sábado, 9 de julho de 2011

CORPUS CHRISTI - Pão dos Homens, Pão dos Anjos

A solenidade de Corpus Christi, ou Corpo de Cristo, nasceu da necessidade de mostrar à todos os cristãos a presença real de Jesus Cristo no Sacramento da Eucaristia. Isto é, Jesus que se faz presente nas espécies de pão e de vinho conforme Ele mesmo quis que fosse realizado, durante a Santa Ceia celebrou com seus Apóstolos e instituiu  Eucaristia e o Sacerdócio Ministerial como forma de perpetuar esse Sacramento até que Jesus volte.
Mas nem sempre foi assim, a Eucaristia foi de muitas maneiras celebrada. Mas com um só propósito, a presença de Jesus Real. Jesus se dá em alimento, se faz nosso sustento. Ou seja alimenta nossa alma e nosso espírito para que tenhamos verdadeira comunhão com Ele.
Ao acompanharmos a História da Igreja, podemos ver a Eucaristia sendo celebrada de várias formas.

Primeiramente o Livro dos Atos dos Apóstolos descreve a celebração da Eucaristia como "Fração do Pão". Pão repartido. Jesus Ressuscitado celebrou com eles a Eucaristia várias vezes. Com os discípulos de Emaús, à beira da praia, etc. (Lc24, 30-31) (Jo21, 9-13).
Jesus é o Pão da Vida. Essa "profissão eucarística" de Jesus já fora feita quando Jesus disse "Eu sou o Pão da vida". Vamos recordar: Jo6, 22-58.

Aqui Jesus ensina claramente o que é a Eucaristia. 
O povo procurava Jesus, porque Ele tinha realizado o milagre dos pães e saciado muita gente. Estavam mais preocupados em encher a barriga do que buscar o alimento espititual que é Jesus. E Jesus não perde tempo dá um "puxão de orelha" naqueles discípulos. 
"Ora!" Disse Jesus:-"vocês vieram a mim porque comestes pães, mas o que vocês devem procurar é buscar a verdadeira comida que dá a vida eterna". "Eu sou o pão da vida!" "Quem come deste pão terá a vida eterna!" E Jesus continuou seu discurso...
Os discípulos não entenderam nada. Como pode Ele, filho de José, dizer que desceu do Céu?, como pode se dar de comer? Eles não aceitavam, isso é muito duro. Porque eles achavam que iam comer carne de um cadáver. Mas Jesus estava anunciando o que faria antes de sua morte. Deus não quer escandalizar ninguém, por isso Jesus se entregou na Cruz, mas para que entremos diariamente em comunhão com Ele, instituiu a Eucaristia.
Na última ceia Ele pega o pão abençoou e disse: "Comei pois isto É o meu Corpo, que será entregue por vós!" ; depois pegou o cálice de vinho abençoou e disse: "Tomai pois isto É o meu Sangue, da Nova e Eterna aliança que será derramado por vós!" "Não beberei mais deste cálice até que venha o Reino de Deus!" (Mc14,22-25). Este "É" significa que Jesus é a Eucaristia, Ele quis ficar presente em nosso meio presente nas espécies do pão e do vinho.

Chamamos a Eucaristia de: Sacrifício Incruento, isto é, sem crueldade. Pois, na Cruz Jesus sofreu o sacrifício cruento, morreu de forma cruel, derramou seu sangue por nossos pecados. Assim devemos comer e beber do seu Corpo e Sangue. 
Mas voltemos lá no Novo Testamento, os discípulos não entenderam como Jesus se daria de comer ele mesmo. Se escandalizaram, não aceitaram aquele ensinamento. Agora fica fácil explicar. Jesus se dá em alimento no pão e no vinho. Sua presença se faz real: Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Significa que Jesus está presente neste Sacramento que Ele mesmo instituiu. O pão e o vinho continuam lá, mas pela Ação do Espírito Santo se torna na Eucaristia isto é na Presença Viva de Jesus Ressuscitado. Por isso dizemos que a Eucaristia É Jesus, não importa se cremos ou não, nEla está Jesus, é Jesus. Pois Jesus disse: "Isto É!"  
Ao mesmo tempo, no momento em celebramos a Eucaristia, Jesus se torna, Sacerdote, Altar e Cordeiro. Pela Eucaristia se renova o mesmo ato da paixão até que Ele venha!  Jesus se  entrega por nós na Eucaristia e se faz nosso alimento.


No início a Eucaristia era celebrada dentro da Ceia Judaica tradicional, com outros elementos culinários da época como o azeite, ovos, peixes etc. Mas depois houve uma purificação no ritual eucarístico entendendo-se que a celebração da Eucaristia não deveria ser uma ceia comum onde todos se fartariam. Mas a celebração deveria se concentrar na celebração do Corpo e Sangue do Senhor. Era necessário haver um aprimoramento na celebração Eucarística, onde o foco central seria dar valor à presença real de Jesus no seu Corpo e Sangue, algo que não estava acontecendo. E São Paulo é bem objetivo no que descreve. 
São Paulo descreve bem esta situação. Vamos conferir: 1Cor11, 22

Com o passar dos séculos, já que não havia ainda uma estruturação litúrgica com referência na Eucaristia, a Igreja através dos santos padres, depois de vários estudos determinou que a Eucaristia fosse celebrada dentro de um rito próprio dando maior êfase a presença real de Jesus. Então surgiu a forma de celebração, que hoje, conhecemos como "Santa Missa". Isto porque os cristãos recebiam a Eucaristia e partiam em missão para seus lares, seus trabalhos, etc. levando consigo Jesus recebido na Eucaristia. Por isso o nome "Missa". 
A missa é o maior ápice da vida da Igreja, pois, nela se concentra o ouvir a Palavra de Deus, comungar e viver, (praticar) esta Palavra a nós revelada. Depois celebrar a Eucaristia, é viver a Eucaristia partir para a missão que nos é designada. O Senhor Jesus Cristo caminha conosco. Esta comunhão íntima se dá na Eucaristia. Daí o Mandamento da Igreja: "participar da Missa aos domingos e dias santos de guarda".          


