quarta-feira, 11 de março de 2015

A FALSA E A VERDADEIRA DEVOÇÃO, - Como viver Fé católica de maneira consciente?

Antes de iniciar esta reflexão precisamos procurar entender o que significa falsa devoção.
A palavra devoção significa algo que deve estar sempre intenso dentro de nós, um fervor religioso que nos leva a atos e gestos de consagração a Deus. 

A verdadeira devoção nos leva a uma melhor aproximação do amor de Deus e nos põe mais perto da santidade, da pureza espiritual que todo cristão deve ter. Uma pessoa devota é aquela que coloca sua vida e suas ações ao serviço de Deus e ao próximo em primeiro lugar; seu coração está sempre em sintonia com o sagrado. O devoto é aquele que tem a sua vida consagrada às coisas de Deus. É uma pessoa orante e atenta as atitudes que  leva a viver de forma simples, mas de uma enorme profundidade, o Evangelho.

Por isso é comum no verdadeiro devoto a imitação não só de Jesus, mas também dos Santos e com eles se tornam fiéis ao amor de Deus e sua Palavra.
O devoto não pratica idolatria nem heresia quando de forma consciente demonstra sua fé e o que sente em função de sua crença. Pois, o principal propósito deste é servir a Deus. 
Nesse sentido também se encaixa as boas obras. Pois todo cristão é chamado a fazer boas obras, no entanto é preciso estar atento quanto ao orgulho e ao egoísmo religioso que faz o cristão desvirtuar sua fé e querer tirar proveito das coisas boas que faz.

Quando isso acontece é porque existe uma mentalidade do maligno por detrás, que faz a pessoa passar de devoto para a praticante da falsa caridade esquecendo-se dos compromissos cristãos e sobrepondo os compromissos mundanos. 
O verdadeiro devoto não pode se desviar do caminho, pois, ele é uma pessoa consagrada que tem um propósito de vida, seguir a Jesus seja imitando-o através do Evangelho ou através da vida e da virtude dos santos. Nesse sentido a pessoa não está em busca de prestígio, nem exige nada em troca porque o cristão verdadeiro sabe que o amor não tem preço.

As falsas boas obras, assim como as verdadeiras boas obras estão interligadas na vida do cristão, do devoto. Jesus não quer que sejamos orgulhosos, nem quer que tiremos vantagens em cima a caridade que praticamos. E para isso, para evitar esse pecado é que o devoto conta com o amor de Deus e se experimentá-lo levará uma vida santa e pura diante de Deus. 

O Senhor Jesus então vem nos recomendar como nós devemos proceder.
1) Não esperar nada em troca pelo bem que fizermos.
2) O bem que fazemos só Deus e a pessoa beneficiária deve saber.
3) Devemos fazer a caridade gratuitamente porque ela é graça de Deus e não nossa. Deus nos deu tudo de graça e de graça devemos dar.
5) Rebaixar nosso orgulho faz bem em primeiro lugar a nós mesmos pois, é preciso que nós sejamos rebaixados e Cristo seja glorificado na vida de cada um.
6) Se Deus conhece nossos corações só ele precisa saber do que precisamos.
7) Jesus pede que vivemos não segundo a nós mas segundo as realidades de seu Evangelho.  

Em Mateus no Capítulo 5, além das Bem-aventuranças,  encontramos um capítulo quase todo Jesus ensina como deve ser a Oração e a prática das boas obras, bem como a verdadeira observância dos Mandamentos da Lei de Deus, que não podem ser cumpridos de outra maneira se são for de coração e não exteriormente como faziam os fariseus. Não há outro modo de cumprir as Bem-aventuranças se não observar os ensinamentos que vem depois.
Jesus diz que o Cristão é sal,  fermento e luz do mundo. O sal dá sabor, o fermento faz crescer e a luz ilumina as trevas. 
Significa que o cristão o devoto (católico praticante) sendo discípulo de Cristo deve fazer a diferença, como sal deve ter uma vida santa e promova a santidade e a paz. Como fermento ele faz crescer o reino de Deus com seus bons exemplos e através da observância da palavra de Deus mostra a todos que o caminho certo é Jesus. Ele está no mundo como uma luz que clareia os caminhos a partir dos seus exemplos e fé a sua luz brilhe diante dos homens para a glória de Deus. 

