomorra. São Judas diz que eles não se pode brincar com Deus e vai mostrando que Deus não poupou em castigar
os anjos que se rebelaram e estes foram presos em ferrolhos. Aqueles que viviam na concupiscência da carne, os
que desprezaram a autoridade divina Deus os destruiu. Estas pessoas do tempo de São Judas agiam por
desconhecer a verdade e agiam como animais irracionais e se não se arrependessem sofreriam o mesmo castigo eterno.
O texto é claro em dizer que a mensagem é para os ímpios que
viviam naquela comunidade e quando São Judas cita a passagem do livro de Enoc
onde há uma disputa entre Miguel e satanás pelo corpo de Moisés em momento
algum o texto cita o que Elen White escreveu. E a propósito, São Judas está
dando um alerta àqueles cujos estavam vivendo de forma errada trilhando o
caminho do mal. São judas vai nos versículos seguintes, Judas 11-16), mostrando
a eles que o julgamento do Senhor virá. E nos versículos 17 ao 19, ele exorta a todos a se manterem firmes
na doutrina dos Apóstolos porque no final dos tempos surgirão muitos que
zombarão da fé “são esses os que causam divisões, estes seres psíquicos, que
não tem o Espírito.
Em que encaixa o versículo 10 em Elen
White e o pastor Rodrigo Silva. Não passam de uns espíritos psíquicos que um
dia inventou esta história fantasiosa baseada em sei lá o quê, mas que na
verdade faz parte do mesmo grupo selecto descrito por São Judas, “São
murmuradores, revoltados, (cotra a santa Igreja de Cristo), revoltados contra o
destino, que procedem de acordo com seus erros, (espalhando doutrinas falsas),
que profere palavras arrogantes, (porque mentindo contra a palavra de Deus passam
falsa autoridade naquilo que falam) e estão sempre a bajular quando o interesse
está em jogo”. Ou seja, tentam convencer as pessoas que eles estão certos,
acreditam nas falsas profecias de Elen White, considerando-as tanto divinas
quanto a Sagrada Escritura.
O corpo doutrinário
adventista afirma que o Arcanjo Miguel é Jesus Cristo e por isso o pastor
Rodrigo Silva vai pregar publicamente essa heresia. É contra isso que se lança
o alerta.
Atenção! - Se alguém
adorar Jesus como Miguel estará adorando outra pessoa, uma outra divindade, por
assim dizer e, estará cometendo pecado de idolatria.
Quem identifica Jesus como Miguel? Não só os adventistas,
mas, também as testemunhas de Jeová.
Existe uma
diferença apenas no entendimento; Os adventistas creem que Jesus é Deus e que
Miguel era uma teofania ou manifestação da divindade antes da encarnação. Os
adventistas não negam a divindade de Jesus e nem a Santíssima Trindade. É
lógico, que eles atentam contra a divindade de Cristo ao dizer que Cristo era
Miguel no Antigo Testamento, mas, os adventistas acreditam na divindade de
Cristo.
Por outro
lado, as testemunhas de Jeová afirmam que Cristo é Miguel, mas, eles dizem que
Cristo é um ser criado. A Igreja Católica e as igrejas protestantes professam
que Jesus é verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus, gerado, não criado e
consubstancial ao Pai.
As testemunhas
de Jeová pregam que Cristo foi o primeiro ser criado, que ele é um ser
existente antes da encarnação, mas, ele foi criado. Ou seja, ele não é eterno.
Eles não creem na Santíssima Trindade e negam que Jesus morreu na cruz. Para
eles Jesus morreu pregado numa estaca. Negam a divindade de Cristo, aceitando-o
apenas com um profeta. Mas, ambas as seitas possuem lá suas heresias, mas, no
caso das testemunhas de Jeová, ela é uma seita judaizante e não cristã.
Em Hebreus 13, 9. – Está escrito: “Não vos deixeis levar por doutrinas estranhas e falsas, persevere na sã doutrina”
Em 1Timóteo 1, 3-4. – São Paulo fala para Timóteo avisar alguns para que parassem de ensinar outra doutrina para que a sã doutrina fosse preservada.
2João 1, 9. Diz: "Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela permanece não tem Deus”.
Em Gálatas 1, 8-13, Paulo diz que, “mesmo que um anjo do céu pregue um evangelho diferente, esse deve ser anátema”.
As doutrinas falsas tentam enganar as pessoas e afastá-las da salvação em Jesus. Alguns exemplos de doutrinas falsas são: Relativismo moral, Crença de que Deus não vai punir os pecados, Preconceito contra os cristãos.
As falsas doutrinas são espalhadas desde a era apostólica e continua até os nossos dias. Elas, além de afastar o cristão da verdadeira doutrina, causa confusão entre os cristãos a ponto de fazer a pessoa apartar da verdade e consequentemente da verdadeira fé.
Hoje em dia os meios de comunicação estão cheios delas, inclusive, o assunto que vamos abordar agora. Mas antes disso vamos entender um pouco o que são os anjos:
O Salmo 103, 20 - "Bendizei ao Senhor todos seus anjos, valorosos em poder que executais as suas ordens obedeceis a sua palavra". O salmista conclama os anjos e explica quem são os anjos. São adoradores, servos valorosos e poderosos que obedecem às ordens de Deus. Esta é a missão dos anjos.
E Hebreus 1, 14 - " Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação? Eles também são enviados por Deus para cuidar de nossa salvação, ou seja, são nossos guardiões ou anjos da guarda. E Colossenses 1, 16 - " "Porque nele ( Jesus), todas as coisas foram criadas, nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, (os anjos), sejam eles, tronos, ou dominações, ou principados, ou potestades. Todas as coisas foram criadas por ele e para ele". São Paulo diz que tudo foi criado por Cristo e em Cristo e para Cristo. E isso envolve as criaturas visíveis e as invisíveis, no caso, os anjos. E os anjos se dividem em 4 categorias hierárquicas: Os Tronos, as Dominações, os Principados e as Potestades.