ESTAR DÍGINO PARA RECEBER O SACRAMENTO DA EUCARISTIA

"Portanto quem comer o pão e beber do cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e sangue do Senhor!" 1Cr11, 27
Comungar do Corpo e Sangue de Cristo é estar em comunhão com a Igreja. Isto é, participar da vida sacramental que ela nos oferece. Nós somos filhos de Deus, Jesus é nosso irmão. E, como nosso irmão, nos fez templos vivos do Espírito Santo. Mas sem uma vida sacramental, sem uma participação ativa como verdadeiros discípulos não podemos estar em comunhão com ele. 
Por isso não se pode dizer que se comunga da vida de Cristo, se não vivemos uma vida sacramental. É preciso que saibamos  que Jesus não é um intruso, ele quer morar em nosso coração, em nossas vidas, quer entrar em nós pelo seu Espírito Santo e fazer de nós pessoas santas, e como tal sua única função na Eucaristia é já aqui na terra fazer-nos experimentar um pouco desta alegria que é o Céu. Mas para isso quer que vivamos de acordo com ele para sermos dígnos de tal honra. Nosso coração, nosso ser deve ser um sacrário vivo por onde a Eucaristia deve permanecer. Ela é o alimento da alma.
São Paulo em 1Cor11, 29; nos pede que possamos estar atentos para que preparemos nosso coração e nossa vida para o recebermos bem na Eucaristia. Do contrário, com o coração cheio de mazelas, de feridas, de erraizado de plantas daninhas  que o malígno nos plantou, não podemos estar em comunhão com ele. É como ir em uma festa comer e beber sem conhecer o dono da festa. Nos tornamos indígnos daquele lugar e da presença do festeiro. 
Assim Jesus pede que estejamos prontos abertos e que vivamos uma vida dígna para o recebermos sacramentalmente.
Quando estamos indígnos de receber a Eucaristia é bom se lembrar que sem Jesus nos tornamos frágeis, doentes pelo pecado. Sem Jesus a morte eterna é um risco. Por isso São Paulo Insiste que saibamos participar do banquete da Eucaristia como pessoas conscientes e necessitadas do amor de Deus. E como fazer issso? abrindo nosso coração para Deus, vivendo no amor de Deus, buscando viver uma vida dígna de filhos de Deus. Buscando Jesus na Eucaristia mas, vivendo-O nos irmãos mais necessitados. Procurando dentro de nossa Comunidade Igreja ser sinal desta presença real do Senhor.      

PORQUE CELEBRAR O CORPO E SANGUE DE CRISTO?

Já na Idade Média, +ou- pelo séc. XI a celebração da Eucaristia sofreu algumas modificações importantes. No início era introduzida à Ceia elementos da Ceia Judáica, como o peixe. Mas depois em um melhor entendimento e procurando dar destaque à Eucaristia esses elementos foram retirados ficando somente o essencial: o pão e o vinho, que seriam transformado em seu Corpo e Sangue. Esta celebração ganhou ritos próprios criando assim a Santa Missa. Mas nunca perdendo o sentido essencial que é a Eucaristia. 

Mas em meados da Idade Média começou a surgir heresias, e algumas pessoas começaram a duvidar da presença real de Jesus na Eucaristia. Outros queriam pegar a Eucaristia e levar para casa para dar aos doentes. Então surgiu a necessidade de se guardar a Eucaristia. Mais tarde se criou o Sacrário onde guardava a Eucaristia. Mas não era exposta ao povo. Somente depois que se adquiriu o hábito de venerar e adorar o Santíssimo Sacramento que ele foi exposto para o povo.
Com a heresia os santos Padres criaram a Procissão Litúrgica do Santíssimo que tinha como missão sustentar a verdade da presença real de Jesus na Eucaristia. Presença esta que foi claramente mostrada no famoso milagre de Lanciano, onde em uma determinada celebração Jesus se manisfestou, transformando ao vivo a hóstia em Carne e Sangue vivos. Então a partir daí contribuiu e muito para que a certeza da presença Eucarística Real de Jesus fosse declarada como verdadeira e não tivesse mais dúvidas.


Ainda hoje, até mesmo entre os cristãos católicos surgem dúvidas sobre a presença real de Jesus na Eucaristia... o fato se deve porque não vemos Jesus fisicamente. Mas a sua presença real está ali crendo ou não. E Jesus já provou em sinais esta presença. Como recordamos o acontecimento em Lanciano. É um fato real que até hoje permanece. Os testes científicos realizados comprovam que a carne e o sangue em Lanciano é humana. 
Seria um escândalo para todos se comêssemos a carne e bebêssemos o sangue, ninguém conseguiria. Jesus Cristo não quer isso, a sua presença está ali a partir do momento que você aceita e crê nesta verdade.


As espécies físicas do vinho e do pão continuam. Assim você pode conscientemente comungar do Corpo de Sangue de Jesus. Essa comunhão se faz a partir do momento que temos comunhão com a sua Igreja. Isto é, quando fomos batizados fomos inseridos na Igreja, Corpo Místico de Cristo. E assim, fazemos parte desta Igreja. Una , Santa e pecadora. Enquanto neste mundo, somos pecadores, frágeis na fé e precisamos da Eucaristia, que é o alimento da alma. Por isso Jesus se faz nosso alimento. Quando comungamos as espécies físicas vão desaparecer, mas Jesus se faz presente em nossa vida. E comungando Jesus estamos fortalecendo e direcionando nossa alma para Deus ao mesmo tempo que estamos comungando a vida da Igreja. 
A Eucaristia é a confirmação da promessa que Jesus fez  na Ceia Pascal: "Não vos deixarei órfãos!" em outra passagem ele diz:
"Eu sou o Pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, quem crê em mim jamais terá sede..." ..."Quem come minha carne e bebe meu sangue, permanece em mim e eu nele." "Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram no deserto e morreram; Quem come deste Pão viverá eternamente!" Jo6, 35.56-58 - E a promessa: "Eu o ressuscitarei no último dia!" v.44 - Podemos chamar esta promessa de Jesus de PROMESSA DE VIDA EUCARÍSTICA


Mais do que o gesto de comer, fisicamente, Jesus fala da comunhão que devemos ter com Ele. Comer por comer não tem sentido algum, vamos morrer... mas, quem participa da vida de Jesus de sua presença, este jamais morrerá.


Por isso, a necessidade da Eucaristia. E qual foi a forma de Jesus representá-lo que está conosco até o fim dos tempos, como ele mesmo disse.
Nas espécies de pão e vinho que, depois de consagrados se tornam seu Corpo e Sangue. Quando celebramos a Eucaristia estamos refazendo todo o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus, cumprindo o que ele nos mandou até a sua segunda vinda. Até Jesus vier em sua Glória a Eucaristia permanecerá. 


A Eucaristia é a "Árvore da Vida" - quando nossos primeiros pais pecaram foram-lhes tirado a árvore da vida. Pelo pecado todos morreram estavam privados da glória de Deus Pai. Mas Jesus na Árvore da Cruz restituiu dando-nos o poder de comer da "Árvore da Vida" que é a Eucaristia. Ele mesmo se faz presente e nos dá em alimento para nossa salvação. Como Ele mesmo disse: "Eu sou a ressurreição e a vida..." Jo11, 25      


A EUCARISTIA E O SACERDÓCIO MINISTERIAL


Jesus deu a ORDEM aos Apóstolos para celebrarem a Eucaristia. Esse sacramento de sacerdócio, é o mesmo de Jesus. Celebrar a Eucaristia, a primeira vez Jesus o realizou na Santa Ceia Pascal. Anulando a Páscoa Antiga, para iniciar uma NOVA PÁSCOA. 
O ministério sacerdotal que foi dado aos Apóstolos continua através de seus sucessores. Somente Igreja Católica Apostólica Romana com os sucessores legítimos doa Apóstolos possui este ministério. E a nenhuma outra. Por mais que queiram...
As "Igrejas" separadas, apenas podem celebrar um memorial, (lembrança) da Ceia de Cristo, mas não tem poder algum de consagrar e celebrar a Eucaristia. Apenas distribuem pão e vinho sem a presença eucarística de Jesus porque não possuem a ORDEM Apostólica.  
Nós não celebramos a Santa Ceia Memorial simplesmente, mas a Eucaristia. 
Há uma diferença muito grande entre a Ceia Memorial e a Eucaristia. Na Ceia Memorial se celebra uma lembrança apenas da última ceia de Jesus sem a sua presença Eucarística. Na Missa se celebra a Eucaristia, isto é  a atualização do sacrifício da Cruz de Jesus, sua morte e ressurreição e sua presença em nosso meio no Sacramento de seu Corpo e seu Sangue, a Eucaristia. Isso faz toda diferença, porque sem a Eucaristia também não há cristianismo. Engana-se quem achar que fora da Igreja Católica Apostólica Romana está vivendo um cristianismo sério, porque está enganando a si próprio. Pois o cristianismo passa pela presença Eucarística de Jesus. Assim Ele o quis e assim será até que Ele volte!     


