A
doutrina da SOLA FIDE ou "fé somente" afirma que é exclusivamente
baseado na Graça de Deus, através somente da fé daquele que crê, por causa da
obra redentora do Senhor Jesus Cristo, que são perdoadas as transgressões da
Lei de Deus.
Se
perguntarmos para um protestante o que é preciso para ser salvo receberá a
resposta: “crê no Senhor Jesus e será salvo!”.
Lutero criou a doutrina da Sola Fide partindo
do pressuposto de que basta apenas crer para ser salvo, tendo em vista que
Lutero tinha conflitos entre si, conflitos de consciência sobre os pecados que
apesar da Confissão não se achava capaz de superá-los. Tendo um imenso medo do
castigo eterno procurava encontrar razões pelas quais justificaria o perdão dos
pecados, como ele mesmo descreve em suas memórias: “Quem não crê como eu é
destinado ao inferno, minha doutrina é a doutrina de Deus. Meu juízo é o juízo
de Deus". (WEIMAN, X, 2. ABT., 107)
e sobre o pecado dizia: "sê pecador e peca fortemente, mas crê com mais
força e alegra-te com Cristo vencedor do pecado e da morte... Durante a vida
devemos pecar!".
Lutero admitiu o texto de Mc16,
16-18 – “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crê será condenado”
[...], mas, essa passagem do Evangelho por si só não se sustenta sem entender o
que significa crer. Acreditar é dar crédito, confiança e aceitação à alguma
coisa. Crer segundo o Evangelho é aceitar aquilo que Nosso Senhor deixou para
que cumpríssemos, pois, crer por si só até o diabo crê, mas, contudo o diabo
acredita em Jesus, mas, não tem fé.
E se crer em Jesus fosse o
suficiente para a salvação não seria necessário praticar aquilo que Nosso
Senhor Jesus pede em seu Evangelho que é a prática das virtudes ou as boas
obras.
É por isso que vemos no meio
protestante se dar mais ênfase às pregações do que à caridade em si.
O protestantismo que surgiu no
século XVI, exclui a existência da lei de Cristo quanto à necessidade das boas
obras e da prática dos Mandamentos para a salvação. Textos tão claros da
Sagrada Escritura aos quais Nosso Senhor diz que Deus retribui a cada um
segundo suas obras.
Com isso Lutero e, agora seus
seguidores, insistem em menosprezar as obras cujas, quais não se pode um
cristão salvar-se sem a prática delas. Um absurdo iniciado por Lutero que é um
engodo, deixando de lado os meios edificantes pelos quais a Sagrada Escritura é
clara ao afirmar.
Tiramos o exemplo do Evangelho
(Mt19, 16-30) o diálogo entre o homem rico e Jesus:
Diz o homem:
-
“Mestre que devo fazer para ter a vida eterna?”
Jesus
responde:
-
“Se queres entrar na vida eterna, obedeça aos mandamentos!”
-
“Quais?”, Pergunta o jovem.
Jesus
responde:
“Não
matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não darás falso testemunho,
honra teu pai e tua mãe, ame ao próximo como a ti mesmo” ...
Disse
o homem:
-
“Isso tudo tenho observado, o que me falta?”
Jesus
responde:
-
“Vende todos os seus bens, dê aos pobres e depois vem e siga-me!” [...]
E
o texto conclui dizendo que aquele homem se afastou de Jesus porque tinha
muitos bens.
Ora,
aqui vê-se claramente que Jesus enfatizou a necessidade das boas obras para a
salvação. Cai por terra a argumentação protestante de que basta apenas crer
para ser salvo.
Se
assim o fosse Jesus diria: “basta crer em mim e você será salvo”, no entanto,
Jesus pede “obedeça aos Mandamentos”, e no final pratique a caridade, isto é,
distribua sua riqueza aos pobres e depois siga-me. A fé é graça, mas exige de
nós confiança na pessoa de Jesus. Ela exige de nós a consciência de quem é
Jesus e o que ele pode fazer em nosso favor.
O
chamado de Jesus a segui-lo implica estar com ele não só nesta vida, mas,
também na eternidade.
Por
isso essa doutrina de que basta crer para ser salvo não passa de um desejo
orgulhoso e de uma autossuficiência sem respaldo algum na Sagrada Escritura.
Agindo
assim a pessoa deixa de lado os aspectos mais edificantes que levam uma pessoa
ao egoísmo de achar-se autossuficiente sem a necessidade de proceder segundo
aquilo que a própria Bíblia determina como maneiras pelas quais devemos agir
para sermos salvos.
Mas,
porque Lutero insistia na salvação só pela fé?
Lutero
entrou para a vida religiosa sem vocação. Era rebelde e cheio de conflitos
internos e tinha uma grande dificuldade de obediência a seus superiores.
Querendo fugir do mundo exterior abraçou a vida religiosa, mas, por ser
temperamental demais não encontrou paz na vida religiosa desagradando a si e
seus companheiros. O historiador protestante Adolf Hausrath na sua biografia
sobre Lutero diz que “ele era um homem doente e anormal”. Da mesma opinião é o
médico Guilherme Ebstein em sua obra de 1908. Atesta também as obras de
1937-1941 – do médico P. J. Reiter intitulada: Ambiente, Caráter e Psicose de
Martinho Lutero atesta a mesma opinião.
Lutero,
por causa das suas tentações e sua natureza corrompida, doentiamente achava-se
um predestinado. Queria ter a sensação de que seus pecados já haviam sido
perdoados e que se achava na graça de Deus autossuficiência para seus pecados
sem a necessidade de arrependimento ou das obras para a salvação. Dominado por
seus escrúpulos chegava a confundir as tentações com o próprio pecado. Como ele
mesmo chega a dizer: “Quando eu era monge, acreditava imediatamente que perdia
a salvação, cada vez que experimentava a concupiscência da carne, isto é um mau
movimento de ódio e de inveja a respeito de um irmão, etc. Eu punha em uso
muitos remédios, confessava-me diariamente, mas isto não me servia para nada.