Agora, percebam a gravidade em dizer que Cristo é um anjo,
que Deus existiu em forma angélica. Que Cristo e Miguel era a mesma pessoa?
Anjos são criaturas e Jesus é o criador. São espíritos poderosos e gloriosos, mas,
são criaturas. Anjo=mensageiro; é umas das funções angélicas.
O Parágrafo 328 e 311 do Catecismo da Igreja Católica ensina:
(328) "A
existência dos seres espirituais, não corporais, que a Escritura chama de anjos
é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a
unidade da Tradição. O que são os anjos? São seres espirituais, não corporais.
(311) Os anjos e os homens são criaturas inteligentes e
livres devem caminhar para o seu destino último por opção livre e amor
preferencial podem, no entanto, desviar-se e de fato pecaram foi assim que o
mal moral entrou no mundo incomensuravelmente mais grave do que o mal físico.
Mas vejam bem! O homem pode pecar e se arrepender porque Deus concedeu ao homem
o livre arbítrio. Ele pode escolher entre o bem e o mal e ainda sim,
arrepender-se e voltar á comunhão com Deus por meio de Jesus Cristo. Já os
anjos não possuem o livre arbítrio. Eles são livres, mas, uma vez que pecarem
não tem mais volta. É o que aconteceu com Lúcifer ou satanás que tendo se
rebelado fizeram mal uso de sua liberdade contra Deus e foram expulsos do céu.
Alguns exemplos de atuação prática dos anjos na Bíblia:
Daniel 7, 10, diz-se que milhares de anjos estão em volta do
trono de Deus, a servi-Lo.
Tobias12, 13-15 O anjo Rafael é enviado para testar a fé de
Tobias e curá-lo de uma enfermidade.
Lucas 1, 26-37 - O anjo Gabriel traz a mensagem da parte de
Deus que ela conceberá e dará a luz ao filho de Deus.
Lucas 2, 10 - O anjo anuncia aos pastores o nascimento de
Cristo; e ao mesmo tempo se juntam aos incontáveis anjos para louvar e
glorificar a Deus.
Mateus 2, 13 - O anjo avisa em sonho a José para fugir para o
Egito por causa da perseguição de Herodes.
Lucas 22, 43 - O anjo conforta Jesus no momento de sua agonia
no Horto das Oliveiras.
Salmo 91, 11-13 (Mateus 4, 5-6) - Porque aos seus anjos dará
ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te
sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
João 20,11-12 - Os anjos aparecem à Maria Madalena no
sepulcro.
Atos 1,10 - Na ascensão de Jesus os anjos anunciam a volta
dele.
Atos 5, 17-19 - o Anjo liberta os apóstolos da prisão.
Apocalipse 12, 7 - O anjo Miguel combate e vence satanás.
Apocalipse 4, 8 - Os anjos louvam e bendizem a Deus no Céu.
Apocalipse 7, 11 - Os anjos, com toda a corte celeste
juntamente com os santos mártires adoram a Jesus.
Apocalipse 8, 3, Ao anjo é dado incenso para oferecer com as
orações de todos os santos.
Apocalipse 14, 6-12 - Os anjos anunciam a hora do julgamento.
Então podemos conhecer a missão dos anjos:
Louvam e adoram a Deus.
São Mensageiros de Deus.
São nossos guardiões.
São confortadores.
Nos defendem dos perigos e do mal.
Combatem com o maligno à nosso favor.
Oferecem nossas orações a Deus
São nossos defensores
Os Arcanjos são
os primeiros anjos na ordem hierárquica dos anjos. No livro Tobias, capítulo
12, 14-15 - "O Senhor me enviou para curar e livrar do demônio Sarah
mulher do teu filho. Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na
presença do Senhor. A Sagrada Escritura diz que existem miríades de anjos, mas,
existem sete Arcanjos que estão sempre na presença do senhor. O anjo Rafael se
identifica como um dos principais na hierarquia angélica. Também Apocalipse 8,
2 - "Eu vi os sete anjos que assistem diante de Deus, foram lhes dados
sete trombetas". O autor de Apocalipse extraiu da literatura
deuterocanônica, (provavelmente do livro de Tobias que os protestantes
consideram apócrifo, mas que a Igreja católica aceita como inspirado), descreve
estes sete anjos que assistem na presença de Deus.
Perceba que
existem miríades de anjos, mas, são apenas sete deles que são escolhidos para
assistir na presença de Deus. A esses chamamos de arcanjos ou príncipes entre
os anjos. A palavra arcanjo aparece duas vezes apenas na Bíblia. A primeira
está em Tessalonicenses 4, 16 quando São Paulo fala sobre a volta de Cristo.
São Paulo diz que "quando for dado o sinal e com a voz do arcanjo e o soar
a trombeta Jesus descerá dos céus".
Veja! São
Paulo não confunde o arcanjo com Jesus. São Paulo destaca a função do arcanjo
ao anunciar a descida de Cristo tocará a sua trombeta. Perceba aqui a
incoerência adventista em afirmar que Jesus é o anjo Miguel. São Paulo
distingue muito bem que depois da voz do anjo e do soar da trombeta é que Jesus
descerá.
A segunda
vez em que aparece a palavra arcanjo está em Judas 9 - que fala da disputa de
satanás com o Arcanjo Miguel pelo corpo de Moisés. O Arcanjo repreendeu satanás
em nome de Iahweh.
REFUTAÇÃO AO PASTOR RODRIGO SILVA
Há um vídeo nas redes sociais do pastor adventista Rodrigo
Silva em que ele vai ensinar uma falsa doutrina de que Jesus e o Arcanjo Miguel
é a mesma pessoa.
Vou transcrever aqui as falas do pastor:
“Quando Abraão vai sacrificar Isaac, (Jesus não tinha se
encarnado ainda), quem aparece e segura a mão de Abraão? A Bíblia chama de anjo
do Senhor, mas, o anjo do Senhor quando pega a mão de Abraão diz, Abraão pare!