Não há outro caminho para a prática das Bem-aventuranças senão este, fazer como Cristo fez. Observar a Lei. Fazer o bem sem esperar nada em troca. Estabelecer um diálogo sincero e amigável com Deus sem querer aparecer diante das pessoas. Viver uma vida de simplicidade sorrindo e confiante na misericórdia do Senhor Deus. Por isso Jesus pede que nossas obras sejam verdadeiras sem esperar nada em troca onde o amor está em primeiro lugar e não nossos interesses de tirar vantagem da caridade que praticamos. É o amor de Deus que transforma e nós somos instrumentos desse amor. As boas obras partem do coração que toca, transforma e ajuda. 

Quantos irmãos(as) que deixam verdadeiros exemplos? Quantos que não aparecem e fazem grandes coisas em favor de uma sociedade melhor?
Quantos cristãos doam suas vidas a resgatar almas perdidas no mundo dos vícios e da violência? Quantos se doam inteiramente sem se preocupar com salários. Quantos que lutam pela paz e pela reconciliação das famílias sem mesmo saber seus nomes, mas que deixam verdadeiras marcas de verdadeiros cristãos. Para essas pessoas como disse Jesus, Deus pai as vê e elas sabem que a maior recompensa não está neste mundo mas no reino de Deus. 
Para essas pessoas não conta receber salários, nem notas em grandes jornais, mas, verdadeiramente a recompensa de Deus externada no muito obrigado, no "Deus lhe pague" das pessoas que a recebem. Essa é nossa missão de discípulos de Jesus. Pois ele não exigiu nenhuma condição para nos salvar. 

Por outro lado a falsa devoção é aquela que na qual o cristão faz mal o exercício da fé e sua interpretação. Por isso é que é muito perigoso querer exercer uma fé baseada apenas na interpretação particular da Bíblia sem querer o auxílio da Igreja. Pois, o cristão não pode caminhar sozinho e nem tomar decisões sozinho sem escutar ao seu redor as pessoas de fé, a palavra de Deus e da Igreja. 
Mas muito cuidado! 
Existem pessoas que frequentam a Igreja, vão a missa todos os dias, sabem muito bem da palavra de Deus e da Igreja, mas existe um erro grave nessas pessoas, se acham donos da igreja, da comunidade. Quando surge um grupo diferente, uma pastoral diferente, um novo trabalho espiritual na Paróquia ou demoram para aceitar ou impedem que outras pessoas possam estar participando. Isso é tão comum que encontramos em todas as comunidades cristãs. Pessoas que agem como verdadeiros "espíritos de porco", agem com um coração voltado ao centrismo, com uma cabeça e uma mentalidade conservadora demais ou então tem medo de perder seus "postos" como se a Igreja fosse uma empresa.

Nesse campo estão leigos e pessoas consagradas. Claro que todos somos humanos e portanto, somos falhos. Mas nessa hora devemos usar da humildade e dos conselhos de Cristo, "quem quiser ser o maior seja o servo de todos" disse Jesus. Ou ainda "até as prostitutas vos precederão no reino de Deus" disse Jesus em seu evangelho. Por que? Porque a tendência daqueles que estão dentro da igreja, ou estão para mostrarem uma imagem de boas pessoas, ou por satisfação pessoal. Mas estas pessoas não estão inseridas no Corpo Vivo de Cristo, isto é a sua Igreja viva.
Vale lembrar que o católico praticante não é aquele que reza mil terços por mês, mas é aquele que faz uma pequena oração, mas dentro desta oração está seu coração aberto aos irmãos, ao serviço da Igreja e da sociedade. 

Ao longo da história vemos a prepotência de pessoas que usaram da fé católica e da religião para justificar muitos erros. Como aconteceu no passado em que a inquisição impunha uma "falsa fé" e hoje o islamismo quer fazer o mesmo como se a fé fosse algo que se vende e se compra nos supermercados da vida.
Nós devemos aprender de Jesus que a fé deve partir de um coração aberto, arrependido e voltado ao seu amor e aos irmãos. "Esse é meu mandamento". disse Jesus. "Que vos ameis uns aos outros como eu vos amei!" E Jesus continua:
"Não existe maior amor senão aquele que dá a vida pelos seus amigos". Mais tarde a Igreja substituiu em algumas traduções a palavra "amigo" por "irmão", pois, na medida em que somos cristãos somos amigos-irmãos uns dos outros.
Quem é este amigo que deu a vida por nós? Em primeiro lugar Jesus. 