Porque sempre a concupiscência da carne reaparecia. Eis porque eu não podia
achar a paz, mas estava perpetuamente em suplício pensando: Tu cometeste tal e
tal pecado, estás ainda sujeito a inveja, à impaciência, etc. Foi em vão que
recebeste as ordens e todas as tuas obras são inúteis”.
Vê-se
claramente nas afirmações dos doutores que Lutero padecia de uma doença
psicológica na qual sentia uma enorme inquietude interior e não encontrava
forças para vencer seus temores. O medo da morte e do Juízo levava-o a sentir
terror e mesmo com a ajuda de seu diretor espiritual não encontrava a paz
desejada. Para resolver isso ele preferiu apoiar-se na ideia de que se a
Escritura diz que “basta crer e ser batizado e será salvo” – a resposta para
seus problemas.
Lutero
rejeitou o Sacramento da Confissão e todas as outras orientações da Bíblia
referente a Salvação, alicerçando em uma falsa doutrina e uma falsa perspectiva
de salvação que não tem raízes sólidas na Sagrada Escritura. Cria a Sola
Scriptura parta dar apoio ao seu comportamento temperamental, ou seja, à sua
crise de consciência. Ele não acreditava na Confissão porque não era capaz de
emenda-se de seus pecados. No fundo ele sabia que a Confissão é um sacramento
instituído por Jesus.
E
nos anos que se segue, até os dias de hoje as denominações protestantes sem
fazer um estudo sério e sem conhecer a causa com que Lutero criou essa falsa
doutrina simplesmente adotam a salvação sem as boas obras como base de seus
ensinamentos.
Cada
vez mais desesperado ele estava convencido de que o homem não é livre e não
pode se libertar do pecado, encontra na Carta aos Romanos: “Porque nele se
descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá
pela fé”. - (Rm1, 17) a solução dos seus problemas.
Mas
o mesmo Apóstolo sustenta em 1Cr16, 14: “Todas as vossas obras sejam feitas em
caridade”. O mesmo Paulo que diz que o justo viverá pela fé diz que é preciso
fazer as boas obras.
Foi
a orientação individualista de Lutero e hoje de muitos protestantes que o
impediram de assimilar o ensinamento de São Paulo. Pois, este mesmo Apóstolo em
todas as demais epístolas, em consistência com as palavras do Evangelho deixou
claro a importância das obras para a Salvação. E em 1Cr12, 2 São Paulo nos
ensina que a fé não é nada sem a caridade. Ou seja, todas as nossas ações devem
ser acompanhadas do espírito de fé que é a base de toda vida cristã.
Jesus
disse: “Se queres entrar na vida eterna, obedeça aos Mandamentos”. Esquivar-se
das obras para justificar uma salvação meramente individualista no sentido de
que basta apenas crer é algo mesquinho.
Mas,
porque São Paulo diz então em Rm3, 28 que o “homem é justificado pela fé sem as
obras da Lei?” – Sim, porque São Paulo está se referindo que nós cristãos, o
povo da Nova Aliança, não precisamos cumprir as determinações cerimoniais da
Antiga Lei judaica. Nossa Lei é Cristo, nossa salvação está em Cristo.
Lutero erroneamente toma isso como base, como
se São Paulo estivesse dizendo para não obedecer a lei nenhuma, nem os
Mandamentos.
São
Paulo em Rm3, 21:7,6; fala da liberdade dos filhos de Deus e diz que soltos
estamos da lei da morte, na qual estávamos presos, de sorte que sirvamos, em
novidade do espírito e não na velhice da letra. Lutero toma isso no sentido de
que os cristãos já estão libertos de todas as leis bastando apenas crer. Com
isso Lutero esvaziou a salvação pelas obras tanto bem explícitas nos Evangelhos
e que muitas denominações protestantes ainda insistem em seguir sem mesmo
perceber que estão totalmente em desacordo com a Sagrada Escritura. De maneira
nenhuma São Paulo enfatiza que devemos apenas crer para ser salvo, que só a fé
salva. As obras da lei que São Paulo fala são as obras cerimoniais da Lei de
Moisés que foram cumpridas por Jesus e por conseguinte já não temos mais que as
cumprir. Pois, a Lei é para os judeus e na Nova Aliança dada por Jesus haveria
um novo povo onde haveria pessoas convertidas de diferentes nacionalidades que
não estavam sob o jugo da lei mosaica. No entanto, São Paulo é categórico em
afirmar que a fé deve ser acompanhada da esperança e da caridade fraterna que
são as boas obras do Evangelho. Não se pode salvar-se apenas crendo, mas amando
uns aos outros e esforçando-se para viver na graça, longe do pecado.
Porque Lutero criou a Sola Fide?
A
finalidade de Lutero era procurar uma doutrina que justificasse a sua vida
devassa e a resposta para a sua mente doentia. Ele queria salvar-se a qualquer
custo, mas, por causa do seu temperamento não se achava suficiente para
emendar-se de seus erros e achou (erroneamente) a solução na negação do livre
arbítrio e na salvação sem as obras. Obras pelas quais ele não tinha forças o
suficiente para realizar porque era extremamente vaidoso, arrogante, impetuoso
e padecia crise moral.
Vendo
isso não podemos compreender porque as igrejas ainda hoje insistem com esta
falsa doutrina que não tem base. Ou será que os pastores e os fiéis destas
igrejas têm o mesmo caráter doentio de Lutero? [...]
Qual
era o critério utilizado por Lutero para sustentar a doutrina da salvação sem
as obras e que basta apenas crer?
