terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MARIA NA CATEQUESE

Texto de Ir. Nery, fsc.; Revista Brasil Cristão, ed.  Nov/2010.




1. MARIA MÃE E MODELO DO CATEQUISTA - "Por uma vocação singular, Maria viu o Filho de Deus "crescer em sabedoria, idade e graça". (Lc 2, 52). Ela foi mestra que o formou no conhecimento humano das Escrituras e da história do desígnio de Deus sobre seu povo, na adoração ao Pai. Ela foi também a primeira de seus discípulos. Como Santo Agostinho afirmou com audácia: "o fato de ser discípula foi para Maria mais importante que ser mãe". Pode-se dizer, com razão e alegria, que Maria é um "catecismo vivo" e "Mãe e modelo do(a) catequista". (Cardeal Tomko - Guia para os catequistas- Vaticano 1993).



2. A GRANDEZA DE MARIA - Não consiste apenas em ser Mãe de Jesus, mas no nascimento dela mesma como "filha"-mulher nova- ao se fazer primeira discípula missionária de Jesus. Maria ensinou a chamar Deus de "Senhor da História", o "Deus Libertador", e Jesus ensinou Maria a chamar a Deus, sobretudo de Pai. Mas é difícil imaginar com Maria cresceu na fé, porque estamos acostumados a não ver Maria como uma mulher simples do povo que, como as demais, teve que aprender de tudo,e aos poucos ainda, descobrir no filho de Deus, que em nada se diferenciava dos demais seres humanos, exceto por não ter pecado. O seu "sim", difícil no começo, na Anunciação, foi difícil em outros momentos da vida de Jesus, até aquele outro sim radical quando tudo se revelava perdido e somente lhe restava "ir à Jerusalém" e correr o risco de perder a vida por seu filho, condenado à morte (cf Mt16, 21-27); chegando ela mesma até a cruz de Jesus, (cf. José Luís Saborido: Para uma Catequesis de Maria hoy-0 Valladolid, Espanha).


3. A JESUS POR MARIA - Um dos pontos fundamentais da figura de Mariana catequese é de ela ser o precioso caminho pelo qual o Filho de Deus veio ao mundo e, ao mesmo tempo, um precioso caminho que nos leva a seu Filho, o próprio Filho de Deus. Parar em Maria é endeusá-la e isso é idolatria. Porém, desprezar Maria no Plano de Salvação é desprezar Jesus e tudo o que dele nos veio.

Aprendamos dela a sermos discípulos missionários com nosso sim total ao Pai, com nosso seguimento generoso de Jesus em tudo, com nossa obediência contínua à vontade do Pai. Aprendamos do canto de Maria, o "Magnificat", a estar do lado dos pobres e excluídos para libertá-los. Aprendamos de Maria nas bodas de Caná, a atitude de serviço, e a sua orientação para fazermos tudo o que Jesus nos pede. E acolhamos, com João ao pé da cruz, Maria como nossa mãe. Aprendamos com ela, na Anunciação  a escolher o Espírito santo que forma e nós o Filho de Deus e, no Cenáculo, este mesmo Espírito que pede nossa participação para formar a Igreja, como a continuadora da missão de Jesus na história. Amém!               

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Uma amizade verdadeira e produnda com DEUS

Texto de Pe. Alírio José Pedrini, scj Revista Brasil Cristão nov/2010

Todos os seres humanos são criados à imagem e semelhança de Deus, para viver uma verdadeira e profunda amizade com Ele. Amizade essa cultivada, aprofundada e perenizada por meio  de um relacionamento amigável, diário, concreto e profundo. Esse é o sonho de Deus a respeito de toda humanidade. Porém é preciso dar atenção a duas palavras escritas acima: "amizade" e "relacionamento".  

Amizade. O Deus-Trindade quer ser o maior, o mais importante e o mais significativo amigo do ser humano. Aliás, Ele o é de fato! Nessa amizade, Ele quer estar tão perto, tão presente e tão comuncativo ao ser humano, a ponto de  este sentir-se muito amado e atraído por Ele, e desejoso de viver esta amizade com Deus. A descrição do Paraíso Terrestre é um símbolo daquilo que Deus quer com o ser humano: conviver de tal forma que a pessoa se sinta profundamente feliz pela amizade e comunicação com Deus.

A felicidade do Paraíso, na verdade é a felicidade do coração que encontrou Deus, criou uma amizade com Ele, e com Ele se comunica diariamente. O sonho de Deus é fazer o ser humano realmente feliz. Como o não consegue pelenamente aqui na terra, por causa do pecado, Ele mantém o sonho de dar-lhe o Céu. E o que é o céu, senão a felicidade plena, imperdível, perpétua, causada pela amizade e pela presença definitiva com Deus?

