sábado, 24 de agosto de 2024

O CRISTÃO, A CRARIDADE E SEUS PROPÓSITOS

 

Devido ao aumento da maldade a caridade de muitos se esfriará, mas, aquele que perseverar até o fim será salvo”. Mt 24, 12-13.

          Com estas palavras podemos entender muitas coisas. O que cerca o coração e a vontade humana. Os cristãos de hoje não se espelham mais nos cristãos de outrora, nem naqueles do início, cujos quais preferiam ficar nus a ver seu irmão passando frio.

          Os templos estão cheios e os corações vazios. Se enchem de pompa, mas, não tem a coragem de ajudar ao que está à beira da calçada. Como entender as palavras do Mestre que diz: “cuide dele e o que gastares a mais na volta te recompensarei?” – Lc 10, 35 – Ainda somos capazes de compreender a parábola do “bom samaritano?”.

          Diante de nossa pressa do dia a dia, de querer ganhar o mundo inteiro, enchemos nossas bocas para “louvar” e “adorar” o Senhor, mas, agimos como apenas como aquele religioso que ao passar viu o pobre caído, machucado, ferido não só no corpo, mas em sua dignidade, passa adiante sem mesmo dar uma palavra, uma atenção. Ou ainda, como o levita. O levita, assim como o sacerdote era a pessoa que cuidava do Templo, tinha uma missão importante, mas, também estava ocupado em cuidar da casa do Senhor e não cuidava do seu coração. Ambos agiam como o “coelho da Alice” sem tempo e sempre com pressa.

          De repente um samaritano, por assim dizer, alguém que não fazia parte daquela comunidade e que era tido como inimigo, ele se aproxima, vê, tem compaixão e acolhe. Não importa se é um judeu, não importa as diferenças, importa é fazer aquilo que os outros não fizeram. Importa é o amor. Que apesar das diferenças, não importa a situação ali está um irmão precisando de ajuda e de cuidados médicos.

          Essa parábola não muda, se torna muito atual nos nossos dias. Quando nós valorizamos muito a nós mesmos e quem nos cerca, mas esquecemos dos outros que estão à nossa volta. Somos ricos, temos posses, não é preciso se preocupar com quem está lá fora, no frio, nas drogas, na sarjeta.

          Enchemo-nos de hipocrisia diante de Deus em nossos templos, como os religiosos daquele tempo, mas, o que Jesus pede, o que o Evangelho ensina ficou para trás. A Bíblia que carrego em baixo do braço é mais importante que meu irmão com fome, com sede, machucado e ferido, marginalizado, desempregado, drogado, doente e quase morto pelas feridas que eu enquanto sociedade lhe causei.  

          Ah! Se soubéssemos o quanto Deus pedirá de nós diante do juízo...

          Nosso Senhor disse “é preciso dar esmolas”, não dou porque fico na dúvida se quem receber vai comer ou se drogar. Mas Jesus não está interessado nisso, está interessado na sua atitude, na sua caridade, porque o amor em primeiro lugar faz com que sejamos pessoas melhores.

          Não dou emprego porque mesmo que seja a um simples faxineiro, não importa o que ele é, não importa sua capacidade, sua necessidade de levar o pão para sua mesa. Importa para mim é sua formação, sua escolaridade, se não tem não pode ao menos ser alguém... Exige-se tanto de quem quer tão pouco. Onde está a caridade? Onde está o amor?

          E abrimos a boca em nossos templos, nas missas, nos cultos para dizer “Senhor, Senhor”, mas Jesus não disse que bem-aventurado não é aquele faz a vontade do Pai e que põe em práticas suas palavras?  Mt 7, 21.

          E quando aparece alguém que não é do nosso meio, da nossa crença, (como aquele samaritano), para fazer a caridade então criticamos, apontamos o dedo, acusamos e inventamos calunias para prejudica-lo.

          Os templos estão, cheios, mas, os corações estão vazios.