O padre ou sacerdote é por excelência o Ministro Ordinário da Eucaristia. Isto é, possui a missão consagrar, celebrar e distribuir a Eucaristia, Jesus Sacramentado no pão e no vinho, seu Corpo e Sangue. Sem o sacerdote é impossível haver a Eucaristia porque Jesus se faz presente no Sacramento da Eucaristia pelas mãos do sacerdote. Essa foi a ordem de Jesus ao partir o pão e dar de beber o cálice: "Isto É o meu corpo..." ..."Isto É o meu Sangue..."  "Todas as vezes em que fizerdes isto, fazei-o em minha memória!"  - foi dado aos Apóstolos na última Ceia. E é isso que a Igreja o faz perpetuamente como Ele mesmo ordenou aos seus Apóstolos.
A Eucaristia, é em suma, a celebração da Ceia Pascal do Senhor. E como tal conserva os elementos  da Ceia da Páscoa Antiga, apenas mudando o sentido simbólico.
Para compreender temos que recordar como era a Ceia da Páscoa Judaica, Páscoa Antiga que era um "memorial" instituído pelo Senhor Javé para recordar a libertação do povo de Israel ou o povo hebreu da libertação da escravidão egípcia. Vamos ler Deut12, 1-20.25-28.
Esse memorial é sagrado e foi passado de geração em geração e faz parte da tradição judaica.  Quando o povo hebreu conquistou a palestina e se estabeleceu às margens do rio Jordão, construiram a cidade de Jerusalém e o Templo e estabeleceu-se normas e preceitos para s realização desta Páscoa, havia no templo um altar dos sacrifícios onde os cordeiros eram sacrificados conforme a Lei judaica. Havia também um outro lugar, onde ficava a Arca da Aliança com os dez Mandamentos, ali se  manifestava a presença de Deus. Deus ali se manifestava aos sacerdotes. Era chamado de Santo dos Santos.   
Jesus muitas vezes foi à Jerusalém celebrar esta Páscoa, como todo judeu. Pois Jesus era judeu. Praticava toda a Lei judaica. 
A ceia consistia em comer pão sem fermento, ou pão ázimo, (hoje o pão ázimo é semelhante às bolachas de água e sal que conhecemos, porém é feito de trigo sem fermento, veja a foto acima); o comiam com vinhos e ervas amargas e carne de cordeiro. Como vamos observar na foto abaixo, da Ceia Pascal judáica:
   
O sabor dos alimentos associados ao amargor das ervas, lembraria ao povo judeu que embora eles tivessem alimento farto eram escravos no egito e passaram muitos sofrimentos e provações no Egito. Para nunca se esquecerem o que sofream lá pela desobediência ao Senhor Javé (Deus); e que Ele por amor os tinha libertado desta *escravidão, (*física). Essa era a Páscoa da Primeira Alliança de Deus com seu povo. 
Na Santa Ceia de Jesus, ele vai celebrar a mesma ceia dos judeus. Mas com um diferencial, Jesus instituiu a Eucaristia, isto é: 
  1. Não comemos mais a carne de cordeiro (animal), pois Ele mesmo, Jesus seria o próprio cordeiro. "Isto é meu corpo, isto é meu sangue, sacrificado por vós!"; nem comemos ervas amargas pois esse amargor está substituído pelo doce sabor da presença de Jesus Ressuscitado.
  2. Jesus usa o pão sem fermento mas Ele mesmo se dá em alimento, a carne do santo Cordeiro está agora presente no pão, se tornando a Eucaristia.
  3. Já não é o sacerdote do Templo a instituir a nova  Páscoa, e sim o sumo sacerdote eterno, Jesus Cristo que inaugura uma nova lei e uma Nova Aliança no seu Sangue.
  4. O altar de sacrifício do Santo Cordeiro é o Altar da Cruz.
  5. O Sangue precioso de Jesus, o "santo Cordeiro de Deus que se imolou por nós, substitui o sangue do cordeiro animal que no passado servia para avisar da passagem do anjo exterminador. O Sangue de Cristo traz a vida e não a morte, foi derramado para nos salvar do pecado. Se no Antigo Testamento o sangue do cordeiro marcava os umbrais das portas dos hebreus; o Sangue de Cristo imolado por nós, marca a nossa alma a nos dá a salvação. No Sangue de Cristo somos lavados e resvestidos do Espírito Santo.   
  6. Cumpre-se portanto a profecia de João Batista, quando aponta Jesus: "Eis o Cordeiro de Deus!"  Cf. Jo 1, 36   
  7. Essa Páscoa, e o sacrifício do Santo Cordeiro não seria para libertar-nos de uma escravidão física simplesmente, mas, Jesus  libertaria da escravidão do pecado todo aquele que se convertesse e cresse no seu Santo Nome e na sua doutrina.
  8. Jesus instituiu a Eucaristia e uma nova Lei, não substituindo a Lei antiga, mas aperfeiçoando-A. A nova Lei é única e universal, O AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO. Como ele memo ordenou: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!"  Cf. Jo15, 9-17. 
  9. A salvação dada por Jesus é destinada à TODOS OS HOMENS, e não somente ao grupo dos judeus. E para isso dá aos seus Apóstolos a missão de celebrar a Eucaristia, sobre o Apóstolo Pedro firma a sua Igreja. Nesta Igreja, Jesus está presente sempre até o fim dos tempos. A Igreja de Jesus em primeiro lugar somos nós, e somos nós que fomos batizados em seu nome, que devememos amar e celebrar a Eucaristia: Jesus: sacerdote, Altar e Cordeiro, Ressuscitado presente no Santíssimo Sacramento, a Eucaristia.    
Então na Ceia Pascal de Jesus, usamos a Hóstia, que também é um pão ázimo, porém que, ao invés de ser quadrada como é o pão ázimo tradicional, ela é redonda para significar a divindade de Jesus, o arco, arredondado não tem início, meio e fim. Assim é Jesus, O Eterno Deus presente na Eucaristia. A brancura da hóstia, diferente do pão ázimo tradicional que era mais tostadinho; significa a pureza da manifestação divina de Jesus Ressuscitado. 
Na Santa Ceia Pascal de Cristo celebramos a páscoa da "libertação dos pecados" e não comemos cordeiro, porque o Cordeiro é Jesus imolado por nós que se faz presente no momento da Consagração.   
O vinho que bebemos é o mesmo, sem álcool, chamado de vinho puro canônico que consagrado se torna o sangue de Jesus. Mas agora uma diferença:
Enquanto na páscoa antiga se comia só a carne do cordeiro e não se bebia o sangue. Jesus quer que  bebamos do seu Sangue, pois é,... por Ele e nEle, foi derramado seu sangue no altar da Cruz apagaria nossos pecados, nos lavaria da culpa original e nos conduziria de volta ao Paraíso. Pelo sangue de Jesus fomos lavados de novoe por isso podemos beber de seu Sangue se de coração O aceitamos como nosso Senhor e Salvador. Por isso que quando celebramos a Eucaristia, não estamos apenas fazendo um simples memrial, mas atualizando o mesmo sacrifício que Jesus fez por nós. Ali está Jesus presente.    

