domingo, 9 de dezembro de 2018

O Dogma da Imaculada Conceição de Maria



O Dogma da Imaculada Conceição de Maria é uma verdade de fé proclamada pela Igreja Católica. 
Ele é um dos quatros grandes dogmas proclamados pela Igreja Católica sobre Nossa Senhora. 
1 - Sua maternidade divina, 
2 - A assunção de Maria, 
3 -  Sua virgindade perpétua, 
4 - A sua Imaculada Conceição.    

O que quer dizer Imaculada Conceição?
Quer dizer que Nossa Senhora, foi preservada do pecado original desde o ventre de sua mãe. Ou seja, Maria foi concebida sem a mancha do pecado. 
Dom Henrique Soares da Costa nos dá uma bela explicação que nos ajudará a compreender melhor sobre o por quê Nossa Senhora precisou ser pura, isto é, livre de toda mácula do pecado original. 

Aliás, Nossa Senhora no ano 1858 ela se aparaceu à Santa Bernadette Soubirous na gruta de Massabielle em Lourdes na França, e quando Bernadette querendo saber seu nome, ela disse "eu sou a Imaculada Conceição"

Nossa Senhora veio então confirmar esse dogma proclamado pela Igreja quatro anos antes em 1854 pelo Papa Pio IX.

Os Apóstolos e os primeiros cristãos desde os primeiros séculos já acreditavam na Imaculada Conceição de Maria e Nossa Senhora já era cultuada como Mãe de Deus e todo respeito lhe era dado, como também já acreditavam na sua virgindade perpétua.
Grandes devotos marianos como o Beato João Scotus,  - São Bernardo de Claraval, São Luiz Maria Grignion de Montfort escreveu a maravilhosa obra "Tratado da Verdadeira Devoção à Virgem Maria" que você pode acesssar e baixar no link: Tratado da verdadeira devoção à vIrgem Maria em PDF - , Santo Afonso Maria de Liguori - escreveu a sua obra "Glórias de Maria" e tantos outros   grandes devotos de Nossa Senhora já defendiam a Imaculada Conceição de Maria. 
Nas catacumbas dos cristãos nos primeiros séculos do cristianismo  encontramos várias pinturas representando a Virgem Maria.

Dom Fernando H. S. da Costa explica:
 
Sabemos que o pecado original é aquele que nossos primeiros pais cometeram ainda no Paraíso desobedecendo a Deus. (Gên2) E por consequência dele toda a humanidade herdou essa mancha que nos torna imperfeitos e pecadores.  Por causa do pecado de nossos primeiros pais, estávamos privados, isto é, impedidos da glória de Deus e se não fosse por Jesus ninguém poderia ir para o céu.
O que é que nós cremos e o que a Palavra de Deus aprofundou sobre isso?
Que a Virgem Maria em previsão dos méritos de Cristo foi preservada por Deus de toda mancha do pecado desde o primeiro momento de sua concepção no útero de sua mãe Ana. 
Você e eu sabemos que a Sagrada Escritura nos ensina que todos nós nascemos marcados pelo pecado, basta pensar no Sl 50/51 "Minha mãe já concebeu-me pecador" - diz o Salmo. 
Basta pensarmos no que diz São Paulo na Carta aos Romanos "Todos pecaram e estão privados da glória de Deus ... e são justificados pela graça em Jesus Cristo". Rm3, 23.
Todos nós nascemos naquela solidariedade maligna na qual toda humanidade se encontra desde nossos primeiros pais, aquilo que chamamos de pecado original - (por causa da desobediência de Adão e Eva o pecado e a morte entraram no mundo; por causa da aceitação de Maria a Nova Eva e a obediência de Jesus o Novo Adão a Salvação entrou no mundo) - basta ver uma criancinha inocente mas, assim  que vai crescendo a tendência a desobediência, ao egoísmo, às malcriações, etc. É o desequilíbrio da natureza humana. è diante dessa situação nós vamos completando a conta ainda com nossos pecados pessoais. 
Pois bem, ... é dessa cadeia de pecados que Cristo nos livrou pela sua morte e ressurreição, nos livrou pelo dom do seu Espírito e a primeira a ser liberta de tudo isto foi a sua Mãe. 
Deus Pai sabendo desde o início que a Virgem Maria seria a Mãe de seu Filho e que traria no seu ventre o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o Puro, o Imaculado, o Inocente preservou-a desde o primeiro momento que ela foi concebida no ventre de sua mãe do pecado. 
Nossa Senhora não teve pecado  e não teve as consequências do pecado original a maior delas, a morte. 

