quarta-feira, 7 de outubro de 2020

BEATO CARLO ACUTIS O 'ANJO DA JUVENTUDE"

 

“A fé sem obras é morta”. 

Tiago 2, 26




Beatificado em 10 de outubro de 2020 - Pelo Papa Francisco - Dia de sua memória é 12/10.

Primeiro influenzer beatificado, conhecido como "Padroeiro da Internet".  

Nasceu em 03/05/1991 -  e  morreu em 12/10/2006 vítima de leucemia fulminante .

Italiano. Nasceu em Londres mas, foi criado na Itália. 

Apaixonou-se pela espiritualidade Franciscana,  onde adotou esse caráter na ajuda às pessoas necessitadas.

Sua vida espiritual era voltada à adoração de Jesus Sacramentado, Oração do Rosário, e na dor  o oferecimento de sacrifício pelo santo Padre, pela conversão dos pecadores e também para não ir para o purgatório.         

Era autodidata em computação criou um site na internet com o objetivo de evangelizar. 

Fez a primeira comunhão aos 7 anos com licença do bispo, e sempre participava da missa e se confessava com frequência.

O  primeiro milagre devidamente reconhecido sob sua intercessão foi a cura de uma criança brasileira de Mato Grosso que sofria de anomalia do pâncreas. Que ao tocar na relíquia do Beato Acutis ficou curado.

“Essa enfermidade fazia com que a criança vomitasse todo o tempo, o que a deixava fraca e muito abatida, pois tudo o que comia voltava, inclusive líquido. Já andava com uma toalhinha, porque era grave a sua situação. Cada vez mais fraco, debilitado, encontraria a morte certa. Na fila para a bênção com uma relíquia de Carlo Acutis, a criança pergunta ao avô o que deveria pedir e ele lhe diz: ‘para parar de vomitar’. E assim aconteceu. Quando chegou a vez do enfermo, ele tocou na relíquia do Carlo e disse com voz firme: ‘Parar de vomitar’. E, a partir de então, não vomitou mais. Em fevereiro de 2011, a família mandou fazer novos exames no garoto e foi-lhe constatada a plena cura. Esse possível milagre foi enviado para Sagrada Congregação dos Santos e então o Vaticano mandou instaurar aqui na Arquidiocese um Tribunal Eclesiástico para averiguação do fato, colhendo testemunhos e provas documentais e médicas. Encerrado aqui todo o processo, retornou a Roma, para ser submetido à Equipe de peritos do Vaticano”.      






O que podemos aprender com o Beato Carlo Acutis? 

O cristão é reconhecido pelas suas obras. O Senhor Jesus nos ensinou que “é pela árvore que conhecemos os frutos” – Lucas6, 44.

Assim foi a vida do jovem Carlo Acutis. Dedicou sua vida pela Oração, pelo amor à Jesus na Eucaristia e pelo serviço de evangelização.

Sua vida foi curta, suas obras foram grandes. Como Jesus também morreu jovem, mas nos deixou tudo que precisamos saber para entrarmos na vida eterna.

Do seu modo Carlo Acutis, assim como todos os demais santos teve seu jeito de viver e praticar o Evangelho. Mais que isso, soube com seu exemplo de jovem conquistar o carinho de muita gente.


É próprio dos santos deixarem por onde passam seu aroma de santidade. Amando e respeitando a todos, os santos nos dão exemplo de como alcançar a plenitude da graça salvadora.

A história de sua vida, como outros santos servem para nos mostrar que é possível com fé, amor e perseverança vivendo unidos a Cristo alcançar a santidade.

“Eu sou a videira, vós sois os ramos e meu Pai o Agricultor”. Disse Jesus. “Os Se os ramos não dão frutos o agricultor corta e lança fora”. – João15, 1-11.

Os bons ramos produzirão muitos frutos porque estão ligados à Videira porque dela se alimentam com a seiva.

Assim quando nos alimentamos de Jesus na Eucaristia, quando permanecemos unidos a Ele produzimos muitos frutos saudáveis. Frutos estes que alimentará muitos.  