Por isso, é muito importante o Sacramento da Eucaristia, Jesus o filho de Deus que se faz presente. A nenhuma outra religião foi dado este poder senão à verdadeira Igreja de Jesus Cristo, governada por Pedro e por seu sucessor, que é a Igreja Católica Apostólica Romana. Por isso a Igreja sente no dever de destacar uma solenidade especial em Honra de Jesus Cristo Sacramentado. Esse dia é o dia de Corpus Christi.
Por isso que é dia santo de guarda e não feriado. Um dia especial onde a Igreja celebra este mistério insondável de Jesus na Eucaristia. 
A procissão de Corpus Christi é Litúrgica isto significa que é obrigatória existir na Igreja, e devemos participar dela com muito respeito.
Há somente duas procissões litúrgicas obrigatórias da Igreja e são: 1) Procissão de Corpus Christi 2) Procissão de Ramos.

Sem o sacerdote não pode haver Eucaristia, pois, Jesus a quis instituir em um serviço ministerial para que sua presença real acontecesse. Deu a Ordem de celebrar  a Eucaristia aos Apóstolos, os Apóstolos aos seus sucessores: os bispos e os santos padres por fazerem parte do sacerdócio ministerial ordenado, receberam esta mesma missão. É pelas mãos sacerdotais Jesus se torna presente em Corpo, Sangue, alma e divindade. É na santa missa que isso acontece, e depois, Jesus permanece presente nos sacrários das igrejas. É por isso que ninguém em plena saúde e em sã consciência pode receber a Eucaristia sem participar da Santa Missa, com exeção dos doentes. A esses a Eucaristia é levada aos seus lares para que possam recebê-la. 
Agora, é importante saber que não é o sacerdote que transforma o pão e o vinho na Eucaristia, o sacerdote é um instrumento e é consagrado para isto, quem o faz é Jesus,  pois Ele é Deus. É Jesus que usa o sacerdote para estar presente em nosso meio no Sacramento da Eucaristia. Esse é o maior milagre da Igreja. Quem é o autor deste milagre? - O ESPÍRITO SANTO. Quando o sacerdote pronuncia as palavras da Consagração: "...por isso peço que envieis o Espírito Santo sobre estas oferendas para que se torne o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo..."  (Oração Eucarística).           

 PARA VOCÊ APRENDER


As outras demais procissões são extras litúrgicas, são reconhecidas pela Igreja, mas não necessariamente uma obrigatoriedade para participarmos delas. Elas são exercícios de piedade cristã, que ajuda-nos na reflexão e nas devoções populares. Mas a procissão de Corpus Christi e a de Ramos são obrigatórias exige nossa participação. Isso é muito importante, porque as vezes, damos mais importância a procissões como: a do "enterro de Jesus" na sexta-feira santa, dos "passos", do "encontro de Maria e Jesus" e de outros santos. Mas esquecemos de dar importância a Jesus Sacramentado, o Santo dos Santos, o Senhor da Igreja, Deus Filho que está vivo e Ressuscitado na Eucaristia. Devemos entender na Igreja está Jesus Vivo e presente no Santíssimo Sacramento. Ou do contrário, estamos contradizendo a nossa fé e praticando a idolatria, porque não temos Jesus como nosso Senhor e Salvador. E cometemos apostasia porque não vivemos a fé que prosessamos ter diante da Igreja e da Santíssima Eucaristia. E o caminho para a heresia começa á partir do momento que eu deixo de dar importância para a minha vida sacramental.    

O MILAGRE EUCARÍSTICO DE LANCIANO
JESUS MANIFESTA SUA PRESENÇA REAL NA EUCARISTIA


JESUS SE MANIFESTOU EM LANCIANO (ITÁLIA) HÁ 12 SÉCULOS PARA NOS PROVAR A AUTENTICIDADE DA EUCARISTIA.

Aprendendo sobre este magnífico milagre:
O Dr. Orlando Linoli da Universidade de Sena,com sua equipe retirou pedaços para pesquisa, o que realizou, e após realizados os exames foram constatados e atestados o seguinte:  

Aumentando 200x  o corte analizado mostra que é tecido humano do coração.


Em outra ampliação, agora em 250x é possível analizar uma artéria.


Em outra ampliação agora em 400x fica claro que o tecido é do miocárdio;  a carne e o sangue é do mesmo tipo sanguíneo (AB).







             
   O traçado de um cardiógrafo, da amostra recolhida,atesta que é igual a da carne e do sangue de uma pessoa viva.








O milagre de Lanciano, na Itália,  aconteceu a mais de 12 séculos e está até hoje lá para comprovar a todo mundo a veracidade e a presença real Jesus na Eucaristia.
Na Idade Média, em Lanciano, na Itália, um padre ao celebrar a Missa, no momento da Consagração, teve dúvida sobre a presença real de Jesus na Eucaristia. Então para provar que Jesus estava lá, presente, nas espécies de pão e vinho, Jesus manifestou este milagre, misteriosamente, seu Corpo e seu Sangue real, quando ao levantar a Hóstia, o padre e os fiéis assistiram, vendo que a Hóstia tinha se transformado em carne, (carne humana). 
Depois de vários estudos, os médicos pesquisadores realizaram diversos testes e concluíram que: a Carne era um pedaço de tecido do miocárdio; e  a carne o sangue era humano do tipo AB. Isto é, carne de humano e sangue humano.
Realmente é um grande milagre. Jesus provou sua presença real no Sacramento da Eucaristia.

O Papa Paulo VI na Encíclica: "Misterium Fidei" vem nos dizer da presença real de Jesus na Eucaristia. Jesus está ali presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade
Isso para derrubar a falsa propagação das seitas e dos crentes que afirmavam que a Eucaristia era só um memorial. Não! A Igreja afirma e Jesus nos comprovou que ele mesmo está ali vivo, Ressuscitado. O coração de Jesus bate, presente na Eucaristia. Ele nos mostrou que se fez Pão para o sustento de nossa alma. 
E para que não tenhamos nenhuma dúvida a Ciência pode comprovar que a divindade e a humanidade de Jesus está na Eucaristia. Lanciano  prova viva desta presença Real  de Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar.
Por isso sempre que puder, ou se possível uma vez por semana por 5 mim. visite Jesus no Santíssimo Sacramento. Ele espera por você. Tenha uma vida sacramental, participe da Eucaristia. Um presente de Jesus por nós é a prova de amor maior que Ele nos deixou: seu Cor e seu Sangue!    