Lutero
tinha um grande conflito com o pecado original e dizia:
“O
anjo também não é livre porque o “livre-arbítrio é o apanágio exclusivo de
Deus”. Mas, com o homem aconteceu a grande desgraça, foi o pecado original que
tornou a nossa vontade inteiramente corrompida, completamente dominada pelo
mal, e isto para toda a vida” [...] “Nossa pessoa, nossa natureza, todo nosso
ser está corrompida pela queda de Adão... Nosso pecado não é em nós uma obra ou
uma ação, é a nossa natureza e todo nosso ser”.
No
comentário à Carta aos Romanos (Rm5) afirma: “o pecado original é, ‘não somente
a privação de qualidade na vontade, não somente a privação de luz na
inteligência e de poder na memória, mas a completa privação de toda retidão do
homem interior e exterior. É a própria tendência para o mal, náusea para o bem,
aversão à luz e à sabedoria, amor ao erro e às trevas, fuga e abominação das
boas obras, corrida para o mal.”
“A
consequência disso é que o homem só pode fazer o mal: ‘o homem, não sendo senão
como um tronco podre, não pode produzir senão corrupção, não pode senão querer
fazer o mal”.
“Tudo
o que compreenderes, por belo e brilhante que seja, é pecado e continua sendo
pecado. Faze o que quiseres, não podes senão pecar”.
“E
tudo que o homem faz é, por natureza pecado mortal: ‘Todo pecado no que diz
respeito à substância do fato é mortal”.
Diante
disto, segundo Lutero trazemos desde o nascimento até o túmulo a natureza tão
corrompida pela queda do primeiro homem que tudo que fazemos é pecado mortal e,
então como poderemos salvar-nos?
A resposta a esta pergunta para Lutero
é simples: Basta crer em Jesus Cristo e serás salvo.
O que significava “crer” segundo
Lutero?
Todos nós sabemos que crer em Jesus
Cristo é aceitar toda sua doutrina. Lutero admite a fé nesse sentido, mas para
ele não tem grande significado, não é neste sentido que a fé salva. Assim ele
afirmou: "Cristo tem duas naturezas. Em que isso me interessa? Se Ele traz
esse nome de Cristo, magnífico consolador, é por causa do ministério e da
tarefa que Ele tomou sobre si. Crer em Cristo não quer dizer que Cristo é uma
pessoa que é homem e Deus, o que não serve de nada a ninguém; significa que
esta pessoa que é Cristo, isto é, aquele que para nós saiu de Deus e envio ao
mundo. É deste ofício que ele tira seu nome”. (Elargen XXV-207).
Com
isso Lutero quer dizer que crer em Cristo significa simplesmente crer que ele é
o salvador nada mais. Daí a famosa frase protestante quando alguém lhe procura
dirá: “Você crê em Jesus e o aceita como seu suficiente salvador?” Porque parte
do pensamento de Lutero crer sem nenhum compromisso com aquilo que Nosso Senhor
mesmo designou como canais para a salvação: o verdadeiro arrependimento, os
sacramentos, as obras, etc...
Nada de arrependimento e nem das obras,
pois, esses sentimentos que levam o homem a Cristo, esteja o arrependimento dos
pecados supõe liberdade, mas, para Lutero o homem não é livre. Lutero chama de
delírio a contrição e o arrependimento exigido pelos padres, dizia: “a esses
deveria tirar o poder das chaves e dar-lhes o bastão de conduzir as vacas”.
Porque segundo ele o arrependimento torna o homem mais hipócrita e mais
pecador.
Lutero
não aceitava a salvação pelas obras, ou seja, pelo arrependimento e a busca
sincera de conversão pela Confissão ele as considera inúteis para a salvação
ele afirmava que com a natureza humana corrompida não há salvação pelas obras,
as boas obras são más é pecado como o resto. E mais... Dizia: “A lei, as obras,
a caridade, os votos não só resgatam como agrava a maldição. Quanto mais obras
fizermos, tanto menos poderemos aprender e conhecer a Cristo. Ensinando-as e
excitando-as a faze-las como necessárias a salvação, causa um mal maior do que
a nossa razão pode compreender e conceber. Ou seja, aqui Lutero exclui a graça
de Deus, através do Espírito Santo, o qual nos concede para que com nossos
esforços possamos atrair a divina misericórdia. Daí se explica a birra que ele
tinha com as palavras de São Tiago quando ele diz em Tg2, 17 “A fé sem obras é
morta” – parece ser um recado que São Tiago deixou para o pai do
protestantismo.
Portanto, a fé alcança sua credibilidade
diante de Deus e diante dos homens quando unida às obras. Obras não produzem
fé; mas a fé produz as obras, e as obras confirmam a fé.
Com
isso, São Tiago joga por terra toda a tese de Lutero e nos mostra a importância
das obras para a salvação. A fé as obras estão intimamente ligadas. Crer é dar
crédito, crer em Jesus até o diabo crê, no entanto ele é um condenado.
Não basta crer somente; se não houver um
esforço constante de nossa parte. As boas obras são necessárias para a
salvação, elas são os bons frutos que produzimos.
“Porque
cada árvore é conhecida pelos frutos que produz. Porque não se colhem figos de
ervas daninhas, nem se apanham uvas dos espinheiros”. (Lc6, 44)
É
fácil parecer uma árvore frutífera, mas Jesus disse que seríamos conhecidos
pelos frutos que produzimos (Mt 7: 16-20). Não devemos apenas produzir frutos
para fora – mas para dentro. O que é fruto interior? É o fruto do Espírito
Santo trabalhando em nossa mente e alma para nos tornar a imagem de
Cristo.
O critério de Lutero era a negação
do livre arbítrio.