Neste sentido podemos enxergar a beleza que foi a vida deste jovem beato que com seu exemplo levará muitos outros jovens o desejo de servir a Cristo. 

Chamado de “O Anjo da Juventude” – possamos a seu exemplo cada vez mais usar os meios de comunicação para transmitir seu recado que ecoa: É possível ser santo com essas  atitudes: 

a)     

Esses são alguns exemplos que esse Jovem nos deixou.

 

  • Vida de Oração, vida Eucarística.
  • Amor a Jesus Sacramentado.
  • Perseverança na fé. Esperança em Deus que é amor. Confiar no amor de Deus sempre.
  • Caridade: Amar o próximo e servi-lo com respeito, conhecendo na pessoa do próximo Jesus.
  • Atitude. Trabalhar a fé é pô-la em prática na vivência cotidiana da Palavra de Deus.       

Esses são alguns exemplos que esse Jovem nos deixou.

 

Que o Beato Carlo Acutis possa interceder por nós para que a seu exemplo sejamos novos “anjos” para a juventude.

     O corpo de Carlo está incorrupto?

De acordo com o Vaticano o corpo não está totalmente intacto. A própria equipe médica que fez a exumação declarou que o corpo do Beato Acutis estava em boa parte já decomposto.           

Existe uma discussão na internet, afinal, o corpo está ou não incorrupto?

O que as pessoas não entendem é que existem graus de incorruptibilidade", explicou o padre Tenório, uma das pessoas mais envolvidas no caso.

Ele afirma que essa polêmica está acontecendo porque a definição de incorruptibilidade pode variar. Por exemplo, o corpo Santa Rita de Cássia, que chegou a ser beatificada pela Igreja Católica em 1627 e também canonizada em 1900. Ele foi descoberto "seco e enegrecido", o que, segundo o religioso, não informa o estado, de fato, do seu milagre."

Na linguagem popular quer dizer que a terra não comeu, não apodreceu. No caso do Carlo, houve um processo de tratamento e hidratação, que se estendeu por 2 meses. Só que o corpo está em perfeito estado e foi exposto. A ciência nunca diz que está incorrupto, fala que está em perfeita preservação".

"O milagre foi reconhecido pela equipe médica e agora ocorrerá a beatificação. Em seguida, terá o processo de canonização, mas, outro milagre precisa ser reconhecido. Vamos começar a postulação da causa em breve. Agora, por conta da pandemia, não estarei presente lá [na Itália], porém, estou muito feliz com o resultado de todo o nosso trabalho", concluiu o padre.

Além disso, o corpo do jovem também recebeu uma máscara de silicone. De acordo com Nicola Gori, postulador da beatificação: "O que vemos não é o rosto real do jovem, mas uma máscara de silicone bem feita que desperta admiração e reflexão"

Corrupto ou incorrupto isso nada significa para determinar a santidade de uma pessoa. O que define o grau em que uma pessoa venha a ser reconhecida como santa é: a) O testemunho de vida deixado por aquela pessoa; b) A vivência das virtudes, praticou heroicamente as virtudes: a fé, a esperança e a caridade; c) Os milagres que por consequência de sua intercessão venham ocorrer *a Igreja pede que seja no mínimo três. Um para a beatificação e mais dois para a canonização. 

O fato do corpo está ou não incorrupto não é critério definitivo para decidir sobre a santidade de uma pessoa. A incorruptibilidade é um fator indicativo, mas não definitivo, pois, existem muitos santos cujos cadáveres foram decompostos. 

Aprendemos que o fato de um cadáver estar incorrupto ou parcialmente incorrupto seja um sinal do amor Deus sobre aquela pessoa.

Deus usa desses sinais para nos mostrar que a santidade é o caminho de todo cristão. Que é dever do cristão buscar e viver a santidade ainda neste mundo. Como está escrito: "Sede santos como eu sou santo!" - 1Pd1, 15-16.                          


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, em breve será respondido.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

A SEMANA SANTA APLICADA AO NOSSO COTIDIANO

  Todos os anos celebramos a Semana Santa. Que é geralmente celebrada (salvo em alguns lugares), uma semana antes da Páscoa do Senhor. O Dom...