A fé do cristão é mostrar na sua devoção essa irmandade. Quantos cristãos que de certa forma dão a vida para salvar as pessoas?
Há muita gente que acha que Igreja é aquela construção no alto de uma colina, ou uma capela à beira da estrada, mas. Quantos que ouvem a palavra de Deus no culto, na Missa, nos meios de comunicação mas acham que só são cristãos e devotos dentro das quatro paredes do templo. E se esquecem que Igreja somos todos nós. Onde quer que esteja o cristão ali está a Igreja viva de Cristo. Em casa, na família, no trabalho, na escola, nos hospitais, na estação do metrô, dentro do ônibus e até fora do planeta, se houver ali um cristão ali está a Igreja e portanto está Jesus. E quando percebemos isso somos sinal da presença de Deus no mundo e devemos dar testemunho disso. Somos cristãos, somos batizados, somos discípulos de Jesus.

Não podemos ficar parados, inertes, dessensibilizados da situação que o mundo vive por nossa falta de fé e testemunho. Uma coisa que Jesus detesta no cristão é seu comodismo. Deus coloca em nossas mãos talentos para ser trabalhados, cada um de certa forma tem uma maneira de evangelizar de viver sua vida cristã. É o que são Paulo vem nos dizer "carismas do Espírito Santo". Sim, Somos diferentes, com diversos carismas, fazendo da Igreja uma só família. Isso é dom de Deus.              
Você e eu conhecemos bem a passagem do Evangelho sobre a Transfiguração de Jesus. Momento em que Jesus no monte Tabor deixa-se mostrar sua pessoa divina. Junto de Moisés e Elias. Tudo muito bom, esplendoroso, o Mestre está ali divinamente, uma visão antecipada da sua Ressurreição. Mas depois voltando à "terra" de pés no chão, o que queriam? Vamos fazer uma tenda uma para nós, outra para o Senhor, outra para Moisés e para Elias. Não vamos descer lá embaixo não. Pra quê enfrentar toda aquela gente, toda aquelas pessoas necessitadas, com fome, com sede... e não é assim que agimos diante de Jesus? Quantos de nós contemplamos Jesus sacramentado, e portanto, Jesus Ressuscitado, estamos felizes em nossos templos, mas não queremos nos comprometer com o mundo lá fora? Quantos tem sede de Deus e não somos capa de lavar a Água-Viva que é Jesus!?   

A grande diferença entre a verdadeira e a falsa devoção:

O PERIGO DAS SUPERSTIÇÕES

Corremos grande  risco de nos afastar da prática da verdadeira religião quando nossa fé passa ser baseada em crendices, superstições, misticismo, ocultismo e sincretismo religioso. O que isto significa?
Significa que o cristão, o católico deve ter uma fé madura, consciente baseada nos verdadeiros ensinamentos que recebemos da Santa Madre Igreja para que não caiamos no fanatismo e na apostasia, nem nos tornemos hereges.

Cada vez mais vemos pessoas que se afastam da Palavra de de Deus e da verdadeira fé para buscar outras fontes de fé que não levam a nada porque são coisas diabólicas que estão aí para confundir e destruir a fé dos verdadeiros cristãos. 
É o caso dos católicos que não participam da vida da Igreja, dos Sacramentos, não querem compromisso com a Igreja. Mas se Jesus deixou sua Igreja para nos auxiliar na fé, um cristão que vive afastado da Igreja já deixou de ser cristão. E aqui quero lembrar que os verdadeiros crentes não são os protestantes e o evangélicos, eles também são mas nós somos os verdadeiros crentes porque pertencemos a verdadeira Igreja de Jesus, a Igreja Católica fundada por Jesus Cristo para ser nossa mãe e guia neste mundo. 
E muitos cristãos católicos que já não são mais católicos são esses os maiores responsáveis pelo avanço do paganismo e do fanatismo religioso. São eles  que se tornam braço direito de satanás fazendo com que muitos se desviem da verdadeira Fé.

O falso cristão é um novo "Judas" porque trai o Senhor Jesus e arrastam milhares com ele à perdição. Pois, mais que as palavras os exemplos arrastam.