Ele
chegou à conclusão de que o homem não goza de liberdade. Assim disse:
“A vontade humana é como um jumento; se Deus o
cavalga, quer e vai onde Deus quer, como diz o Salmo72, 23. Se satanás o
cavalga, quer e vai para onde vai satanás, nem está em seu poder correr para
outro cavalgador ou procura-lo, mas os cavalgadores é que lutam entre si para
alcançar o jumento e tomar conta dele.”
“Tudo
se realiza segundo os decretos imutáveis de Deus. Deus opera e mal e o bem.
Tudo o que fazemos, fazemo-lo não livremente, mas por pura necessidade”.
“Foi
o diabo que introduziu na Igreja o livre-arbítrio”.
Bem...
por aí vemos que Lutero tinha uma grande dificuldade em discernir a liberdade
que Deus nos dá como seus filhos, da libertinagem que é a pessoa achar-se livre
para fazer tudo o que quiser pois tudo lhe é permitido e, este é um pensamento
satanista.
A
liberdade que Deus nos dá é diferente, ela requer de nós responsabilidades,
direitos e deveres. Liberdade para escolher o bem e o mal. Mas, Lutero entende
que por causa de ele não se adequar aquilo que a Sagrada Escritura e a Igreja
ensina diz que o homem não é livre, inclusive mentia pra si mesmo porque se
assim o fosse não era livre para pensar, agir e falar. O livre-arbítrio está
presente em todas as ações do ser humano seja para o bem, seja para o mal e
cada um é fruto daquilo que escolhe.
Daí
a falsa doutrina da salvação sem as obras, que tanto os protestantes e
evangélicos de hoje acreditam não é nada menos senão a forma que Lutero achou
para consolar suas mazelas espirituais.
Explicação do teólogo e ex pastor protestante, Prof. Eduardo Faria:
“Somos
salvos pela fé. No início é bonito, mas ele (Lutero) se opõe, se torna feio
quando ele diz: ‘somos salvos somente pela fé não segundo os católicos ensinam
que temos que ser salvos pelos nossos próprios esforços, pelas nossas obras,
etc.”
“Somos
salvos pela fé? É obvio. Tudo começa pela fé. Questão é: o que é fé essa é a
grande pergunta. Porque são Tiago na sua carta diz: ‘Você acredita em Deus?
Faze bem até os demônios acreditam’, então, dizer que fé é simplesmente crer
está errado. Fé é acreditar, é confiar, mas, fé também é obedecer. Nós cremos,
vão dizer os protestantes, só precisa de crer. Não precisa de obras, não
precisa dos sacramentos.”
“Se eu recebo os sacramentos é porque eu
creio, se eu pratico boas obras é porque eu creio. É obvio que tudo começa com
a fé e a fé não exclui os sacramentos, muito pelo contrário. Eu recebo os
sacramentos porque eu creio. E a fé bíblica, a fé católica não é uma fé
fideísta nem fiduciária. Ah eu simplesmente creio, creio, creio, confio,
confio, confio. A fé bíblica é aquilo que São Paulo diz escrevendo aos Gálatas:
‘Pois em Cristo nem a circuncisão, nem a insircuncisão é coisa alguma, mas, o
que importa é a fé que opera pela caridade’; (Gl 5,6). Então, a fé verdadeira,
é uma fé que opera em caridade, que transborda em obras. E isso é tão sério
que, por exemplo, Rm2, 6: ‘Ele retribuirá a cada um de vós de acordo com vossas
obras’. 1Cr 3, 8 ‘Cada um de vós será recompensado de acordo com vossas obras’.
Mt7, 21 ‘Nem todo aquele que me diz senhor, senhor entrará no reino dos céus,
mas somente aqueles que fazem a vontade do meu Pai’.
“Perceba
que existe sim uma íntima conexão entre a fé verdadeira e as obras que emerge,
que transborda da fé. Se perguntassem ‘somos salvos pela fé ou pelas obras? Eu
diria nenhum dos dois, nós somos salvos pela graça mediante a fé e as obras. A
graça nos transforma não é meramente uma graça extrínseca que nos cobre, mas
nos deixa sujos por dentro, mas, é uma graça infusa que nos muda
essencialmente, uma mudança ontológica, a graça nos transforma e faz emergir de
nós, a partir de nós fé e obras. Não é para ter confusão. A graça de Deus faz
brotar em nós a fé e obras”.
“E quando se fala de obras não é só
no sentido de obras de caridade, mas obras sociais, mas também as obras do dia
a dia á maneira como nos correspondemos com os valores do evangelho, o modo de
viver, de agir, de pensar e de falar, o modo de tratar a família, a esposa, o
modo de trabalhar também entra nesse caso. A fé acaba transbordando ali o nosso
agir diário.”
“Nosso
Senhor disse: Esta é a obra de Deus, que creias naquele que ele enviou”, ou
seja, a própria fé é uma obra, é uma iniciativa humana tornada possível pela
graça. É isso que precisamos entender. A graça habilita a crer e a fazer boas
obras.”
“Agora
essa insistência (protestante) que é só pela fé é um racionalismo
individualista, por exemplo: Boa parte dos protestantes vão dizer que só se
pode batizar o sujeito que chegou à idade da razão, porque o bebê não pode
crer, pois, ele não tem como ser batizado. O que eles alegam que ele precisa
ser capaz de elaborar racionalmente a fé em Cristo para poder ser parte do
membro do povo de Cristo, ou seja, os nossos irmãos que possui algum tipo de
deficiência mental não podem ser batizados, porque se ele nasce com paralisia
cerebral como ele vai elaborar sua fé em cristo?”
“Perceba
como é cruel essa doutrina, porque eu excluo do povo de Deus quem não consegue
elaborar racionalmente sua fé. Agora se a Igreja católica batiza a criança
batiza na fé dos pais.”
“Veja que esse argumento protestante de não
batizar crianças é também um segundo Sola Fide. Por isso devemos entender que o
cristão é salvo pela fé, mas temos que entender o que é fé”.