Porque agora eu sei que você não me negou o seu filho. Mas, ele tinha prometido
dar o seu filho para o anjo ou para Deus? Então aquele anjo era um anjo
qualquer? Era Deus em forma angélica”. “Quando Jacó lutou à noite com um
estranho que deslocou a perna de Jacó. Jacó lutou com um anjo, mas a Bíblia
fala que Jacó mudou seu nome para Israel. Is=homem, ra=luta, el=Deus. Que significa o homem lutou contra Deus. Mas,
Jacó lutou contra Deus ou contra o anjo?”
“Por isso que Jesus parecia tão pequeno. Por isso que o Pai
falava e ele obedecia. Ele assim por um tempo a posição de arquiteto. Há
evidências disso? Claro! Evangelho de João 1 lemos: ‘no princípio era a palavra
e a palavra estava com Deus e ela era Deus’. Lógico, uma palavra mediadora.
Outro exemplo: Gênesis 19, 13 fala de Cristo como anjo do Senhor. Daniel o
chama de o ‘príncipe do exército do Senhor’. Ele era Miguel. Por isso irmãos
que Lúcifer na briga dele, ele não cobiçou a posição do Pai. Lúcifer cobiçou a
posição do Filho. Porque Lúcifer não entendia. Porque o Pai tudo bem, mas,
Jesus é alguém como eu. Porque eu tenho que adorá-lo? Porque ele é chamado para
criar e eu não? Até que o Pai senta o filho no trono e explica para todos
“embora em forma angélica, esse aí não é um anjo qualquer, esse aí já é Deus em
forma angélica”. “Quer uma prova que Jesus é Miguel? Mateus fala que quando
Jesus voltar vamos ouvir a voz de Cristo e os mortos vão ressuscitar. Paulo
fala assim, ‘ao ouvir a voz do arcanjo’, interessante que Miguel quer dizer
ninguém é como Deus. Cristo já assumiu lá traz a forma de um anjo para tornar
mais fácil a comunicação entre a divindade e as criaturas”. Como é que Deus
podia ir com os anjos em todo lugar se ele estava em toda parte? O que Deus
tinha para conversar com o anjo se ele sabe tudo? Já parou pra pensar nisso?
Como é que você tem relação finita com um ser infinito? Só tem um jeito. Se
esse ser infinito diminuir um pouco da glória dele”.
Bem, aqui está um trecho de sua pregação. Não basta ir muito
além para perceber a chuva de heresias que ele fala. Como assim? Como Miguel é
Jesus? Só na cabeça dele cabe isso. Como assim, Deus rebaixou a realeza de
Jesus para falar conosco e com os anjos?
O que o pastor Rodrigo silva fala é uma heresia muito grave.
Dizer que no Antigo Testamento Deus se apresentou em "forma angélica"
é totalmente descabido porque Deus é Deus, ele não precisa se apresentar na
figura de um ser criado porque Ele criou os anjos para serem seus servos.
Então, ou ele pode agir diretamente, ou pode agir juntamente com seus anjos
como, por exemplo, está escrito:
Êxodo 12, 23 - Quando
o Senhor passar para matar os egípcios verá o sangue nos batentes das portas
dos Israelitas e o anjo da morte passará adiante.
(Note! Que o autor
sagrado distingue duas pessoas e duas ações; a primeira: a ação direta de Deus
ao passar pelas casas dos israelitas. E a segunda anjo da morte que passa para
cumprir a ordem de Deus. Aqui percebemos bem, que Deus não é o Deus em forma de
anjo, mas é Deus com o anjo agindo.)
Êxodo 14, 15-31. Deus
conversa diretamente com Moisés e pede que o povo marche para travessia do Mar
vermelho. O anjo guardião se posiciona atrás para proteger o povo.
Salmos 91, 11-13. Deus
dá ordem aos seus anjos .
Lucas 1, 26. Deus
envia seu anjo à cidade de Nazaré, na Galileia.
Quando ele pergunta: Como é que Deus podia ir com os anjos em
todo lugar se ele estava em toda parte? Parece que ele desconhece a própria
Bíblia porque em Apocalipse 14, 4 diz que até os santos que guardaram a
castidade seguem a Deus onde quer que Ele vá. Ora! se os santos seguem a Deus
em qualquer lugar porque com os anjos seria diferente. O Céu é uma família. Os
anjos estão junto de Deus e presentes em todos os acontecimentos porque eles
estão a serviço de dEle. Mas, o pastor Rodrigo Silva parece subestimar ou
ignora a vontade de Deus. Sim. Deus está em toda parte, mas ele usa os anjos
como seus ministros.
Porventura ele não leu Filipenses 2, 9-11? - “Por isso, Deus
o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
para que ao nome de Jesus todo joelho se dobre nos céus, na terra e toda língua
confesse Jesus Cristo é o Senhor Para a glória de Deus Pai”!
E Mateus 3,17 e Mateus
17,5 - "Eis meu filho amado, em
quem me comprazo".
Hebreus 1, 6 - "Que todos os anjos de Deus o
adorem".
Vamos esmiuçar por parte a bobagem do que ele diz.
Ele fala que Jesus é aquele anjo que no sacrifício de Isaac
não permitiu que Abraão seguisse com o sacrifício. Se lermos o trecho da
Bíblia, Gênese 22, 1 e versos 9-12. Fala que no momento em que Abraão levantou
a faca para sacrificar o filho, o anjo impediu porque o propósito de Deus não
era a morte daquele inocente, mas, pôr Abraão à prova.
O que importava para Deus era se Abraão seria obediente ou
não. Se ele amava a Deus a ponto de cumprir um absurdo ao ponto de realizar um
sacrifício humano, entregar à morte seu próprio filho. Deus impediu porque Ele
jamais permitiria isso.
No ato o anjo deu um cordeiro para ser sacrificado no lugar
de Isaac. A pergunta é: Onde o autor sagrado diz que esse anjo é Miguel e
tampouco Jesus para que o pastor Rodrigo Silva possa fazer tal afirmação?
Em todo texto o autor sagrado não descreve o nome do anjo nem
sua posição angélica.
