domingo, 11 de maio de 2014

A IMPORTÂNCIA DE SER BEM EDUCADO


"É NOS PEQUENOS GESTOS E ATITUDES PRATICADAS NO DIA A DIA QUE DAMOS EXEMPLO DE BOA EDUCAÇÃO".

No tempo em que vivemos parece-nos estranho lembrar do modo que fomos criados em aprendíamos regras e boas maneiras ensinadas nossos pais. num mundo cada vez mais corriqueiro onde todos tem pressa de alguma coisa é bom lembrar que tais regras não caíram em desuso. Pelo contrário, elas são essenciais para o bom convívio social e familiar. 


Isto é, ter boas maneiras é tão importante quanto almoçar ou jantar não podemos ficar sem elas nem deixar de praticá-las seja em nosso lar, seja em nosso ambiente religioso, de trabalho ou estudo, seja nos momentos de lazer.

Sem elas será muito difícil manter nossas relações interpessoais sobretudo em ambiente coletivo: trabalho, escola, lazer, igreja, etc.


Me lembro a trinta anos atrás de meus professores do primário, depois no fundamental nos cobravam sempre as boas maneiras. Ou seja, de ser bem educado e até hoje procuro exercê-las. Respeitar os pais e avós, os professores, ajudar os mais velhos, respeitar nossos colegas, ser sempre cordial e nunca esquecer de dizer: "Por favor e obrigado".


Como é importante ser educado e como é bom encontrar e conviver com pessoas educadas. 
Parece que isso caiu em desuso hoje, quando as pessoas só se lembram de ser educadas para seus interesses próprios e não por uma formação familiar ou escolar. Ou seja, os patrões exigem dos funcionários uma boa educação, um bom atendimento aos clientes, mas, estes quando saem do ambiente aquelas regras deixam de serem seguidas lá fora. A pessoa esquece de manter as regras de boa educação, isso vemos claramente até no trânsito nas grandes metrópoles. O mesmo aplica-se a higiene pessoal e do ambiente em que vivemos e frequentamos. "Casa limpa, coração limpo. Casa suja, coração sujo".


Na família mantém-se as aparências para os outros lá fora, mas, dentro das quatro paredes esposo, esposa e filhos parecem todos estranhos, selvagens brigando entre si disputando a casa, os filhos e até mesmo um espaço. "Lobo em pele de cordeiro". E não chegam a nenhum acordo e tudo vira uma guerra sem saber quem tem razão.


Aqui não falo nem em regras de etiqueta. Saiba que uma pessoa educada (aqui não falo de formação escolar) pode vencer na vida. Isso acontece porque a boa educação não está ligada a status mas a uma profunda experiência de vida. Também está ligada à cultura e aos laços familiares profundos, ou seja "a educação vem de berço".

É bom que pensemos nisso todas as vezes que vamos nos por diante das pessoas e dos lugares dentro de nossos relacionamentos interpessoais. Ou até mesmo no namoro, noivado, casamento... As regras de boa educação devem nos acompanhar a  vida toda.

Por isso vamos listar aqui algumas coisas que devemos observar e praticar no dia a dia:

CUMPRIMENTAR, ACOLHER -  Dar o aperto de mão, o abraço, o beijo, é dizer bom dia, boa tarde, boa noite, como vai, seja bem-vindo, vai com Deus, bom descanso, bom feriado, feliz aniversário, ... Sempre dando um sorriso. Isso faz com que a pessoa se sinta bem e até melhore seu humor. Não custa nada dizer e faz muito bem.


SER AGRADECIDO E GENEROSO - Dizer muito obrigado não deve ser uma regra apenas, não deve ser uma prestação de serviço, mas, deve ser um gesto de gratitude. Se somos gratos para com Deus, devemos ser gratos com aqueles que de certa forma contribuem com nossa vida em qualquer coisa. O gesto da gratitude fará com que o outro sinta valorizado e ao mesmo tempo incentiva a pessoa a continuar sendo assim. Por outro lado, devemos ser generosos a exemplo de Jesus Cristo que veio para servir. Devemos ajudar as pessoas não por interesse mas porque nos faz bem e nos aproxima de Jesus o servo dos servos.


NÃO FAÇA AOS OUTROS O QUE VOCÊ NÃO GOSTARIA QUE ACONTECESSE COM VOCÊ - Não temos o direito de prejudicar ninguém, nem com palavras, gestos ou ações. Isso vale em qualquer situação da vida, sobretudo, quando vamos conseguir um emprego, uma promoção. Evite entregar a cabeça de alguém por dinheiro ou por status social.