Quais são essas consequências?
Aquele desequilíbrio que eu você temos que se chama concupiscência. 
Nossa Senhora tem a natureza humana íntegra, ou seja, toda de Deus e somente para Deus.  

De Elmando Toledo 
 
(Maria passou pela morte mas foi elevada aos céus de corpo e alma sendo ela a primeira criatura a experimentar de antemão a ressurreição definitiva na qual acontecerá com todos os justos um dia. 
Por causa da Imaculada Conceição, ela não sofreu as penas da morte física e foi elevada ao Céu de corpo e alma. É outra verdade de fé que a Igreja celebra no dia 15 de agosto. 
Desde os primórdios do cristianismo a Igreja não celebrava a "morte" de Maria. Eles não acreditavam na morte de Maria mas diziam que ele estava dormindo. Daí surge a festa da  Dormição de Maria celebrada em algumas paróquias, pois, ela tendo encerrado sua missão aqui dormiu para o mundo e acordou para Deus na eternidade.)



* - O dogma da Imaculada Conceição é a chave para entendermos os outros três dogmas proclamados pela Igreja: A Assunção de Nossa Senhora; A Virgindade de nossa Senhora antes, durante e após o parto; Nossa Senhora Mãe de Deus.  

Sendo ela pura e sem mancha do pecado não podia a terra desfazer o seu corpo imaculado e por isso, pelos méritos de Jesus Cristo ela foi conduzida pelos anjos de corpo e alma até a Glória do Pai. Jesus Cristo antecipou por excelência na sua Mãe a ressurreição definitiva que terão os justos um dia no último dia. 
Preparada e escolhida por Deus para ser a mãe do Redentor concebeu o Filho de Deus, sendo ela virgem não teve relações sexuais com São José. Jesus foi seu único Filho e filho adotivo de São José. Sua gravidez foi obra do Espírito Santo e portanto, seu corpo foi preservado. 

O parto de Jesus foi de maneira santa e não de forma natural. Maria não sofreu as dores do parto, no qual também foi preservada e se tornou Mãe de Deus porque Jesus que é o Filho de Deus e portanto, é Deus; ela se torna Mãe de Deus Filho como assim nos foi revelado nas Três pessoas da Santíssima Trindade.  

Nossa Senhora foi concebida no ventre de Ana sem a mácula do pecado porque assim sendo, ela se tornou a nova "Arca da Aliança" que traria em seu ventre o Santo dos Santos, criador e autor de uma nova Aliança. 

Assim como Javé no Antigo Testamento exigiu que tudo consagrado e oferecido a ele fosse puro e sem mancha escolheu Maria de Nazaré e a tornou pura e sem mancha de qualquer mácula de pecado para receber em seu ventre o corpo do seu Filho Santo, o Justo, o Puro e Imaculado.

Por causa do Filho de Deus Imaculado, Justo, Puro e Santo que ela se tornou Imaculada, Justa e bendita entre todas as mulheres. (É por isso que a ela é dado um culto especial, pois, ela não está acima de Deus, porém, abaixo de Deus-Pai, Jesus E o Espírito Santo ninguém é maior).    
       