Ah! Mas, no versículo 15 ao 18 do capítulo 22 de Gênese está
escrito que foi o anjo que deu a promessa a Abraão. Sim está. Mas, o anjo é um
servo de Deus portador da mensagem de Deus. Aliás, esta é uma das funções
angélicas. Quando Deus precisa ele envia seu anjo seja para mandar uma
mensagem, como podemos ler na Bíblia,
Na Bíblia tem vários
exemplos de anjos comunicando com os servos de Deus. Seja também para batalhar
contra os inimigos de Deus. Também a Bíblia traz vários exemplos. Os anjos são
servos de Deus.
Gênese 22,16. O anjo
traz duas mensagens de Deus: A primeira para impedir o sacrifício de Isaac. A
segunda para trazer a promessa de Deus à Abraão. É muito claro: Antes do anjo
falar ele diz: “Juro por mim mesmo, disse o Senhor” [...]. No versículo podemos
observar que não é o anjo falando por si, mas, é o anjo que fala em nome de
Deus.
Percebem que não há nenhuma relação com Jesus aqui? Nem o
Arcanjo Miguel é citado. De onde Rodrigo Silva tirou isso?
Outra bobagem que ele fala é que Deus e o anjo era a mesma
pessoa. Nas suas palavras, era “Deus em forma angélica”.
Ora, desde quando Deus precisa se parecer com um anjo para
falar com alguém. É mais grave ainda do que se pensa. Porque Deus é o
Todo-poderoso, mas, se ele se reduz, ou "se diminui" na forma de um
anjo ele deixa de ser Deus. Porque que Deus precisa se rebaixar? A Bíblia
ensina que Jesus, na sua humanidade se humilhou e se fez obediente até a morte
e morte de Cruz, por isso Deus o exaltou e lhe deu um nome acima de todo nome.
(Filipenses 2, 8-11)
Jesus não rebaixou a sua realeza, mas sua humanidade. Jesus
tornando-se um de nós, e sem pecado, se fez servo para nossa salvação. Porque
um só homem Adão, entrou o pecado e a morte. Jesus o Filho de Deus, o novo Adão
sendo perfeito homem entrou a salvação. (Romanos 5, 12-21) Quando a Bíblia fala
que Jesus se humilhou é no sentido de fazer-se humilde. Não usou de arrogância
como fazem os poderosos. Mas, foi se revelando nas coisas simples e se fazendo
servo humilde e pobre para estar mais intimamente ligado à nós. Mas, a
humildade de Jesus não significa que ele abaixou a cabeça para os poderosos.
Quando o pastor Rodrigo Silva diz que Deus se tornou pequeno
até o ponto de que Deus no Antigo
Testamento era "Deus em forma angélica", ele está dizendo que Deus
trocou sua posição de Criador à posição de criatura. E isto é um erro grave
porque Deus é único em todos os aspectos. Ele não muda.
Ele é o que é, assim se revelou a Moisés, "EU SOU".
A Trindade é única não se divide, não muda porque Deus é um só. Jesus quando
veio a este mundo na humanidade se fez servo e humilde, mas, na sua divindade
ele é o seu todo e não muda. Jesus não é meio Deus, ele é Deus por completo.
Perfeito em sua humanidade e perfeito em sua divindade.
Deus pode usar seus anjos para se comunicar com alguém? Pode.
Mas, a Bíblia mostra que também, em muitos casos, Ele se comunicava diretamente
como por exemplo com Adão e Eva no paraíso. Com Moisés no Sinai. E usa também
de anjos para transmitir sua palavra como por exemplo quando enviou o anjo
Gabriel até Maria para anunciar a Encarnação.
Se lermos o texto com
cuidado vamos ver a separação. Gênese 22,1 – Deus pessoalmente chama Abraão e
manda ele fazer o sacrifício. Na segunda parte, ao levantar a faca, Deus agiu
diretamente. Ele mandou seu anjo impedir o sacrifício. Deus é Deus. Ele pode
agir de várias formas. Direta ou indiretamente. Agora dizer que Deus é o
próprio anjo é um absurdo. Os anjos são criaturas de Deus, agem em nome de
Deus. Porque Deus precisaria se parecer com um anjo para falar a Abraão se já
no primeiro versículo Deus falou com ele diretamente? Onde está a lógica disso?
Deus não é anjo e anjo não é Deus. O próprio texto separa as
duas pessoas. Basta ler com cuidado.
Aí ele vai continuar:
A luta de Jacó com o anjo. Ele pergunta: “A luta de Jacó foi
com o anjo ou foi com Deus?”
À essa pergunta do pastor Rodrigo Silva vamos ao texto
Bíblico para entender:
Gênese 32, 25-31. (Bíblia de Jerusalém, página 77)
Jacó ficou sozinho.
Então veio alguém que se pôs a lutar com ele até o amanhecer.
Vendo que não o dominava tocou a articulação da coxa, e a
coxa de Jacó se deslocou enquanto lutava com ele.
Ele disse: "Deixe-me ir, pois, já rompeu o dia".
Mas Jacó lhe respondeu: "Não te deixarei se não me abençoares".
Ele lhe perguntou: "Qual é o teu nome?"
- "Jacó", respondeu ele. Ele retomou: - "Não
te chamarás mais Jacó, mas, sim, Israel, porque foste forte contra Deus e
contra os homens e tu prevaleceste".
Jacó fez outra pergunta:
- "Revela-me o teu nome?" Mas ele respondeu:
- "Porque perguntas pelo meu nome?" E ali mesmo o
abençoou.
Jacó deu a este lugar o nome de Fanuel, "porque",
disse ele, "eu vi a Deus face a face".
“Aquele anjo era Deus
em forma angélica”? Segundo o pastor Rodrigo Silva é. Lemos o trecho acima. O
texto não diz quem ele era, embora Jacó tivesse perguntado. Ele não diz
"eu sou Deus e vim em forma de um anjo para lutar com você". O texto
diz que ele não revelou seu nome. Mas, Jacó se deu conta de que lutava com Deus
porque aquele alguém disse: "você lutou com Deus e com os homens e
venceste".
