sábado, 15 de dezembro de 2018

HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE - Padroeira e Imperatriz da América Latina




No dia 12 de dezembro de 1531 em um lugarejo do México, a Virgem Maria apareceu a um ameríndio chamado Juan Diego no caminho para a cidade do México. Passando pela colina Tepeyac que ficava a noroeste da Cidade do México.
Naquela época a Igreja Católica tinha se solidificado no México e Juan ia para receber a catequese e participar da Missa.

Nossa Senhora falando na língua asteca se identificou a Juan como a "Mãe do Deus Verdadeiro feito homem".  Ela pediu a Juan que fosse dizer ao bispo que ela queria que fosse construído um templo para a glória de Deus. 

Assim disse Nossa Senhora que traz uma mensagem consoladora a Juan Diego que estava ao pé da colina de Tapeyac quando viu um clarão subiu para ver o que era viu uma mulher que lhe disse:

"Saiba e entenda: Você é o mais humilde dos meus filhos e tens um coração bom. Eu a sempre Virgem Maria Mãe do Deus Vivo Feito Homem por quem nós vivemos do criador de todas as coisas, Senhor do céu e da terra eu desejo que aqui seja construído um templo rapidamente. Eu desejo mostrar neste local todo meu amor, compaixão, socorro e proteção. Porque eu sou vossa piedosa Mãe e de todos os habitantes da terra; e de todos os outros que me amam, invocam e confiam em mimOuço todos os seus lamentos e remédio todas as suas misérias, aflições e dores; e para realizar o que minha clemência pretende vá até o palácio do bispo do México e lhe diga que eu manifesto o desejo que aqui seja construído um templo para mim. Você dirá exatamente o que está vendo, admirando e ouvindo. Tenha certeza que ficarei muito agradecida e lhe recompensarei. Porque eu farei você muito feliz e digno da minha recompensa por causa do esforço e fadiga que você terá para cumprir o que lhe ordeno. Observe! você ouviu minha ordem meu querido filho vá e coloque seu esforço." 

Este foi o recado que a Virgem Maria de Guadalupe mandou para o bispo do México. O índio foi e levou o recado. Insistiu, insistiu até conseguir ser atendido e lhe deu o recado. Mas o bispo a princípio não lhe deu muito crédito.

Juan Diego então, foi ao bispo, e na insistência consegue falar com ele mas, não alcança o pedido de imediato porque o bispo embora ficasse curioso com as palavras do ameríndio usou da prudência que a Igreja toma sempre nesses casos. 

Voltando outra outra vez Nossa Senhora aparece e pede outra vez para Juan para voltar lá na casa do bispo para dizer a ele que ela ordena ao bispo que ela quer que ali em fosse construído um templo.
       
O bispo ficou curioso porque quando perguntou a Juan Diego quem era a mulher que lhe aparecera, ele disse ao bispo que quem mandava o recado era a Virgem Maria Mãe do verdadeiro Deus feito homem.

 Ora! esse nome tão teológico saindo da boca de um simples indígena? que não tinha instrução caquética suficiente para entender o tamanho de tal significado despertou a curiosidade do bispo. Essa definição teológica confunde até certos estudiosos, como pode um indígena falar tal coisa? 
A partir disso o bispo começou a acompanhar cuidadosamente Juan que foi à casa dele várias vezes com as mesmas palavras.
Foram quatro aparições que ela fez a Juan Diego.
    
O bispo usando de certa prudência pediu a Juan que dissesse a Virgem para lhe dar um sinal que o convencesse de que aquilo que ele falava era verdade.  
E o índio foi e sem que ele pedisse Nossa Senhora apareceu e lhe disse:

"Meu queridinho Juan Diego. Voltarás ao bispo amanhã, mas, antes de ir retornarás aqui porque eu vou lhe dar o sinal que ele pediu. Com isso ele irá acreditar em você. E a esse respeito ele não duvidará de você. Eu o recompensarei pelo seu cuidado, esforço e fadiga gastos em meu favor. Vá agora e espero você aqui amanhã".
  