Assim como os sacerdotes da Antiga Aliança carregavam a Arca com os Mandamentos e a guardavam-na no Tabernáculo, Maria carregou em seu ventre o autor da Nova Lei, o Filho de Deus e seu ventre sagrado se tornou o primeiro Tabernáculo vivo trazendo em seu ventre o próprio autor da Nova Aliança o Senhor Jesus. Assim nós rezamos na ladainha de Nossa Senhora chamando à de "Arca da Aliança". Assim como os sacerdotes no Antigo Testamento conduziam a Arca da Aliança em procissão cantando louvores, Maria conduz em procissão o próprio Autor da Nova Aliança até Isabel. E lá junto de Isabel entoa o Magnifcat, que é o seu canto de louvor à Deus Pai que fez nela grandes coisas e santo é seu nome... e por causa disso todas as gerações a chamarão de bendita.(Lc1, 46-49) 

Nossa Senhora não é uma deusa, é uma criatura não deve ser adorada. Nós católicos ao contrário do que muitos pensam não adoramos Maria. Mas damos a ela a mesma importância que Deus-Pai deu a ela um dia de ser a especial criatura que diante do criador se prostrou com todo seu ser e disse: "Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra!"
A esse "faça-se" no latim "Fiat" de Maria nós somos agradecidos. A Igreja não pode desprezar Nossa Senhora porque Deus Pai nunca a desprezou e deu a ela todos os méritos especiais para ser a Mãe de Jesus. Se dissermos que amamos Jesus Cristo mas, tratamos sua mãe como uma mulher qualquer então desprezamos a própria palavra de Deus que nos diz: "Doravante todas gerações me chamarão bendita, porque o Todo-Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome". 
   
Maria é a mais pura criatura de todas as criaturas é a Imaculada de Deus que nos ensina como adorar o criador na simplicidade da alma. 

Ela é a preferida de Deus desde a eternidade. Mãe de Jesus Cristo o Sol de Justiça e ela é a refletora desse Sol. Maria não atrai olhares para si, mas, para seu Filho. 
Quando ela aparece não traz a mensagem sua mas, de seu Filho Jesus o sol da verdade e da justiça. 

Quando olhamos para Maria não vemos nela a criatura mas, brilha nela a Luz de Jesus; ela nos aponta para Criador. Embora ela seja filha predileta, ela nos aponta, nos mostra seu Filho Jesus e como nas bodas de Caná nos pede: "Fazei tudo o que ele disser". (Jo2, 5)

Se queremos ser devotos de Nossa Senhora devemos antes fazer a vontade de seu Filho. 
Pois este é o convite de Maria a Imaculada de Deus: Como ela sermos santos e irrepreensíveis diante do Senhor conforme nos diz a Escritura. 
E por fim, ela é nossa Mãe porque do alto da Cruz, na última hora em que Jesus estava prestes a consumar todas as coisas pelo seu Sangue o seu desejo deu-nos por Mãe a sua santíssima Mãe.

Está no Evangelho e depois os santos padres nos ensinam que após a " morte de Jesus" São João representando toda a humanidade remida por Jesus a colheu em sua casa e nós devemos acolher a Mãe de Deus e nossa Mãe em nossas casas e em nosso coração. 

Como disse o Papa Francisco em uma de suas homilias: "Não somos órfãos, temos uma Mãe".   

E relembrando a aparição de Nossa Senhora à Santa Catarina de Labourè - sob o título de Nossa Senhora das Graças dizemos confiantes: "Ó Maria concebida sem pecado!" - Rogai por nós que recorremos a vós!" 
   