Veja! A Bíblia de Jerusalém, que traz uma tradição mais fiel
do Hebraico, vai dizer: ‘Alguém lutou com ele até surgir a aurora’. Quem lutou
com Jacó, o anjo ou Deus?
O texto não diz que era um anjo que lutou com Jacó. O texto é
claro, foi um ser. Enquanto algumas traduções vão dizer que era um homem, a
tradução correta vai dizer que era alguém que lutou com Jacó.
Nessa luta não teve
vencedores muito embora Deus poderia destruir Jacó. Porém, Deus não queria
isso. É uma prova de resistência espiritual.
É interessante que por muito tempo os estudiosos acharam que
Jacó saiu vitorioso dessa luta e que lutou com um anjo, mas, o texto é bem
claro de que aquele ser não se apresentou como tal.
Aqui há de ressaltar que fisicamente Jacó não podia combater
com Deus. A luta foi um teste e Deus não usou mais força do que precisava. Jacó
passou no teste pela persistência.
Jacó sabia que quem lutava com ele não podia ser humano. No
final aquele ser "desistiu". Desistiu entre aspas porque Deus se
deixou desistir, pois, ele não vai além de nossas forças. E no final deixou um
sinal na perna de Jacó.
A vitória de Jacó não estava na sua força física, mas na sua
fé, porque humanamente falando seria impossível lutar com Deus e vencer. Mas,
sua "vitória", consistia na sua persistência, na ação, de não
abandonar a luta, mesmo que aquilo lhe parecesse impossível. Era um teste de
Fé.
No final Jacó é
abençoado porque ele passou pelo teste.
Então Jacó lutou com o anjo? Não! Isso é um pressuposto. Jacó
lutou com o próprio Deus.
Iahweh disse: “Não te chamarás mais Jacó, mas Israel”; porque
ele foi o único homem que lutou com Deus.
Mas, continuando... Jacó pediu: “abençoa-me!” e ele o
abençoou. E porque sabemos que Jacó lutou com Deus se o texto diz que foi um
ser? Porque conclui o texto: Versículo
31, Jacó dizendo: “Ei vi o Senhor face a face”.
Agora podemos achar a resposta de Rodrigo Silva: “Era um anjo
ou Deus que lutou com Jacó?”, a Bíblia responde: Era Deus face a face com Jacó.
Aquela luta era um teste de Fé para Jacó. Qual ensinamento podemos tirar desta
história?
A luta é uma constante na vida do ser humano. Por vezes,
lutamos ao limite de nossas forças. Sentimo-nos “deslocados” em nossa
humanidade, tal como Jacó fora atingido na coxa por “aquele Ser”. Uma vida
religiosa autêntica é, sem dúvida nenhuma, um confronto direto com o divino; em
nós, contra nós, mas jamais sem nós. Assim, manquejando, temos que ir em
frente, seguir na caminhada da vida, ansiosos e desejosos pelo dia que se
anuncia. Tornar-se coxo, como Jacó, é tornar-se consciente de sua missão, sabedor
de suas potencialidades e fraquezas. É adquirir o senso que muitas vezes nos
falta: o de que somos falhos, frágeis e incompletos. De que em nós duelam
forças antagônicas; de um lado o divino e do outro o contra humano, pois divino
e humano não são opostos, mas divino e contra humano, sim. Divino e humano
coexistem: se humanos, demasiadamente humanos, podemos alcançar o mais divino
em nós mesmos.
Por isso, ao amanhecer daquele dia, após uma noite
“tenebrosa”, Jacó não permitiu que o “anjo” o deixasse sem que antes lhe
concedesse uma benção. Apesar de não dizer o nome, pois, dizer o nome é
tornar-se propriedade e Deus não se deixa apropriar-se por ninguém, visto que é
o inapropriado, o absoluto, o anjo abençoa Jacó: “Não te chamarás mais Jacó,
mas Israel; pois como lutaste com Deus e com os homens, prevaleceste… e o
abençoou” (Gênesis 32, 28-29). Ter o nome alterado é o mesmo que dizer que teve
alterado todo o destino, a missão e a própria vida. De Jacó, Deus fez um povo –
Israel – de perpetua memória e de abrangência incalculável.
De fato, também nós, na luta que travamos com Deus, saímos
todos vitoriosos, pois Deus, em sua fraqueza e impotência, só é capaz de amar.
E, como sabemos ou não sabemos, o amor deixa o amante frágil e incapaz de se
recusar ao amado. Daí, na luta diária da vida, no confronto intransferível de
nossa existência, haverá sempre um “alguém” a lutar conosco e por nós. A luta
de Jacó com o “anjo” é a luta de todos nós.
É isso que podemos aprender deste no contexto da Luta de Jacó
com Deus. Esse texto não prova em nada que Jesus era Miguel.
Mas, continuando... o pastor vai fazer uma salada de frutas
agora para dizer que “Jesus é um anjo porque está escrito em Gênese 19, 13 e
Daniel o chama de “Príncipe do exército do Senhor”. Ele usa esse texto para
confirmar sua tese de que Miguel era Jesus no Antigo Testamento
O que diz Gênese 19, 13? O texto fala da destruição de Sodoma
e Gomorra. Assim diz o texto:
“Porque vamos destruir este lugar, pois é grande o grito que
se ergueu contra eles diante de Iahweh, e Iahweh nos enviou para
exterminá-los”.
Deus enviou
dois anjos mensageiros, para falar a Ló e avisar que Deus destruiria as
cidades. O recado que eles traziam é para que Ló saísse da cidade porque Deus
iria destruí-la. E o texto não diz o nome dos anjos.
Aí Rodrigo Silva vai
dizer que está escrito em Gênese 19,13 Deus envia Jesus Cristo como o anjo do
Senhor. Em momento algum o texto diz isso.
E Deus não enviou um
anjo só. Ele enviou dois à casa de Ló. Onde está a prova para afirmar que Jesus
é um anjo?