Relacionamento. Uma amizade é criada por uma primeiro encontro e relacionamento. Ela cresce, se aprofunda, mantém-se viva e se desenvolve sempre mais, por meio do relacionamento, ou seja, das costantes comunicações de toda sorte entre os amigos. Os amigos gostam de se relacionar. Aliás, precisam. Caso contrário a amizade tende a enfraquecer. Até mesmo entre marido e mulher, é o relacionamento muito bem conduzido que mantém acesso vivo, agradável e operante, o amor matrimonial.

O relacionamento com Deus acontece toda vez que o ser humano realiza algum ato ou culto religioso: uma oração escrita, uma oração espontânea, um culto  celebrado, uma comtemplação, uma meditação da Palavra de Deus, uma celebração de um sacramento, uma Santa Missa bem participada. Aliás essa  é a forma de culto mais perfeita, completa e rica que existe na fé católica. Portanto o relacionamento constante e criativo com Deus é imprescindível para que a amizade entre ambos se fortaleça sempre mais, e Deus possa fazer o ser humano mais feliz.

AMIZADE E SANTIDADE

Por meio da amizade e do relacionamento com o Deus vivo, o ser humano descobre progressivamente quão drande é o amor d'Ele, quão operante é esse amor e como sempre esteve presente em sua vida, desde a concepção. Por esta descoberta e constatação o ser humano se sente amado,motiva-se ára amá-lo, sente-se amado por Deus, e neste jogo de amor com Ele, cresce a amizade e se dinamiza o relacionamento.

O ser humano vai descobrindo as belezas de Deus; encanta-se sempre mais com Ele. Descobre e vivencia atributos, as  qualidades e as virtudes divinas. E o coração humano canta com alegria indivisível: quão grande és tu, meu Deus! Quão amoroso! Quão poderoso! Quão misericordioso! Quão surpreendente és tu, meu Deus!
O coração humano descobre que Deus só quer o seu bem. E o bem mais perfeito. Por isso descobre progressivamente que a sua palavra bíblica, seus mandamentos, seus conselhos, suas orientações, suas chamadas de atenção são todas unicamente para o bem dele. Então o coração humano, cativado por Deus, adere sempre mais a Ele, acolhe a vivencia  com sinceridade  e profundidade crescente as orientações divinas, e passa a vivê-las  no dia a dia em sua vida. Vive-as com amor e por amor. Vive-as como melhor caminho  em sua vida pessoal, familiar, profissional e social. Esse coração passa  amoldar-se  voluntaria e empenhativamente aos ensinamentos divinos. E Deus, com sua presença e suas graças, auxilia-o a conseguir amoldar-se a eles. Assim, vai se formando o Santo...           

"O SANTO TRABALHA SEM CANSAÇOS PARA PURIFICAR SEMPRE MAIS SEU CORAÇÃO DE TODO PECADO, PARA TORNÁ-LO SEMPRE MAIS SENSÍVEL AO AMOR DE DEUS."

SANTIDADE

Santo é todo aquele qie mantém uma profunda amizade com Deus, alimentada por constantes relacionamentos de amor., cuja vida é vivida porofundamente conforme os ensinamentos divinos, tanto na vida pessoal, como matrimonial, familiar, profissional, eclesial e social.
Por ser vivida segundo os ensinamentos divinos, a vida do santo afasta-se sempre mais  de todo pecado, sente horror a ele, pois ofende o Deus amado , quabra a amizade com Ele e faz desaparecer a paz interior gerada pela presença divina. O santo trabalha sem cansaços  para purificar sempre mais o seu coração de todo pecado, para torná-lo sempre mais sensível ao amor de Deus.  Ao mesmo tempo, o santo se empenha com o mesmo afinco para embelezar seu coração com as virtudes teológicas, cristãs e humanas.

Enquanto o santo se empenha por erradicar todo pecado e revestir-se das virtudes, Deus pela ação do Espírito Santo, o auxilia poderosamente nessas tarefas, e mais do que isto, desenvolve nele os sete dons infusos (Is11,2,) desabrocha nele os frutos da santidade (Gl5,22) e lçhe concede os carismas para realizar suas obras em favor dos irmãos.   