CORDIALIDADE - É importante ser cordial na hora de receber uma pessoa. Ser cordial é colocar-se à disposição para ajudar, para acolher, para informar. Isso vale na hora de atender o telefone, a porta, o balcão da loja, abrir a porta do carro para o outro descer, ajudar os deficientes e idosos atravessar a rua, oferecer um café ou um pedaço de bolo ao vizinho, etc.
Estar sempre à disposição do outro, sempre que puder requer de nós um gesto de amor e cordialidade. Disponibilizando-nos estamos sendo generosos assim como é generosa a graça de Deus através de Jesus. Não custa nada ser gentil, amigo e companheiro. Jesus disse para amarmos e servir-nos uns aos outros. 


PONTUALIDADE - É bom poder contar com a pontualidade das pessoas. Relógio foi feito para nos ajudar na pontualidade. É bom ser pontual também e também é bom contar com pessoas que chegam em seu trabalho e compromissos pontualmente. A pontualidade é gesto de honestidade, se não gosta que te deixem esperando, não deixe o ooutro esperança.


ORGANIZAÇÃO - Molhou? -seque! - Sujou? -limpe - Bagunçou? -arrume, acendeu apague. Não jogue lixo no chão. - seja organizado. A organização nos ajuda e tornar avida mais fácil para a gente e para os outros. A natureza o habitat que vivemos ao nosso redor, o mundo é a nossa casa, onde vivemos deve ser limpo e bem cuidado.

RESPONSABILIDADE - Uma pessoa responsável é aquela cumpridora de seus deveres, se você recebe uma tarefa, uma missão é porque foi digno de desempenhar aquele papel ou aquele serviço. Seja responsável no que diz, nas atitudes que toma agindo com fidelidade e coerência. Uma pessoa responsável é uma pessoa que honra os seus compromissos. Seja honesto, cumpridor de seus deveres, palavra dada não volta atrás. Honre seus contratos e compromissos principalmente com Deus. Não seja trapaceiro nos negócios. Diga sempre a verdade, não minta para ajudar alguém. 

SOLIDARIEDADE - A solidariedade faz parte da boa educação, não é apenas sensibilizar-se, nem gestos de comoção. Mas é estar a disposição. É um gesto cristão nobre de quem presta a solidariedade. A exemplo de Jesus que não só se compadeceu, mas, ajudou a todos que o procurava, devemos ser solidários com todos sem distinção. Uma pessoa educada é capaz de ser solidário porque compreende que todos merecem uma atitude, um gesto de amor.

EVITAR FOFOCAS e BOATOS - A intriga, a fofoca não faz bem pra ninguém, não devemos falar mal das pessoas, nem dos nossos vizinhos. Ter cuidado com o que falamos por aí pode evitar muitos problemas. Saiba que a maioria do crimes acontece por causa fofocas e boatos. Lembre-se que a língua é a pior arma do ser humano. Há um ditado que a língua mata mais que qualquer arma e é verdade. Não seja fofoqueiro.   

RESPEITO COM AS PESSOAS IDOSAS E OS DEFICIENTES FÍSICOS - Como é bom ver pessoas que respeitam o direito dos idosos e dos deficientes físicos. Aqui também se aplica o mesmo respeito com as gestantes. Lembre-se que vamos ficar um dia idosos, e qualquer um de nós pode um dia por algum problema ficar deficiente. Então você vai querer ter o mesmo respeito. Portanto, uma pessoa educada ajuda, da lugar, ao idoso ao deficiente físico, à gestante. Ajuda o velhinho a atravessar a rua, a empurrar a cadeira de rodas, não estaciona nas vagas preferenciais dos deficientes, etc...

USAR O BOM SENSO -Usar o bom senso é o mesmo que não querer participar de situações em que você pode se expor às brigas e ao ridículo. É preciso contar até mil antes de tomar alguma atitude.
Quantas vidas se perdem porque as pessoas não usam do bom senso na hora das decisões, sobretudo aquelas mais difíceis. Isso vale até para evitar uma briga ou na hora de fazer uma negociação. A pergunta nesses casos é: Será que vale a pena esta minha decisão? será que não vou me arrepender mais tarde?

AGIR COM JUSTIÇA E FALAR VERDADE - Implica que falemos sempre a verdade custe o que custar. A verdade deve ser dita por mais que doa, ela pode no momento nos fazer sofrer,mas, não mata. Já a mentira mata sem dói não tem razão alguma. Por outro lado está a Justiça. Praticar a justiça pois, o justo merece o reino de Deus. Devemos dar a chance do outro se defender, se explicar. Reconhecer o direito das pessoas também é forma de praticar a justiça. Lembre-se que o meu direito termina onde começa o do outro.

SER COMPREENSÍVEL - saber compreender o outro é "colocar-se no sapato do outro" e entender as diversas situações, estar presente, estar do lado, saber ouvir o que a pessoa tem a dizer e não apenas escutar. Lembre-se! Ser compreensivo não é compactuar com a mentira.

