sábado, 12 de dezembro de 2020

A HISTÓRIA DA ÁRVORE DE NATAL E O SIGNIFICADO DA TROCA DE PRESENTES

 

A Árvore de Natal é um dos símbolos natalinos. Muitas vezes nós utilizamos os símbolos religiosos festivos do Natal, mas, não entendemos a origem e o significado deles.

A Árvore de Natal não foi um símbolo criado diretamente pela Igreja. Ela foi criada como símbolo natalino por um bispo e a história é muito bonita e interessante e cuja vou contar aqui:

Ela começa com um santo muito conhecido, São Bonifácio. Ele nasceu na Inglaterra por volta de 675-680.

Ingressou no monastério beneditino antes de ser enviado em missão pelo Papa para a Alemanha. Seu nome de batismo era Winfrido.


Viajou por toda a Alemanha pregando a Palavra de Deus e fortalecendo as regiões que já eram cristãs. Levou aos que não conheciam a Fé aos pagãos.

No ano de 723 aproximadamente ele viajou junto com um grupo de pessoas para a região da Baixa Saxônia. Região ainda pagã que cultuava vários deuses. Ali, perto de Geismar, no inverno, realizavam sacrifícios humanos e as vítimas normalmente eram criancinhas que eram sacrificadas ao deus Thor, o deus do trovão.

Esses sacrifícios eram oferecidos na base de uma árvore de carvalho. Chamavam-no de o “carvalho do trovão”.

Bonifácio e seus companheiros missionários chegaram a este lugar na véspera do Natal. Logo, apressou-se para interromper um sacrifício que ia ser realizado ali.

Com seu báculo, (báculo é o cajado do bispo), aproximou-se do carvalho e disse: “Aqui está o carvalho do trovão e aqui está a Cruz de Cristo que romperá o martelo de Thor, o deus falso”.

O verdugo, (nome dado ao indivíduo responsável pela execução da pena de morte ou de outros castigos corporais; carrasco, algoz), levantou seu martelo para matar a criança. O bispo então, estendeu o seu báculo de pastor para impedir o golpe e milagrosamente quebrou o grande martelo de pedra e salvou a criança.

Bonifácio disse aos presentes: “Escutai ó filhos do bosque!”

 “O sangue não derramará mais esta noite, a não ser que a piedade se derrame do peito de uma mãe porque nesta noite em que nasceu Cristo, o Filho do Altíssimo, o Salvador da humanidade”. 

“Ele é mais justo que Baldur, maior que Odim, o sábio, mais gentil que Freya, o bom”.

“Desde sua vinda, o sacrifício terminou”.

“A escuridão, Thor, a quem chamaram em vão é a morte.” “No fundo  das sombras de Niffelheim ele se perdeu para sempre e a partir de agora vocês começarão a viver”.

“Esta árvore sangrenta nunca mais escurecerá sua terra e em nome de Deus vou destruí-la”.

Bonifácio pegando um machado que ali estava perto dele golpeou  o carvalho e naquele instante um forte vento derrubou a árvore com suas raízes. A árvore tombou ao chão quebrando-se em quatro pedaços.

Naquele lugar, posteriormente foi erguida uma capela com a madeira do carvalho para lembrar à posteridade de que Jesus Cristo é o vencedor do mal e nosso Salvador.

Bonifácio continuou a pregar àquele povo que estava assombrado e não podia acreditar que o poder de Cristo era maior que o de seus deuses.

Bonifácio viu mais à frente onde jazia um carvalho um pequeno arbusto de Abeto.

(Ramo de abeto)

(Abeto é o nome popular das diversas espécies do gênero Abies. São árvores coníferas da família das Pináceas, nativas de florestas temperadas da Europa, Ásia, Norte da África e Américas Central e do Norte.)

E disse:

“Esta pequena árvore, este pequeno filho do bosque, será sua árvore santa esta noite”.

“Esta é a madeira da paz... É o sinal de uma vida sem fim, porque suas folhas são sempre verdes. Olhem como as suas pontas estão dirigidas para o céu.”

“Terão que chamá-la a "Árvore do Menino Jesus". Reúnam em torno dela, não no bosque selvagem, mas, em seus lares; ali haverá refúgio e não haverá ações sangrentas, mas presentes amorosos e gestos de bondade”. 

Então os alemães iniciaram uma nova tradição nessa noite, a qual foi estendida até nossos dias. Ao trazer o abeto em seus lares decoram-no com velas para celebrar o nascimento de Jesus. 

A Árvore de Natal representa nossa esperança e nossa fé no Deus que se encarnou para nossa salvação.

Também representa o fim das trevas, a esperança na Salvação onde Cristo é o nosso Deus Senhor vencedor nos dá a luz da vida. 

E a troca dos presentes são símbolos da bondade a troca do mal pelo bem. Onde Cristo deve ser sempre o maior presente que devemos dar uns aos outros.

Ele se encarnou no seio da Virgem Maria e a noite de Natal deve ser o dia em que celebramos o fim das trevas e o nascimento da Luz. Cristo é a verdadeira luz.  E assim como aqueles pastores em Belém possamos sempre acorrer ao Rei dos reis e com os anjos cantar:

“Glória a Deus nas Alturas e paz na terra aos homens por Ele amados”.