A santidade deveria ser um estado de vida normal a todo batizado na Trindade, ou seja, a todo aquele que é mergulhado pelo sacramento do Batismo no amor criador do Pai, no amor salvador do Filho e no amor santificador do Espírito Santo. Viver em "estado de graça divina", isto é, viver uma natural amizade com a Trindade, deveria ser comum e natural a todo batizado. Tenho usado o verbo no tempo "condicional": deveria... Pois infelizmente grande parte dos batizados não vive em santidade, não vive em estado de graça com o divino. Volto a dizer: viver em estado de graça deveria ser normal a todo batizado.
São Paulo, em suas cartas dirigidas às comunidades cristãs, cha muitíssimas vezes os cristãos batizados de "santos". Basta conferir.

CHAMADOS À SANTIDADE


Todos os seres humanos são criados à imagem e semelhança de Deus. Somos todos chamados ao Batismo para sermos adotados como filhos de Deus. Somos todos chamdos à salvação na vida presente para a vida eterna.
Pela participação na paixão, morte e ressurreição de Jesus. Somos todos chamados à santidade para vivermos santamente nesta vida, e depois da morte participarmos da glória de Deus no Céu. Esse é o "caminho normal" indicado por Deus Pai, mediante Jesus Cristo, na ação do Espírito Santo. Para todos aqueles que não chegam a conhecer esse "caminho" de salvação e santidade, por certo Deus tem outros "atalhos" para salvar e santificar multidões.

A vida de santidade é um chamado para todos, em quelquer estado de vida. Os bispos, os padres, os religiosos, os consagrados e nós, somos todos chamados a viver em santidade em seu estado de vida e na sua missão. Os casados são chamados a viver em santidade no matrimônio e na vida familiar. Os viúvos os separados, os divorciados, são todos chamados a viver em santidade nessa sua realidade de vida.

Os noivos e namorados, também são chamados a viver este estado de vida de forma santa e impecável, para poderem formar uma família santa. Os jovens e adolescentes são igualmente chamados a viver uma vida santa, quer pessoal, quer familiar, quer nos estudos, no trabalho e na vida social.
Todos esses apontados acima são chamados a viver e testemunhar sua vida de santidade em sua profissão, em seus negócios, em sua vida social, em todo lugar.

Uma profunda amizade com Deus, cultivada por relacionamentos religiosos diários, pautuando o modo de viver, de pensar, de querer e de agir, segundo os ensinamentosdivinos, leva a erradicar todo pecado e a buscar a beleza das virtudes. Eis o "estado de graça santificante"! eis a santidade!           

       

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A SADIA CONVIVÊNCIA EM FAMÍLIA



Texto de: Pe. Evaristo DeBiasi-Revista Brasil Cristão ed. Out/2010  
Foto de: Maurício Âmbar



A vida, a harmonia e a felicidade sempre acontecem numa família quando se busca levar a sério o único conselho que Maria nos deu: "Fazei tudo o que Ele vos disser!" (Jo2, fidelidade5). Aliás foi o próprio Cristo quem nos prometeu que, se buscarmos permanecer na Palavra e aos mandamentos do Pai, como Ele permaneceu, e se convidarmos para fazer parte de nossa vida, a nossa alegria será completa. "Disse-vos essas coisas para que minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa!" (Jo15, 11).

A revelação cristã nos indica que todo segredo de nossa vida, da vida de Cristo, a p´ropria salvação e redenção acontecem no cumprimento e na realização de quatro "faça-se":

O primeiro "faça-se" foi proferido e continua acontecer da parte de Deus Pai, como nos descreve o Livro de Gênesis: "Disse Deus: faça-se  a luz, o firmamento, os astros, a terra, os mares, os vegetais, os animais e, por fim, o homem e a mulher" Gn1, 1ss; e toda diversidade da riqueza da criação aconteceu e continua a acontecer. A Providência criativa de Deus está na origem de toda criação, a sustenta e continua a criá-la de modo continuado e permanente. 
O segundo "faça-se" foi proferido por uma mulher, a Virgem Maria de Nazaré, e o Deus criador dos céus e da terra se tornou um de nós e veio morar no meio dos homens. "Eis que uma viregem conceberá e dará a luz a um filho e ele chamará Emanuel". (Is 7, 14; Mt1, 23).

O terceiro "faça-se" foi proferida na dor extrema do horto das oliveiras e da paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nossa salvação, nossa redenção aconteceram e continua a acontecer: "Pai, se é do teu agrado afasta de mim este cálice! não se faça a minha vontade, mas sim a tua Pai." (Lc22, 42)

Resta entretanto o quarto "faça-se", para que todo projeto de amor de Deus Pai, a Boa-Nova de Jesus e o Reino de Deus aconteçam; isto é, o meu "faça-se", o teu, o nosso, o de cada família e da p´ropria humanidade.