Mas, voltando às explicações de D. Fernando ...  
Surge uma questão: Mas, sendo assim, Jesus não salvou Nossa Senhora? Salvou sim! E até mais, ele a salvou mais que a mim e a você porque no caso de Nossa Senhora ela não só foi arrancada do pecado mas, Cristo sequer permitiu que ela caísse no pecado.
Por exemplo: Imagine alguém indo num caminho, à noite e cai uma grande poça e se suja todo de lama e Cristo então tira aquela pessoa daquela poça, tira daquele atoleiro, daquela lama. Isto Cristo fez conosco, ele nos tirou da lama do pecado, nos limpou e nos deu veste branca,a veste batismal. 
Com Nossa Senhora Cristo fez diferente, ele sequer deixou que ela caísse na lama. Ela cairia se não fosse Jesus. Ela seria pecadora como nós se não fosse pela sua graça. 
Então Nossa Senhora não só foi salva por Cristo, mas, foi salva de modo perfeito, perfeita redimida. O Pai a preservou do pecado em previsão dos méritos de Cristo, da morte morte e ressurreição de Cristo. Para Deus não existe passado e futuro, ele está vendo tudo agora.
E a Sagrada Escritura da margem para que a Igreja ensine isso? Sim. Primeiramente no Livro do Gênesis quando a Escritura narra o pecado original ela vai nos dizer que Deus assim disse à serpente (satanás): "Porei inimizade entre ti e a mulher. Entre a tua descendência e a descendência dela". Gên 3, 15.
Existe uma inimizade de morte entre o mal, o pecado e a mulher. Quem é essa mulher? 
É aquela que Jesus disse: "Mulher ainda não chegou a minha hora" Jo2, 4 - "Mulher eis aí teu filho" Jo 19, 26. 
É aquela mulher que São Paulo fala no Capítulo IV na Carta aos Gálatas: "Quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho nascido de mulher"
É a mulher do Capítulo XII do Apocalipse, a mulher vestida de sol combatendo a serpente. Essa mulher é a Virgem Maria. É a inimiga visceral da serpente. 
Depois o modo como a anjo trata Nossa Senhora. Gabriel  quando vai anunciar a Virgem ele diz: "Alegra-te cheia de graça" - Toda Agraciada - é como mudasse o nome de Maria. Chamando-a de toda agraciada, toda cheia de graça. Em Latim "gracia plena" - repleta de graça. Onde há graça não há desgraça nem pecado. 

Nossos irmãos da Igreja Católica do Oriente chamam-na de "Toda Santa" "Mãe de Deus". Ou seja, toda pura e Imaculada. 
Não poderia o Filho de Deus, santo e puro habitar algo impuro marcado pelo pecado. E foi por isso que Deus Pai a preservou pura e a fez santa desde a concepção. 
É importante observar que isso nada diminui a dependência que Nossa Senhora como criatura tem de Cristo, pelo contrário, mostra como é grande a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é o Sol de justiça que irradia toda luz e Maria é como a Lua que reflete essa luz de Jesus. Ele é o Sol de santidade tão potente que antes de nascer os primeiros raios dele, a aurora de sua vinda já purificou sua mãe. 
Aliás a Carta aos Efésios no Capítulo I vai dizer: "Antes da fundação do mundo Deus nos predestinou para sermos santos e irrepreensíveis e imaculados diante d'Ele" no amor".
Aquilo que era o sonho de Deus para toda a humanidade realizou-se em Nossa Senhora. Ela é o exemplo vivo da graça de Cristo e da cruz e ressurreição de Cristo. 
Nossa Senhora é exemplo vivo do quanto é eficaz a potência salvadora de Cristo na nossa vida.
É isso que significa Imaculada Conceição. Aquilo que Nossa Senhora é desde o início nós devemos nos tornar em nossa vida procurando vencer o pecado e a nos abrirmos totalmente para o Senhor. Para que o reino de Cristo,a graça de Cristo que é seu Espírito habite totalmente em nós.
 ____________________________________