(fonte das imagens do milagre Eucarístico de Lanciano, postadas neste site: www.catequisar.com.br)



 "O DESEJO DE VER-TE ADORADO, TANTO INVADE O MEU CORAÇÃO."
"EU QUISERA ESTAR NOITE E DIA, AOS TEUS PÉS EM HUMILDE ORAÇÃO!" 
      

quarta-feira, 1 de junho de 2011

CORRENTES DE ORAÇÕES, CERTO OU ERRADO?


"?"... Um ponto de interrogação quando ouvimos falar ou recebemos certas "correntes de oração" que o povo espalha por aí.

Não se sabe como e quando que as famosas "correntes de oração" surgiram, o fato é que, o cristão católico deve saber e ser alertado sobre estas tais correntes.

A corrente de oração é a reunião de vários fieis em oração por uma causa, para pedir a Deus ajuda e misericórdia para resolver um problema aqui na terra. Quando muitas pessoas rezam de coração aberto e com muita fé, mais força tem o pedido junto ao Senhor e essa é a real intenção de uma corrente de oração: agregar os fiéis para que juntos possam ajudar a libertar de um problema maior, como uma doença, um problema na família ou qualquer outra dificuldade.

É daí que surgem as superstições. O poder de uma corrente de oração para o fiel e para a Igreja é nocivo porque ela tem caráter punitivo para as pessoas (causa medo). E não contém base nem da Sagrada Escritura, nem da doutrina da Igreja Católica.

Uma novena, um grupo de oração em que várias pessoas que rezam juntos por uma causa, ou qualquer nome que queiram dar. O problema das correntes de oração é que elas acabam com um ‘dever’ do fiel, tais como: você deve imprimir cópias e entregar a um número de pessoas ou publicar algumas vezes no jornal como ação de graças pelo benefício recebido fazendo de Deus, Jesus, os santos e os anjos algo perverso que vai punir se a pessoa não cumprir o que está determinado – e se ele não cumprir com esse dever, será castigado por Deus, pois, algo ruim irá lhe acontecer.
Hoje em dia há correntes pra tudo, uma delas por exemplo, é a famosa corrente de pensamentos positivos. Existem outras: corrente da prosperidade, corrente de santos (diversos), corrente dos arcanjos, corrente das 13 almas benditas, etc. O próprio nome já diz: "corrente", algo que serve de elo de ligação, serve para prender... Jesus nos ensina que a Oração é algo que nos liberta, Jesus resgatou-nos da escravidão do pecado e da morte, então, por aí já aprendemos de Jesus que nada que nos prende espiritualmente pode vir de Deus, dos ensinamentos de Jesus e sua Igreja.  

Geralmente quem as usa ou passa pra frente essas coisas é gente ligada às superstições, a rituais orientais, etc. Que nada tem a ver com a religião católica, faz um sincretismo religioso, misturando elementos pagãos, ou de seitas pagãs às devoções cristãs.

E os católicos que não possuem uma melhor preparação praticam certas coisas, fazem estas tais "correntes" (até de boa-fé) achando que estão fazendo a coisa certa, quando na verdade estão sendo enganadas na sua própria fé.

Na verdade todo católico deveria ter em mãos o Catecismo da Igreja Católica para estudar e aprender mais sobre a sua fé.

Deveriam ler mais, adquirindo bons livros nas livrarias católicas que explicam melhor sobre os assuntos relacionados à nossa fé católica.    

Vou citar um exemplo:
“Certa vez, recebi em minha casa a corrente da prosperidade. Uma amiga me deu um saquinho vermelho, que continha uma oração de São José e uma moeda de dez centavos. No final da oração dizia que eu deveria repassar a mesma oração com as moedas para outras pessoas se quisesse ter prosperidade. Se não fizesse, se eu ficasse com o saquinho com a oração e a moeda sem repassá-la alguma coisa de ruim iria acontecer, pois contava a carta que uma pessoa havia recebido e não repassou a mesma oração e perdeu um ente querido”.
E assim são as outras baboseiras, de várias formas mas com as mesmas ameaças.
Isto é oração? claro que não.
Deus ensina que a oração é libertação e não o contrário, Deus não pune quem pede a ele em oração por um bem maior, então as correntes que pregam o medo, que fazem de Deus um ser perverso não são legítimas. Existem muitas outras formas de se mostrar agradecido a Deus por uma graça alcançada, como fazer caridade e fazer o bem ao próximo, por exemplo.

Se espelharmos na Bíblia e na doutrina da Igreja, nunca vamos encontrar nada a respeito sobre tais orações.

Este tipo de "oração" é prejudicial, elas não tem sentido algum a não ser dentro do paganismo.

Oração que intimida as pessoas, põe medo, etc. não vem parte de Deus e sim do paganismo. Parte de pessoas supersticiosas com influências de outras seitas contrárias a nossa Fé.

Com a expansão da Internet essas mesmas correntes são transmitidas pelos meios modernos como Facebook, WhatsApp e outras. Mas com as mesmas características.
 Um exemplo de corrente de oração disfarçada são aquelas pessoas que postam no Facebook uma foto de santos, da Virgem Maria e dos Santos Anjos até de pessoas doentes e acidentadas, depois pede "se você curte, digite amém". No Brasil isso virou moda.
Isso também é pecado. É uma maneira sutil de espalhar uma outra forma de corrente, a do "pensamento positivo" que também é pecado porque parte do esoterismo. Às vezes a pessoa que posta esse tipo de coisa o faz sem orientação até acha que está fazendo o certo porque viu alguém fazer e pedir para compartilhar.

Católico não precisa disso. Se você quiser ajudar alguém que precisa, ajude-a orando por ela. Vá à Igreja, participe da Missa, comungue na intenção da pessoa que você queira que Jesus cure e liberte. Se conhecer a pessoa e ela estiver doente, passando necessidade ajude-a ou convide seus amigos para ajudar.
Você verá que Deus te atenderá e você estará fazendo um bem maior para a pessoa e para você mesmo. Se tem alguma devoção particular por algum santo, faça uma novena. Mas, não vá atrás dessas coisas, nem curte, nem compartilha porque isso só lhe atrasa a sua vida fazendo você perder a fé e blasfemar contra Deus. Siga o exemplo de Nosso Senhor Jesus. Ele, quando para fazer o bem ia na casa do enfermo sem importar com a condição social, se era virtuoso ou não, judeu ou não. O nosso dever de cristão não é ficar fazendo correntes, curtindo e dando améns. Mas, é pôr a mão na massa. Ajudar de verdade, orar pelos que precisam, rir e chorar com os que choram. Fazer a caridade. Como São Paulo nos diz: "A fé sem obras é morta", porque a Obra é uma forma de exercitar a Oração.   

Essas práticas anticristãs chegam em nós de forma mais rápida e mais nociva do que pensamos e se dermos ouvidos a elas, logo, nossas mentes estão contaminadas e cada vez mais vamos largando a Fé da Igreja por essas bobagens.