SE PROMETER CUMPRA - ninguém é obrigado a prometer, mas, se prometer cumpra. Seja uma pessoa de que cumpre a sua palavra. Lembre-se que Deus sempre cumpre as promessas para conosco. Talvez a falta de cumprir o que promete seja o erro mais comum nos dias de hoje.

SORRIR - Sorria sempre, como é bom encontrar pessoas que mesmo diante das dificuldades estampam um sorriso no rosto. O sorriso faz um bem enorme a pessoa que sorri, mas também faz muito bem a pessoa que recebe o sorriso. O sorriso transmite a felicidade. Levando a você e ao outro a ter um dia produtivo.

BOA CONVERSA - Devemos evitar palavras de baixo calão, gírias etc. Como é bom conversar com alguém que possui palavras sadias e francas. Evite piadas de mal gosto, evite também comentários e chacotas.

EVITAR ESCÂNDALOS- Jesus Cristo criticou os fariseus porque eles eram causa de escândalo para os outros. Uma pessoa escandalosa além de assustar os outros também causa um mal estar no ambiente. Os escândalo incomodou até Jesus Cristo. Isso vale também quanto ao pudor. Saber se portar, como vestir. A falta de pudor das pessoas é como um câncer que a moda espalha hoje em dia. Jesus disse que não temos o direito de nos escandalizarmos nem ser causa de escândalo, pois, dentro de nós habita o Espírito Santo de Deus que merece ser respeitado.

HUMILDADE - A pessoa humilde não é aquela pessoa boba, que aceita tudo, que apanha e não reclama... pessoa humilde é aquela que reconhece seu lugar e age com temperança, ela age com paciência, com calma, mansidão e mansidão. A pessoa humilde embora pareça estar por baixo em certas situações, sempre está por cima porque conseguirá obter um equilíbrio para a sua vida. Jesus disse que para entrarmos no reino de Deus devemos ser mansos e humildes. Ser humilde não é estar desatento, ser bobo, ou baixar a cabeça, mas é agir mais com o coração do que com o físico, é temperar a razão e a emoção. Não é quele que aceita tudo ou se conforma com tudo mas é aquele que age com sobriedade. Dentro da humildade é saber reconhecer seu lugar, seu erro, é aquele ser humano com erros e acertos,mas que procura sempre se corrigir. Em todos os Jesus destaca a importância da humildade, pois, Ele mesmo sendo Rei se fez humilde. Onde mora a humildade, mora a boa liderança. 

EVITAR USO DE APELIDOS - Tem gente que gosta de ser chamado pelo apelido. Mas tem gente que não gosta. Então,uma pessoa educada sempre chama o outro pelo nome. Lembre-se que todos possuem um nome de batismo e é pelo seu nome que a pessoa deve ser chamado. A menos que a pessoa aceite ser chamada por seu apelido. Se você não sabe o nome, informe, pergunte: como devo tratá-lo(a)? senhor, senhora, senhorita, você?... em caso de autoridade sempre usar a forma de tratamento nos casos em que se exige, por exemplo: Vossa Excelentíssima (doutores, políticos), Vossa Reverendíssima (para padres). Vossa Eminência (para bispos, cardeais), Sua Santidade (para o Papa); Vossa Meritíssima (para juízes), etc. Como é bom tratar as pessoas pelo nome a quem de direito lhe pertence . Evitar as piadas, conversas de mal gosto pois tem pessoas que não aceitam.

EVITAR O PRECONCEITO - O preconceito e injúria hoje é crime pela Lei Federal. Independente disso uma pessoa educada é aquela que reconhece que todos são iguais. Que merecem respeito não importa cor, raça ou credo.
Uma pessoa deve ser medida pelo caráter e não pela cor da peleou razão social.

PRESERVAR O MEIO AMBIENTE - Uma pessoa educada preserva o meio ambiente, não jogando lixo no chão, nem contaminando a água, o ar e o ambiente em que se vive. Evita o desperdício e contribui para o bem da natureza dando o fim que se deve ao lixo doméstico, industrial e hospitalar. Sempre possível separando os materiais recicláveis. Se você for educado com a natureza ela também será educada com você.

DIÁLOGO - Uma pessoa educada está sempre aberta ao diálogo, a briga deve ser evitada porque não leva a nada; você pode até discutir desde que a discussão for sem brigas, feita com respeito. Por trás de todas as boas decisões está um bom diálogo.

Aí estão algumas das ferramentas para praticar uma boa educação. Que tal começar agora?
É nos pequenos gestos e atitudes que praticamos no dia a dia que damos exemplos de boa educação.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

A SEMANA SANTA APLICADA AO NOSSO COTIDIANO

  Todos os anos celebramos a Semana Santa. Que é geralmente celebrada (salvo em alguns lugares), uma semana antes da Páscoa do Senhor. O Dom...