sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

CORPO DO VENERÁVEL CARLOS ACUTIS ESTÁ INCORRUPTO - Conheça a história do jovem que ofereceu seus sofrimentos pelo Papa Bento XVI e pela Igreja, está em processo de beatificação.



"Decidi ajudá-los para aqueles que desejam rapidamente alcançar o objetivo da santidade". 

Carlo Acutis, também conhecido como "Anjo da guarda da juventude", foi um jovem católico que dedicou sua vida à oração e à penitência, oferecendo seus sofrimentos pela Igreja e pelo Papa, na época Bento XVI.

Carlo Acutis nasceu na Inglaterra, em 30 de maio de 1991. Os seus pais André e Antônia eram católicos, possuíam uma fé  sólida e, logo batizaram o filho.

Cresceu em Milão, na Itália e onde se tornou um jovem de grandes virtudes com uma fé inabalável. 
Possuía um temperamento simples e suave que cativava a todos. E se algum colega lhe aprontasse alguma maldade ele reagia com amor.
Dizia: "O Senhor não ficaria feliz se eu reagisse com violência"
Assim as palavras de Jesus se fizeram acontecer na vida deste jovem:


"Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.

Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;

E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.

Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos". (Mt 5:38-45)

"O Senhor não ficaria feliz se eu reagisse com violência". Guardemos bem as palavras de Carlo Acutis, pois, elas resumem todo o trecho do Evangelho que acabamos de ler.

A Santa Missa era o seu maior tesouro; não perdia a oportunidade de fazer a comunhão diária. 
Dava preferência às coisas sagradas ao invés da diversão.
Era devoto de São Francisco de Assis, Nossa Senhora de Fátima e do Anjo da guarda com quem ele tinha muita confiança. 
Carlo incentivava outros jovens como ele a rezarem pelo seu Anjo da guarda. Era muito humilde a ponto de cativar as pessoas.
Tinha como meta até o final de sua vida o apostolado. Com seu jeito sereno fazia questão de cativar e conseguir novos amigos. Rezava o Rosário todos os dias.

No cotidiano, quando frequentava o ensino médio desenvolveu sua aptidão por computadores e criou um site  dedicado aos milagres eucarísticos e a vida dos Santos  para ajudar as pessoas a rapidamente alcançar o objetivo da santidade. 

"Decidi ajudá-los compartilhando  alguns dos meus segredos mais especiais para aqueles que desejam rapidamente alcançar o objetivo da santidade" _ disse Carlo.

Fazia a Lectio Divina, confessava-se e tinha grande devoção pelos Santos.

Em 2006 Carlo Acutis descobriu que estava com uma grave doença, a leucemia. Confundida inicialmente com uma caxumba, se alastrou rapidamente que o levou a morte no dia 12 de outubro de 2006.  

 "Peça ao seu Anjo da guarda diariamente, a de modo que ele se torne o seu melhor amigo!" _ Essas foram as suas últimas palavras dirigida a seus pais.

Por sua devoção a São Francisco foi sepultado na Cidade de Assis. 


Sua Santidade o Papa Francisco autorizou a Congregação Para a Causa dos Santos a promulgar o decreto com relação às suas virtudes heroicas. Com o título de "Venerável". Que é um dos primeiros passos para uma futura beatificação e canonização. Com esse título a Igreja reconhece as suas virtudes heroicas cujas colocaram à serviço do Evangelho.

Em Milão a postuladora para a causa dos Santos da Arquidiocese, Francesca Cansolini afirmou que Carlo Acuti era "singular" __ "Levava-o a ser sincero consigo mesmo e com os outros... Era sensível aos problemas e situações de seus amigos, os companheiros, as pessoas que viviam perto dele e quem o encontrava dia a dia".


Em 23 de janeiro de 2019, o pe. Marcelo Tenorio, vice-postulador da causa de canonização do Venerável Carlo Acutis, comunicou via Facebook que o corpo do jovem italiano tinha sido encontrado incorrupto:



    Caríssimos, recebi hoje da mãe de Carlo Acutis a feliz notícia de que o corpo do venerável jovem, que morreu dando a vida pelo Papa Bento XVI, está INTACTO.

    Para nós que o amamos e divulgamos sua vida é um momento de imensa emoção e alegria.

    Vi as fotos, mas não posso divulgar.

    Seu corpo será levado para o convento dos capuchinhos, em Assis, e de lá, em tempo oportuno, transladado para antiga Igreja de Santa Maria Maior, na mesma Assis.



    Te Deum laudamus. Te Dominum confitemur!



    Pe. Marcelo Tenorio

    Vice postulador.
 