O cristianismo, em sua essência, é a experiência viva de um encontro pessoal entre Deus e o homem, na pessoa de Jesus. Entre a vontade do Pai e a adesão livre do coração humano. A vida, a harmonia e a felicidade na relação homem e mulher, esposo e esposa, pais e filhos; entgre os irmãos e com toda comunidade humana acontecem quando a vontade  de Deus e a vontade do homem se encontram  num compromisso de amor e de missão.

No encontro com a vontade de Deus Pai e a pessoa de Jesus, Maria se apresenta como modelo e figura viva da Igreja, do existirmos como Igreja, do vivermos em família e na família cristã. Nela, o encontro da vontade do Pai com a sa vontade se tornou norma de vida e para a vida. Em Maria a Palavra de Deus deixou de ser apenas Palavra, tornando-se vida, carne, na pessoa de seu Filho Jesus.

A ciência nos diz que a pessoa humana, sem um projeto de vida, se frustra na existência. No dizer do Dr. Victor Frankl, autor do logoterapia,"sem um sentido maior a vida humana se torna frágil, sem futuro e pode terminar na frusttração". 
Bay Berry também nos diz: "Quem não tem uma razão de ser, já possui uma razão suficiente para morrer"
Caruso, psicanalista atual, fala que: "a falta de um sentido e de um significado para a existência humana transforma a vida em tragédia existencial a nível pessoal, de família e de sociedade".

Sem uma fé no Criador (para nós cristãos, na pessoa de Jesus), a vida humana fica sem horizontes, a família se  debilita como vocação e imagem de Deus., a relação entre pais e filhos empobrece, a vida entre irmãos se torna tensa e a convivência social adoece em profundidade.         

   

sábado, 13 de novembro de 2010

OS OLHARES DA IGREJA SOBRE O HOMOSSEXUALISMO

(de: Elmando V. de Toledo)

O homossexualismo e as práticas homossexuais são conhecidas desde a Grécia antiga.

Há estudos históricos que comprovam isto. Recentemente é um assunto muito comentado e estudado às práticas homossexuais.

A princípio entende-se que o homosexualismo parte de uma disfunção genética onde os hormônios alteram o gene masculino ou feminino, por isso é comum que se destaca mais mulheres com feições e aptidões masculinas e homens com feições e aptidões femininas. Também percebemos a disfunção hormonal de um  gene predominante, quando há uma inversão da sexualidade, o indivíduo nasce com um corpo feminino mas recebe órgãos genitais masculinos e vice-versa. A ciência trata esses casos como disfunção genética. 


Até aí o homossexualismo pode ser entendido como uma causa natural.



A Igreja entende a pessoa do homossexual e carinhosamente o respeita como filhos do mesmo Pai. Afinal de contas ele (a) não teve culpa de nascer assim.  E deve ser respeitado como todo ser humano.
É mentirosa a idéia que tentam passar, (principalmente a mídia) de que a Igreja Católica Apostólica Romana, o Santo Padre o Papa e demais instituições cristãs discriminam os homossexuais. Não é bem assim. 
A Igreja tem recebido inúmeras críticas, pelo mundo afora, dizendo que ela, o o Santo Padre são preconceituosos. Não! o que a Igreja pensa sobre o homossexualismo?
Ela entende em si todas as causas que levam uma pessoa a ser homossexual e respeita cada uma; o que a Igreja não pode aceitar é a prática do homossexualismo, ou seja a prática do relacionamento entre pessoas do mesmo sexo e a união religiosa do Sacramento, isto é o Matrimônio religioso. A Igreja não é contra o pecador e sim contra o pecado.

A Igreja sempre esteve de portas abertas para os homossexuais, dentro de minha paróquia existem homossexuais que trabalham nos diversos serviços de pastorais.

O que a igreja defende como contrárias à Lei de Deus e da Igreja são as práticas do homossexualismo porque não foi a Igreja que quis assim foi Deus. Deus desde o princípio criou a união matrimonial entre homem e mulher para fins de gerar os filhos, isto é a procriação. Este é o princípio do casamento. E os dois formarão um só corpo. Gên2, 21-24; 1Cr7, 1-14; Ef5, 21-33. 

Se existe por aí alguma instituição que se diz cristã e celebra o casamento entre homossexuais, logicamente, essas instituições estão enganando seus fiéis. Pois perante as leis de Deus não pode haver casamento entre pessoas do mesmo sexo, não por preconceito, mas porque o casamento só é válido entre o homem e a mulher para constiuição de família e geração da espécie humana. Por isso mesmo que quisesse, esse Sacramento seria nulo.