O texto traz a história da destruição de Sodoma e Gomorra e
os anjos citados não têm nomes.
Para piorar
ainda mais, ele diminuiu a majestade de Deus Filho, no caso Nosso Senhor Jesus
em uma criatura angelical. Ele assumiu por um tempo a posição de arquiteto.
Ora, Jesus não precisa assumir posição nenhuma. Ele é o Senhor de todas as
coisas.
[Aliás, essa palavra ‘arquiteto’ para se referir a Deus é
muito usado na maçonaria, é muito estranho o que ele fala porque nenhum cristão
chama a Deus de arquiteto.]
Ou seja, para ele Jesus não é só um anjo, mas, Deus Pai
precisou reduzir a glória de Jesus. Causa espanto porque o pastor Rodrigo Silva
desconhece a própria revelação da missão trinitária de Deus que assim se revela
Deus Pai é o Criador, Deus Filho (Jesus) é Salvador e o Espírito Santo é
advogado (O Paraclito) consolador e a alma da Igreja.
Ou seja, na sua imaginação, Deus é o construtor e Jesus é o
arquiteto. Não bastava ele misturar a divindade com o angélico, mas agora ele
diz que Jesus se diminuiu para obedecer ao Pai. E quando a Bíblia diz que Jesus
se fez pequeno e se humilhou, a Bíblia esclarece que Jesus se fez obediente não
para se passar ou porque era um anjo, mas, para que assumindo a nossa fraqueza,
experimentando-a pudesse ser como um de nós, exceto no pecado para nossa
salvação.
Ora, Jesus não precisava se “diminuir” para obedecer ao Pai.
Aqui ele separa a pessoa divina de Jesus como se Ele e o Pai não fosse a mesma
pessoa ou tivesse poderes diferentes. O que ele fala é uma heresia. Pois está
escrito “eu e o Pai somos um”, (João 10, 30). E João 1, 1 que ele cita como
prova? Bem, ele esqueceu de ler os versículos seguintes 2 e 3; “Ele estava no
princípio junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito”.
João, aqui, desmente o que diz o pastor; porque ele diz que 'tudo foi feito por
ele', nele e sem ele nada pôde ser feito. Logo, se tudo foi feito por Deus e
nada sem Jesus, isto significa que em nada Jesus poderia ser diminuído em sua
glória e poder.
Agora o mais absurdo. Lúcifer brigou com Jesus, que na cabeça
dele é Miguel porque Miguel não aceitava o fato de Jesus, que nas suas palavras
é um ser inferior, ou seja, para o pastor Jesus não tem o mesmo poder que Deus.
Satanás se revolta porque tem que se sujeitar a adorar um anjo, mas, Deus o
coloca no trono ao seu lado agora de forma angélica. Jesus não é Deus, não é
consubstancial ao Pai. O evangelho está errado quando Jesus disse que ele e o
Pai é um só. Para o pastor Jesus é um Deus em forma de anjo.
“Por isso que Jesus parecia tão pequeno. Por isso que o Pai
falava e ele obedecia. Ele assim por um tempo a posição de arquiteto. Há
evidências disso? Claro! Evangelho de João 1, já lemos: ‘No princípio era a
palavra e a palavra estava com Deus e ela era Deus’.
Quem de fato é Miguel?
Antes de responder esta pergunta vamos entender um pouco o
que são os anjos:
Miguel é um anjo, uma
criatura espiritual, ele é um dos 7 Arcanjos que assiste o trono de Deus.
Os anjos não tem livre arbítrio como nós. Há uma diferença
entre a liberdade dos anjos e a nossa liberdade.
Nós podemos escolher
entre o bem e o mal. Mesmo que escolhermos o mal podemos, pelo livre arbítrio
voltar à prática do bem. Os anjos não tem essa escolha. Por isso que quando
satanás se rebelou não houve volta, separou-se definitivamente de Deus. Mas,
nem mesmo satanás pode fazer alguma coisa sem a permissão de Deus. Os anjos são
cumpridores das ordens de Deus, são seus mensageiros.
Se Jesus fosse o anjo Miguel ele não podia repreender satanás
em seu nome. Mas, como Jesus é o Filho de Deus, portanto, é Deus junto com o
Pai e o Espírito Santo ele pode repreender e expulsa-lo.
A crença que Jesus é Miguel não é só adventista. Outros
pastores e teólogos de várias denominações acreditavam nisso. Por exemplo:
Joseph Benson, metodista; Ernest Wilhelm Hengstenberg, professor acadêmico e
teólogo luterano; Johan Peter Lange, calvinista; Charles Spurgeon, reformado
britânico e batista puritano; John Giel, batista; John Wesley, metodista;
Jonathan Edwards, teólogo calvinista e o próprio João Calvino.
Embora esses teólogos acreditassem e tivessem convicção
disso, as suas congregações não aceitam porque embora eles tivessem algum
pressuposto bíblico que justificasse suas crenças, não há nada na Sagrada
Escritura que afirme categoricamente que Jesus e Miguel é a mesma pessoa.
Mas, a seita que mais defende essa falsa doutrina de Miguel e
Jesus ser a mesma pessoa é a seita adventista por casa dos escritos de Elen G.
White.
Para sustentar isso usam o texto da carta de Judas 1, 8-10 e
2Pedro2, 10-12.
Elen White é a que mais enfatiza essa falsa doutrina. Vejamos
alguns dos seus escritos:
Na Enciclopédia ‘Elen G. White’, na página 1083, no tópico
sobre os anjos ela escreve:
“Na história cristã surgiu duas interpretações a cerca desse
ser. A primeira visão predominante é que Miguel é o mais elevado líder entre os
anjos. A segunda é a visão minoritária mais persistente, a de que Miguel é o
Cristo divino. A primeira explicação foi provavelmente influenciada por seu
título de arcanjo e pelo livro judaico pseudoepígrafo de Enoc. Escrito por
volta do século II, no qual Miguel aparece de maneira muito clara entre os sete
anjos. Na visão de que ele é um anjo mais elevado tem prevalecido
consistentemente ao longo dos séculos com interpretação católica romana”.