A constatação se deveu à assim chamada “elevatio” do corpo de Carlo Acustis. Trata-se da cerimônia de reconhecimento dos restos mortais pela Congregação para as Causas dos Santos.



O termo “elevatio”, em latim, significa “elevação” – a pronúncia é “elevátsio”.



O rito, realizado como parte do processo de canonização, inclui a exumação dos restos mortais para a sua posterior transferência a um local público de veneração. Em geral, a “elevatio” ocorre quando a pessoa em causa de canonização é “elevada” de venerável a serva de Deus. 

Sua biografia foi escrita por Nicola Gori "Eucaristia, minha rodovia para o Céu", articulista do L'Osservatore Romano. 

O corpo do jovem foi encontrado incorrupto. No Brasil a notícia foi dada pelo Padre Tenória,  da Arquidiocese de São Paulo:

"Caríssimos, recebi hoje da mãe de Carlos Acutis a feliz notícia de que o corpo do jovem, que morreu dando a vida pelo Papa Bento XVI, está intacto. Para nós que o amamos e divulgamos sua vida é um momento de imensa emoção e alegria." Disse o padre. 
Segundo ele não pôde divulgar as fotografias, mas, seu corpo será levado para o Convento dos Capuchinhos, em Assis e depois conduzido até a Basílica de Santa Maria Maior, em Assis.

********************************

Reflexão:

Não é por causa do seu corpo incorrupto que o Jovem Carlo Acutis deve ser um modelo para nós. E nem será por isso que ele poderá chegar a ser declarado Beato e futuramente mais um Santo e será escrito oficialmente no catálogo dos Santos da Igreja.

Mas, é pela suas virtudes como bem observamos, as quais ele viveu. Sua vida, seu fiel testemunho de como deve ser a vida do cristão diante de tantas propostas erradas oferecidas para o mundo.

Carlo Acutis tinha tempo especial para Deus. Era sempre disponível a Deus, às coisas de Deus e tinha tempo para seus amigos, para evangelizá-los. Também dedicava seu tempo com as pessoas a ponto de se preocupar em levar o maior número delas à santidade. Ele é o exemplo para os jovens que querem de fato seguir a Jesus.

De fato, temos na história da Igreja o testemunho de muitos jovens que desde cedo souberam amar a Jesus Cristo e suas vidas foram verdeiros exemplos de fé. Vamos recordar alguns:

São Tarcísio, foi acólito do Papa Sisto II mártir dos primeiros séculos do cristianismo  morreu defendendo a Eucaristia. Levava o viático com a Eucaristia para os cristãos presos condenados à morte quando foi surpreendido e apedrejado até a morte. 

São Domingos Sávio que foi aluno de Dom Bosco (São João Bosco), foi um menino que dedicou a sua vida à oração.

Santa Teresinha do Menino Jesus (Maria Francisca era seu nome de batismo), a jovem que decidiu ser uma freira carmelita descalça, viveu sua vida dedicada ao trabalho e a oração pelos sacerdotes. São Geraldo Magela, o jovem entrou para a Congregação do SSmo. Redentor (Redentoristas) se tornou irmão, dedicou sua vida ao trabalho e à oração, foi um grande pregador.  

Beata Chiara Badano Luci. Após a descoberta dedicou o resto de sua vida oferecendo seus sofrimentos por amor a Jesus.

São João Evangelista, o discípulo amado, se tornou Apóstolo de Jesus. Seu chamado ao discipulado aconteceu quando tinha ainda 20 anos. Era o mais novo dos 12. Recebeu de Jesus a missão de escrever as revelações das profecias referente às coisas celestiais e aos acontecimentos futuros da Igreja. 

Santa Joana D'Arc - desde moça, aos 13 anos foi chamada a comandar um exército. Recebeu a visão do anjo Miguel para que ajudasse o rei de França a se libertar dos Ingleses. Era uma jovem de ação e oração. Era virtuosa e temente a Deus. Se tornou uma soldado. Sua bravura despertou inveja entre os poderosos. Traída, foi considerada, louca e bruxa, o que levou-a ser queimada na fogueira. Foi declarada santa mais tarde e padroeira da França.

E hoje temos Carlo Acutis que tinha ao seu lado a fortaleza de Jesus presente na Eucaristia, o qual ele fazia questão de estar sempre íntimo a Ele. 
Tinha a presença maternal de Nossa Senhora. Tinha devoção aos Santos e procurava imitar suas virtudes.
 