Querendo ou não, a lei natural, isto é da natureza, fez sexos opostos os quais devem  gerar vidas, logo, não é uma lei natural a união entre pessoas do mesmo sexo, ainda que  haja um grande sentimento entre ambos, não pertence à lei natural das coisas. É preciso o sexo entre um homem e uma mulher para haver a procriação da espécie.  

Então você poderá nperguntar: e o casamento civil de homossexuais? - bem o casamento civil é um contrato uma celebração de direitos e deveres e nada tem ligação com o Sacramento do Matrimônio dado pela Igreja.  

Portanto, a Igreja caminha sob as leis de Jesus Cristo, nós como seus filhos devemos cumprir o Madamento de Jesus, "amar uns aos outros", com o mesmo amor que Ele nos amou até a Cruz. Mas não podemos mudar aquilo que foi determinado por Deus. Para concluir esse pensamento convido você leitor a ler: Gl1, 11-12; Gl2,17.

São Paulo deixa claro que: as leis que recebemos de Cristo e o Evangelho não foi obra humana, mas foi Jesus quem as fez. "Portanto irmãos todas as leis da Igreja e sua doutrina não provém de desejos humanos". Se viessem causariam muitos estragos, como já causaram algumas decisões humanas da Igreja no passado. 

A Igreja olha atenta e amorosamente a todos nós pecadores, pois como parte dela somos todos pecadores, não há distinção. Mas o que temos que nos esforçar é para alcançar a santidade. Se entendermos isto deixaremos de criticar o santo Padre quando nos exorta e nos adverte sobre a todas as práticas de pecado. Pois Ela é sinal de presença do amor de Deus. 

Mas a Igreja não tem poder de mudar o Evangelho, nem as Leis de Nosso Senhor Jesus Cristo. 
A Igreja olha com carinho esses nossos irmãos e os mesmos não estão proibidos de frequentar as celebrações e participar das pastorais. O que se recomenda é uma vida coerente com os valores do Evangelho. Deus não faz distinção de pessoas, raças ou línguas. 


O Santo Padre o Papa Bento XVI e tantos outros cumprindo o dever de anunciar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, não discrimina nem condena os homossexuais, e pessoas de outra opção sexual sem si, apenas é contrário à prática da homossexualidade como algo que dentro da Lei de Cristo é pecado. E tudo que é pecado ofende a Deus nosso Senhor, não interessa qual é o tamanho ou proporção.


O mandamento de Deus é claro, "não pecar contra a castidade!", isto quer dizer muitas coisas inclusive às práticas do homossexualismo.  
Assim como o Santo Padre insiste na defesa da vida, contra o aborto, não quer ser preconceituoso com as mulheres, mas é porque há uma lei que não devemos transpor, tudo que causa o morte de inocentes é pecado grave contra Deus, eis o mandamento "não matarás!". O casamento cristão, isto é a união conjugal, a bênção matrimonial só tem sentido se for entre homem e mulher. Porque? - porque essa união deve servir primordialmente para gerar os filhos. Isso não é invenção da nossa cabeça  nem da Igreja, mas é uma lei natural.  Não tem sentido uma união matrimonial entre pessoas do mesmo sexo onde não possa haver a geração, ou a fecundação da espécie humana. Então é por isso que a Igreja não aceita como "casamento religioso" a união de pessoas do mesmo sexo, porque um dos principais objetivos do casamento é esse, a procriação. 


Você sabia que: Um casamento religioso pode ser anulado se o casal não teve frutos desse casamento, o amor entre os dois e os filhos? - salvo se por razões de doenças, ou a idade impedir que eles gerem, por exemplo no caso de pessoas mais velhas, e quem se casa e depois descobre que um dos parceiros possui problemas que impedem a fecundação.        


O que é mais fácil de fazer: não praticar o mal e merecer o céu ou praticar o mal e sem se arrepender ir para o inferno? Obedecer a leis de Deus, (e é difícil), ou seguir as leis do mundo? Jesus disse que não podemos servir a dois senhores... 
Entre uma coisa e outra Jesus nunca disse que seria fácil, e todos aqueles que quisessem algo mais dEle deveria passar pela "porta estreita", essa porta pode ser considerada a nossa opção por resistir à toda espécie de mal. Deixar-se revestir pelo Espírito Santo, ou não, e deixar-nos seduzir pelo mal. Isso inclui a tentação de muitas vezes criticar aquilo que é certo, que Deus nos propõe como valores para se chegar ao propósito final, o Céu.