Pela manhã começou a nevar, fazia muito frio pois já era inverno. Não havia mais folhas, flores e a vegetação estava seca por causa do inverno. Juan pegou seu manto e saiu para o encontro com Nossa Senhora, mas, eis que ele recebe a notícia que o seu tio estava muito doente prestes a morrer. Ele então, deixa de ir ao encontro com Nossa Senhora para ir ver o tio doente.  
Enquanto ia pelo caminho para a casa do tio Nossa Senhora apareceu e lhe disse:

"Escuta meu filho: Meu pequeno caçulinha nada deve amedrontar você. Não deixe o seu coração triste, não tema qualquer enfermidade ou angústia. Eu não estou aqui? Eu não sou a sua mãe? Quem está debaixo da minha proteção não tem medo de nada, eu sou a sua saúde. Você não está feliz com meu abraço? O que mais você pode querer? Não temas, nem se perturbe, não se aflija com a enfermidade do seu tio. Por causa da sua fidelidade ele não morrerá agora. Tenha certeza ele está curado".

Ele acreditou. Logo, chegou a mensagem que o seu tio estava curado. Que ele não precisava ir até lá porque o tio dele estava de pé e trabalhando.    
Depois que ele ficou disse Nossa Senhora a Juan: 

"Juan Diego, meu pequenino. Suba ao topo da montanha congelada, lá aonde você me viu pela primeira vez. Você encontrará diversas flores. Corte-as e junte-as e volte aqui e as traga na minha presença"

Assim fez Juan.
Ora! Não era época de flores, era inverno e a montanha estava congelada. Como poderia haver flores em um lugar congelado e fora de época? Mas, Juan seguindo o pedido de Nossa Senhora viu diversas flores lindas, colheu-as e levou-as até ela conforme a tinha pedido. Nossa Senhora tocou as flores as abençoou e disse a Juan: 

"Meu pequeno caçula. Essa variedade de rosas é a prova que e sinal que você levará ao bispo. Você irá dizer eu meu nome que que nelas ele verá o meu desejo e que deverá realizá-lo. Você a partir de agora além de ser o meu filho é meu embaixador e digno de confiança. Rigorosamente eu lhe ordeno que apenas diante do bispo você desenrole o manto e descubra o que está  carregando pois ainda não sabes. Você contará tudo direito ao bispo, que eu lhe ordenei você subir ao topo da montanha, cortar as flores e tudo que você viu e admirou. Então você pode induzir ao bispo e dar a sua ajuda com o objetivo de que um templo seja construído e erguido como eu te pedi. Não te preocupes é a última vez que você volta ao bispo".

Juan Diego voltou de novo ao bispo levando as flores enroladas no manto. Chegou lá, depois de muita insistência,  por causa do frio e da neve ficaram com pena e puseram o índio para dentro. 
O bispo que já estava esperando algo estava na sala com o sacristão, um sacerdote e o porteiro. 

O bispo então perguntou se ele havia trazido o sinal que ele pediu. Juan disse que sim e que ela havia dito que era para mostrar somente na presença dele. 
Ele abriu o manto. Quando ele abriu o manto caiu as flores pelo chão e todos caíram por terra de joelhos gritando milagre! Milagre! Pois, no manto apareceu a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe.  
Passando esse episódio das aparições e do milagre do manto Juan Diego foi ter com seu tio que disse a ele que uma mulher lhe aparecera e se apresentou com o nome de Nossa Senhora de Guadalupe
O bispo cumpriu a sua missão e ergueu um lindo santuário em honra Nossa Senhora de Guadalupe. 


O grande milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem. O tecido, feito de cacto, não dura mais de 20 anos e este já existe há mais de quatro séculos e meio. Durante 16 anos, a tela esteve totalmente desprotegida, sendo que a imagem nunca foi retocada e até hoje os peritos em pintura e química não encontraram na tela nenhum sinal de corrupção.


A Imagem no Manto Juan Diego foi analisada pela NASA e os peritos constataram que ela não foi feita por mãos humanas. O pigmento da cor não existe neste planeta e a imagem contém a mesma radiação que contém uma mulher grávida como de uma pessoa viva. 
Analisaram a imagem com sistema de ampliação milhares de vezes e viram que dentro da pupila dos olhos de Nossa Senhora contém de forma miraculosa a cena do dia com todos os personagens que estavam na sala naquele dia, inclusive, de uma empregada negra que trabalhava para o bispo. Depois de fazerem pesquisas descobriram que a empregada realmente existiu e que o bispo tinha costume de comprar escravos negros para depois os libertarem.   