Essa é uma característica especial e comum em todos os que buscam viver uma vida santa.
Embora vivesse apenas 15 anos esse jovem viveu mais que a maioria dos jovens que não buscam o que é certo, aliás, esse era sua maior preocupação, ajudar as pessoas a buscar o que é certo. 

"Confie no Anjo da Guarda para que ele se torne seu melhor amigo!"  - Esse é o conselho deixado por Carlo.

Muito pouco ou quase nada os sacerdotes hoje não ensinam às pessoas a devoção ao Anjo da Guarda; de que quando nascemos até o momento de nossa morte, possuímos um amigo e defensor. Ele é nosso Anjo da Guarda, nosso amigo para todas as horas e podemos contar sempre com ele.
Carlos Acutis nos lembra que é preciso e importante rezar pedir a proteção de nosso Anjo da Guarda e, ao mesmo tempo, sermos também "anjos da guarda" para as pessoas como ele foi.

O seu corpo incorrupto nos mostra que: Quando se busca a santidade, buscamos também fazer o que é de mais precioso: Preservar a incorrupção da nossa alma. Pois, assim disse o Senhor Jesus: "Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se viver perder a sua alma." (Mt8, 36)

Ele também nos deixa seu exemplo de como lidar com serenidade, fé e confiança em Deus mesmo diante da morte não desistiu, não se revoltou e aceitou a vontade soberana de Deus oferecendo seu sofrimento pela Igreja e pelo Sumo Pontífice. Assim as palavras do Salmo se encaixaram na sua vida: "Ainda que eu passe pelo vale das sombras nada temerei", ( Salmo 22/23). 
Quem teme, ama e confia no Senhor não será confundido e Deus não o abandonará. 

Seu exemplo nos mostra  que é preciso que confiemos em Deus não importa for a situação. Deus nunca nos abandonará. Que nossa vida deve ser de amor e mansidão. 
"Bem-aventurados os mansos, porque eles possuirão a terra" (Mt5, 4)  

Num mundo de tantos erros, vícios e violência, o cristão é chamado a não revidar às ofensas, pois, como bem disse Carlo, quem age com violência contra seu irmão ofende a Deus e o deixa triste. E assim ele aplica à sua vida as palavras do Pai-Nosso: "Perdoai as nossas ofensas, como nós perdoamos a quem nos ofendeu" (Mt6, 11)
Por outro lado, também nos convida a amar mais a nossa Igreja, ter carinho e o respeito pelos nossos sacerdotes.


Ter mais amor a Deus e procurar se espelhar na vida dos santos assim como fez Carlo Acutis que espelhou na vida de São Francisco e abandonou  nos braços de Nossa Senhora como sua mãe e protetora.
Ele também nos mostra que o Cristão deve ter sempre confiança e Deus e orar sempre.    

Esse jovem assimilou bem a Palavra de Deus quando nos recorda São Paulo em Gl5, 1-6: "É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou".

A nossa missão neste mundo não é outra senão para a santidade. 
"Porque está escrito: Sede santos como eu sou Santo"(Lev11, 44 - 1Pd1, 16 ) 
A exemplo de Carlos Acutis que possamos como ele buscar mais a santidade. Que possamos dar mais valor às coisas de Deus e aprender dele a sermos melhores cristãos dia a dia. 

 **************************

OS 08 segredos de Carlo Acutis para alcançar a santidade:

1 - Você deve querer isto com todo seu coração. E se esse desejo não tiver aflorado em seu coração, deveis pedir com insistência ao Senhor.

2 - Vá a Missa todos os dias e faça a Santa Comunhão. Ainda sobre a Eucaristia ele disse: "A Eucaristia é minha estrada para o céu".

3 - Lembre-se de recitar o Rosário todos os dias.

4 - Leia todos os dias uma passagem da Sagrada Escritura.

5 - Se você puder faça um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento diante do Altar onde Jesus está realmente presente verá o quão maravilhosamente pode aumentar o nível de santidade.

6 - Vá ao confessionário toda semana, mesmo que seus pecados sejam banais.

7 - Faça pedidos e ofereça flores a Nosso Senhor e Nossa Senhora a fim de ajudar os outros. Sobre Nossa Senhora ele disse: "A Virgem Maria foi a única mulher em minha vida."

8 - Peça a seu Anjo da Guarda para ajudá-lo constantemente, de modo que ele se torne seu melhor amigo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

UMA FALSA IGREJA CATÓLICA DENTRO DA VERDADEIRA IGREJA CATÓLICA - A CRISE NA IGREJA CATÓLICA

  O assunto que vamos abordar hoje é muito sério. Existe uma falsa uma falsa Igreja Católica dentro da Igreja Católica verdadeira? Podemos...