Por isso se você é homossexual, ou possui outra forma de vida, não se aliene achando que a Igreja condena você. Não é verdade! mas devemos estar atentos a prática do pecado. Jesus disse uma frase interessante guarde-a: "Que adianta o homem querer ganhar o mundo inteiro se vier a perder a coisa mais preciosa que é a alma", quer dizer, podemos ganhar tudo neste mundo, mas se perdermos a salvação tudo estará perdido. E Deus não quer isso pra ninguém porque a nossa vida lhe custou muito caro, o preço foi a morte de Jesus na Cruz. Jogando fora a salvação, estamos jogando fora o sangue precioso de Nosso Senhor que foi derramado por nós!


É por isso que a Igreja não pode mudar suas leis sua forma de agir e de pensar. A responsabilidade da Igreja é muito grande porque se trata da formação da fé e nos conduzir à eternidade, ou seja tratar a nossa alma para o merecimento da salvação. Isso só a Igreja pode fazer, quem desperdiçar essa chance ficará sem Deus e consequentemente sem a salvação.  


As coisas, o mundo, o pecado, os maus desejos não nos deixam ver que é preciso amar e seguir a Jesus. Isso implica que cumpramos nossa parte. E é tão simples, basta esforçarmos para vivermos longe do pecado. A santidade é para todos, mas ela não nos é imposta é conquistada dia a dia.


Jesus disse uma vez nos ensinou que: "Não ajunteis tesouros na terra...ajuntai para vós tesouros no céu!" ... "O olho é a luz do corpo". (Mt6, 19-23) "O homem de bem tira coisas boas do seu tesouro, o homem mal tira coisas mas, ... é por tuas palavras que sereis absolvido ou condenado" (Mt12, 35-37)       


Devemos como cristãos que somos entender que a misericórdia de Deus é para nós. Deus nos ama. Mas é preciso que cada um deixe de lado as práticas do pecado. Você que é homossexual que talvez possa ler este artigo, não se sinta envergonhado, não! a Igreja nunca deixará de ajudá-los apenas quer que você caminhe à luz do Evangelho de Cristo. Sinta-se abraçado por Ele. E viva uma vida santa diante dEle.  


Nós temos que aprender que tudo em nós passa pela Igreja e sob a autoridade  dela: quando nascemos batizamos nela, crismamos nela, casamos nela, levamos nossos filhos para serem batizados nela e quando morremos, somos por ela preparados para deixar este mundo. Então não podemos de tudo achar que a Igreja, o Santo Padre nos quer mal. Não! sendo ele representante de Cristo e sucessor de São Pedro na Terra, ele quer apenas que vivamos o que Jesus pediu para que vivêssemos "se" quisermos ser de Jesus. 


Talvez você não saiba, mas quem se revolta contra o Santo Padre se revolta contra Jesus, pois ele tem o poder de ligar e desligar-nos na Terra e no Céu, é! está nos evangelhos não é mentira não. Leia: Mt13, 17-19. E mandou que ensinassem a observar isto é, praticar o que Ele nos ensinou, (Mt28, 18-20)


Então meu amigo, não importa sua opção sexual, se você quiser poderá ser muito feliz, a Igreja não condena ninguém, ela nos ama com o jeito de Jesus, condena apenas o pecado que faz mal ao pecador. Também não julga nossos erros, quem faz isso é Deus que é juiz de todos, dos vivos e dos mortos.  


A missão do Papa é governar a Igreja, promover a paz, denunciar as injustiças e anunciar a boa-Nova. Isto significa "apascentar" o rebanho de Cristo.
Portanto, hoje se vê tantos protestos contra a Igreja e o Santo Padre, devemos não criticá-lo mas orar por ele para que suas decisões e sua meta seja alcançada para honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. O caso que muitos acham que são "donos" da verdade. Querem uma liberdade a todo custo. Deus nos criou livres sim. Mas existe uma diferença muito grande entre liberdade e libertinagem. Ele nos  deixou duas opções e não outras: ou amar a Deus, seguir suas Leis serão  e merecer o Céu, ou então não resta dúvida, fazer o contrário e não entrar no Céu.

Eu prefiro escolher a primeira opção, pois Jesus pagou muito caro pela minha e a sua salvação, você morreria assim como Ele?  


Todos nós somos filhos de Deus, e herdeiros do Céu e não há outro caminho para os batizados senão passar pelo crivo do Evangelho.


Deus abençoe você!
                  

sábado, 6 de novembro de 2010

BULLYING UMA TORTURA PSICOLÓGICA E SOCIAL



Vivemos e uma sociedade na qual existe muito preconceito e discriminação, o que é diferente dos padrões estabelecidos está sujei a exclusão e, até mesmo, a agressões verbais e psicológicas. Nos últimos anos temos ouvido falar muito sobre o bullying, um comportamento agressivo e preconceituoso cometido por um indivíduo, ou um grupo, com o objetivo de intimida, agredir e expor as pessoas a situações humilhantes.