       

No ano de 1971, alguns peritos inadvertidamente deixaram cair ácido nítrico sobre toda a pintura. E nem a força de um ácido tão corrosivo estragou ou manchou a imagem. Com a invenção e ampliação da fotografia descobriu-se que, assim como a figura das pessoas com as quais falamos se reflete em nossos olhos, da mesma forma a figura de Juan Diego, do referido bispo e do intérprete se refletiu e ficou gravada nos olhos do quadro de Nossa Senhora. Cientistas americanos chegaram à conclusão de que estas três figuras estampadas nos olhos de Nossa Senhora não são pintura, mas imagens gravadas nos olhos de uma pessoa viva.

Declarou o Papa Bento XIV, em 1754: “Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros… uma Imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja… Deus não agiu assim com nenhuma outra nação”.
Coroada em 1875 durante o Pontificado de Leão XIII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada “Padroeira de toda a América Latina” pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945.




No dia 27 de janeiro de 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou a Mãe Santíssima toda a América Latina, da qual a Virgem de Guadalupe é Padroeira.
Nossa Senhora de Guadalupe, porém, veio para acabar com essa idolatria e mudar a vida daquele povo sofrido. No ano de 1539, mais de 8 milhões de Astecas tinham abraçado a fé católica, convertendo-se e acabando com a idolatria pagã.


Nossa Senhora de Guadalupe apareceu pela primeira vez ao índio asteca Juan Diego. Na língua asteca, o nome Guadalupe significa, Perfeitíssima Virgem que esmaga a deusa de pedra.

Os Astecas adoravam a deusa Quetzalcoltl, uma monstruosa deusa, a quem eram oferecidas vidas humanas em holocausto. E Nossa Senhora se apresenta trazendo a mensagem ao povo indígena e a todos nós na sua imagem colocada no manto de Juan Diego. Nossa Senhora, a Imaculada Conceição, grávida mostrando que devemos respeitar e preservar a vida a qualquer custo. "Não matarás!" diz o Mandamento do Senhor.

No dia em que o Governo mexicano aprovou a lei do aborto, durante a Santa Missa uma luz misteriosa apareceu no ventre de Nossa Senhora de Guadalupe em forma de feto mostrando que ela como nossa Mãe repudiava e desaprovava tal ato. Veja o vídeo:


        

Sobre o Manto de Juan Diego

Estudos realizados sobre o poncho do índio Juan Diego, revelam que a pintura não foi feita por materiais existentes na natureza e nem fabricados pelo homem. Nos olhos de Maria, dentro da Iris e da pupila, vê-se a cena em que o índio abre sua tilma na sala do bispo, com todas as pessoas presentes na sala conforme foi descrito em documentos posteriores. Tem uma família de um lado, o índio e o Bispo do outro. O olho reflete a luz como o olho humano.

Em janeiro de 2001, o engenheiro peruano, José Aste Tonsmman, revelou o resultado da pesquisa de 20 anos, com a ajuda da NASA. Os olhos da imagem ampliados 2,500 vezes, mostram umas 13 pessoas, crianças, mulheres, o Bispo e o próprio índio Juan Diego, no momento da entrega do poncho ao Bispo.

Richard Kuhn, prêmio Nobel de química, descobriu que a imagem não tem corantes e que após 470 anos continuam com seu brilho. O pano do poncho é de material muito rústico e normalmente não duro mais do que 20 anos e começa a se desfazer, o que não acontece com o poncho do milagre, que já dura quase 500 anos. Concluíram que o que forma a imagem de Nossa Senhora não é pintura. A fibra do ayate, cacto, são suportaria as tintas da época.

Além disso, não existe esboço ou marca de pinceladas, ou seja, a imagem se apresenta como uma fotografia, mas, também não é fotografia porque a fotografia foi inventada quase 300 anos depois em 1826, e também não é pintura.

Descobriram que Imagem não toca o pano. O mesmo fenômeno que os cientistas constataram existir na imagem do Santo Sudário de Turim que inclusive, segundo alguns estudiosos é a prova da ressurreição de Jesus. 
Também na imagem de Nossa Senhora esse fato é constatado provando que a Virgem Maria está viva, pois, há irradiação (energia) de uma pessoa viva. Os cadáveres não emitem essa radiação. 