O falso cristão ou falso devoto, é aquele que está ligado a toda espécie de imundícies pagãs. E é fácil identificar quem é o verdeiro e quem é o falso cristão:


  1. Quando usamos de amuletos, patuás, correntes da sorte, figuinhas, benzimentos, ferraduras da sorte.
  2. Quando acreditamos em simpatias, horóscopos, adivinhações pelo zodíaco ou cartomancia, medalhas pra da sorte.
  3. Quando usamos objetos sagrados como velas, terços, medalhas, escapulários, crucifixo, imagens dos santos para dar boa sorte.
  4. Quando queremos fazer a Deus um negociante com uso de promessas, muitas vezes promessas que não podemos cumprir.
  5. Quando usamos das imagens dos santos para fazer simpatias do ocultismo.
  6. Quando lemos livros de adivinhações e usamos coisas e bebidas oferecidas aos ídolos pagãos.
  7. Quando tiramos sorte com a Palavra de Deus.
  8. Quando fazemos uso de objetos, bebidas e coisas benzidas em centros de candomblé ou centros espíritas que seguem a doutrina do Kardecismo.
  9. Quando acreditamos em correntes do bem, banho e sessões de descarrego, novenas que não são permitidas pela Igreja, tais como a das 13 almas. Corrente da felicidade, corrente da prosperidade, etc...
  10. Quando usamos camisetas com slogan e desenhos do ocultismo, satanismo,espiritismo.
  11. Quando frequentamos templos e participamos de cultos de bruxaria.
  12. Quando nos aliamos ou participamos da maçonaria.
  13. Quando fazemos uso de determinadas roupas pra dar sorte ou oferecemos oferendas aos deuses pagãos como Iemanjá.
  14. Quando participamos de cultos orientais e cultuamos ídolos como de buda, e deuses africanos. 
  15. Quando usamos fitinhas no braço para dar sorte ou rezamos para ganhar no jogo de azar sabendo que o jogar é errado. 
  16. Quando fazemos uso de drogas.
  17. Quando se pratica o aborto.  

E assim poderia listar um monte de coisas com as quais os falsos cristãos praticam e participam. Esses muitas vezes professam ser católicos mas há muito já não são nem cristãos. 
O mesmo acontece com a Bíblia ela não deve ser um livro para ser adorno de estante, nem um livro para tirar sorte, mas deve ser o livro de cabeceira e de orientação do cristão. Jesus disse que é bem-aventurado aquele que ouve a palavra de Deus e a põe e prática. Por isso a Bíblia não é simplesmente um livro para ser lido, mas para ser ouvido. Pois Deus nos fala e nos orienta através dela. 
Outro exemplo de falsa devoção é quando dizemos que acreditamos em Deus e em Jesus, mas não vivemos nada que o Evangelho nos pede. Quando não aceitamos nem a Palavra de Deus e nem da sua Igreja.   

Nós católicos devemos entender que as imagens e objetos sagrados não tem poder algum senão servir para nos ajudar a buscar uma verdadeira vida cristã baseada na vida dos santos cujas imagens elas representam ou no cumprimento da Palavra de Deus. As imagens são apenas retratos, não tem poder algum senão nos lembrar quem foi Jesus, Maria e os santos e com isso imitar suas virtudes. Não podemos parar na imagem mas ir além do que ela representa. Nós católicos temos que parar de achar que as imagens são como a Lâmpada de Aladim, onde se esfrega e sai um gênio que vai conceder e realizar nossos desejos. Não é assim, a imagem serve para você lembrar que se você quiser ser santo deve fazer o que Jesus pediu. Deve ser um cristão de verdade. Abandonar as práticas pagãs e seguir verdadeiramente Jesus Cristo.

Não podemos ajoelhar diante das imagens, imagem é um símbolo um retrato. Ajoelhar diante de Deus e Jesus Sacramentado somente. Diante das imagens apenas inclinamos a cabeça em sinal de respeito ao sinal sagrado que ela representa.
Não podemos achar que as imagens de Maria, de Jesus e dos santos tem algum poder, porque elas nos ajudam a recordar a memória dos santos. Quando entendemos isso estamos livres das acusações dos protestantes que adoram tirar casquinha de nós e nos acusar de idólatras.

A devoção aos santos não estão dirigidas as estátuas, mas a pessoa diretamente no Céu que elas representam. Podemos rezar diante de uma imagem, mas não podemos rezar à imagem, ela não nos ouvirá, é de gesso, barro, madeira, metal e não possui vida nem poder.
As vezes Deus utiliza das imagens para manifestar seu poder, como canal, (como é o caso da imagem de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Guadalupe) mas mesmo assim, é apenas uma imagem. Com elas ou sem elas nossa fé deve ser diretamente a Deus. 
Cremos que existe uma comunhão dos santos como professamos no Creio, cremos que há uma junção entre a Igreja triunfante (O Céu) e a Igreja peregrina (nós batizados) e por isso todas as coisas estão interligadas pois é a única Igreja de Cristo. E as imagens representam isso que todos fazemos parte do reino de Deus.