O bullying atinge diretamente jovens e pode ser visto principalmente nas escolas, onde alguns alunos têm costume de apelida pejorativamente os colegas e excluí-los por motivos de magreza acentuada, obesidade, timidez, baixa ou alta estatura, entre outros motivos, de forma a menosprezar, constranger e excluir as vítimas daquele ambiente os tornando "objeto de diversão".

As vítimas do bullying apresentam sintomas como baixa autoestima, evasão escolar, ansiedade, agressividade, depressão, anorexia, bulimia e transtornos obsessivos compulsivos. Em casos mais graves, quadro de esquizofrenia, homicídio e até suicídio. De acordo com o livro "Bullying: Mentes Perigosas Nas Escolas", da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, os pais e professores devem estar atentos ao problema porque as conseqüências psicológicas podem ser irreparáveis.

O bullying sempre existiu em escolas e ambientes familiares, mas foi a partir da década de 80 que se tornou objeto de estudo por estar relacionado à problemas psicológicos. Com a chegada da internet, surgiu o cyberbullying, uma agressão organizada contra a pessoa e alimentada por meio de blogs e sites de relacionamento.

Atualmente se tornou comum as diferenças entre os jovens pararem na internet com a criação de comunidades do tipo "eu odeio fulano", um espaço aberto para insultos e injúrias de todo tipo. Em muitos casos os jovens chegam até a ameaçar seus opositores com frases do tipo: "você vai arrepender de ter nascido". Um estudo realizado pela Plan, uma ONG presente em 66 países, apontou que um em cada seis estudantes já sofreu agressões organizadas nas comunidades virtuais.

Vários foram os fatores apontados para o crescimento desse fenômeno, entre eles o individualismo, o preconceito, as distorções dos valores éticos e a permissividade excessiva por parte dos pais. O resultado disso pode ser um indivíduo causador do bullying, os chamados bullies, que têm como prática constranger quem não está dentro dos padrões sociais estabelecidos pelo agressor.                  

     

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A Presença dos Valores na FAMÍLIA

A família é a célula básica natural da comunidade humana. Como valor não se discute. Não tem substituto. É a fonte do amor e da vida, o berço e a escola natural dos valores da vida, a Igreja doméstica para nós cristãos. Pela família passa o futuro da vida, da Igreja e da própria humanidade. Sempre que a família como célula base da sociedade na história da humanidade se debilitou, os povos e as nações perderam sua solidez, adoeceram e ao mesmo tempo desapareceram.

Os estudos das ciências humanas nos mostram que a qualidade de vida das pessoas, das famílias, das relações humanas na comunidade, na sociedade e na própria humanidade dependem de quatro pilares insubstituíveis:

  1. SOLIDEZ FAMILIAR - na base de tudo sempre deve se situar a solidez da família afetiva: isto é, a relação sadia entre homem e mulher, pais e filhos, avós e parentes. Entretanto, por solidez familiar, não se trata apenas de entender a prioridade da saúde da célula familiar afetiva mas se trata de entender a forma consciente do viver e do existir em comunidade, na sociedade e uma pátria onde ninguém é se sente excluído não importa a idade, as classes, cor, raça e religião. 
  2. ORDEM DE VALORES - numa família, sociedade ou pátria onde não se cultiva a presença dos valores básicos da vida o caos com facilidade acontecerá a nível pessoal, afetivo e de sadia convivência humana entre as pessoas. Vivemos a era da tragédia existencial onde se prioriza o ter, o possuir, o gozar, a esperteza o egoísmo e o individualismo em detrimento dos valores éticos, da moral, do ser, do existir, do viver, do conviver, da justiça e da substancial igualdade de direitos. Sem a presença dos verdadeiros valores o amor e a justiça com todos e entre todos não se tornam norma de comportamento humano.
  3. SENTIDO DA VIDA - perder a consciência do valor maior da vida humana é esvaziar o dinamismo maior da família em sua essência. Sem essa consciência o próprio amor vira comércio, uma troca de interesses e de compensações e não uma experiência de vida que gera vidas. O desconhecimento do sentido maior da vida humana gera destruição das relações afetivas. Infelizmente vivemos num tempo em que se ensina a finalidade de tudo, menos da vida, do existir, do amor e do amarmo-nos. É muito não ensinar o porquê e o para que da existência humana, isto é: responder as perguntas de onde viemos, porque viemos, para que vivemos e para onde vamos.
  4. SIGNIFICADO E SENTIDO MAIOR DO AMOR -  nenhum tema em nossos dias é tão falado, aspirado e desejado como o amor. Mas sejamos sinceros. Nada mais se encontra esvaziado, manipulado e mesmo instrumentalizado do que o amor. Qual é mesmo o verdadeiro significado e sentido do amor, do amar e do deixar mar que realiza, que gera, promove e salva a vida a nível pessoal, de afetos de casamento, de família e de sociedade? .... sem a presença dos valores do humano e do divino amor virá instrumento de gozo, de uso, de posse e não o caminho de realização humana.  Na verdade sem a presença dos valores humano e do divino o amor se esvazia no sentido ao invés de libertar e salvar.  
Querer que nossas famílias se realizem, que sejam felizes e se transformem em fontes geradoras de vida e de amor, em igrejas domésticas vivas, sem primeiro ensinar o valor e o significado maior da vida e da existência humana é deixarmos nossas famílias sem um horizonte maior para sua sobrevivência na realização de suas aspirações e de seus sonhos.