Todos seres vivos possuem esta energia corporal e quando falecem esta energia acaba. É como se a imagem estivesse viva.
Nossa Senhora provou com esse milagre que ela está viva e pelos méritos que Jesus Cristo lhe deu está viva de corpo e alma no Céu.

É importante a observação dos estudiosos que nenhum pintor se atreveria em pintar uma imagem tão perfeita em um pano tão rústico. Como sabemos toda pintura precisa de um fundo na tela preparado para receber depois o trabalho do artista e foi constatado que a imagem no manto de Juan não recebeu nenhum preparo. 
Outro fato é que o manto é um tecido grosso costurado em duas partes na vertical. Os pintores usam o linho por ser um pano nobre e resistente. 

Esse ano completou-se 477 anos desse milagre extraordinário e das aparições de Nossa Senhora de Guadalupe;  tanto a pintura quanto o manto continuam preservados, embora a imagem e o tecido sofresse dois atentados graves, um direto e um indireto que não lhe causou nenhum dano.      



Nossa Senhora de Guadalupe, em um ato de delicadeza, apareceu como uma jovem mestiça, que eles deram o nome de “La Morenita”, vestida como uma índia grávida. Em sua roupa está retratado o céu com a posição das estrelas do dia em que ela apareceu. Além disso, o cinto de cor preta que as índias usavam quando estavam grávidas. A cor verde-azulada e do vestido vermelho (não comum nas imagens europeias) eram cores da realeza asteca. Ela se apresenta como Rainha. Ela é Rainha e Mãe da América Latina.

Eles sabiam reconhecer estes sinais e isso foi decisivo para que a conversão daqueles povos acontecesse em massa.
Depois cientistas descobriram que no manto da Virgem as estrelas que formam a constelação são notas musicais e decodificando a posição dos astros descobriu uma melodia muito linda e suave. Mostrando que Ela realmente é rainha do Céu e da Terra, dos santos e dos Anjos.
A Lua debaixo de seus pés. Indica que ela não é deusa, não ocupa o lugar de seu Filho Deus. Mas, assim como a luz reflete a luz do sol, ela reflete a luz de Jesus.

É a Imaculada Conceição. A mulher vestida de sol que nos fala o Apocalipse. Revestida de sol quer dizer: Toda cheia de graça e da luz de Jesus, conforme disse o anjo Gabriel no momento da anunciação. As mãos postas em sinal de oração para nos dizer que ela é mãe e que intercede por nós conforme disse a Juan Diego: "Eu sou sua mãe e mãe de todos os povos da terra"... Ela é a "toda cheia de graça".

Suas mãos postas nos dizem que ela é mulher de oração e que nós devemos confiar a ela tudo que quisermos pois, ela está sempre junto se seu Filho, o Deus Verdadeiro feito homem, para nos ajudar, para interceder por nós.

Sua cor morena, a mestiça, a Morenita nos mostra que  nós somos um só povo e que somos seus filhos e por isso não deve haver discriminação de raça. Ela como mãe deseja que todos nós nos amemos com o irmãos.
Os Atentados contra a Imagem

Certa ocasião o quadro com vidro a prova de balas onde abrigava o manto com a Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe sofreu um atentado à bomba. Tudo foi destruído na Catedral, os crucifixos, o teto da igreja veio abaixo. Tudo ficou retorcido, inclusive os vidros que protegiam o manto com a Imagem se estilhaçou. Em meio a tudo isso ela não sofreu  nenhum dano, foi encontrado intacto.
Depois disso o manto foi levado para um museu onde sofreu um segundo atentado. Jogaram ácido sulfúrico que escorreu pela Imagem e ela não se queimou. O ácido corroeu o piso e até a vela com o castiçal, mas, milagrosamente como que se na Imagem tivesse passado manteiga, o ácido escorreu e ela nada sofreu.
E tantos anos depois, a Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe não dá sinais de deterioração.   

Sobre Juan Diego - Nasceu em 1474 em  Calpulli - atual Cidade do México; e faleceu em 30 de maio de 1548 aos 74 anos. Foi beatificado em 1990 pelo Papa João Paulo II. Em 2002 foi canonizado em pelo Papa João Paulo II, e a festa em sua memória é 9 de dezembro dia em que ocorreu a primeira aparição. 