O que podemos perceber nos escritos de Elen White é que os
adventistas têm consciência clara de que a visão que eles têm de que o Arcanjo
Miguel e Jesus não é majoritária dentro da teologia.
Os teólogos da Igreja Católica e da maioria das igrejas
protestantes dizem que Miguel é apenas um anjo e por ter uma função mais
elevada ele se torna um Arcanjo. Porque a Bíblia é clara ao mostrar a função de
cada um.
Mas, o que importa
para os adventistas não é o que a Bíblia diz ou o que a maioria crê, mas o que
Elen White diz.
Gleyson Persio, ex adventista no seu livro, vai dizer:
Elen White fala: “Moisés passou pela morte, mas Cristo desceu
e lhe deu vida antes que seu corpo visse a corrupção. Satanás pretendia ter o
seu corpo. Miguel ressuscitou Moisés e levou-o ao céu. Cristo, porém, não
repreendeu seu adversário embora ele fosse por sua tentação que o servo de Deus
houvesse caído”.
Elen White comenta a carta de Judas1, 9. Onde é narrada a
disputa entre o Arcanjo Miguel e satanás pelo corpo de Moisés. E aí ela troca
Miguel ou Michael por Jesus. O que é um absurdo, porque o texto não fala que
foi Jesus que combateu com satanás, mas o Arcanjo Miguel.
E aqui podemos apresentar os pontos que desmente Elen White:
1º) A carta de Judas identifica duas pessoas distintas: Jesus
e Miguel. Ela menciona o nome de Jesus cinco vezes. Não seria de estranhar que
autor desta carta sem qualquer aviso ao leitor alterasse a identidade de Jesus
chamando-o de Miguel?
Não há dúvidas de que Jesus e Miguel são duas pessoas
distintas e claramente identificadas no texto. Não vai inventar algo que não
está na ideia do autor. Judas quando quer falar de Jesus ele cita Jesus ele
cita-o e quando quer falar de Miguel também o cita. Ele não faz como Elen
White. Ela faz um intercâmbio entre as duas pessoas como se fosse possível.
Ele deixa claro no texto quem é quem. Além disso, a carta de
Judas utiliza como parte do seu texto, versículos 14 e 15, uma passagem do
pseudoepígrafo do Livro de Enoc. Não se sabe se foi o autor de Enoc que pegou
de Judas ou foi Judas quem pegou do autor de Enoc. Há uma controvérsia.
O livro de Enoc era utilizado tanto pelos judeus quanto pelos
primeiros cristãos e era aceito. Quase entrou na lista do Cânon como
inspirados, mas, depois foi rejeitado. Embora a Bíblia da Igreja Copta tenha em
seu cânon este livro.
E mesmo o livro de Enoc deixa bem claro que Miguel era apenas
um anjo. É dito também no livro: “Então respondeu Miguel um dos santos honrados
que estavam comigo, [...], ele me disse: Esse primeiro é Miguel, o segundo
Rafael, o terceiro Gabriel e o quarto Fanuel; e esses são os quatro anjos do
Senhor dos espíritos as quatro vozes que ouvi naqueles dias”.
Veja que o Livro de Enoc, mesmo não sendo canônico cita o
nome dos quatro anjos dentre eles, Miguel. O livro de Enoc os judeus também
conheciam não falam que ele é Jesus.
Judas deixa claro quem é quem; e o livro de Enoc corrobora
com a mesma ideia de que Jesus e Miguel não são as mesmas pessoas e ainda diz
que existem mais três anjos do mesmo nível.
Judas cita cinco vezes Jesus e Miguel apenas uma vez.
Portanto, o que Elen White e o pastor Rodrigo Silva afirma
sobre Jesus e Miguel ser a mesma pessoa não tem solidez bíblica, é heresia
grave.
2º) Está escrito na Bíblia que Jesus repreendia e expulsava
satanás diretamente. Há vários textos no Novo Testamento mostrando diversas
situações em que isso acontece. Como exemplos podemos ler em Lucas4, 5-8;
Lucas4, 9-12; Mateus16, 23.
Nesses textos Jesus repreende satanás cara a cara. Se Jesus
fosse um anjo não poderia fazê-lo.
Essa ideia que os adventistas colocam “o Senhor te
repreenda”, como se ele apenas estivesse repreendendo o diabo com o próprio
nome não faz nenhum sentido. No texto, nós temos Miguel repreendendo satanás em
nome de Javé. Já nos Evangelhos é Jesus que repreende satanás diretamente.
Um dos argumentos adventistas é de que o termo ‘anjo do
Senhor’ no Antigo Testamento é o próprio Jesus Cristo e, portanto, Miguel
poderia ser um outro nome ou título de Cristo.
Essa linha de raciocínio é improcedente. Ainda que
concordássemos que o termo ‘anjo do Senhor’ é usado em diversos locais do
Antigo Testamento em momentos em que o próprio Cristo aparecia na terra. Mas
isso não significa que Miguel e Cristo São a mesma pessoa.
Nem toda expressão “anjo do Senhor” significa que é o próprio
Deus ou que é uma cristofania pode ser o anjo mesmo.
E em alguns textos, nos originais, percebe-se que ele se
refere ao próprio Deus. Por exemplo: Quando antes da destruição de Sodoma e
Gomorra, ele conversa com aqueles dois jovens, no qual eles achavam que se
tratavam de anjos ali, um deles é o próprio Yahweh (Javé).
Um outro argumento pobre usado pela Igreja Adventista é o
significado do nome Miguel em hebraico. Segundo eles, o nome Miguel se traduz
“quem é como Deus”, portanto, significa que Miguel é Jesus.
O renomado dicionário teológico Strong coloca Miguel como “o
primeiro príncipe dos arcanjos”. Veja! O dicionário Strong que é o mais
conceituado e mais respeitado tanto por teólogos protestantes quanto católicos
que o significado do nome ele é apenas um arcanjo. Não é porque seu nome
significa ‘quem é como Deus’ que Miguel seja Deus. Assim como uma pessoa pode
se chamar Jesus, mas não é Jesus Cristo.