De Ms. Marcel Lefebvre - Sobre a Assunção de Maria

Como os demais, este também, e que tem mais do que os outros privilégios de Maria Santíssima é ferozmente negado pelos seguidores de Lutero - como poderia uma simples mulher fugir da lei do pecado e da universalidade da Redenção que abarca todos os homens?
- É esta aparente oposição entre um dogma de Fé certo – a necessidade universal da Redenção – e o fato de uma santificação que foge desse generalização – que dá, aos fiéis de Lutero, uma tintura de argumento.
Na realidade não há oposição nenhuma. João Scoto, o grande mestre franciscano da Idade Média, reúne numa frase toda a economia da Graça no caso. Potuit – diz ele – debuit, ergo fecit. – Deus pôde fazer – isto é, a Onisciência e Onipotência de Deus tinha meios de conciliar a pureza imaculada de Maria Santíssima com a universalidade da Redenção.

Se Ele, Deus, tinha os meios, estava na obrigação de aplicá-los, “debuit”. Pois não se explicaria como Deus viesse a faltar com a reverência à progenitora de Seu Filho Encarnado o que ocorreria, caso a Virgem Maria, por um instante sequer, se visse manchada com pecado.
Portanto – “ergo” – Deus preservou-a de todo pecado.
Maria Santíssima é Imaculada desde o momento em que foi concebida, ou seja, em que sua alma bendita, criada por Deus, se uniu ao se Corpo sem manchas.
Assim, Maria Santíssima é a Imaculada Conceição. Remida por Jesus cristo, com uma remissão preservativa, como o detento que deveria ser trancafiado, de fato, por um privilégio, não o é. Embora devendo contrariar o pecado original dele isento, pela onipotência da graça de seu Divino Filho. É pois, Santíssima sem derrogar nada nas relações entre o Céu e a Terra.
Eis que, com toda alegria e confiança, cantamos.
“Com teu poder ó Virgem ilibada Quebrantaremos do inferno seu furor.”

Antonio de Castrro Mayer, Bispo de Campos
em 08 de dezembro de 1985

_________________________________________ 


                               Oração à Imaculada Conceição

                                        (De Papa Francisco)



Virgem Santa e Imaculada, que sois a honra do nosso povo e a guardiã solícita da nossa cidade, a Vós nos dirigimos com amorosa confidência.
Toda Formosa sois, ó Maria!
Em Vós não há pecado. Suscitai em todos nós um renovado desejo de santidade: na nossa palavra, refulja o esplendor da verdade, nas nossas obras, ressoe o cântico da caridade, no nosso corpo e no nosso coração, habitem pureza e castidade, na nossa vida, se torne presente toda a beleza do Evangelho.
Toda sois Formosa, ó Maria!
Em Vós Se fez carne a Palavra de Deus.
Ajudai-nos a permanecer numa escuta atenta da voz do Senhor: o grito dos pobres nunca nos deixe indiferentes, o sofrimento dos doentes e de quem passa necessidade não nos encontre distraídos, a solidão dos idosos e a fragilidade das crianças nos comovam, cada vida humana sempre seja, por todos nós, amada e venerada. Toda sois Formosa, ó Maria!
Em Vós, está a alegria plena da vida beatífica com Deus.
Fazei que não percamos o significado do nosso caminho terreno: a luz terna da fé ilumine os nossos dias, a força consoladora da esperança oriente os nossos passos, o calor contagiante do amor anime o nosso coração, os olhos de todos nós se  atenham bem fixos em Deus, onde está a verdadeira alegria.
Toda sois Formosa, ó Maria!
Ouvi a nossa oração, atendei a nossa súplica: esteja em nós a beleza do amor misericordioso de Deus em Jesus, seja esta beleza divina a salvar-nos a nós, à nossa cidade, ao mundo inteiro.
Amém.
   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

UMA FALSA IGREJA CATÓLICA DENTRO DA VERDADEIRA IGREJA CATÓLICA - A CRISE NA IGREJA CATÓLICA

  O assunto que vamos abordar hoje é muito sério. Existe uma falsa uma falsa Igreja Católica dentro da Igreja Católica verdadeira? Podemos...