sábado, 4 de janeiro de 2020

02 DE JANEIRO A IGREJA CELEBRA O NOME SANTO DE JESUS - entenda o significado e a importância dessa celebração





No dia 02 de janeiro a Igreja celebra o San tíssimo nome de Jesus. 

O nome Jesus em hebraico é Yeshua Hasmashiach. 

Depois um segundo título foi acrescentado, o nome Cristo Cristo significa Redentor, Messias. Do latim “Christu”, derivado do grego “Khristós”, que significa “ungido”, que por sua vez deriva do hebraico “Mashiach”, em português “Messias”.

Assim, Jesus Cristo é: Deus salva e redime o seu povo; é o Filho de Deus enviado para nossa salvação.



Cristo é uma expressão usada para descrever aquela pessoa que é vítima de maus tratos, de perseguições e zombaria. As locuções “bancar o cristo” ou “ser o cristo” são usadas para fazer referência àquele indivíduo que paga pelo erro do outro ou que sofre em lugar de outra pessoa. 

Oito dias depois do seu nascimento o menino foi circuncidado conforme a lei de Moisés e recebeu o nome de Yeshua (Jesus).
O pai dá o nome ao menino no mento da circuncisão. É o sinal do pacto feito entre Deus e e o povo de Israel.

E foi assim que aconteceu. O nome Jesus significa Deus Salva.
Mateus narra em seu evangelho que: José querendo abandonar Maria, em sonho recebeu a visão do Anjo que disse:
"José, filho de Davi não temas receber Maria por esposa, pois, o que nela foi concebido é obra do Espírito Santo. Ela dará a luz a um filho e tu porás o nome de Jesus, porque ele salvará o povo de seus pecados". (Mt1, 20, 21)

O judeu quando dava um nome a uma pessoa ele costumava dar esse nome significando a identidade e a missão. Assim o nome Jesus ganhou um grande significado porque é o nome daquele que veio nos salvar: o Deus-Salvador. 
Porque o nome der Jesus é santo?
O nome de Jesus é santo porque foi dado pelo próprio Deus.
No início do São Lucas encontramos a narrativa da anunciação da Encarnação e no diálogo entre o Anjo Gabriel e a Virgem Maria diz :

"Não temas, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás a luz a um filho, e lhe porás o nome de Jesus".

“Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo...” (Lc1, 30-31)
Filho do Altíssimo,  é isso que faz a diferença. Um nome muito acima de qualquer nome.
A esse nome devemos nos reverenciar, porque é o nome do Filho de Deus.
Após o pecado atingir a humanidade, somente no Nome de Jesus  o homem pode ser salvo.  Pelo Nome de Jesus que os Apóstolos operaram maravilhas.
“Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu Nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados” (Mc 16,17-18).
O Nome Santo de Jesus tem poder, deve ser invocado com respeito, veneração e fé.
Os fariseus e doutores da lei quiseram impedir os Apóstolos de pregar em Nome de Jesus: “Chamaram-nos e ordenaram-lhes que absolutamente não falassem nem ensinassem em nome de Jesus” (At 4, 17-18).

 Mas, eles se negam a deixar de pronunciar este santo Nome, porque não há salvação em nenhum outro:
“Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4, 11-12).
São Paulo assim nos ensina:        
“Sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou a mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai”.  (Filipenses 2:8-11)

Ao nome de Jesus todo joelho se dobre. Por isso, a Igreja celebra o Santíssimo nome de Jesus, reconhecendo nele o nome do Filho de Deus, dado por Deus e que veio para nossa salvação.
É no Nome de Jesus que os pecados são perdoados. “O Filho do Homem tem poder de perdoar pecados na terra” (Mc 2, 10). Ele pode dizer ao pecador: “Teus pecados estão perdoados” (Mc 2,5). E ele transmite esse poder aos homens – os Apóstolos – (Jo 20, 21-23) para que o exerçam em seu Nome.
É pelo nome de Jesus que todos os demônios são expulsos.

O nome do Deus Salvador era invocado uma só vez por ano pelo sumo sacerdote para a expiação dos pecados de Israel, depois de aspergir o propiciatório do Santo dos Santos com o sangue do sacrifício.  O propiciatório era o lugar da presença de Deus. Quando São Paulo diz de Jesus que “Deus o destinou como instrumento de propiciação, por seu próprio Sangue” (Rm 3,25), quer afirmar que na humanidade deste último “era Deus que em Cristo reconciliava consigo o mundo” (2Cor 5,19).

O Nome de Jesus está em todas as orações cristãs. Tanto as litúrgicas quanto as extra litúrgicas e as devocionais. E  são concluídas pela fórmula: “por Nosso Senhor Jesus Cristo…”. A “Ave-Maria” culmina no “bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus”. O nome de Jesus está no centro da Ave-Maria; o Rosário é centrado no Nome de Jesus, por isso tem poder.

Possamos também sempre pronunciar com fé o Nome Santíssimo de Jesus que tem poder, a exemplo do cego de Jericó que clamou com fé e ficou curado: “Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!”
Possamos invocá-lo com confiança, amor e respeito o nome de Nosso Salvador e por tudo dar-lhe ação de graças, glória e louvor para todo sempre. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

UMA FALSA IGREJA CATÓLICA DENTRO DA VERDADEIRA IGREJA CATÓLICA? - A CRISE NA IGREJA CATÓLICA

  O assunto que vamos abordar hoje é muito sério. Existe uma falsa uma falsa Igreja Católica dentro da Igreja Católica verdadeira? Podemos...