Por isso a palavra devoção vai muito mais além, ela significa que você é um consagrado às coisas de Deus e por isso deve viver uma vida cristã de verdade comprometido com aquilo que segue. Não adianta dizer, sou devoto deste ou daquele santo, de Jesus e Maria. Mas quando pergunta: Você procura seguir as virtudes dos santos, de Maria e procura viver de acordo com o Evangelho? Se for sim você é um verdadeiro devoto. Se a resposta é não, eu só busco a intercessão dos santos e vou à missa de vez em quando em ocasiões especiais, então você não é um verdadeiro católico, nem devoto nem cristão.

O SINCRETISMO RELIGIOSO - Que ele tem a ver com a falsa devoção?  

O sincretismo religioso é quando a fé sofre influências de outras crenças pagãs com a religião católica.
No passado quando a América foi colonizada os portugueses e os espanhóis trouxeram com eles o catolicismo, através dos padres missionários vieram ao Continente com a tarefa de catequizar os escravos negros (no caso do Brasil) e os ameríndios (povos nativos de nossa terra). Os negros e os ameríndios tinham suas crenças, seus rituais, suas divindades, mas com a colonização e a socialização, por assim dizer desses povos, os senhores de terra e o governo local impôs-lhes que seguissem a religião católica. Muitos foram batizados a força e receberam nomes europeus. Para eles ser católico não era uma opção mas uma exigência.
Embora fosse um desejo da Igreja fazer com que esses povos vivessem realmente a fé católica isso não aconteceu. Mesmo com boas intenções os missionários tiveram muito trabalho em "catequizar" esses povos que resistiam muitas vezes com violência. Aqui no Brasil um frei jesuíta chamado José de Anchieta, que inclusive fundou um colégio e uma vila, hoje a atual capital de São Paulo teve um papel importante nessa tarefa de catequizar os ameríndios, mas depois da expulsão dos jesuítas foram sucessivas tentativas e muitos fracassos. 
Com os escravos trazidos da África não foi diferente porém de uma maneira menos violenta os negros encontram um jeito de disfarçar suas crenças e ritos religiosos africanos.   
Pois bem. Esses povos procurando manterem vivas suas crenças e suas culturas introduziram figuras e divindades aos cultos católicos, assim quando os seus donos procuravam ver o que acontecia, principalmente entre os escravos eles pensavam estavam praticando a religião católica, mas na verdade eles estavam cultuando as divindades pagãs de suas crenças.
Assim no caso dos africanos as divindades africanas eram trocados pelos santos católicos, uma maneira de disfarçar suas crenças para não serem punidos. É o que eles chamam de Orixás, ou seja, seus deuses. Por exemplo: Oxalá é um deus africano que eles associaram a Jesus Cristo. Iansã associaram a Santa Bárbara. Yemanjá associaram a Nossa Senhora da Conceição. Esse sincretismo é mais forte na Bahia e no Rio de Janeiro onde a escravidão era mais forte. É por isso que nos terreiros e nas casas de umbanda e candomblé e outras seitas existem muitas imagens de santos católicos, mas essas pessoas não são católicos e aquelas imagens usadas nesses locais não pertencem mais ao meio católico. Outro fato semelhante aconteceu com o espiritismo criado por Alan Kardec que é adotado também nesses terreiros talvez pela aproximação do culto aos espíritos crença muito forte entre os africanos. O fato é que isso não serve de base para nós e nem podemos misturar uma coisa com a outra.
Nós respeitamos as crenças mas, e quem a elas pertencem, não podemos como católicos verdadeiramente instruídos praticar o paganismo.

O sincretismo religioso aconteceu em todo Brasil com menos particularidade no Sul onde foi colonizado por europeus como os italianos e alemães, por exemplo, escravidão era menos explorada.   