É importante conhecermos a história dos símbolos religiosos. Já ouvi de pessoas que não fazem parte da Igreja ou algumas até mal intencionadas que se utilizam de falsas acusações para dizer que a árvore de Natal é um símbolo pagão. Não só ela mas outros símbolos também e muitos católicos acreditam nessas pessoas porque não se interessam em pesquisar a origem dos símbolos que temos em nossa igreja. 

Eles foram criados para embelezar a Liturgia, e ajudar-nos a compreender a manifestação do amor de Deus por cada um de nós. Nas coisas simples podemos sentir a bondade e a presença do amor de Deus. Jesus várias vezes se utilizou da natureza para nos ensinar sobre o reino de Deus. Por exemplo quando ele fala que devemos que ter fé ainda como um grão de mostarda, pois, embora ela seja uma semente minúscula cresce e torna-se uma hortaliça.(Mt17, 20) - Nossa fé deve começar pequena e ir crescendo até se tornar uma árvore que dê frutos. 

Depois, Ele se compara à videira sendo Ele é a Verdadeira Videira, o Pai é o Agricultor, (Jo15, 1-11), e nós os ramos que devemos sempre estar ligados à ela para com sua seiva possamos dar frutos. Se não estivermos ligados a verdadeira videira que é Jesus, o Pai que é o agricultor nos cortará e nos lançará fora. Jesus utiliza do símbolo da Videira também como expressão da sua Igreja cujos membros que estiverem fora dela não poderão salvar-se. 

Jesus se utilizou do símbolo do "Bom Pastor" - o pastor cuidadoso que ama e cuida das sua ovelhas. Ele é nosso pastor. (Sl22/23; Jo10, 11-16) que dá a vida pelas suas ovelhas.

A cruz que antes era símbolo de maldição e escândalo tornou-se agora o símbolo de nossa Salvação. Porque nela morreu nosso Senhor e Salvador e é nela que devemos nos gloriar. (1Cor1, 23)    

Assim, durante a caminhada da Igreja através do Magistério da Igreja foram criados vários símbolos para que possamos enriquecer nossa vida cristã.

Mas, satanás tendo ódio profundo pela verdadeira Igreja e pelo povo católico coloca o ódio no coração das pessoas para que invertam seus significados a fim de acusar-nos de sermos contra a Palavra de Deus. Muitos roubam os símbolos cristãos e os utilizam se forma sacrílega justamente para confundir a fé das pessoas. É por isso que devemos entender sobre a origem e o significado dos símbolos religiosos. Pois, a Igreja jamais se utilizaria de tais coisas se estes não elevassem nossa espiritualidade. Ao contrário do que pensamos os símbolos religiosos deve sempre nos ligar à Palavra de Deus e à Oração. Juntamente com elas nos elevar até Deus. A principal função dos símbolos religiosos é trazer uma mensagem de amor, paz, fraternidade e fé para que tenhamos maior espiritualidade. 

Não é só na religião cristã que os símbolos existem. As outras religiões como por exemplo o budismo possuem vários símbolos. De maneira especial a Igreja criou tais símbolos para nos enriquecer espiritualmente.            

No caso da árvore de Natal, ela seria um símbolo anticristão se São Bonifácio utilizasse a mesma árvore do sacrifício pagão, o carvalho de Thor para tal. Mesmo assim, ainda que ele a tivesse utilizado, mas, a tivesse abençoado  ela poderia ser utilizada. Deixaria de ser o símbolo do sacrifício pagão. Pois, aquela árvore em si nada tem a ver com a insanidade dos que praticavam aquele ritual sangrento. Ela estava ali apenas para enfeitar a natureza é uma criação de Deus como todas as outras criatura. O diabo não criou nada, e portanto, ele não é dono de nada.

Mas, São Bonifácio utilizou-se de outra planta para criar um novo símbolo para o Natal. Um pequeno arbusto de Abeto cujo deu o nome de a "Árvore do Menino Jesus" que daquele dia em diante marcaria o fim do paganismo naquela região e o início de uma nova vida para aquele povo. Naquela noite comemorava-se o nascimento do Filho de Deus e o nascimento de um novo povo. Que linda história, não?

Nos dá o exemplo de que a bem sempre vence o mal. E nos ensina que devemos sempre estudar fundo nossa a fé que professamos. Precisamos entender bem o Catecismo, a Liturgia, os símbolos, os Sacramentos e os sacramentais, ler mais a Sagrada Escritura  para não cair nas falsas acusações das pessoas que são contra nossa fé.                

São Bonifácio transformou aquela noite sangrenta em uma noite de Paz e deu àquelas pessoas  amor e mostrou-lhes que a Luz que é Cristo é única capaz de vencer as trevas e acabar com o mal.

 

São Bonifácio, rogai por nós!           

 

                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

UMA FALSA IGREJA CATÓLICA DENTRO DA VERDADEIRA IGREJA CATÓLICA - A CRISE NA IGREJA CATÓLICA

  O assunto que vamos abordar hoje é muito sério. Existe uma falsa uma falsa Igreja Católica dentro da Igreja Católica verdadeira? Podemos...