quinta-feira, 26 de setembro de 2019

FRASES DA BEATA IRMÃ DULCE SOBRE A CARIDADE FRATERNA







No próximo dia 13 de outubro, Maria de Souza de Brito Lopes pontes, nossa querida Irmã Dulce, será canonizada pelo Papa Francisco.

A Santidade de uma pessoa cristã é vivida na sua essência enquanto se vive aqui todos os valores cristãos principalmente a Fé, a Esperança e a caridade. Os santos personificam em si mesmos a figura de Jesus Cristo vivendo intensamente e com os mesmos sentimentos que ele teve para com seus irmãos, principalmente àqueles mais necessitados.

De outras forma cumprem em si mesmos  de maneira especial o zelo pela observância da palavra que é percebido pelas atitudes heroicas com as quais vivem neste mundo fazendo-se testemunhas vivas do amor de Deus.

A Igreja apenas reconhece essas virtudes e declara que aquela pessoa foi na verdade foi santo (a) aqui na terra e agora  é no Céu. Isto é, ela viveu todas as virtudes até chegar a Pátria definitiva. E para que se torne exemplo de fé, podendo merecer as honras necessárias como Bem-aventurado diante de de Deus e podendo assim, interceder por nós na presença de Deus  e ser venerado, (não adorado, adoração é somente a Deus Pai, Filho e Espírito Santo). 

A Igreja,m depois de haver uma longa investigação e reconhecendo a santidade daquela pessoa inscreve-a no Catálogo dos Santos .



Quem define isto é uma comissão especial que:



a) Da-se entrada no processo através de uma comissão local aprovada pela Diocese.



b) Instala-se uma comissão para Beatificação. O postulador é quem fica responsável pelo processo; começa uma investigação sobre a veracidade da vida daquela pessoa. Testemunhos são colhidos, fatos, provas materiais, milagres, etc.

Se o que foi apurado condiz com tudo que a pessoa viveu e praticou, passa-se, então, para a segunda etapa que é a canonização e ela é declarada Beata (o) ou Bem-aventurada(o). A Igreja reconhece as virtudes heroicas que aquela pessoa viveu através de sua vida, seja pelo martírio, como é o caso de muitos santos, seja pela vida dedicada ao reino de Deus no cumprimento do Evangelho. 



d) Para haver a canonização, isto é, a inscrição daquela pessoa  no Cânon ou Livro dos Santos é preciso o reconhecimento de três milagres atribuídos à pessoa com provas científicas e testemunhos de pessoas sérias. Juntando todas provas de santidade, a Igreja, através da Congregação Para Causa dos Santos define pela canonização e o Papa pela sua autoridade de Sumo Pontífice reconhece e declara a pessoa  Santo. Esse processo pode ser longo ou curto. 

À partir daí aquele santo passa a ser  honrado, (lembrado de maneira especial no Calendário Litúrgico da Igreja), pode receber pedidos de intercessão e a devida veneração (não adoração).  



A santidade é uma vocação para todos os batizados: leigos, religiosos, enfim, para todo povo de Deus. Quem decide ser santo ou não é o próprio cristão; cumprindo as Palavras da Sagrada Escritura, "Sede Santos como eu sou Santo". (Lev20, 7);  (1Pedro 1, 15-16).  A Santidade começa aqui, neste mundo e se concretiza no Céu. Nesse contexto Ir. Dulce caminha para essa realidade.      


Ir. Dulce, também conhecida como o “Anjo Bom da Bahia”, ela em sua fragilidade humana, mas, dotada de uma grande força divina se tornou uma heroína tornando-se a própria imagem caridade.

Deixou-nos seu exemplo de que não é preciso ter muito para ajudar o próximo. Apenas amor, compreensão, disposição e acreditar na providência divina.

Foi assim que aquela freirinha baiana,  frágil e ao mesmo tempo, forte, conseguiu construir hospitais, orfanatos e escolas. Ajudar vários necessitados, pobres doentes, crianças abandonadas e gente que não podia contar com ajuda dos poderes públicos.