Após o milagre de Guadalupe, ele foi morar numa sala ao lado da capela que acolheu a sagrada imagem, depois de ter passado seus negócios e propriedades ao seu tio. Dedicou o resto de sua vida propagando as aparições aos seus conterrâneos nativos, que se convertiam. Ele amou, profundamente, a santa Eucaristia, e obteve uma especial permissão do bispo para receber a comunhão três vezes na semana, um acontecimento bastante raro naqueles dias.

Oração de São João Paulo II
 a Nossa Senhora de Guadalupe



Oh, Virgem Imaculada, Mãe do verdadeiro Deus e Mãe da Igreja! Tu, que desse lugar manifestas tua clemência e tua compaixão a todos que solicitam teu amparo; escuta a oração que com filial confiança te dirigimos e a apresente a teu Filho Jesus, nosso único Redentor. Mãe de Misericórdia, Mestra do sacrifício escondido e silencioso, a ti, que vens ao encontro de nós pecadores, te consagramos neste dia todo nosso ser e todo nosso amor. Consagramos-te também nossa vida, nossos trabalhos, nossas alegrias, nossas enfermidades e nossas dores. Concede a paz, a justiça e a prosperidade a nossos povos. Tudo o que temos e somos colocamos sob teus cuidados, Senhora e Mãe nossa. Queremos ser totalmente teus e percorrer contigo o caminho de plena fidelidade a Jesus Cristo em sua Igreja. Não nos soltes de tua mão amorosa. Virgem de Guadalupe, Mãe das Américas, te pedimos por todos os bispos, para que conduzam os fiéis por caminhos de intensa vida cristã, de amor e de humilde serviço a Deus e às almas. Contempla esta imensa messe, e intercede para que o Senhor infunda fome de santidade em todo o Povo de Deus, e envie abundantes vocações sacerdotais e religiosas, fortes na fé e zelosos dispensadoras dos mistérios de Deus. Concede aos nossos lares a graça de amar e respeitar a vida que começa, com o mesmo amor com que concebeste em teu seio a vida do Filho de Deus. Virgem Santa Maria, Mãe do Formoso Amor, protege nossas famílias, para que estejam sempre muito unidas, e abençoe a educação de nossos filhos. Esperança nossa, lança-nos um olhar compassivo ensina-nos a procurar continuamente a Jesus e, se cairmos, ajuda-nos a nos levantar, a nos voltarmos a Ele, mediante a confissão de nossas culpas e pecados no sacramento da Penitência, que traz serenidade à nossa alma. Nós te suplicamos para que nos concedas um grande amor a todos os santos Sacramentos, que são as pegadas de teu Filho na terra. Assim, Mãe Santíssima, com a paz de Deus na consciência, com nossos corações livres do mal e do ódio poderemos levar a todos a verdadeira alegria e a verdadeira paz, que vem de teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, que com Deus Pai e com o Espírito Santo vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
 
Oração a São Juan (Ruam) Diego                                     



Você que foi escolhido por Nossa Senhora de Guadalupe como um instrumento para mostrar ao seu povo e ao mundo que o caminho do cristão é de amor, compaixão, compreensão, valores, sacrifícios, arrependimento de nossos pecados, apreço e respeito pela criação de Deus e acima de tudo, humildade e obediência. Você, que agora sabe que está no Reino de nosso Senhor e perto de nossa Mãe, seja nosso anjo e nos proteja, fique conosco enquanto lutamos nesta vida moderna sem saber, na maioria das vezes, onde definir nossas prioridades. Ajude-nos a rezar a Deus, através do Coração de Nossa Senhora de Guadalupe, ao Coração de Jesus, para obter os dons do Espírito Santo e usá-los para o bem da humanidade e do bem da nossa Igreja.



Amém.
         

 

  
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

VATICANO APROVA RITO PAGÃO MAIA PARA IGREJA DO MÉXICO - Incensárias mulheres e liderança leiga em partes da missa

A Diocese de San Cristóbal - uma das mais antigas do país - liderou os pedidos ao Vaticano para reconhecer oficialmente a liturgia nas língu...