O
que Nosso Senhor disse sobre as obras?
Mt25,
14-30 – OS TALENTOS SÃO OS DONS QUE DEUS NOS ENTREGA E DISPÕE PARA FAZERMOS AS
BOAS OBRAS, E AS OBRAS SÃO FRUTOS DOS TALENTOS.
4
Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os
seus servos, e entregou-lhes os seus bens.
15
E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a
sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
16
E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e
granjeou outros cinco talentos.
17
Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.
18
Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu
senhor.
19
E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.
20
Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco
talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco
talentos que granjeei com eles.
21
E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel,
sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
22
E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor,
entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos.
23
Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel,
sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
24
Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te,
que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não
espalhaste;
25
E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
26
Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que
ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
27
Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia
o meu com os juros.
28
Tirai-lhe, pois, o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.
29
Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não
tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.30 Lançai, pois, o servo inútil nas trevas
exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mt
25, 31-46 – SEREMOS JULGADOS PELAS NOSSAS OBRAS. A RECOMPENSA PARA OS BONS E O
CASTIGO PARA OS MAUS.
1 E quando o Filho do homem vier em sua
glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua
glória;
32
E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o
pastor aparta dos bodes as ovelhas;
33
E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
34
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai,
possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era
estrangeiro, e hospedastes-me;
36
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste
me ver.
37
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e
te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
39
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
40
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um
destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
41
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim,
malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
42
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de
beber;
43
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo,
e na prisão, não me visitastes.
44
Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome,
ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te
servimos?
45
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes
pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
46
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Vejam,
meus irmãos que somente nesse capítulo XXV de São Mateus, por duas vezes, Nosso
Senhor é claro em dizer que se não praticar as boas obras se não praticarmos a
caridade, não entraremos no reino de Deus.
A
doutrina Sola Fide de Lutero não tem sustentabilidade nenhuma, pois Deus quer
que por nosso esforço trabalhemos para merecer a salvação que é graça, mas,
depende da nossa participação, do serviço aos irmãos, do comprometimento com os
valores do reino.
Note
que a afirmação de Lutero de que o homem não tem o livre arbítrio não se
sustenta nem mesmo no Evangelho. E aqui vemos claramente neste texto sobre o
juízo final que Nosso Senhor Jesus Cristo virá julgar os homens, os bons e os
maus, segundo suas obras. O homem tem a liberdade de fazer o bem ou o mal,
porém a diferença está na retribuição final. O Senhor dará o céu ao bons e o
inferno aos maus. Cada um é responsável pelas suas escolhas.
Se
assim fosse como Lutero achava, tão fácil apenas crer para ser salvo, Nosso
Senhor não teria dito “Entrai pela porta estreita!”
“Entrai pela porta estreita,
porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos
são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho
que leva à vida, e poucos há que a encontrem. (Mt7, 13-14)”
Como
vimos a salvação é graça de Deus, mas o homem quer salvar-se pelas obras. Deus
conta com nossa participação; Deus que desde o início da criação quis contar
com a participação também deseja nossa participação no processo da Salvação.
Pois engana-se aqueles que dizem que basta crer e está salvo, antes é
necessário todo um processo de conversão, não se pode crer em alguma coisa só
porque ouviu falar, mas deve-se conhecer, neste caso a Fé que acabará de
receber ser batizado, receber os sacramentos e viver uma vida de acordo com a
verdade que lhe foi revelada. A isso chamamos de boas obras. Que são aquelas
que farão com que o crente santifique sua vida e sua alma. Jesus disse “quem
crê e for batizado será salvo!”, implica que aquele que vai se tornar filho de
Deus e membro da Igreja seja conhecedor da verdade que é Cristo, arrependa de
seus pecados (no caso de adultos conscientes) e viva de acordo com a Palavra de
Deus.
Ora,
Lutero desprezava as boas obras porque tinha um grande conflito espiritual
interno. Era rebelde consigo mesmo ao ponto de não se esforçar para conseguir
deixar o pecado. Ele se via caído nas suas fraquezas espirituais, mas, como
padecia de problemas sérios não conseguia emendar-se e punha a culpa nas “boas
obras” que segundo ele não adiantava de nada. Por não ser capaz de emendar-se
mesmo sob orientação de seu confessor passou a defender que o “livre-arbítrio”
não existe e quanto mais o homem peca mais deve pecar para enfrentar o demônio.
Demônio esse que era sua crise de consciência. Por isso a doutrina predominante
de seus escritos é a inutilidade das boas obras. Dizia: “As boas obras são más,
são pecados como o resto”. Ou ainda: “A lei das obras, a caridade os votos não
só resgatam, mas agravam a maldição”. Porque na cabeça dele era impossível o
esforço espiritual para ser bom já que sempre pecava, confessava e voltava a
pecar.
O
professor da Universidade de Wittenberg Jorge Maior, procurou reagir contra
essa falsa doutrina e ensinou que as boas obras são necessárias para a
salvação.
Se
as boas obras são más conforme disse Lutero, se a natureza está corrompida que
até as boas obras são pecados, como é que podemos crer? Lutero não levou nem a
consideração de que crer, aceitar Nosso Senhor, ser batizado conforme diz o
Evangelho também é obra. A conversão é atitude e, portanto, é boa obra.
Se
Deus não deu o livre-arbítrio ao homem, conforme a doutrina de Lutero, porque
então desde os profetas, até Nosso Senhor que chama às pessoas ao
arrependimento dos seus pecados, como São João Batista dizia: “Aplainai os
caminhos, endireitai suas veredas!”, “o Senhor está para chegar,
arrependei-vos!” – Ora, se não existe o livre-arbítrio porque é necessário ao
homem arrepender-se?
