sábado, 30 de dezembro de 2023

ANO NOVO - O CATÓLICO E AS SUPERSTIÇÕES

 

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são permitidas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas” (I Cor 6,12). 

Estamos mais uma vez às vésperas de celebrar a chegada do ano novo. As pessoas se preparam, as famílias se reúnem afinal, é tempo de celebrar e comemorar o ano novo que se inicia.  

É justamente nessa época do ano novo que ocorre as crendices e as superstições. Roupas brancas, comer frutas para dar boa sorte, engolir sementes de romã, acender velas para entidades, fazer oferendas a Iemanjá, recorrer às previsões de futuro, etc. As promessas de Ano Novo se feitas da boca para fora também são promessas falsas e deve ser evitadas, é louvável se puderem serem cumpridas. 

👉No Brasil existe o misticismo religioso que é a mistura de crenças de religiões pagãs (inclusive as de matriz africana) aos elementos da fé católica e isso traz muita confusão. Nós temos que mudar isso de modo a extirpar de nossa vida o misticismo religioso e dá lugar de uma vez por todas à verdadeira fé católica. Tirando do nosso meio tudo aquilo que contamina a fé verdadeira. Católico é católico não pode seguir senão aquilo que orienta a Sagrada Escritura, a Sagrada Tradição e o Catecismo da Igreja. O que esses três pilares e não ensina, não pode ser seguido. Inclusive as práticas do espiritismo altamente proibido por Deus.  

A pergunta é: Quem é católico pode crer e praticar essas coisas?

A resposta é não. Porque se cremos em Deus e se queremos praticar o bem, se guardamos os mandamentos e temos a do Espírito Santo não precisamos dessas coisas. Essas coisas não servem ao cristão que tem sua fé sólida em Jesus Cristo. Essas práticas são do paganismo.

A Palavra de Deus nos proíbe de praticar e crer em tais coisas.

A começar do primeiro Mandamento: “Amarás ao Senhor teu Deus, com todo teu coração, com toda a tua alma e com todo teu espírito!” – Dt6, 4-6; Lc10, 27; Mt22, 37-40. Esse Mandamento por si só nos diz que para amar a Deus é necessário que vivamos para ele obedecendo sua vontade e seus Mandamentos, por esse motivo a graça de Deus está em nós. "Se queres ser feliz guarde os Mandamentos." (Mt19, 16-17). - "Se vocês me amam obedecerão aos meus Mandamentos". (Jo14, 15), disse o Senhor Jesus.

1Jo5, 2-4 "Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos. Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados. O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé".

Dt 5:29: "Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre!"

 Quando recorremos às superstições deixamos os Mandamentos de lado e a graça de Deus para confiar em coisas mundanas que não nos levam a nada. Deus não quer que voltemos ao paganismo. Amar a Deus é colocá-lo acima de tudo em nossa vida e ter a total confiança de que ele é nosso Pai e provedor de tudo que precisamos. 

Deus proíbe que pratiquemos essas coisas porque nos ama e nossa confiança deve estar somente nEle; ela deve ser perfeita e consciente. Se dissemos ter fé em Cristo que nos salvou, mas recorremos às práticas pagãs estamos pecando contra Deus negando a graça da salvação, negando o sacramento do Batismo que um dia recebemos. Está escrito na Sagrada Escritura:

Levítico 19:31: “Não recorram aos médiuns nem busquem a quem consulta espíritos, pois vocês serão contaminados por eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês".

Deuteronômio 18:11-12: “Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti”.

Isaías 8:19: “Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti”.

Para o cristão católico de verdade nossa esperança deve estar no Senhor. A fé que deve ser praticada não deve ser superficial. Ela consiste em crer em Deus em um todo “crer, confiar e depender” de Deus em tudo. Sendo assim, não precisamos de mais nada do que a Providência divina que nos assiste.

 "Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo. Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus. Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.” - 2 Coríntios 3:4-61

O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta.” - Salmos 18:21

“Pode dizer ao Senhor: ‘Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio". - Salmos 91:2 

A cor branca na liturgia da Igreja não é para trazer boa sorte? 

Não. Na liturgia católica, a cor branca, assim como as demais cores utilizadas no Ano Litúrgico são simbolizadas em cada tempo. Por exemplo:

  • Advento (roxo)
  • Natal (branco)
  • Quaresma (roxo)
  • Páscoa (branco)
  • Tempo comum (verde)

Páscoa (branco) - as cores na liturgia são usadas de forma simbólica e tem um significado especial. Mas não é usado como objeto de superstição.

 O branco é símbolo de pureza e alegria. Ela é usada em várias ocasiões, incluindo: 

👉Nos tempos do Natal e da Páscoa.

👉Nas celebrações de Nosso Senhor Jesus Cristo (exceto as da Paixão).

👉Nas comemorações da Virgem Maria.

👉Nas comemorações dos Anjos e dos Santos não-mártires.

Portanto, o branco é usado para expressar a pureza e a alegria nas celebrações festivas e em homenagem às figuras sagradas específicas. 

 Eu posso usar qualquer cor no Réveillon?

Sim. Porque para o cristão a cor não é um atrativo de boa sorte, mas, sinal de pureza, como também podemos usar qualquer outra roupa sem medo de que isso irá trazer má sorte porque nossa confiança está em Deus e não no poder da matéria. 

 Quando recebemos as vestes brancas para o batismo, por exemplo, no batismo, a veste branca tem um significado muito especial. Ela simboliza a limpeza e a dignidade da vida do cristão. A cor branca é um símbolo de pureza, e no contexto do batismo, representa a nova vida e a nova dignidade que a pessoa batizada adquire. Nos primeiros tempos do cristianismo, os que eram batizados usavam uma roupa nova e branca antes de se unirem aos outros fiéis na Igreja. Portanto, a veste branca no batismo é um símbolo poderoso da transformação espiritual que ocorre através deste sacramento.

Símbolo de pureza e santidade, em Ap 6, 11 – Lavados pelo sangue do Cordeiro (Jesus) a eles são entregues a veste branca. São símbolos que a igreja usa até os dias de hoje. Mas, quando usamos esses simbolismos e trazemos para a superstição aí está o problema. Entra em conflito com a Palavra de Deus.   

O Católico está proibido de praticar essas coisas e se praticar comete pecado grave. O pecado grave sem arrependimento leva ao inferno.

“Porque Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Jo 3, 16.

 Celebramos no Nata o Cristo que se encarnou para nos salvar. Se cremos que só ele tem o poder de nos dar a vida eterna, só nos basta Cristo.

2 Cor 12:9, diz: "E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo". Este versículo é uma afirmação poderosa de que, mesmo em nossas fraquezas e dificuldades, a graça de Deus é suficiente para nós. Ele nos lembra que o poder de Deus é aperfeiçoado em nossa fraqueza.

          Celebrem o Ano Novo, comemorem sem superstições.

Agradeçam a Deus por mais um ano que se passou e por mais um ano que se inicia. No dia 1 de janeiro a Igreja celebra Nossa Senhora “Mãe de Deus”. É dia santo de guarda. A exemplo dela que foi fiel, sejamos nós também fiéis a sua Palavra. Amém!

   

       

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

UMA FALSA IGREJA CATÓLICA DENTRO DA VERDADEIRA IGREJA CATÓLICA? - A CRISE NA IGREJA CATÓLICA

  O assunto que vamos abordar hoje é muito sério. Existe uma falsa uma falsa Igreja Católica dentro da Igreja Católica verdadeira? Podemos...