Portanto, o ato de compartilhar (principalmente usando o nome de Deus, da Virgem Maria e dos seus santos e dos santos anjos; pecado contra o 1º Mandamento) e curtir tais coisas também contribui para divulgação destas tais correntes.

Jesus nos ensina que:
A oração deve brotar do coração.
Devemos pedir somente o necessário.
Devemos agradecer pelo que já recebemos e vamos receber.
Devemos "bater à porta", pedir com fé e insistência, mas nunca forçar a Deus aquilo que não for da sua vontade.
A oração deve ser íntima, entre você e Deus.
Devemos orar pelos amigos e inimigos, pelas nossas necessidades e pelas necessidades da Igreja.
Devemos nos consagrar a Deus como seus filhos.
Devemos fazer a sua vontade.
Devemos nos afastar das tentações, assim nos afastamos das coisas do mal.
Devemos aceitar a vontade de Deus em primeiro lugar e não nossa. Deus mais do que ninguém é nosso pai e sabe o que é bom para nós.
A oração sempre deve ser feita com amor e respeito, amor e gratidão a Deus.
A oração deve ser precedida pela caridade. Oração sem obras não dá frutos.
A oração deve ser precedida pelo perdão. De nada vale para Deus um coração rancoroso e fechado. Egoísta e sujo de perversidade. De nada vale um coração vazio, cheio de egoísmo, que não dá espaço para se perdoar e nem perdoar os outros.
Mas pode surgir uma pergunta:
Então é proibido fazer as novenas, trezenas, tríduos, setenários, etc?
As novenas como: Oração do Terço, os grupos de oração, os grupos de reflexão, os círculos bíblicos, a oração em família são formas de oração são legítimos para pedir a Deus por caridade.

É preciso lembrar que é um pedido, cabe a Deus atender ou não. Ele pode entender que aquele pedido seu não é necessário para aquele momento. Porque Deus sabe o que é bom para nós e o momento certo para nos atender. A Vontade Dele é soberana e deve ser respeitada. Mas, como Deus é Pai, Jesus nos ensina que devemos ser insistentes, perseverantes na Oração, pois, um pai nunca deixa de atender o filho. Porém, um bom pai sabe a hora em que o pedido deve ser realizado.

"...E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?
Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" (Lucas 11:11-13)

Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.
Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens. E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: 'Faze-me justiça contra o meu adversário’. Por algum tempo ele se recusou. Mas finalmente disse a si mesmo: Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens, esta viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça para que ela não venha mais me importunar. E o Senhor continuou: Ouçam o que diz o juiz injusto. Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? Eu digo a vocês: Ele lhes fará justiça e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?" Lucas 18:1-8

Devemos ser perseverantes na oração. Jesus disse na parábola que acabamos de ler que se um juiz, (injusto), atendeu o pedido insistente daquela viúva porque Deus que é justo, Pai e soberano não atenderá nossos pedidos?  

As vezes Deus não atende nossas orações porque ele quer que nos acheguemos a ele, em seu colo como uma criança precisa do carinho do pai. Ele também quer que não fiquemos só com a graça do pedido alcançado, mas que aprendamos a ter uma relação íntima com ele sempre e não de vez em quando somente temos interesse.
 A oração é uma conversa sua e pessoal com Deus, que deve ser feita sempre. 

Quando nos recorremos a intercessão dos Santos e de Nossa Senhora é porque sabemos que esses por seus méritos em virtude do que viveram na terra e pela sua fidelidade estão junto de Deus e intercedem por nós. Deus atende a oração dos Santos em virtude da sua fidelidade exercida neste mundo. De forma certa não tenha medo de buscar a intercessão dos Santos e de Nossa Senhora. A Igreja ensina que eles são nossos advogados, nossos intercessores. Porque somos uma só Igreja na Terra e no Céu. A diferença é que na Terra caminhamos para a plenitude celeste e os Santos já por seus méritos já vivem esta plenitude.

Lembramos e da oração do Pai-Nosso que diz: “Seja feita a Vossa vontade”, devemos nos consagrar a Deus como seus filhos. Jesus mesmo disse que estaria presente onde dois ou mais estivessem reunidos em seu nome.
Cf. Mt18, 19-20. Em seguida Jesus nos pede que não basta apenas pedir, querer a sua presença, mas devemos buscar muito perdoar do que sermos perdoados. Cf. Mt18, 21-22.

A oração sempre deve ser feita com amor, respeito e gratidão a Deus.  A corrente de oração deve ser precedida pelo perdão. De nada vale para Deus um coração rancoroso e fechado, vazio, cheio de egoísmo, que não dá espaço para se perdoar e nem perdoar os outros. Antes de pedir a Deus em oração é preciso perdoar a quem nos ofendeu e agradecer por tudo que temos.
Não! As novenas, trezenas, tríduos, setenários, etc. São formas de oração usadas pela Igreja desde aantiguidade, seja diretamente a Deus, seja à Virgem Maria, ou os anjos e aos santos; as devoções populares podem e devem ser rezadas, pois, são aprovadas pela Igreja. Podem, mas, também deve obedecer os critérios que a Igreja orienta.  

Elas nada tem a ver com as famosas "correntes de oração". A Igreja não aceita e não aprova tais "correntes de oração" porque elas mesmas nada tem a ver com a catequese que recebemos. Pelo contrário, as tais correntes de oração atentam contra Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, porque põe medo nas pessoas e trazem rastros do paganismo.

Se conhecermos bem os ensinamentos de Jesus nos Evangelhos, o Catecismo da sua Igreja não há razões para dar importância a essas coisas.
Além do que, quem as pratica comete pecado grave. Portanto, se você receber essas tais "correntes de oração", não tenha medo, não as leia, rasgue-as ou então, jogue no lixo ou ponha fogo. É melhor que não leia, do que contaminar a mente com essas coisas.

Se você receber por e-mail, exclua como como lixo eletrônico. Pois essas coisas não vem de Deus. As vezes as pessoas que fazem isto são influenciadas por outras ou então através de ensinamentos pagãos com rastros de seitas pagãs, do sincretismo religioso, do esoterismo, do gnosticismo e até mesmo do espiritismo.

Se você receber pessoalmente, não tenha medo de dizer de não aceitar. Educadamente diga à pessoa que te entregou: Eu não vou aceitar porque isto é errado e vai contra a minha Fé Católica. E explique que você aprendeu caso a pessoa queira ouvir.


Diga: "Eu não aceito isto porque eu sou uma pessoa cristã católica, eu sigo o Deus verdadeiro, e como tal devo seguir aquilo que a minha fé e a minha Igreja me ensinou que a minha fé a doutrina da Igreja diz que isto é errado ... (explique o porquê, pois, a pessoa pode ser católica como você mas é ignorante na doutrina).

 Aproveite para evangelizar esta pessoa, pois talvez lhe falte catequese. Talvez essas pessoas não tiveram a oportunidade de aprender uma catequese sólida como você caro leitor está tendo agora através deste artigo do blog.

Não se intimide com essas tais correntes, que "do bem" e da "prosperidade" ou sei lá o que seja, não tem nada. 