Em tese para o católico de mente clara nada tem a ver uma coisa com a outra. Mas temos que tomar cuidado pois mesmo hoje diante do que sabemos ainda não sabemos direito lidar com esse sincretismo religioso e misturamos muitos rituais e crenças que não tem nada a ver com os ensinamentos da Igreja Católica. 
Por causa da Constituição que permite liberdade de culto, a Igreja é tolerante, isto é convive com esse sincretismo e não interfere na crença dos povos. 
Não nos cabe criticar, condenar ou fazer uso de preconceitos contra as crenças desses povos. O fato de sermos católicos e termos consciência de nossa fé, não nos dá o direito de agir com ações de extremismo às outras culturas e profissões religiosas. Por isso que a Constituição Federal Brasileira vem para garantir que a liberdade de culto religioso seja respeitada. O que nos cabe então? Cabe a cada um de nós católicos termos ciência para discernir o que é certo ou errado dentro de nossa fé. Se houver dúvidas os sacerdotes em nossas paróquias estão aí para nos orientar e ajudar-nos a como viver melhor a nossa Fé católica.   
Nós católicos instruídos pela fé que temos não podemos de forma alguma misturar essas duas coisas. Como disse há de se respeitar as demais crenças, porém a prática da fé é individual dentro de cada instituição religiosa, o que não pode acontecer é o católico ficar como folha solta onde o vento leva onde quer. 

O PERIGO DAS SEITAS E O QUE ESTÁ POR TRÁS DELAS?

Há hoje uma cultura religiosa onde certas instituições que se dizem cristãs tiram enormes vantagens com o lucro de oferecer curas miraculosas e promessas de prosperidade financeiras. Por causa do grande contraste em que se encontra as classes sociais no Brasil as pessoas deixam a prática da Fé Católica para buscarem alternativas que essas seitas costumam a oferecer. Enquanto seus líderes desfilam de carros de luxo, aviões comprados com o dinheiro da exploração da fé, e fazendas com grande rebanhos bovinos, os menos favorecidos seguidores destas seitas passam fome, necessidade, andam de ônibus, vivem em áreas suburbanas sem saneamento básico, vivem a miséria de forma mais ampla possível. Estas seitas não contribuem com a salvação das pessoas, não estão preocupadas em salvar as almas dos pecadores como é seu propósito. Mas estão ligadas a uma grande e perigosa instituição satânica chamada NOVA ORDEM MUNDIAL, - "Nova Ordem Mundial" o perigo que ameaça o Cristianismo -  esse movimento visa englobar todos os credos religiosos com o propósito de derrubar o catolicismo numa espécie de "guerra fria" onde o fim dessas pessoas ou dessa "ordem" é o capitalismo, lucro para financiar governos e muitas vezes o tráfico de drogas. E já nesse caminho estão muitos líderes de seitas "evangélicas" que aliados à maçonaria cada vez mais se espalham pelo mundo vendendo fé e prosperidade aos desesperançosos da vida que seguem estas seitas em busca de com isso ficarem ricas. Messe ramo estão diversos líderes: Silas Malafaia (da Igreja Assembléia de Deus); Edir Macedo (da IURD) etc... assista os vídeos onde os próprios líderes evangélicos denunciam o envolvimento desses líderes e o que o Padre Paulo Ricardo fala sobre a Nova Ordem Mundial: 









