quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

O NOME DE JESUS SIGNIFICA PORCO OU CAVALO? REFUTANDO A ACUSAÇÃO DOS CÉTICOS

 ישוע מנצרת מלך היהודים (Hebraico)

IESUS NAZARENUS REX IUDEORUM (Latim)

ΙΗΣΟΥΣ ΤΗΣ ΝΑΖΑΡΕΤΗΣ ΒΑΣΙΛΕΑΣ ΤΩΝ ΕΒΡΑΙΩΝ (Grego)


JESUS NAZARENO REI DOS JUDEUS


PORQUE ESCREVEMOS O NOME DE JESUS COM J?

Qual é o verdadeiro nome de Jesus em hebraico?

Uma discussão trazida ultimamente por alguns youtubers é de que o nome de Jesus está errado porque segundo eles este é um nome pagão.

 

Os céticos afirmam que o nome de Jesus é pagão porque JE em latim é Terra e SUS, porco de terra. Em grego Jesus é Iesous, pronuncia-se  Hey-soos,  e esse som está nos escritos hebraicos Soos em hebraico significa cavalo.

 

Não existe nenhuma palavra “Je” em latim. Não há nenhuma palavra  relacionada com terra em latim ou na língua latina relacionada com terra que tenha a letra J. Terra em latim é TERR.

Enquanto que “SUS” é apenas uma das palavras em latim para porco porque a outra é “porcum”, portanto, afirmar que três letras de um nome ou palavra, além de quebrar a definição da palavra deixa-a pobre. Se fosse assim as 650 palavras em latim contendo “sus” se aplicaria a um porco.

E o nome “Jesus” é ortografia portuguesa, pois em latim Jesus se escreve “IESUS”.  

A outra acusação é que em grego Jesus é Iesous – se pronuncia Hey-soos. E soos é uma palavra legítima hebraica que significa cavalo.

Os acusadores dizem que “soos” sendo semelhante à palavra no hebraico implicam que sejam as mesmas. Mas isto é incorreto, é má aplicação linguística. Mesmo que essa palavra seja encontrada no hebraico não significa que elas tenham om mesmo significado e mesmo que “soos” possa encontrado no hebraico, toda palavra “Iesous” não pode.  Os idiomas são diferentes e mesmo tendo sons em comum como em qualquer língua o significado é diferente. 

A tentativa de associar o nome Jesus a qualquer coisa pagã não passa de uma estratégia maldosa de pessoas que tentam denegrir a pessoa de Jesus Cristo e sua Igreja.

 

Se formos olhar o nome Yeshua em português é Josué. “Iesous” é uma transliteração do nome hebraico, e sua ortografia em português é Jesus e Josué e Jesus os mesmos nomes. Ambos são pronunciados tanto em português como em hebraico e o grego respectivamente para Nosso Senhor. Alterar o idioma é uma palavra que não afeta seu significado, o idioma muda, mas, o objeto em si não. Por exemplo: “Stela” em latim é “estrela” em português que é “Star” em Inglês todos esses nomes para se tratar de um astro celeste. Da mesma forma Yeshua ou Jesus não tira natureza, pois em qualquer idioma o nome JESUS significa “Deus Salva”.

 

Outros para tentar atacar a Igreja e o cristianismo, dizem que o J não estava na Bíblia e que nunca  deveria ser usado para se , referir a Jesus. Mas, então porque quando escrevemos Jerusalém ninguém diz nada ou será só o nome de Jesus que incomoda?

Se uma pessoa fala e lê em português é natural que ele soletre coisas de forma portuguesa. De fato não há um mandamento bíblico que o proíba e foi o próprio Senhor Javé autor e criador de todas as coisas e também criador dos idiomas. (Gên11:1-9)

 

O nome de Jesus em hebraico é Yehoshua ou Yeshua, mas, ele também é chamado na Bíblia por vários nomes que indicam sua missão de Messias como: Emanuel, Filho de Davi, Leão de Judá, Cordeiro de Deus, etc.  E quando lemos a Bíblia e encontramos esses outros nomes entendemos perfeitamente se tratar da mesma pessoa.

O nome Yehoshua  significa Javé Salva e recebeu o nome Mashiach (Messias) que em hebraico quer dizer Ungido ou Χριστός (Khristós) Cristo em português. O Novo Testamento foi escrito em grego  tardio o  koiné e nome de Yeshua Maschiach  foi traduzido para Ιησούς Χριστός ou Iesoûs Khristós que quer dizer Jesus Ungido.

Se UNGIDO em latim é UNCTUS porque Jesus não era chamado então de IESUS UNCTUS?

Isso se deve ao prestígio do idioma grego para a época em que os evangelhos foram escritos então o epíteto grego Khristós foi adaptado no latim para Christus por isso Jesus é chamado de Christus e não Unctus. Logo, a tradução do nome de Yeshua em português seguiu os mesmos parâmetros e, portanto, o nome Jesus é mesmo e não tem nada de paganismo como queiram afirmar alguns.

A medida em que o cristianismo foi de propagando pela Europa a Igreja Católica com sede em Roma assumiu como língua oficial o latim. O nome grego Jesus foi latinizado para Iesus Christus (o latim não tem artigos) donde o português Jesus Cristo, o espanhol Jesuscristo, o inglês Jesus Christ, etc.

A afirmação passada por algumas pessoas que afirmam que Jesus é um nome pagão é falsa e não tem nenhum sentido. 

Pessoas inescrupulosas ou que são inimigas da fé cristã tentam a todo custo denegrir o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo bem como sua Igreja. Estejamos atentos e procuremos estudar mais, beber das fontes para não cair nas armadilhas que os inimigos de Cristo e sua Igreja promovem. Assim vamos derrubando falsos argumentos daqueles que querem denegrir a Palavra de Deus e sua Igreja. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

UMA FALSA IGREJA CATÓLICA DENTRO DA VERDADEIRA IGREJA CATÓLICA? - A CRISE NA IGREJA CATÓLICA

  O assunto que vamos abordar hoje é muito sério. Existe uma falsa uma falsa Igreja Católica dentro da Igreja Católica verdadeira? Podemos...