Jesus
Cristo em todo Evangelho exige de nós a fé, a fé molda nosso interior e nos
leva a Deus e, se Deus nos dá essa graça é porque sabendo de nossas fraquezas
para que possamos continuamente contar com essa graça para superar nossas
misérias. Na cruz ele se humilhou, mas, vencendo a cruz foi exaltado,
ressuscitando deu-nos a vitória. A fé cristã passa pela cruz, mas é ela que nos
faz vitoriosos com Cristo. Se fazemos as boas obras, fazemo-las por Cristo e
com Cristo.
A
fé é uma convicção da inteligência, sob o aspecto da vontade livre e sob o
influxo da graça divina. Nesse sentido Igreja católica admite o livre arbítrio,
pois, a graça de Deus antecipa a ação humana e a fé é obra de Deus com a
participação humana. Lutero só admite o arbítrio afirmando que a fé é obra
exclusiva de Deus.
Jesus
Cristo é o único Salvador do mundo, reconciliou todas as coisas e
reconciliou-nos com Deus. E reconciliando todas as coisas ofereceu-lhes na Cruz
a reparação pelos pecados. Só Ele podia faze-lo por ser homem e Deus ao mesmo
tempo. A obra de Cristo foi perfeita. Falta apenas a nossa contribuição que
realizamos com a graça de Cristo. É pena os protestantes e as demais
denominações cristãs de hoje tenha esse mesmo pensamento de Lutero de tomar
Cristo como Salvador no sentido de que não existe nossa parte na obra da
salvação. Com isso perguntamos:
Para
que existe as igrejas, para que crer então, para que esses protestantes vão aos
cultos se já consideram salvos e não necessitam fazer nada para isso? Não seria
perda de tempo ir à Igreja já que afirmam que crendo somente estão salvos? Para
que ler a bíblia, para que gastar tempo se o homem não tem o livre-arbítrio ou
crê e já está salvo ou não crê e já está condenado?
No
entanto, as igrejas estão cheias, o povo quer ouvir a palavra, participar do
culto, estar em união com Jesus, isso não é graça? Não é a liberdade que Deus
nos dá? No entanto as igrejas estão envoltas na ajuda às pessoas, nos cultos há
o chamado ao arrependimento, isso não são boas obras?
Vede meus irmãos que podemos perceber que a
tese da Sola Fidei não se aplica nem mesmo entre os protestantes porque queiram
ou não tudo que fazemos para servir a Deus conta como boas obras para nossa
santificação. O problema é: Até que ponto um protestante acredita na santidade.
Até que ponto ele é capaz de obedecer a Deus. Mas, uma coisa é certa sem as
obras, sem esforço não existe salvação. A ideia de crer e já está salvo é um
pensamento soberbo que não tem respaldo na Sagrada Escritura, pois quando Jesus
disse que devemos crer para ser salvo dentro desse “crer” está embutido toda a
doutrina, toda a Sagrada Escritura, todos os mandamentos e o nosso esforço de
cumpri-la.
A
Salvação é graça, mas não é de graça, ela tem condições: Crer, ser batizado e
viver a vida de batizado cumprindo a palavra de Deus. Disse Nosso Senhor.
“Se
queres entrar na vida eterna obedeça aos mandamentos [...] pratique a
caridade”. Isso não são boas obras?
Lutero
não admitia a justificação do pecador de que ele pode tornar-se realmente
justo, regenerando-se e transformando-se pela graça de Deus, mas no sentido de
que Deus extremamente o considera justo, embora seja o mesmo pecador. O que não
crê tudo que faz é pecado mortal, o que crê pode fazer as mesmas coisas quer
está perdoado. Assim diz:
“Para
aquele que não crê não somente todos os pecados são mortais, mas como todas as
suas boas obras são pecados [...] Portanto, pecaminoso o erro dos sofistas que
distinguem os pecados de acordo com os atos e não de acordo com as pessoas.
Naquele que acredita o pecado é venial. É normal para o que não crê, não seja
diferente, menor num e maior no outro [...]
Veja
que Lutero considerava que o mesmo pecado era diferente para diferentes tipos
de pessoas, se cresse o pecado era leve, não importa o tipo de pecado, mas se
não cresse então o mesmo pecado era grave, mortal. A diferença está em crer ou
não crer. Segundo ele, a diferença é que Jesus Cristo toma o lugar do pecador
que crê, é o ‘manto que oculta a vergonha. Assim ele deixa o pecador pendura-se
nas suas costas e assim livra da morte e do carcereiro...
Segundo
Lutero Cristo cumpriu toda Lei (cerimonial), e, portanto, os que creem não tem
mais obrigação de observar a Lei, pois, segundo ele essa observância é
impossível já que o homem não tem livre-arbítrio.
Assim
diz: “Essa é a nossa doutrina que sabemos eficaz para consolar as consciências.
Viveremos sem lei e nos persuadiremos que nossos pecados nos foram perdoados”.
Pode-se definir o cristão: o homem livre de todas as leis no foro interno e
externo”. Assim vês quão rico é o homem cristão que mesmo querendo não pode
perder sua salvação por maiores que sejam seus pecados, a não ser que não
queira crer. Nenhum pecado pode considera-lo, a não ser somente a
incredulidade. Todos os outros se houver fé na promessa divina feita ao
batizado, não perdoados pela mesma fé”.
Lutero
é contra a ideia de que Cristo é um legislador que nos veio ensinar uma moral
pura revelada pelo Evangelho.
Assim
diz: “Erasmo e os papistas cuidam que Cristo é um novo legislador. Na sua
demência nada entendem do Evangelho, representam-no fantasticamente como um
código de novas leis, semelhante aos turcos do seu Corão”.