          Se voltarmos nossos olhares para os cristãos dos primeiros séculos, se lêssemos mais a Sagrada Escritura, não para criticar às outras religiões, mas, para nos educarmos. Se entendêssemos o que São Paulo nos que “ainda que se fale a língua dos anjos” o que isso importa sem a caridade?

          É o amor que nos une, o amor de Cristo. Quantos santos deram de tudo por amor a Cristo. Quantos santos como São Francisco de Assis, São Vicente de Paulo, São Martinho de Lima, Santo Antônio de Pádua, São Nicolau, Santa Madre Teresa de Calcutá, Santa Dulce, e tantos outros que lendo suas biografias encontramos vários exemplos de amor, de caridade. Esses grandes homens e mulheres abnegavam suas vidas para ajudar o próximo, cada de sua maneira.

         

          Ao entrar em uma Igreja, ao ver a Imagem do Senhor Crucificado no Altar somos capazes de perceber que Ele continua crucificado na pessoa do irmão necessitado que está lá fora?

          “Estive preso, nu, com frio, doente ou com fome” [...] fostes me visitar, me destes de comer, me destes de beber? Mt25, 35-45, [...] Não Senhor! Estava orando em minha Igreja esqueci que disseste “onde está o próximo, ali está eu”; esqueci o que disseste “o que fizerdes a um desses pequeninos é a mim que fazeis”.   Mt25, 45.

Não posso nem chamar a Deus de “Pai Nosso”, se não reconheço a todos como meus irmãos. Não posso nem ao menos dizer santificados seja teu nome se eu não busco a santidade, ser santo como Ele é santo implica que eu viva tudo o que Ele ensinou.   

Não posso pedir que “venha a nós o teu Reino!”, se não posso fazer um mundo melhor, se não amo o suficiente para me entregar ao amor como fez seu Filho Jesus.

Não posso dizer seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu, se a vontade do Pai é que todos sejam um só em Cristo. E para isso é preciso que eu ame meus irmãos acima de tudo e e reconheça neles a face de Jesus Cristo.

Não posso pedir o “pão nosso de cada dia nos dai hoje”, porque o pão que eu recebo deve ser repartido com quem precisa, principalmente o pão da Palavra.

Não posso dizer “perdoai-nos as nossas ofensas como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”, se meu desejo é sempre me vingar, desejar o mal a quem me ofende. Se esqueço as palavras de Jesus que diz “ofereça a outra face”.

Não posso pedir “nos deixes cair em tentações e livrai-nos do mal” se eu busco nas coisas do mundo as tentações, se desvio meu olhar de Cristo para dar atenção aos ídolos, as coisas vãs. Se não aceito viver a Sã Doutrina, se busco nas coisas do mundo o falso “gozo espiritual”, os prazeres, os vícios e a maldade. Se sou para o outro pedra de tropeço.

Nem posso dizer “Amém”, porque amém significa assim seja. E se eu não faço a vontade de Deus nada está concluído, nada está feito. Haverá sempre uma pendência entre o Criador e eu, entre fazer a vontade de Deus ou fazer a minha vontade.

O “Pai-Nosso” é a oração do amor. Rezá-lo pé mais que pedir, é em primeiro lugar enxergar aquilo que o Evangelho nos diz “somos todos irmãos” devemos nos amar, nos ajudar. Devemos compreender que fazemos parte de uma família.

Sabe porque os judeus embora sendo perseguidos e humilhados e odiados durante séculos se reergueram mesmo depois da II Guerra? Porque eles se unem, se amam apesar das divisões. Em tempos difíceis eles se lembram que é o povo escolhido de Deus, são irmãos e não importa as diferenças nem situação é preciso ficar unidos, numa só fé e numa só caridade. E Jesus, como judeu nos ensinou isso, somos capazes de compreender?  

 

 

 

      

                   

  

 

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

É VERDADE O QUE DISSE O PAPA FRANCISCO QUE TODAS AS RELIGIÕES LEVAM A DEUS?

  “A quem iremos Senhor? Só tu tens palavras de vida eterna!” (Jo6, 68)           É com esta declaração de fé de São Pedro que vamos abord...