É importante observar que estas seitas varreram de suas pregações tudo quanto Jesus disse sobre a pobreza e o fato de que o foco do cristianismo é a ajuda mútua entre os povos cristãos e a partilha de bens bem como a anúncio do Cristo Crucificado e ressuscitado para nos salvar. Nem estão preocupados com o anúncio da salvação.
Se observarmos seus programas nas rádios e Tvs em cada 30 minutos de programação 80% do tempo é para pedir contribuições. A pergunta é:Para onde vai tanto dinheiro? E porque há um enorme contraste social entre a riqueza de seus líderes e a pobreza extrema da maioria de seus seguidores?
A resposta está clara, como as contribuições não são declaradas pela Receita Federal o dinheiro evaza divisas e vão para fora do Brasil em bancos estrangeiros e parte desse dinheiro vai para a 'ORDEM MUNDIAL" ou ficam aqui mas estão sendo usados para financiarem campanhas políticas, e bens particulares de seus líderes. Em seus templos tudo de primeira classe construídos para atrair mais e mais pessoas. E assim não se ouve mais nos seus templos religiosos uma mensagem de salvação, nem do Cristo padecente, que sofreu e ressuscitou, mas o que se houve é a mensagem da promessa de prosperidade e riqueza. O Evangelho usado em busca de arrecadações milionárias, típico do espírito maçônico e não do espírito cristão onde a Sagrada Escritura condena a riqueza e a ganância. Longe deles anunciar um Cristo verdadeiro da Bíblia que nasceu pobre, e morreu numa cruz em extremo abandono e despido de suas vestes.
Para eles o "Cristo" que pregam é o "Cristo" rei deste mundo que o diabo queria transformar um dia lá no deserto quando foi tentado. E não Jesus Cristo o Salvador que disse que disse que quem O seguir teria que abraçar a sua Cruz e mais, a carregá-la como Ele o fez. Esse Jesus da Bíblia não interessa pra eles, pois se assim fosse não poderiam arrecadar tanto, nem possuir enormes bens. Note o grande contraste entre esses líderes e seus seguidores: enquanto os filhos desses líderes cursam as melhores escolas particulares, melhores faculdades, suas crianças tem babás particulares, eles andam de carros de luxo, moram em bairros nobres cercados de segurança; os seus seguidores estudam em escolas públicas, muitos não tem a chance de cursar uma faculdade e suas crianças estão nas creches e muitos moram em favelas ou em bairros pobres sem estrutura básica. Enquanto seus líderes comem do bom e do melhor, tem os melhores planos de saúde, tudo isso financiado com o dinheiro arrecadado de seus templos, seus seguidores passam necessidade, usam o SUS e morrem nas filas dos hospitais públicos. Então onde está a verdadeira salvação que eles pregam? Ela não existe. O que resta é promessas e promessas, vendem Jesus um milagreiro que resolve tudo. Vendem o mesmo Jesus que Judas Iscariotes vendeu um dia. Não oferecem mais o Filho de Deus que veio para a Salvação, não pregam o Evangelho autêntico, porque se assim o fizesse teriam de ficar pobres.

Jesus mesmo disse uma vez: "Se queres ser perfeito, vende tudo que tem, pegue e reparta com os pobres, aí vem depois, e me siga!" ... Para ele isso é demais e daí a tristeza do Mestre que diz: "Como é difícil um rico entrar no reino do Céu!"  (Mt19, 21.23)
Para esses vem a palavra de Deus que diz: "Porque virá o dia ardente como a fornalha. E todos os soberbos, todos os que cometem o mal serão como a palha; este dia  que vai vir os queimará. Diz o Senhor dos exércitos  - e nada restará nem mesmo seus ramos! Mas, sobre vós que temes o seu nome, virá o sol da justiça que traz a salvação em seus raios. (Mal 3, 19-20)  
       
E você católico, você concorda com isso? Quer isso pra você? 
O verdadeiro devoto não é aquele que só reza e reza mas não faz nada para mudar suas atitudes. Um cristão omisso, escondido dentro do seu eu é aquele que já no Antigo Testamento o profeta viria dizer em nome do Senhor: "Esse povo me louva com os lábios, mas seu coração está longe de mim!" e o que Jesus viria mais tarde completar: "Bem-aventurado não é aquele que diz: Senhor, Senhor. Mas aquele que ouve minhas palavras e as põe em prática!"
Por em prática a palavra de Deus. Eis a tarefa do devoto. E como muitos católicos estão vulneráveis na busca de coisas fáceis. Vemos tantas guerras lá fora, mas esquecemos de travar uma guerra contra nosso próprio egoísmo. É preferível uma religião que busca "jeitinhos para vida deste mundo" do que aquela que é proposta por Jesus Cristo onde o verdadeiro cristão passará pelos passos de Cristo. Então perdemos todas as Bem-aventuranças dadas por Jesus. Porque não concordamos com a verdadeira causa do Evangelho e nem com o propósito que ele nos ensina. Construímos um muro entre nós e Deus, entre sua promessas e as promessas dessas seitas as quais nos remete à apostasia.     

O VERDADEIRO CULTO - o que fazer diante do sincretismo e dos falsos cultos?
   
Pois se cremos em um só Deus e veneramos os verdadeiros santos não podemos aceitar tais cultos a essas dividades. Digo isto porque sei que muitos católicos cometem heresia e idolatria ao frequentarem os terreiros de candomblé, em oferecerem oferendas a esses deuses sobretudo a Yemanjá na passagem de ano, bem como praticam rituais de magia, macumba e simpatias, etc. Coisas que não pertencem a fé católica.