Acreditem! - Não é a família em si que está em crise. É a vida sem seu sentido e razão de ser maior que está em crise. O esvaziamento do verdadeiro sentido e da razão de ser da existência humana na dimensão dos valores do humano e do divino é a grande ausência que tanto debilita os sonhos em realização de um amor amadurecido a nível pessoal, de família, de comunidade e de sadia convivência na humanidade.

O que precisamos saber é que a transmissão dos verdadeiros valores da vida humana não é uma questão apenas de ensinamento mas particularmente de coerência e testemunho de vida. A Paixão pela vida não se ensina com palavras mas com a própria vida.

(texto de Pe. Evaristo DeBiasi - mestre de Teologia dogmática da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e professor do ITESC) 

      

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PRESSA LIBERDADE OU ESCRAVIDÃO?

Você  sabia que o carvalho leva anos para se formar? E uma abóbora três meses? Já observou que em minutos devoramos uma laranja que gastou quatro estações para se formar?

A pressa e a agitação de nossos dias não nos deixam perceber nem o alvorecer nem o entardecer. Somos inquietos e agitados competidores do campeonato do tempo, e nem sabemos qual a taça que está em jogo.

Certa vez, uma senhora velhinha bateu à porta de uma casa e pediu um pouco de pão. Conversou muito agradecida com a dona da casa e com as crianças. Quando se afastou a menina da casa disse à sua mãe: "Quero ser uma velhinha simpática como essa!" E sua mãe lhe respondeu: "Então comece agora. Ou você acha que ela ficou assim do dia pra noite?" Isso é tão verdade! A vida ganha maturidade se tivermos paciência necessária para esculpi-la , como o artista que pacientemente esculpe a pedra bruta. 

A Sagrada Escritura já nos definiu que há um tempo para cada coisa: "Tempo para nascer, tempo para morrer, para plantar e para colher"... (Ecl 3, 1-8). Absorver a calma e a paz são uma consciência em nossos dias. Não posso querer que a criança seja jovem ou tenha atitudes de adulto. 

A pressa não faz o lírio florir antes do tempo nem a água da fonte saltar o rio para chegar à nossa casa. "Olhe a flor dos campos, olhe o passarinho. Ela tão bonita, ele no seu ninho. Nem o rei salomão, tão rico, assim vivia. Isso é verdade mais que a luz do dia", cantou Pe. Pelaquin. O tempo certamente continuará a nos preocupar, mas ele não pode andar tão depressa mais do que é capaz. Deus criou cada coisa num dia, e depois comtemplou sua obra criada.

E nós fazemos, corremos, enveredamos pelos atalhos para chegar mais depressa, para depois olhar para trás e perguntar: para que? A pressa não pode ser a senhora de nossa vida, mas a vida há de ser a senhora do tempo. E então, como vai a sua pressa?

"Vi a alegria das andorinhas que buscavam seu abrigo ao entardecer. Parecia que elas conversavam sobre o que havia acontecido naquele dia. E não estavam nem um pouco preocupadas com a pressa nem com os que passavam por perto. As andorinhas também ensinam, nos inspiram e nos interrogam sobre nossos comportamentos apressados."



(texto de: Pe. Ferdinando Mancílio, C.Ss.R Revista de Aparecida edição outubro de 2010 )               

BISPO DA ARQUIDIOCESE DE CASCAVEL, PARANÁ, CONSTRANGE FIÉIS AO DIZER QUE SE INCOMODA AO DAR A COMUNHÃO NA BOCA.

  As palavras do Bispo da Arquidiocese de Cascavel, Paraná, Dom José Mario Scalon Angonese. Em sua homilia, ele diz “que isso é uma prática ...