“O
Evangelho não prega o que devemos fazer, não exige nada de nós. Antes ao invés
de dizer-nos para fazer isto ou aquilo, manda-nos simplesmente estender as
vestes e receber. Toma meu caro, eis o
que Deus fez por ti, por teu amor vestiu-se de carne humana o próprio Filho...
Aceita esse dom, crê e serás salvo”.
“A
isto se reduz todo o cristianismo: a sentir que não tens pecado ainda quando
pecas, a sentir que teus pecados aderem a Cristo, que é salvador do pecado”.
Vejam,
meus caros, como era a mente doentia de Lutero que não considerava que Jesus
veio trazer uma nova lei, um novo mandamento. A consciência de Lutero manda
calar a voz de Deus e a busca pelo arrependimento.
Para
ele a diferença do pecado ser grave ou não está apenas no crê e não crê. Lutero
joga nos ombros de Cristo a nossa responsabilidade de pecadores. Não! Jesus
veio nos salvar sim, mas ele exige de nós a busca sincera pelo arrependimento.
Lembrem-se das palavras dele à pecadora:
“Mulher alguém te condenou?”
“– Não, Senhor, ninguém me condenou”.
“Eu
também não te condeno, vai e não peques mais!”
Para Lutero é só crê; não é preciso fazer mais
nada, crendo vá pecando e Jesus perdoando, porque não importa a minha condição,
pois se creio, segundo ele estarei salvo do mesmo jeito. Conforme ele mesmo
disse em sua carta a Melanchthon em agosto de 1521: “Sê pecador, peca
fortemente, porém mais fortemente ainda crê e rejubila-te em Cristo”
Como considerar uma doutrina dessas? Como que
os protestantes, os evangélicos ainda hoje insistem nessa falsa doutrina?
Podemos
perceber que essa doutrina ímpia de Lutero que ele não podia encontrar paz em
seu espírito atormentado pelo medo do castigo eterno. Depois do rompimento com
a Igreja seus dramas continuaram; ele acusa o demônio como responsável por tudo
isso e como remédio para suas perturbações os acessos de cólera com quem lhe
era contrário. Diz ele: “Isto refresca a minha prece, aguça meu espírito,
expulsa todos os pensamentos de desânimo e todas as dúvidas.
Era
assim, com essa doutrina que Lutero achava digno de “reformar” a Igreja.
Ora,
a Igreja fundada por Cristo tem seu lado humano e divino. Ela é a coluna e
sustento da verdade, guarda o depósito da fé (1Tm3,5). Mas, como tem seu lado
humano está sujeita a pecar. Embora tenha produzido ao longo dos séculos muitos
santos, muitos levam uma vida edificante, outros, porém erram porque “o reino
dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar que colhe todos os tipos de
peixes; depois de estar cheia os homens a tiram para fora e na praia, sentados
escolhem os bons e os maus lançam fora. Assim será no fim do mundo, virão os
anjos e separarão os maus dos bons”. (Mt13, 47-50)
Se
os santos não estão satisfeitos consigo mesmo e esforçam-se para amar a Deus,
que dirá então os pecadores [...] Em todas as épocas os cristãos sentem a
necessidade de uma reforma moral cuja realização se dá na própria Igreja, na
doutrina e nos sacramentos. Que reforma foi essa de Lutero que exclui da pessoa
humana a responsabilidade de seus erros e a busca pelo arrependimento?
Lutero
tomou como ponto de vista de sua doutrina de que o homem não tem livre
arbítrio. Ora, se há uma verdade encrustada na Sagra Escritura desde Gênesis ao
Apocalipse é a liberdade que Deus dá a cada um para escolher o bem ou o mal,
mas também aponta as consequências: Salvação para os bons, para os que buscam a
Deus de coração sincero e maldição para aqueles que escolhem o mal. Mas, a
promessa salvadora e a graça são dadas de modo igual para todos.
“Eis
aqui depressa virei, e o meu galardão anda comigo para recompensar a cada um
segundo suas obras”. (Ap22, 12).
Na
Sagrada Escritura encontramos várias passagens em que Deus impõe seus preceitos
ameaçando castigo aos transgressores e prometendo galardão aos que lhe
obedecem. Os Mandamentos não são correntes que nos prendem, mas eles são portas
abertas que nos liberta. “A Palavra de Deus é a verdade e sua Lei liberdade”:
Dt30,
11-6
Js24,
15-15
Ez18,
2629
Is5,
3-4.7
Como amparar essa falsa
doutrina diante da verdade?
Lutero
sabia que tinha que romper com a Igreja, pois, seus argumentos não tinham
sustento na Sagrada Escritura e nem nos ensinamentos da Igreja Católica. Por
isso, ele adotou o livre exame da Bíblia (Sola Scriptura) e a Sola Fide
(somente a fé) e espalhar a maneira mais fácil de salvar-se de seus pecados. Negando
o livre arbítrio, não encontrava apoio nos Santos Padres, nem nos escritos de
qualquer época então a falácia em afirmar: “Minha doutrina e a doutrina de Deus
são a mesma coisa” – pecado da prepotência e do orgulho; “Tenho certeza que
meus dogmas vêm do céu” [...] e ainda: “eles hão de prevalecer e o Papa há de
cair, a despeito de todos os poderes dos ares, da terra e do mar” ...
Na
verdade Lutero sofria de graves conflitos psicológicos, conflitos internos que
não lhe ajudava em nada. E ter tal comportamento impulsivo e rebelde não
aceitava ser submisso à sua ordem religiosa e com a consciência sempre
atormentava não achava respostas às suas inquietudes. Era arrogante ao ponto de
dizer que era maior que Cristo como ele mesmo disse “minha doutrina e a
doutrina de Deus é a mesma coisa”.
Ele
não queria fundar uma Igreja, mas achou-se o “novo Messias” e sem poder algum
criou uma que resolvesse seus problemas. Tinha ódio do Papa, mas, na verdade
queria liderança e quando pode fez pior. A ponto de perseguir os que não
comungavam como suas ideias como os Anabatistas e os judeus alemães
convertidos.