Uma coisa é você usar roupas brancas como símbolo da paz. Isso é certo. Outra coisa errada é usar roupas brancas pra dar boa sorte e fazer oferendas aos deuses pagãos do candomblé ou dos centros espíritas kardecistas. Então nesse caso você já passou de lado faz tempo, nem é católico nem é cristão. Sendo que a Bíblia diz que existe um só Deus em três pessoas reveladas. O Pai, seu Filho Unigênito Jesus e o Espírito Santo, consolador e santificador de todos os crentes.

Por exemplo: Já ouvi pessoas dizerem:

"Ah! sou muito devoto de Nossa Senhora tal ." ou "Sou muito devoto de Santo fulano e santo ciclano!"

Se perguntar por quê, a maioria das respostas é porque o fulano fez uma promessa e alcançou uma graça, ou porque Nossa Senhora fez um milagre a seu favor. 
Mas se perguntasse:

Você reza o terço todos os dias? Você procura imitar a virtude, a vida deste ou daquele santo tal?, (porque eles são nossos modelos de fé), você vai à Missa frequentemente? aí a resposta seria diferente. Poucos diriam que sim. Então que devoção é essa meu caro amigo? Que vida de cristão é essa? Uma fé subjetiva que só lembra de Deus na hora do aperto ou segundo os interesses particulares.

Daí porque Deus deixa muitas vezes de responder nossas orações. E porque caímos em descrédito, o diabo toma conta e nos empurra para as seitas que oferecem aquilo que nós mesmos deixamos de buscar diante de Deus. E o pior quando oramos a Deus somos tão egoístas que esquecemos de agradecer, ou então pedimos algo para nossos próprios interesses.

Ou muitas vezes agimos como Tomé. Precisamos ver para crer. 

Somos um povo de crenças e culturas diversificadas, isso é bom para o turismo, mas não ajuda em nada a nossa fé. Essas influências pagãs contribuem para que muitos católicos caiam na apostasia e na heresia de modo a perder a salvação de suas almas.

A nossa fé deve mudar a partir do momento em que temos consciência de que devemos ser cristãos católicos livres dessa contaminação de influências dessas culturas. E como cristãos devemos seguir a Jesus e seu Evangelho.
Nossa fé deve ser uma fé lúcida e firme. Temos de zelar pela nossa fé como uma joa rara e sem preço.

Sabemos que existe uma só verdade que é Deus. E essa verdade nos foi revelada pelo seu Filho Jesus e somente essa Verdade nos libertará como a Bíblia mesmo afirma.  Caso contrário nosso fim será a perdição por voltar a crer e a cultuar deuses falsos.

Não adianta nada ir a missa aos domingos e durante a semana frequentarmos os centros de umbanda, candomblé e as sessões de espiritismo kardecista. Ailás o espiritismo e o cristianismo nada tem a ver. Pois o espiritismo prega a reencarnação e o cristianismo a ressurreição. O cristianismo ensina que o único elo de salvação entre os homens e Deus é Cristo, o espiritismo prega que esse elo passa pela comunicação com os espíritos e que eles possuem poderes para se comunicar através dos médiuns. O cristianismo diz que Jesus é o filho de Deus. O espiritismo prega que Jesus era um espírito evoluído ou seja um grande médium. 
Então, caro leitor, as consequências dessa aderência e dessa mistura é a pessoa se tornar um ateu ou um apóstata, ficando a mercê das influências malignas que essas seitas oferecem.

Também como não podemos ser cristãos e ao mesmo tempo acreditar em simpatias, zodíaco, cartomancia, adivinhações, e tudo quanto vem das seitas ocultistas orientais. Cristianismo com essas coisas não se misturam é água e óleo. 
As consequências dessa falsa devoção são enormes uma delas é perder a graça da salvação. Quem se deixa influenciar por estas coisas deixa de ser cristão, nega o seu Batismo, nega o Espírito Santo e por isso, Deus não poderá fazer nada por você no dia do juízo. 

Vamos pensar:
Como está minha fé?
O que eu preciso fazer para ser um verdadeiro católico? 
O que preciso fazer para me converter?
Como posso fazer para evitar as coisas que me afastam do caminho da salvação?
Tenho lido a Bíblia? Tenho frequentado a minha Igreja?
PENSE, REFLITA E SEJA UM BOM DEVOTO(A).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

A QUARTA-FEIRA DE CINZAS E A QUARESMA

  A  Cinza não apaga pecados. A cinza é um sacramental, um rito penitencial, é sinal de conversão; para nos lembrar que somos pó e ao pó v...