Vamos meditar na Palavra de Deus o que Jesus nos diz sobre a Oração? Leia:
Mt6, 5-15;  Mt7, 7-21;  Mt7, 24-27; Lc6, 36-37; Lc6, 46; Lc12, 22-31.

E quanto à Oração comunitária?
Esta sim, faz parte da Igreja, a oração comunitária é o culto prestado à Deus pela Comunidade Cristã.
A Santa Missa, o Culto e as novenas, a reza do Terço em família ou na igreja, são formas de oração comunitária.
A igreja que somos nós deve sempre unir em oração. Num só louvor e num só Culto. Em Atos dos Apóstolos encontramos um exemplo clássico da Oração da Igreja, quando reuniram para interceder a favor se Pedro que se encontrava preso. Deus atendeu as Oração da Igreja e mandou o seu Anjo para o libertar. (At12, 1-11) A Oração da Igreja é poderosa porque a Oração da Igreja é para o bem comum de todos. Naquele momento era preciso libertar Pedro da prisão pois ele que ele como chefe espiritual da Igreja ainda tinha muito trabalho a ser feito.

E quando chega a hora de Deus e não a nossa hora? Então devemos aceitar com amor como os santos. Pedro e os Apóstolos não foram poupados da morte, das doenças, dos castigos e das perseguições. Mas Deus lhes deu força necessária com a fortaleza do Espírito Santo para suportar e vencer tudo. As vezes o que nos falta é confiança na misericórdia do Pai. Falta-nos fé: Crer, confiar (e ter esperança) e depender de Deus (porque somos criaturas). Quem não crê, não confia e não depende de Deus não pode dizer que tem fé.

Veja como Jesus curou o servo do Centurião romano, porque ele tinha Fé. Creu em Jesus, confiou e dependeu dele para seu servo ser curado.
"Senhor eu não sou digo que entreis em minha casa, mas, basta uma só palavra e meu servo será curado". (Mt8, 5-7)

Não são essas mesmas palavras que rezamos na missa após o Padre elevar a hóstia e mostrar Jesus o "Pão da Vida e Eterna" presente na Eucaristia antes da Comunhão? As vezes Deus não nos atende não é porque ele não quer é porque falta-nos Fé.

As novenas, a Oração do Terço, os grupos de Oração, a Santa Missa, os grupos de reflexão, os círculos bíblicos, a Oração em família, etc.

A Oração tanto pode ser comunitária, (em grupo), como pode ser particular, (você e Deus). Nos dois casos pode ser expressa por escrito (livro, devocionário, folhetos de orações, etc.) Ou pode ser espontânea.

Jesus mesmo disse que estaria presente onde dois ou mais estivessem reunidos em seu nome. Cf. Mt18, 19-20; em seguida Jesus nos pede que não basta apenas pedir, querer a sua presença, mas devemos buscar muito perdoar do que sermos perdoados. Cf. Mt18, 21-22.

Mas... E quanto às Orações formuladas ou escritas? Aquelas que recebemos ou que estão nas costas dos santinhos e escritas nos livros ou manuais devocionais?
As Orações formuladas, seja para Jesus, Nossa Senhora ou aos Santos devem obedecer a critérios da Igreja Católica. Elas são válidas assim como as espontâneas que fazemos. Porém, deve passar pela aprovação da Igreja através do bispo antes de ser imprimida. Quando recebemos uma Oração ou compramos um livro de devoções é importante observar abaixo ou acima da nota de apresentação se existe uma cunha com o seguinte: pode-se imprimir, se existe, lá está o nome do bispo que autorizou a impressão.  
Porque? por que a Igreja se preocupa justamente com estes tipos de "Orações" que elas não conduz a nada, ao invés aumentar a fé das pessoas, elas atentam e destroem a fé das pessoas.

Vamos citar um exemplo na própria Bíblia de uma oração (ainda que espontânea) mal feita. Assim conta Jesus:
Lucas 18:9-17 A parábola do fariseu e do publicano

9 E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo, a orar; um, fariseu, e o outro, publicano. 11 O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo. 13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
Jesus disse que a oração do publicano foi atendida e a do fariseu não, por quê?
Quem era o publicano? O publicano era o "funcionário público" da época encarregado de cobrar os impostos. Como os funcionários da Receita Federal e Secretaria da Fazenda fazem, porém, naquele tempo não havia órgão regulador e essas pessoas cobravam a mais pelos impostos. Entregavam a quantia do Imperador e o que sobrava fruto da corrupção eles embolsavam e ficavam ricos. Zaqueu, aquele que subiu na árvore para ver Jesus, era um deles, Levi que depois recebeu o nome de Matheus depois se tornou Apóstolo de Jesus era um publicano.

Mas, por que a oração do publicano, considerado pelos judeus como um pecador e impuro foi atendida? Porque era sincera. Ele foi pedir perdão a Deus, estava arrependido e queria mudar de vida.

Quanto ao fariseu Deus não atendeu. Porque era uma oração orgulhosa. Mesmo ele louvando a Deus e agradecendo-O, fazia questão de expor suas virtudes diante de Deus e com preconceito desfazia do pobre pecador que estava lá traz. Isso acontece até hoje dentro das nossas Igrejas. Como bem disse o profeta Isaías, "Esse povo me honra com os lábios, (isto é da boca para fora), mas, seu coração está longe de mim". (Isaías 29, 13)

Até no momento das preces comunitárias, na Santa Missa já vi isso acontecer.
Mudou alguma coisa daquele tempo para os dias de hoje? Não! e as vezes Deus se irrita conosco com esse tipo de atitude. Jesus disse que a justiça de Deus cai da mesma forma sobre os bons e sobre os maus. Quem julga é Deus. O Sol brilha pra todos de forma igual e a misericórdia de Deus é justa para todos.

Temos que tomar cuidado com nossas orações. Orar julgando e apontando os defeitos dos outros ou da Comunidade não é uma oração sincera e não agrada a Deus.  

 A IGREJA NÃO AUTORIZA NEM ACEITA ESSAS CORRENTES _ Não há nenhuma autorização da Igreja para as chamadas "correntes de oração", porque tais não são reconhecidas pela Igreja como algo construtivo para a fé das pessoas. Ao contrário, elas podem fazer muito mal, para quem for despreparado para entender o que elas dizem podem induzir pessoas ao fanatismo e até ao suicídio em alguns casos.
Quando você adquirir uma Oração ou comprar um livro de orações, sempre tenha o costume de certificar se existe autorização eclesiástica do material escrito e impresso. Se não tiver, não compre, nem leia.
A Bíblia é um livro de Oração? Sim. A Palavra de Deus deve ser meditada e estudada e nunca discutida. Se alguém for em sua casa para discutir a Bíblia como fazem os protestantes saia fora. Para quem interessa há bons cursos católicos na sua diocese e paróquia. Nós não somos autorizados nem discutir e nem traduzir a Bíblia. Nós devemos ler, meditar a sagrada escritura e orar dentro da Palavra de Deus. A Tradução cabe ao Magistério da Igreja, ou seja, aos bispos.