Em
1535 Lutero vai dizer: “Somos agora esclarecidos sobre as verdades da fé pela
luz do Espírito Santo e para encobrir uma tese contrária à Sagrada Escritura
ele recorreu à Sola Scriptura, ou seja, ao livre exame da Bíblia.
Embora
hoje a maioria dos protestantes não concordam com Lutero sobre o livre
arbítrio, são obrigados a confessar o livre exame das Escrituras. E mais ainda
insistem na Sola Fide, somente a fé basta. Sem ao menos refletir que “aquele
que julga estar salvo só porque crê é mentiroso”. Nós encontramos várias passagens
na Sagrada Escritura, desde o AT até o NT em que os Profetas e N. Sr. Jesus
Cristo dizendo que não basta ter fé, no sentido de crer somente, mas, é
necessário antes buscar a conversão, Não há como negar isso se a própria adesão
da pessoa à prática do Evangelho é uma condição para a salvação. A conversão, a
mudança de vida, a adesão a Cristo por si só já é uma obra e nos leva a fazer
as demais “boas obras” que tanto ensina São Paulo.
Lutero
por questões pessoais adotou a Sola Fide. Ele possuído de remorso por não ser
capaz de se arrepender e, portanto, sem a capacidade de emendar-se mesmo diante
da Confissão, achou aparo nas palavras “quem crê será salvo, mas, quem não crê
já está condenado”, esqueceu de que Nosso Senhor ensinou que para entrar no céu
é preciso cumprir os Mandamentos, amar ao próximo. Esforçar-se para passar pela
porta estreita, orar, jejuar, estar sempre vigilante, estar a serviço do
próximo. Esqueceu-se que temos um compromisso com o Reino de Deus. Não basta
crer, crer e crer... É preciso antes buscar primeiro o reino de Deus e sua
justiça e todas as demais coisas lhe serão acrescentadas. (Mt6, 33-34).
Lutero,
para justificar a falsa doutrina da Sola Fide rejeitava a epístola de São Tiago
porque ela diz que a “fé sem obras é morta”; e só não a retirou do seu cânon
bíblico porque ele teria que excluir todo o Novo Testamento e também as
epístolas paulinas, pois, São Paulo é chamado o Apóstolo da Caridade por
enaltecer a necessidade das boas obras para a salvação. Ou seja, nós somos
salvos pela graça, mediante a fé e as obras. Fé e obras estão unidas não há
como negar. Quem ficar de braços cruzados esperando a salvação chegar não vai
alcançar o reino de Deus. O próprio anúncio do Evangelho é uma obra exigida por
Jesus, manado por Jesus. A própria Igreja existe para fazer a obra de Cristo.
Veja
que São Paulo escreve: “Combati um bom combate, completei minha carreira,
guardei a fé. Agora só me resta esperar a coroa da justiça que o Senhor Justo
Juiz me dará naquele dia”. (2Tm4, 7-8). É essa a certeza da salvação de São
Paulo. O que seria combater um bom combate, terminar a carreira e guardar a fé
senão a obra empreendida por São Paulo em prol do Evangelho? E São Paulo tem a
certeza que essas obras que ele fez o levarão receber o prêmio eterno, a coroa a
justiça, isto é, estar definitivamente com Jesus. Isto não é salvação pela fé
mediante as obras? Onde Lutero parou que não leu estas palavras de São Paulo?
Lutero decepcionado.
Lutero antes de sua morte estava decepcionado
com o mal que acabava de criar. Escandalizava-se porque Zuíglio negava a
presença real de Jesus na Eucaristia. Mas, não foi Lutero com sua Sola
Scriptura que ensinou a torcer o sentido Bíblico?
Outras
heresias tais como:
Negar a divindade de Cristo. Portanto,
adorá-lo seria idolatria.
Que
Cristo nos salvou somente pregando a doutrina e dando-nos o exemplo.
A
graça é um estímulo interno, como é aquele que recebemos quando ouvimos sábias
palavras de exortação.
A
alma não é imortal (defendido pelas Testemunhas de Jeová), os maus serão
aniquilados.
Outros
negam a existência do inferno.
Deus predestinou uns para o céu outros para o
inferno. Por um decerto inflexível.
Outros
negam a necessidade do Batismo.
O
divórcio é permitido em alguns casos.
E
por aí vai. Mas, qualquer pessoa que lê a Sagrada Escritura vai perceber que
esses ensinamentos são falsos e heréticos. São verdades antibíblicas e que,
entretanto, tem sido defendida pelos protestantes modernos chamados de
evangélicos.
Diante
disso tudo o que podemos observar é que nem a Sola Fide, nem a Sola Scriptura
se sustenta dentro do meio evangélico e protestante; tendo em vista que não há
entre essas igrejas um conceito doutrinário. O que é certo numa denominação, na
outra não é.
Embora
o luteranismo admita que o homem não tem livre arbítrio os protestantes de hoje
já não pensam nem aceitam essa doutrina de Lutero. Os protestantes em sua maioria
hoje admitem a liberdade humana. Porque está claro que Deus nos fez livres para
servi-lo, ninguém dispensa de O servir seja em pensamentos, palavras e ações.
Assim dando adeus, ainda que não admitindo a Sola Fide. Pois o próprio ato de
servir a Cristo é um ato livre da pessoa. Nenhum cristão em sã consciência
acredita na salvação pela fé, porque a fé por si só é um ato e, o ato de crer é
obra. Mudaram a doutrina, mas não dão o braço a torcer porque se confessarem
abertamente que as obras influem na salvação seria admitir claramente estavam
errados por mais de 500 anos; seria admitir a propaganda falsa de Lutero.