 Deus confunde os poderosos e eleva os humildes. Nesse ambiente de extrema pobreza viveu Ir. Dulce, ao lado dos seus pobres que ela os fez ricos na graça. Graças damos a Deus por nos conceder tantas pessoas santas como Ir. Dulce que nos ensina que só o amor basta para fazer o bem.

Que quem ama de verdade a Cristo e ao próximo não precisa cobrar para fazer a caridade, basta amar e servir o próximo como se ali estivesse o próprio Cristo.

As vezes fracassamos em nossa vida tentando buscar respostas para nossos problemas e esquecemos que tudo se resolve quando deixamos nos envolver pelo amor de Deus, pelo amor ao próximo.

É com esse exemplo que Ir. Dulce nos deixou que devemos nos espelhar se quisermos  cumprir bem as palavras de Jesus:



"Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!



Pois, eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me rece­bestes em casa;

Eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’.

Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber?

Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos?

Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’

Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ (Mt25, 34-40)


Assim somos convidados a exemplo de Ir. Dulce a encarnar em nossa vida esse belíssimo Ensinamento de São Paulo. 

 

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor". (1 Coríntios 13:1-13) 



FRASES DE IRMÃ DULCE:

           

Aqui destaco algumas frases da Beata Ir. Dulce para você refletir e pôr em prática:

      

1-"Procuremos viver em união, em espírito de caridade, perdoando uns aos outros as nossas pequenas faltas e defeitos. É necessário saber desculpar para viver em paz e união."



2-"O que fazer para mudar o mundo? Amar. O amor pode, sim, vencer o egoísmo."

3-"No amor e na fé encontraremos as forças necessárias para a nossa missão."

4-“O importante  é fazer caridade e não falar de caridade. Compreender o trabalho dos necessitados como missão escolhida por Deus”.



5- “Se Deus viesse em nossa porta como seria recebido? Aquele que bate à nossa porta à procura de conforto para sua dor, para o seu sofrimento é um outro Cristo que nos procura”.



6-“Deus não atende a todos? Ele recusa alguma coisa quando pedimos com fé e esperança? Como vamos recusar alguma coisa ao nosso semelhante, ao nosso próximo.



7-"Sempre que puder, fale de amor e com amor para alguém. Faz bem aos ouvidos de quem ouve e à alma de quem fala".



8-"Eu não tenho, graças a Deus, nenhum sentimento de vaidade. Seria até um contrassenso da minha parte. Se eu sei que é Deus quem faz tudo?"



9-"A providência divina é que mantém, que toma conta, que dirige. A gente aqui é somente um instrumento bem fraco nas mãos de Deus."



10-"Se houvesse mais amor, o mundo seria outro; se nós amássemos mais, haveria menos guerra. Tudo está resumido nisso: dê o máximo de si em favor do seu irmão, e, assim sendo, haverá paz na terra."



11-"Não entro na área política, não tenho tempo para me inteirar das implicações partidárias. Meu partido é a pobreza. A minha política é a do amor ao próximo."



12-"Habitue-se a ouvir a voz do seu coração. É através dele que Deus fala conosco e nos dá a força que necessitamos para seguirmos em frente, vencendo os obstáculos que surgem na nossa estrada".



13"É preciso acreditar e ter a certeza de que nada é impossível aos olhos de Deus. Se fosse preciso, começaria tudo outra vez do mesmo jeito, andando pelo mesmo caminho de dificuldades, pois a fé, que nunca me abandona, me daria forças para ir sempre em frente."



Ir. Dulce


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

UMA FALSA IGREJA CATÓLICA DENTRO DA VERDADEIRA IGREJA CATÓLICA? - A CRISE NA IGREJA CATÓLICA

  O assunto que vamos abordar hoje é muito sério. Existe uma falsa uma falsa Igreja Católica dentro da Igreja Católica verdadeira? Podemos...