E quanto à Bíblia evangélica? Essa não deve ser aceita, pois, ela pode conter traduções errôneas dos textos sagrados levando o católico à heresia. Além do mais as bíblias evangélicas possuem 7 livros a menos que a Bíblia Católica que foram retiradas por Lutero. Essas bíblias que se vendem por aí com traduções suspeitas e até maldosas de propósito com intuito de desviar as pessoas da Fé Católica. 

No caso da Bíblia evangélica ou protestante algo mais grave acontece, traduções em cima de traduções com desvirtuação dos textos bíblicos.

Quando aquela tradução não interessa ou não dá base para o que estão pregando eles mudam-na a seu favor ou a favor da denominação que eles pertencem. A Bíblia mais usada no Brasil pelos protestantes é a de João Ferreira de Almeida que teve várias traduções ao longo da história e muitas vezes traduções completamente maldosas. Para um leigo, passa-se despercebido parece igual, mas para quem é estudioso e vai pesquisar nos escritos oficiais observa que está errado e mal traduzida, isso é feito propositalmente, pois esses escritores e tradutores possuem conhecimento dos textos originais do grego, latim, Hebraico e aramaico.

A nossa Bíblia foi traduzida do grego e do hebraico para o latim, (língua oficial da Igreja Católica Romana), por São Jerônimo, chamada de "Vulgata" (por ter uma linguagem mais popular); Depois foi traduzida em português.

Católicos devem sempre usarem Bíblias com edições católicas.
As traduções católicas seguem fielmente os textos originais, mesmo que hoje a Igreja use termos mais aceitáveis das palavras para melhor compreensão (pois expressão da língua muda de tempos em tempos) mas, sem desvirtuar e modificar o conteúdo Bíblico nem sua mensagem e o que significa. Mas, para a Igreja Católica Apostólica Romana, não é aceitável a tradução de Bíblia para bíblia, como acontece hoje em muitos campos evangélicos. Isso é errado e perigoso pois, qual propósito de tantas traduções? E será que elas condizem com os textos originais?

Outro fato é que está por detrás disto um grande lucro das seitas que através de suas empresas, gráficas e editoras querem ganhar muito dinheiro em cima da venda de Bíblias sem se preocupar até mesmo com uma boa redação dos textos impressos. Daí a ordem de Jesus que não se mova um til das leis da Sagrada Escritura".
     

Por isso a Bíblia deve ser Católica e com aprovação da CNBB, "Conferência Nacional dos Bispos do Brasil".


Somente os bispos sucessores dos Apóstolos têm autorização para zelar pelo depósito da fé, isto é, a tradução, estudo e divulgação das Sagradas Escrituras, e ninguém mais por mais intencionado que seja. Ou em outros países verifique se existe autorização do Conselho Episcopal, (Conselho dos Bispos Católicos); Cada país possui um conselho de Bispos. No Brasil é a CNBB.

Isto é muito importante que se saiba, pois estão falsificando até a Bíblia, por aí, no sentido de que "alguns" separados da Igreja, fundam as seitas e se acham no direito de traduzir os textos bíblicos a seu bel prazer, simplesmente para trazer para si coisas de interesse particular e, ou até manipular e atrair seguidores para essas tais seitas.

Você católico deve estar atento a isto! pois, ultimamente as seitas vem tomando conta porque pessoas inescrupulosas acharam "fundar igreja aqui e ali dá lucro" - manipulam as pessoas com as famosas ideias de curas extraordinárias ou então fazem uma lavagem cerebral nas pessoas, tudo, dizendo ser de Jesus, mas são "lobos em pele de cordeiro" ficando milionários às custas da boa-fé das pessoas. 

Outros (que se dizem católicos, mas, não são) de má fé entre imprimem livros e folhetos de oração sem aprovação eclesiástica, no intuito de lucrar com a fé das pessoas, mas na verdade, e não para explorar lucro com a fé das pessoas. É o caso das pessoas que vendem orações, santos, terços etc. de porta em porta.

Aqui entra uma observação, você não sabe se aquelas coisas vieram de uma loja católica ou espírita. Tome cuidado!


As imagens, orações, santinhos, medalhas, terços, estampas, velas, são chamadas de objetos de devoção popular. Sal, água, óleo e outros são chamados de sacramentais ou seja são sinais sagrados que a Igreja usa em uma bênção específica, em ocasiões específicas ou nos Sacramentos que recebemos.


Tanto os sacramentais quanto os objetos de devoção popular devem passar por uma bênção especial. O sacerdote ao benzer o objeto ou o sacramental não dirige a bênção ao objeto em si, mas à pessoa que vai utilizá-los. Portanto, esses objetos se adquiridos em lugares como orientados pela Igreja devem ser abençoados e vão se tornar sinais de nossa fé. O sacerdote ao abençoar uma imagem por exemplo, ele diz:
"Abençoai Senhor a essa (e) ... (imagem, terço, vela, estampa, etc) para que a pessoa que contemplar, ou utilizar esse objeto, ou fazer seu uso (no caso do sal, água, óleo...) possa imitar a virtude dos santos, de Jesus e da Virgem Maria e por seus méritos possa alcançar a Salvação e a saúde do corpo e da Alma. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
E traçando o sinal da Cruz as asperge com água benta rezando um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.   

Somente a Bíblia que não precisa ser abençoada, pois ela é a Palavra de Deus, e sendo assim já está benta.

Existem boas livrarias católicas e boas editoras aprovadas e especializadas para vender material católico. Procure se informar.
Nunca aceite fazer "correntes de oração" pois elas fazem muito mal. Além de desvirtuar as pessoas não contribuem em nada para a acréscimo da fé. Lembre-se até o ateu crê que Deus existe, porém, há uma grande diferença, pois, o ateu crê mas não serve a Deus enquanto que o filho de Deus, nós cristãos devemos crer e servir a Deus.
Devemos lembrar sempre que o significado de "corrente" como o próprio nome já diz, são elos que se prendem um ao outro, nada que nos prende pode vir de Deus. Pois, a própria Bíblia diz que: "A sua Palavra é a verdade e seu Lei liberdade!" - se a lei de Deus nos liberta e Jesus mesmo diz que ele é o caminho a verdade e a vida essas tais "correntes" não partem da vontade de Deus. São frutos de uma má formação religiosa, agem por ímpeto de crendices pagãs, são obras satânicas na vida do cristão. São joios que são lançados no coração de cada cristão para dificultar a prática da Palavra de Deus.
Geralmente as pessoas que acreditam nessas coisas são frutos da sua própria ignorância e ainda não se converteram. Devemos orar por elas.
A nossa atitude para com essas pessoas não é de preconceito ou rebeldia, mas de caridade e oração.

São pessoas que ainda não acertaram o rumo certo do caminho da salvação. Outras ainda mesmo que frequentem a Igreja, participem das celebrações, não absorveram o evangelho por completo ou não conseguem se libertar dessas raízes do paganismo. Essas pessoas não precisam de nosso desprezo. Pelo contrário, precisam de nossa ajuda para alcançar o rumo certo de suas vidas e abandonar essas práticas.

É nesse momento que entra em cena um personagem importante. O Espírito Santo, é com ele a através dele que devemos pedir a Jesus que liberte essas pessoas de tais práticas.                             



 

                                                                                                                                                 

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