Contudo, em nenhum momento há uma referência bíblica
afirmando que Miguel é Jesus. Pelo contrário, a conotação da frase aqui está
muito mais para um desafio dos inimigos de Deus, visto que Miguel é o arcanjo
que guerreia e derrota o inimigo conforme está em Apocalipse 12, 7.
Ele em suas batalhas presta honra a Deus ao dizer inclusive
com seu próprio nome que não há ninguém que se compare a Deus em seu poder e
magnitude.
Vamos supor que a teoria adventista esteja correta e que o
nome Miguel seja uma referência a Jesus. Miguel quer dizer “quem é como Deus”
ou “quem é semelhante a Deus”. A pergunta é: Jesus é semelhante a Deus ou é o
próprio Deus?
O próprio raciocínio adventista não bate com o que ensina a
doutrina cristã e nem com o que afirma a própria Bíblia, pois, é Jesus Cristo
que vai dizer “eu e o Pai somos um”, (João 10, 30). Jesus não é de forma alguma
o anjo Miguel. A Bíblia dá alguns títulos para Jesus diferente do que querem os
adventistas:
Isaías 9,6 Jesus é chamado de ‘Conselheiro Maravilhoso’; ‘Pai
Eterno’; ‘Deus Todo-poderoso’; ‘Sar-Shalom’, ‘Principe da Paz’, 'Cordeiro de
Deus', Messias, Filho de Davi.
Apocalipse 1, 8 – ‘Ele é o Alfa e o ômega.
3º) Deus não chamou nenhum anjo de filho e a nenhum outro deu
o poder de salvar a humanidade.
O autor de Hebreus deixa evidente sua preocupação em eliminar
qualquer dúvida a respeito de Jesus, de como todo poder lhe foi dado pelo Pai a
Jesus e não a outro anjo. Além disso, existe também uma grande ênfase sobre a
direção de Deus de não adoramos nenhum anjo, mas somente Ele.
Hebreus 1 ,5 –
“Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra
vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho?”
Hebreus 1, 13 - “Ora, a qual dos anjos jamais disse:
Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos
teus pés?”.
Hebreus 2, 5 - “Ora, a qual dos anjos jamais disse:
Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos
teus pés?”.
Hebreus 2, 16 – “Pois é claro que não é a anjos que ele
ajuda, mas aos descendentes de Abraão".
A Bíblia é clara ao afirmar que Jesus é superior aos anjos. O
Capítulo 2 de hebreus diz que Ele se fez um pouco menor que os anjos, mas, na
sua ressurreição todo poder lhe é restituído. Porque quando ele veio ao mundo
ele deixa sua glória no céu para se fazer um de nós. Não é que ele perdeu a
glória, ele deixa sua glória para se igualar a nós exceto no pecado. Quando ele
ressuscita tem todo o poder. E o livro de Hebreus deixa claro que embora Jesus
tenha tornado um pouco menor que os anjos, de nada diminuiu a sua glória e
também não deixou de ser Deus. Jesus é perfeito homem e perfeito Deus. Na sua
ascensão ele retorna a sua glória com todo poder. Jesus Cristo é o mesmo antes
hoje e sempre.
Podemos entender então que Miguel não teria estes atributos
mesmo que entendêssemos que Miguel fosse uma cristofania, isto é, uma
manifestação de Cristo, colocar um anjo na mesma magnitude de Jesus Cristo é
incabível.
Quando a gente analisa no Antigo Testamento o anjo do senhor,
ali percebe-se que é diferente.
4º) Os Pais da Igreja refutam a tese adventista.
A obra cristã ‘Pastor de hermas” e a seita ebionita (Século
II), pareciam ter identificado Miguel com Cristo.
Aparentemente Santo Hipólito no terceiro século já tinha
chegado a essa conclusão em 1545, Jeorge Joye
e João Calvino em 1561 acreditavam que Miguel era Cristo.
Na obra Pastor de Hermas, página 237, “O anjo grande e
glorioso é Miguel, que tem poder sobre esse povo e o governa. É ele quem dá a
lei e grava no coração daqueles que creem”. O autor deixa claro que ele é um
anjo apenas que cuida do povo e nada mais.
No livro contra as heresias de Santo Irineu de Lion,
Tertuliano diz: “Mas ele não deve por esse motivo, ser considerado um anjo como
Gabriel ou Miguel (...) ele é verdadeiramente Deus, o Filho de Deus.
(Tertuliano, 230 d.C, sobre a carne de Cristo, capítulo XIV.)
Tertuliano, no século II deixou claro que Jesus não pode ser
comparado a nenhum anjo.
Neste mesmo livro na página 127 Santo Irineu diz assim:
“Portanto, não foram os anjos que nos plasmaram. Os anjos não podiam fazer uma
imagem de Deus, nem outro qualquer que não fosse o Deus verdadeiro, nem uma
potência que estivesse afastada da vontade do Pai de todas as coisas. Nem Deus
precisava deles para fazer o que em si mesmo já tinha decretado fazer, como se
ele não tivesse suas próprias mãos! Desde sempre, de fato Ele tem junto de si o
Verbo e a sabedoria, o Filho e o Espírito Santo. É por meio deles e neles que
se fez todas as coisas, soberanamente e com toda liberdade, e é a eles que se
dirige quando se diz “façamos o homem à nossa imagem e semelhança!” – Aqui
santo Irineu estava combatendo o gnosticismo que não acreditavam na encarnação
do Verbo e ele está falando que o Verbo se encarnou, mas, que Ele não era um
anjo, Ele era divino e tinha todo o poder.
Isso serve também para desmontar a tese adventista, portanto
do pastor Rodrigo Silva de que Jesus era o anjo Miguel no Antigo Testamento.
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leve para seu encontro de catequese, caso você for um catequista para que mais
pessoas não caiam nas falácias dos falsos pastores.
Porque virão muitos
em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos" é uma
passagem da Bíblia, em (Mateus 24,4).
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